Não, você não pode apagar sua pegada digital, mas pode reduzi-la excluindo contas inativas, saindo de sites de pesquisa de pessoas e ajustando suas configurações de
Alguns golpes comuns no Facebook Messenger incluem solicitações de códigos de autenticação, páginas falsas de caridade pedindo doações, mensagens oferecendo conselhos sobre investimentos ou até mesmo prêmios falsos. O Facebook Messenger é um serviço de mensagens que permite o compartilhamento de fotos, vídeos e mensagens com seus amigos no Facebook.
Continue lendo para saber o que são golpes no Facebook Messenger, alguns golpes comuns que você pode encontrar ao usar o Facebook e como evitar se tornar uma vítima desses golpes.
O que são golpes no Facebook Messenger?
Golpes no Facebook Messenger ocorrem quando golpistas utilizam o aplicativo para enganar usuários do Facebook a compartilhar informações pessoais, clicar em links maliciosos ou até mesmo enviar dinheiro. Normalmente, os golpistas fingem ser alguém que seus alvos conhecem, como um amigo em comum ou membro da família, ao configurar um perfil falso ou invadir uma conta legítima para cometer ataques de phishing. Como o Facebook Messenger é usado para enviar mensagens para pessoas em quem você provavelmente confia ou perdeu contato, os golpistas aproveitam a facilidade de entrar em contato com você de forma inesperada e atacá-lo com esses golpes.
Golpes comuns no Facebook Messenger
Como os golpistas podem ter muitas intenções e objetivos diferentes quando se trata de golpes no Facebook Messenger, há uma variedade de maneiras de você ser enganado. Aqui estão vários dos tipos mais comuns de golpes no Facebook Messenger.
Você recebe solicitações de códigos de autenticação
Um golpista pode fingir ser um de seus amigos do Facebook criando um perfil quase idêntico ao de um amigo real. Ele enviará uma mensagem para você, alegando que precisa de ajuda para obter acesso a uma conta de e-mail ou outra conta online. Para ajudá-lo, o golpista enviará um código de autenticação de dois fatores (2FA). No entanto, se você fornecer qualquer código que recebeu, estará apenas dando ao golpista acesso à sua própria conta, pois ele já sabe seu nome de usuário e senha. Lembre-se, nunca dê seu código 2FA a ninguém, nem mesmo a pessoas em quem você acha que pode confiar.
Um amigo ou membro da família pede dinheiro a você
Quando você pensa em um golpe típico no Facebook Messenger, provavelmente imagina alguém alegando ser um amigo ou parente pedindo dinheiro. Embora muitas vezes seja óbvio quando alguém cria uma conta falsa e pede dinheiro aleatoriamente, os golpistas estão usando inteligência artificial (IA) para tornar esse golpe mais convincente. Em vez de apenas receber uma mensagem escrita pedindo dinheiro em uma situação terrível, você pode receber uma mensagem de voz ou até mesmo um telefonema curto de alguém que soa exatamente como seu amigo ou parente. Os golpistas encontram gravações de vídeo e áudio da pessoa que estão personificando e, em seguida, utilizam IA para mascarar a própria voz e soar como alguém em quem você confia. Supondo que você acreditará no som da voz do seu amigo ou membro da família, o golpista pedirá dinheiro como resultado de uma emergência. Certifique-se de não confiar automaticamente em chamadas de voz ou vídeo pedindo dinheiro, mesmo de pessoas que você acha que conhece, devido ao crescente uso de IA pelos golpistas.
Uma página falsa de caridade pede doações
Embora a maioria dos golpistas do Facebook Messenger se passe por um amigo ou membro da família, alguns criam contas falsas se passando por instituições de caridade para induzi-lo a doar dinheiro para uma causa inexistente. Se você receber mensagem de um administrador de página de uma instituição de caridade da qual nunca ouviu falar ou de uma instituição de caridade popular utilizando uma conta não oficial, pesquise antes de enviar qualquer quantia. Uma maneira fácil de verificar a legitimidade de uma instituição de caridade é visitar CharityNavigator.org ou CharityWatch.org. Você também deve pesquisar os organizadores e administradores da página da instituição de caridade para verificar se a conta que solicita doações é legítima.
Você recebe uma mensagem “Olha quem morreu” ou “É você?”
Os golpistas do Facebook Messenger dirão qualquer coisa para chamar sua atenção e incitar curiosidade ou medo para manipulá-lo. Um golpista pode enviar uma mensagem com um link malicioso alegando ser um vídeo seu fazendo algo ou um obituário online, o que pode levar você a clicar no link e instalar malware em seu dispositivo. Às vezes, um golpista enviará um link para um site falso, solicitando que você insira suas credenciais de login do Facebook. Se você inserir suas informações nesse site falso, o golpista terá acesso direto à sua conta. Certifique-se de nunca clicar em links de mensagens não solicitadas, mesmo se achar que seja de algum conhecido seu. Para verificar a legitimidade de uma mensagem, entre em contato com o amigo que o golpista está personificando, enviando uma mensagem de texto ou ligando para ele fora do Facebook.
Você recebe uma mensagem oferecendo conselhos sobre investimentos
A maioria das pessoas tende a não aceitar conselhos de estranhos, de modo que os golpistas construirão sua confiança para convencê-lo a investir em uma plataforma ou projeto falso. Por exemplo, imagine que você recebe uma mensagem de alguém interessado em construir uma amizade ou relacionamento romântico. Essa pessoa desenvolverá um vínculo próximo com você ao longo do tempo, aprendendo seus interesses e hobbies. Um dia, essa pessoa tentará convencê-lo a investir em um esquema falso de criptomoedas que o golpista possui. Se você fornecer seu dinheiro ou outras informações privadas, o golpista pegará seu dinheiro e potencialmente cometerá roubo de identidade com base nas informações que você compartilhar com ele.
Alguém alegando que você pode receber “dinheiro grátis” de programas governamentais
Você pode receber uma mensagem no Facebook Messenger de alguém se passando por uma pessoa que se beneficiou de um programa governamental, oferecendo “dinheiro grátis”. Um golpista enviará uma mensagem de phishing, alegando que recebeu centenas de milhares de dólares por meio de um novo programa governamental. Ele sugerirá que você se inscreva e enviará um link para preencher com suas informações pessoais. No entanto, se você clicar no link, seu dispositivo poderá ser infectado por malware, e você poderá comprometer sua privacidade ao inserir seu número de CPF, números de conta bancária ou outras informações confidenciais. Qualquer menção a “dinheiro grátis” deve indicar que alguém está tentando enganá-lo. Mesmo se você receber uma mensagem como essa de um amigo ou membro da família, um golpista pode ter invadido sua conta ou criado uma conta falsa para enganá-lo.
Você recebe uma mensagem alegando que ganhou um prêmio ou sorteio
Como os golpistas sabem que todo mundo adora coisas gratuitas e ganhar sorteios, um golpe comum no Facebook Messenger visa aproveitar a ânsia das pessoas em reivindicar um prêmio. Um golpista pode enviar uma mensagem para você se passando por um amigo ou membro da família no Facebook Messenger, alegando que ambos ganharam um prêmio. Se você clicar no link da mensagem, será solicitado que você pague taxas para receber seu grande prêmio. Ao enviar o dinheiro para receber seu prêmio, você apenas perderá dinheiro real por um prêmio falso. Evite interagir com mensagens que afirmam que você ganhou dinheiro ou um sorteio, especialmente se você não costuma participar de sorteios online. Qualquer mensagem que solicite informações pessoais ou dinheiro provavelmente é um golpe.
Um vendedor do Facebook Marketplace oferece um item que é bom demais para ser verdade
Além de oferecer dinheiro e prêmios gratuitos, os golpistas podem enviar mensagens no Facebook Messenger sobre itens com desconto que estão vendendo no Facebook Marketplace. Como muitas pessoas compram e vendem produtos no Facebook Marketplace, os golpistas podem explorar sua disposição de encontrar um bom negócio enviando mensagens com ofertas boas demais para ser verdade. Por exemplo, você pode receber uma mensagem sobre alguém vendendo um console novo de videogame por US$ 50. Isso deve levantar suspeitas, pois a maioria dos consoles novos de videogame custa aproximadamente US$ 500. O golpista pode solicitar suas informações pessoais, incluindo um método de pagamento, se você expressar interesse no item. Não forneça nenhuma informação, especialmente o número do seu cartão de crédito, pois ele pode ser usado para cometer fraudes e roubo de identidade. Desconfie de itens com preços extremamente baixos no Facebook Marketplace e não confie em ninguém que envie mensagens para você no Facebook Messenger sobre um item com preço muito baixo.
Como se proteger contra golpes no Facebook Messenger
Apesar do número de possíveis golpes que você pode enfrentar no Facebook Messenger, há muitas coisas simples que você pode fazer para se proteger de golpistas.
Proteja sua conta do Facebook
A coisa mais importante que você pode fazer para se proteger de golpistas do Facebook Messenger é proteger sua conta do Facebook usando uma senha forte e habilitando a autenticação multifator (MFA). Você deve ter uma senha forte e exclusiva para sua conta do Facebook, com pelo menos 16 caracteres e uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. Após atualizar sua senha do Facebook para uma mais segura, você também deve habilitar a MFA, que adiciona uma camada extra de segurança ao exigir verificação adicional da sua identidade. Exemplos de MFA incluem um código de um aplicativo autenticador, um PIN, uma resposta a uma pergunta de segurança ou sua impressão digital. Ao habilitar a MFA em sua conta do Facebook, o golpista não conseguirá acessar sua conta apenas com o nome de usuário e senha.
Nunca responda a pedidos não solicitados de suas informações pessoais ou dinheiro
Você deve ignorar e excluir quaisquer mensagens não solicitadas se alguém pedir suas informações pessoais ou dinheiro. Independentemente do tipo de golpe do Facebook Messenger, não é seguro compartilhar informações privadas, como um código de autenticação ou informações de cartão de crédito, ou enviar dinheiro em resposta a uma mensagem não solicitada.
Não clique em links não solicitados em mensagens
Assim como você não deve enviar informações ou dinheiro em resposta a mensagens não solicitadas, também evite clicar em links e anexos de mensagens não solicitadas, pois podem conter malware ou levar a sites falsos e maliciosos. Depois que o malware é instalado em seu dispositivo, um golpista pode obter acesso às suas informações privadas e até mesmo espionar sua atividade online. Links não solicitados geralmente não são seguros, portanto, você deve verificar a segurança de um link antes de clicar nele.
Confirme a identidade da pessoa antes de interagir com ela
Se um golpista estiver se passando por alguém que você conhece bem, entre em contato com a pessoa legítima fora do Facebook por meio de uma mensagem de texto ou ligação telefônica para verificar se ela enviou uma mensagem sobre o contexto do golpe. Por exemplo, se seu sobrinho enviou uma mensagem no Facebook Messenger pedindo dinheiro devido a um acidente de carro, ligue para ele por outro método além do Facebook para confirmar se ele sofreu um acidente de carro e enviou uma mensagem para você. Em vez de interagir com alguém no Facebook Messenger alegando ser alguém que você conhece, sempre verifique a identidade da pessoa entrando em contato com a pessoa legítima por meio de outra plataforma.
Denuncie e bloqueie golpistas que enviam mensagens
Após reconhecer que você recebeu uma mensagem de um golpista no Facebook Messenger, denuncie e bloqueie o usuário. Antes de excluir qualquer mensagem, certifique-se de tirar capturas de tela como evidência ao denunciar o golpe ao Facebook. Você deve denunciar essas mensagens para que as contas dos golpistas possam ser desativadas pelo Facebook por violar as diretrizes da comunidade. Para denunciar o perfil ou a página de um golpista, encontre o perfil dele e clique nos três pontos abaixo da foto de capa. Selecione Encontrar suporte ou denunciar perfil/página e siga as instruções para registrar uma denúncia.
Cuidado com golpes no Facebook Messenger
Com tantos tipos diferentes de golpes no Facebook Messenger para ficar atento, é melhor proteger sua conta do Facebook e se manter atualizado sobre os golpes mais recentes. Proteja sua conta do Facebook com uma senha forte e exclusiva e habilite a MFA. Uma maneira conveniente de gerar e armazenar uma senha mais segura para sua conta do Facebook é utilizar o Keeper Password Manager, que possui um gerador de senhas integrado e um cofre digital criptografado. Ele também pode gerar seus códigos de MFA e preenchê-los automaticamente para adicionar uma camada extra de proteção à sua conta.
Comece hoje mesmo sua avaliação gratuita de 30 dias do Keeper Password Manager para manter o Facebook Messenger e outras contas online protegidas de possíveis golpistas.