Sim, você pode ser enganado no Cash App de várias maneiras, incluindo trocas de dinheiro, pagamentos acidentais e mensagens de phishing. Os golpes do Cash App
Você pode descobrir se sua conta do Facebook foi hackeada se receber notificações de tentativas de login, notar que suas informações pessoais foram alteradas, perceber um aumento de mensagens suspeitas ou tiver problemas para fazer login. Como as contas do Facebook contêm uma grande quantidade de informações privadas, se a sua for hackeada você precisa recuperá-la rápido.
Continue lendo para descobrir como reconhecer uma conta do Facebook hackeada, medidas a serem tomadas se sua conta for hackeada e maneiras de evitar isso no futuro.
1. Você recebeu notificações sobre tentativas de login
Se você recebeu notificações sobre tentativas de login que não fez, significa que um usuário não autorizado está tentando acessar sua conta. Alguém pode estar tentando usar seu nome de usuário e adivinhar sua senha com intenções maliciosas, como hackeá-lo e roubar suas informações. Receber notificações sobre várias tentativas de login num período curto é um forte indício de que sua conta está sendo hackeada.
2. As informações pessoais da sua conta foram alteradas
Se notar que as informações pessoais da sua conta do Facebook estão diferentes das que você inseriu, essas alterações podem ter sido feitas por um hacker. Os hackers costumam alterar informações pessoais, como sua foto de perfil, nome, localização, data de nascimento ou até mesmo o endereço de email associado à sua conta. O endereço de email é alterado para bloquear você da sua própria conta, no que é conhecido como ataque de roubo de conta.
3. Você notou um aumento de emails e mensagens suspeitas
Se sua conta foi hackeada, você pode ter notado um aumento de emails e mensagens suspeitas. Isso ocorre porque com frequência hackers enviam mensagens da sua conta para atacar outras vítimas. Por exemplo, se olhar suas mensagens e notar que enviou algo a um membro da família que na verdade não enviou, é provável que um hacker tenha enviado uma mensagem para seu familiar se passando por você.
4. Você percebeu atividades estranhas
Além de emails ou mensagens que não se lembra de ter enviado, você também pode notar atividades estranhas na sua conta. Um hacker pode ter enviado ou aceitado solicitações de amizade, postado fotos ou vídeos que não são seus, deixado likes nas publicações de seus amigos em comum ou até mesmo comentado nas publicações de outras pessoas, tudo se passando por você. Quando perceber que sua conta foi hackeada, deve notificar qualquer pessoa para a qual o hacker enviou uma mensagem usando sua conta e remover todas as publicações que ele compartilhou.
5. Você tem problemas para fazer login na sua conta
Como mencionado, hackers podem alterar o email e a senha da sua conta para bloqueá-lo. Os hackers impedirão que você volte a fazer login na sua conta, porque querem ter acesso total às suas informações e amigos. Quando sua conta é hackeada, você pode ser vítima de roubo de identidade, porque um hacker pode usar sua conta para enganar pessoas conhecidas ou até mesmo cometer fraudes.
6. Há dispositivos aleatórios nas configurações da sua conta
Se você ainda tiver acesso à sua conta e notar que dispositivos desconhecidos estão conectados, isso significa que um hacker fez login na sua conta com o próprio dispositivo. Você poderá perceber se um dispositivo desconhecido fizer login na sua conta do Facebook, porque não será um dispositivo seu ou na estará na sua localização atual. Por exemplo: se você vir um dispositivo Android conectado à sua conta em Seattle, mas tiver um iPhone e morar em Miami, fica claro que alguém hackeou sua conta.
O que fazer se sua conta do Facebook foi hackeada
Se você perceber que sua conta do Facebook foi hackeada, há várias medidas que pode tomar.
1. Tente fazer login na sua conta
A primeira coisa que você deve fazer se acredita que sua conta do Facebook foi hackeada é tentar fazer login. Se sua senha não foi alterada e você ainda puder acessar as configurações da conta, verifique quais dispositivos têm acesso à sua conta. Você pode fazer isso entrando no seu perfil do Facebook e acessando Configurações e privacidade, seguido de Configurações e Senha e segurança. Nessa tela, você verá uma seção chamada Onde estou conectado, que mostrará todos os dispositivos que estão logados com sua conta. Se houver dispositivos que você não reconhece, clique nos três pontos ao lado deles e depois em Proteger conta. Faça o logout do usuário não autorizado pressionando Sair.
2. Se não conseguir fazer login, denuncie ao Facebook
Se você infelizmente não conseguir fazer login novamente na sua conta, denuncie isso imediatamente ao Facebook. Isso acontece com tanta frequência que o Facebook criou um recurso para ajudar usuários a recuperar suas contas comprometidas. Após denunciar o problema, siga as instruções e eles o ajudarão a recuperar o controle da sua conta.
3. Se conseguir fazer login, altere sua senha e habilite a MFA
Altere sua senha imediatamente se conseguir fazer login na sua conta do Facebook. É essencial fazer isso após remover todos os dispositivos desconhecidos da sua conta, não apenas para bloquear o hacker, mas também para proteger sua conta contra futuros hackers. Uma ótima maneira de alterar a senha do seu Facebook é usando um gerador de senhas, que cria senhas fortes e aleatórias usando uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. Os geradores de senhas garantem que você esteja usando senhas fortes, porque elas serão totalmente exclusivas e não incluem informações pessoais, como sua data de nascimento ou o nome de um animal de estimação.
Após alterar sua senha, você também deve habilitar a autenticação multifator (MFA). A MFA é uma medida de segurança que exige uma forma extra de identificação para autorizar alguém a fazer login em uma conta. São exemplos de MFA: PINs, códigos gerados por aplicativos autenticadores, leitura de impressões digitais, identificação facial ou sua localização geográfica.
4. Faça logout de todas as sessões
Após atualizar sua senha para uma que seja forte e exclusiva, lembre-se de fazer logout de todas as sessões. Você pode fazer isso acessando Configurações, Configurações e privacidade e então Configurações. Na seção Segurança, clique em Segurança e login. Vá até Onde estou conectado, onde poderá ver os dispositivos onde sua conta do Facebook está conectada. Na parte inferior dessa tela, clique em Fazer logout de todas as sessões. Isso fará logout de qualquer pessoa que tenha acesso à sua conta do Facebook.
5. Revise suas permissões
Independentemente de sua senha ter sido alterada por um hacker, após ter acesso à sua conta, verifique quais aplicativos ou sites também têm acesso a ela. Você deve revogar o acesso até mesmo de aplicativos que você não usa mais, porque não é necessário que todos os aplicativos ou sites tenham acesso às suas informações pessoais. Vá até Configurações e clique em Aplicativos e sites. Após encontrar aplicativos e sites que deseja remover, exclua-os da lista de aplicativos e sites ativos.
Como evitar que seu Facebook seja hackeado
Felizmente, há medidas que você pode tomar para evitar que seu Facebook seja hackeado no futuro.
Proteja sua conta com uma senha forte
Garanta que seu Facebook e qualquer outra conta online tenha uma senha forte e exclusiva. Uma senha forte contém pelo menos 16 caracteres, com uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. Lembre-se de não usar números sequenciais, informações pessoais e frases do dicionário, ou reutilizar a mesma senha em várias contas ao criar uma senha forte.
Após criar suas senhas fortes, certifique-se de armazená-las em um gerenciador de senhas, que é um cofre digital que armazena com segurança suas credenciais de login. Usar um gerenciador de senhas como o Keeper protege suas contas online, como o Facebook, mantendo suas senhas em um ambiente criptografado.
Habilite a autenticação de dois fatores (2FA)
A autenticação de dois fatores (2FA) é um tipo de MFA que exige uma verificação adicional da sua identidade para autorizar o acesso a uma conta. Você deve habilitar um código 2FA para sua conta do Facebook e qualquer outra conta online, porque ninguém conseguirá acessar sua conta sem seu nome de usuário, senha e código 2FA exclusivo. O Keeper Password Manager também pode gerar e armazenar códigos 2FA, além de senhas fortes.
Não clique em links suspeitos
Evite que seu Facebook seja hackeado ao não clicar em links suspeitos. Se você receber um email ou SMS com um link não solicitado, não clique nele. O site pode infectar seu dispositivo com softwares maliciosos e roubar suas informações pessoais. Confira se um link é seguro passando o cursor do mouse sobre ele para visualizar a URL ou copiando e colando o link em um verificador de URLs, como o Relatório de Transparência do Google.
Os hackers também criam mensagens de phishing para fazer você pensar que um link é legítimo. Os ataques de phishing ocorrem quando um hacker o engana para que acredite que ele é uma fonte confiável, levando você a compartilhar informações privadas. Um hacker pode anexar um link a um email ou SMS criados para parecer que são de uma empresa legítima, como o Facebook. Após clicar nele, malwares podem ser instalados no seu dispositivo, enviando suas informações privadas para o hacker.
Não aceite solicitações de amizade de desconhecidos
Se você perceber que está recebendo solicitações de amizade de pessoas que não conhece, lembre-se de não aceitá-las. É sempre bom evitar que pessoas aleatórias vejam detalhes da sua vida. Além disso, não é possível saber quando essas pessoas têm intenções maliciosas. Alguns golpistas podem criar contas falsas se passando por pessoas que você conhece para enganá-lo e fazê-lo aceitar as solicitações de amizade. Porém, se você não tiver cuidado e aceitar as solicitações de amizade desses desconhecidos, eles terão acesso às suas publicações e poderão enviar mais mensagens para enganá-lo.
Mantenha sua conta do Facebook protegida
Garanta que sua conta do Facebook esteja protegida contra hackers em potencial usando uma senha forte e exclusiva, habilitando a MFA, evitando links suspeitos e não aceitando solicitações de amizade de desconhecidos. Você pode usar o Keeper Password Manager para criar suas senhas fortes e armazená-las, iniciando hoje sua avaliação gratuita de 30 dias.