Sim, você pode ser enganado no Cash App de várias maneiras, incluindo trocas de dinheiro, pagamentos acidentais e mensagens de phishing. Os golpes do Cash App
As melhores maneiras de manter seus dados confidenciais protegidos incluem o uso de senhas fortes em todas as suas contas online, fazer backup de seus dados regularmente e investir em um gerenciador de senhas. Seus dados são importantes e devem ser protegidos para reduzir o risco de roubos de identidade e outras ameaças cibernéticas.
Continue lendo para saber o que são considerados dados confidenciais, como protegê-los e como o Keeper® pode ajudar.
O que são considerados dados confidenciais?
Os dados confidenciais incluem diferentes tipos de informações de identificação pessoal (PII) que podem revelar sua identidade. Veja abaixo alguns exemplos de dados confidenciais:
- Número do CPF
- Número da carteira de motorista
- Número do passaporte
- Número da conta bancária
- Registros médicos
- Número do cartão de crédito/débito
- Data de nascimento
- Nome civil completo
- Nomes de usuário e senhas
- Endereço doméstico
Suas informações pessoais, financeiras, da sua saúde e do seu negócio são consideradas dados confidenciais, porque não estão disponíveis em registros públicos e são mantidas confidenciais. No entanto, quando seus dados confidenciais são comprometidos, isso pode levar a roubos de identidade, empréstimos não autorizados solicitados em seu nome e a grandes fraudes com cartões de crédito.
Seis dicas para proteger seus dados confidenciais
Felizmente, há várias medidas que você pode tomar para proteger seus dados confidenciais e preservar sua privacidade online.
1. Crie senhas fortes para todas as contas online
A primeira medida para proteger seus dados confidenciais é criar uma senha forte e exclusiva para todas as suas contas. Uma senha forte deve ter pelo menos 16 caracteres, com uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. Você também nunca deve usar informações pessoais nas suas senhas, porque um cibercriminoso pode encontrar essas informações em uma pesquisa e usá-las na tentativa de quebrar suas senhas. As melhores senhas são completamente aleatórias e não incorporam palavras do dicionário, como “senha” ou “cachorro”, porque quanto mais comuns forem as palavras, mais fácil será adivinhar suas senhas.
Tente usar nosso gerador de senhas para criar senhas fortes e exclusivas com base nos critérios que desejar.
2. Configure a autenticação multifator (MFA)
A autenticação multifator (MFA) é crucial para proteger dados confidenciais, porque quando está habilitada impede que usuários não autorizados acessem suas contas. A MFA adiciona uma camada extra de segurança exigindo uma comprovação adicional de identidade antes de fazer login na sua conta. Alguns exemplos de MFA são um PIN, um código de um aplicativo autenticador e uma leitura de impressão digital. Um dos benefícios de habilitar a MFA em todas as suas contas é que, mesmo que um cibercriminoso obtenha acesso ao seu nome de usuário e senha, ele ainda precisará do fator adicional para fazer login.
3. Use uma VPN em redes Wi-Fi públicas
Algo tão simples quanto se conectar a redes Wi-Fi públicas pode colocar seus dados confidenciais em risco de serem comprometidos. É por isso que você deve usar uma rede privada virtual (VPN). Quando se usa redes Wi-Fi públicas, não há como saber se um cibercriminoso manipulou a rede para coletar dados de qualquer pessoa que se conecte a ela; isso é chamado de ataque man-in-the-middle (MITM). Para combater ameaças cibernéticas como os ataques MITM, o uso de uma VPN protege sua privacidade online criando uma rede privada que criptografa seus dados, mesmo quando você estiver conectado a uma rede pública. Por exemplo, se você se conectar ao Wi-Fi do aeroporto quando for viajar, deve usar uma VPN para garantir que ninguém no aeroporto possa roubar suas informações privadas.
4. Habilite a criptografia de dados
A criptografia de dados é o processo que converte seus dados confidenciais de um texto simples, que qualquer pessoa pode ler, para um texto cifrado, que é composto por caracteres aleatórios que nem pessoas nem máquinas poderão ler, até que sejam descriptografados com uma chave de criptografia. Esse processo pode parecer confuso, mas criptografar seus dados garante que não sejam lidos por outro usuário.
Você pode habilitar a criptografia de dados em seus smartphones, computadores e contas online acessando as configurações do seu dispositivo. Para usuários do Windows: nas Configurações, acesse Privacidade e segurança e clique em Criptografia do dispositivo. Se essa configuração não aparecer para você, use a criptografia do BitLocker, que é um recurso de segurança do Windows que criptografa uma unidade de disco inteira para proteger os dados. Pesquise pelo BitLocker na barra de pesquisa do Windows, selecione Criptografia de unidade de disco BitLocker e clique em Ativar o BitLocker. Para usuários da Apple: seus dados confidenciais são criptografados automaticamente quando você configura uma senha e o Touch/Face ID no seu dispositivo. Dentro de suas configurações, na seção Face ID e senha, você deve ver na parte inferior da tela A proteção de dados está habilitada para indicar isso.
5. Faça backup de seus dados regularmente
Fazer backup de seus dados regularmente não é apenas importante para o caso de seu dispositivo ser perdido ou roubado; você também deve fazer backup de seus dados continuamente para o caso de seu dispositivo sofrer um ataque com malwares. Imagine que você nunca fez backup do seu celular quando, de repente, ele é infectado com um vírus. Se você tivesse feito backup de seus dados antes que o vírus infectasse seu celular, poderia apagar todos os dados dele e restaurá-los usando o backup feito antes da infecção.
6. Invista em um gerenciador de senhas
Proteger seus dados confidenciais é conveniente e seguro quando você usa um gerenciador de senhas, como o Keeper. Gerenciadores de senhas podem criar senhas fortes e exclusivas, armazenar com segurança suas credenciais de login em um cofre criptografado e facilitar o login automático em contas. Há muitos benefícios em usar um gerenciador de senhas, como sua capacidade de gerar senhas aleatórias, recursos de compartilhamento seguro de senhas e armazenamento de outras informações além de senhas (documentos, PDFs, fotos, informações médicas, etc.). Tudo o que você precisa memorizar é sua senha principal, que é aquela que usará para fazer login no seu cofre digital seguro.
Confie no Keeper para proteger suas informações confidenciais
O Keeper é o gerenciador de senhas no qual você pode confiar para proteger seus dados confidenciais. O Keeper usa criptografia AES-256 de ponta a ponta para garantir que seus dados confidenciais não possam ser acessados por ninguém, exceto você. Com nossa segurança de conhecimento zero, o Keeper não pode nem ver seus dados criptografados. Usar o Keeper Password Manager permite gerar e armazenar códigos MFA. Ele pode até mesmo preencher esses códigos automaticamente em seus respectivos sites, proporcionando um processo de login mais fácil.
Comece hoje sua avaliação gratuita de 30 dias do Keeper Password Manager para descobrir tudo o que o Keeper pode fazer para proteger seus dados confidenciais.