Você pode proteger sua pegada digital excluindo quaisquer contas que não usa mais, ajustando suas configurações de privacidade, evitando o compartilhamento excessivo nas redes sociais e
Atualizado em 10 de abril de 2025.
Golpes no Facebook Messenger enganam você para que compartilhe informações pessoais, clique em links maliciosos ou até mesmo envie dinheiro. Golpistas geralmente se passam por pessoas conhecidas, como amigos ou familiares, criando perfis falsos ou hackeando contas legítimas do Facebook. De acordo com a F-Secure, 62% dos usuários do Facebook encontram um golpe toda semana. Alguns golpes comuns no Facebook Messenger incluem pedidos de códigos de autenticação, páginas falsas de caridade, mensagens oferecendo conselhos sobre investimentos ou até mesmo brindes falsos. Com a conveniência de enviar mensagens para seus amigos e entes queridos através do Facebook Messenger, é fácil para golpistas atacarem quando você menos espera.
Continue lendo para saber mais sobre oito golpes comuns no Facebook Messenger, como eles funcionam e maneiras de se proteger de cair nesses golpes.
1. Golpe “é você?” ou “Veja quem morreu”
Golpistas no Facebook Messenger dizem qualquer coisa para chamar sua atenção, usando táticas de engenharia social que manipulam você pela curiosidade ou pelo medo. Por exemplo, eles podem enviar uma mensagem com um link malicioso, alegando que é um vídeo seu ou um obituário online. Eles o enganam para que você clique no link, geralmente levando à instalação de malware no seu dispositivo. Às vezes, eles podem direcioná-lo para um site falsificado que pede suas credenciais de login do Facebook. Se você inserir suas informações nesse site falso, estará essencialmente entregando-as para o golpista, que pode obter acesso à sua conta.

Como evitar esse golpe
- Evite links suspeitos: tenha cautela e nunca clique em links de mensagens não solicitadas, mesmo que elas pareçam vir de alguém que você conhece.
- Verifique o perfil do remetente: olhe para o perfil do remetente para verificar a identidade dele. Golpistas criam contas falsas com poucos detalhes e sem conexões mútuas, por isso tenha certeza de quem está enviando a mensagem.
2. Golpe de solicitação de dinheiro
Quando você pensa em um golpe típico no Facebook Messenger, provavelmente imagina alguém fingindo ser um amigo ou membro da família pedindo dinheiro. Embora geralmente seja fácil detectar uma conta falsa fazendo essas solicitações, golpistas agora estão usando inteligência artificial (IA) para tornar esse golpe ainda mais convincente. Em vez de apenas enviar uma mensagem de texto pedindo sua ajuda, golpistas podem enviar uma mensagem de voz ou até mesmo uma ligação telefônica de alguém que soa exatamente como alguém em quem você confia. Golpistas coletam gravações de vídeo e áudio da pessoa por quem estão se passando e, em seguida, usam IA para mascarar sua própria voz e imitar a inflexão de seu ente querido. Supondo que você acreditará na voz de alguém que conhece, o golpista afirmará que está em uma emergência e pedirá dinheiro.
Como evitar esse golpe
- Não confie em mensagens não solicitadas: mesmo que a voz na mensagem ou ligação soe familiar, não confie no que você ouve. Golpistas podem replicar a voz de qualquer pessoa com IA, desde que coletem mídia suficiente.
- Questione solicitações de emergência: tenha cautela se alguém estiver pedindo dinheiro com urgência, especialmente se for uma solicitação fora do comum. Golpistas criam emergências falsas que parecem desesperadas, mas se a solicitação parecer incomum, verifique sua legitimidade antes de agir.
- Crie uma palavra de segurança com seus amigos e familiares: estabeleça uma palavra de segurança exclusiva com amigos e familiares que apenas eles saberão. Se alguém pedir informações confidenciais ou dinheiro, você pode verificar a identidade pedindo a palavra de segurança antes de enviar qualquer coisa.
3. Golpe de investimento falso
Golpistas sabem que a maioria das pessoas hesita em aceitar conselhos de desconhecidos, por isso trabalham duro para conquistar sua confiança. Eles podem começar fingindo estar interessados em formar uma amizade ou até mesmo um relacionamento romântico. Com o tempo, eles desenvolvem um vínculo próximo com você, aprendendo sobre seus interesses, hobbies e vida pessoal. Quando ganham sua confiança, eles tentam convencê-lo a investir em uma oportunidade falsa, como um esquema de criptomoedas no qual afirmam estar envolvidos. Se você cair no golpe e investir dinheiro ou compartilhar informações confidenciais, o golpista pode pegar seu dinheiro e até mesmo cometer roubo de identidade com as informações que você compartilhou.
Como evitar esse golpe
- Cuidado com ofertas de investimento não solicitadas: se alguém que você acabou de conhecer online pedir que você invista em algo, seja cético — ele pode ser um impostor. Tenha cautela ao interagir com eles se nunca ouviu falar deles ou da plataforma que eles estão promovendo.
- Verifique oportunidades de investimento: antes de investir em qualquer coisa, faça sua própria pesquisa para verificar a legitimidade da plataforma. Consulte profissionais financeiros para garantir que um investimento seja legítimo.
4. Golpe da solicitação de código de autenticação
Golpistas fazem grandes esforços para se passar por pessoas em quem você confia, incluindo a criação de um perfil quase idêntico ao de um amigo real. O golpista envia mensagens para você, alegando que precisa de ajuda para acessar uma conta online. Para ajudá-los, eles pedem que você forneça um código de autenticação de dois fatores (2FA), que afirmam que não podem acessar por conta própria. Porém, se você compartilhar qualquer código de 2FA que receber, estará na verdade dando ao golpista acesso à sua conta online, porque ele provavelmente já sabe seu nome de usuário e senha.
Como evitar esse golpe
- Nunca compartilhe seu código 2FA: sempre mantenha seus códigos 2FA para você. Nenhuma pessoa legítima deve pedir isso e compartilhá-lo compromete a segurança da sua conta.
- Confirme a identidade do remetente: se alguém afirmar ser amigo e pedir um código 2FA, entre em contato com ele enviando uma mensagem de texto ou ligando fora do Facebook para verificar se ele solicitou um código 2FA.
5. Golpe de caridade falsa
Embora muitos golpistas do Facebook Messenger se passem por amigos ou familiares, alguns fingem ser organizações de caridade para enganá-lo. Esses golpistas criam contas falsas que se passam por instituições de caridade legítimas, tentando convencê-lo a doar dinheiro para uma causa inexistente. Seus perfis podem ser convincentes com logotipos, nomes e marcas que parecem quase idênticas à instituição de caridade real que afirmam ser. O objetivo desse golpe é explorar sua confiança e roubar seu dinheiro ou detalhes pessoais.
Como evitar esse golpe
- Pesquise a conta e os administradores: procure os administradores e organizadores da caridade para verificar se eles estão associados à organização real, especialmente se a página usar contas não oficiais ou tiver presença online limitada. Consulte o site oficial da instituição de caridade se for uma instituição de caridade legítima.
- Verifique a legitimidade da instituição de caridade: antes de doar, verifique sites confiáveis de avaliação de instituições de caridade, como CharityNavigator.org ou CharityWatch.org, para garantir que a organização é legítima.
6. Golpe do programa de governo falso
Você pode receber uma mensagem no Facebook Messenger de alguém se passando por uma pessoa que afirma ter se beneficiado de um programa do governo, oferecendo “dinheiro gratuito”. Nesses golpes, o golpista diz que recebeu uma grande quantia de dinheiro por meio de uma nova iniciativa do governo. Eles solicitam que você se inscreva para o mesmo benefício ou subsídio, enviando um link que parece levar a um site oficial do governo. Quando você clica no link, o site pede informações pessoais, incluindo seu número de Seguro Social (SSN) e detalhes da conta bancária. Porém, clicar no link pode resultar em seu dispositivo sendo infectado com malware, potencialmente comprometendo sua privacidade e segurança. Mesmo que a mensagem pareça vir de alguém em quem você confia, a conta dessa pessoa pode ter sido hackeada.
Como evitar esse golpe
- Não clique em links suspeitos: evite clicar em links que afirmam oferecer benefícios ou subsídios gratuitos do governo, especialmente se você os receber de repente.
- Verifique toda comunicação oficial: entre em contato com o programa governamental diretamente através de outro método para verificar se ele existe e/ou se a pessoa que você conhece realmente enviou a mensagem.
7. Golpe com itens falsos no Facebook Marketplace
Golpistas se aproveitam do seu desejo de encontrar ótimos negócios enviando mensagens no Facebook Messenger sobre itens com desconto que supostamente estão vendendo no Facebook Marketplace. Essas mensagens podem oferecer ofertas que são boas demais para serem verdadeiras, como um novo console de videogame por US$ 50, quando o preço real está mais próximo de US$ 500. O golpista pedirá suas informações pessoais ou dados de pagamento se você mostrar interesse no item. Quando você fornece suas informações, eles podem usá-las para fraude ou roubo de identidade.
Como evitar esse golpe
- Questione negócios que parecem bons demais para serem verdade: se o preço de um item parecer muito abaixo do valor normal, provavelmente é um golpe. Confie em seus instintos e evite interagir com o indivíduo que está tentando vender o item deles.
- Nunca compartilhe informações de pagamento: evite enviar dinheiro ou fornecer detalhes de pagamento diretamente através do Facebook Messenger. Sempre use plataformas de pagamento oficiais e seguras ao comprar ou vender itens em mercados online como o Facebook.
8. Prêmio falso ou golpe de promoção
Nesse golpe, golpistas se passam por amigos ou familiares no Facebook Messenger, alegando que você ganhou um prêmio ou reconhecimento. A mensagem pode conter um link pedindo que você clique nele para reivindicar seu prêmio. Porém, quando você clica no link, será solicitado que você pague taxas com antecedência para receber seu prêmio. Se você enviar o dinheiro, perderá dinheiro real para uma promoção falsa e o golpista desaparecerá com seus fundos.
Como evitar esse golpe
- Seja cético com notificações de prêmios inesperados: se você nunca participou de uma promoção ou concurso, é quase certo que é um golpe. Não interaja com mensagens que alegam que você ganhou algo para o qual não se inscreveu.
- Nunca pague taxas para reivindicar um prêmio: promoções legítimas não pedem que você pague taxas para reivindicar seu prêmio. Se uma mensagem exigir que você pague qualquer coisa, provavelmente é um golpe.
O que fazer se você for enganado no Facebook Messenger
Infelizmente, mesmo que você conheça os sinais de alerta, sempre há uma chance de ser enganado. Se você foi vítima de um golpe no Facebook Messenger, aja com rapidez para proteger suas informações pessoais e privacidade.
- Proteja sua conta do Facebook: se você compartilhou suas informações pessoais com um golpista ou clicou em um link malicioso, altere sua senha do Facebook imediatamente. Você também deve habilitar a 2FA para segurança extra.
- Avise seus amigos e familiares: se um golpista acessou sua conta do Facebook para enviar mensagens de golpe, avise seus contatos o mais rápido possível. Isso evita que eles cliquem em links maliciosos ou compartilhem informações pessoais com sua conta até que ela esteja segura novamente.
- Analise seu dispositivo em busca de malware: se você baixou qualquer coisa ou foi redirecionado para um site falsificado, use um software antivírus para executar uma varredura no seu dispositivo para garantir que quaisquer vírus conhecidos sejam removidos.
- Considere colocar um alerta de fraude: se você compartilhou informações confidenciais, como seu CPF ou detalhes do cartão de crédito, com um golpista, fique de olho em suas contas e considere colocar um alerta de fraude ou congelar seu crédito para proteger sua identidade.
Como denunciar e bloquear golpistas no Facebook Messenger
Se você identificar um golpista no Facebook Messenger, denuncie e bloqueie-o imediatamente. Antes de excluir qualquer mensagem, tire capturas de tela como evidências para ajudar com sua denúncia. Ao denunciar essas mensagens para o Facebook, você estará contribuindo para a desativação da conta do golpista por violar as diretrizes da comunidade. Para denunciar o perfil ou a página de um golpista, encontre o perfil dele e clique nos três pontos abaixo da foto de capa. Selecione Encontrar suporte ou denunciar perfil/página e siga as instruções para registrar uma denúncia.
Cuidado com golpes no Facebook Messenger
Com tantos tipos de golpes no Facebook Messenger por aí, é importante proteger sua conta e se manter informado sobre os golpes online mais recentes. Proteja sua conta usando uma senha forte e exclusiva e habilitando a autenticação multifator (MFA). Ao usar o Keeper Password Manager, você pode gerar e armazenar sua senha com segurança em um cofre digital criptografado. O Keeper também pode gerar seus códigos de MFA e preenchê-los automaticamente, fornecendo uma camada adicional de proteção para sua conta.
Comece hoje mesmo sua avaliação gratuita de 30 dias do Keeper Password Manager para proteger suas contas online contra possíveis golpistas.