Você pode compartilhar sua senha do Wi-Fi com segurança usando uma senha forte, criando uma rede de convidados, habilitando a criptografia de seu roteador e atualizando
A forma mais eficaz e segura de gerenciar suas senhas é com um gerenciador de senhas. Um gerenciador de senhas pode ajudá-lo a gerenciar suas senhas armazenando-as com segurança e identificando senhas fracas e reutilizadas, evitando que você seja vítima de diversos ataques cibernéticos.
Continue lendo para saber como utilizar um gerenciador de senhas e o que buscar ao escolher um.
O que é um gerenciador de senhas?
Um gerenciador de senhas é uma solução de segurança cibernética projetada para gerar e armazenar com segurança senhas fortes para todas as suas contas online. Além de senhas, gerenciadores de senhas também podem armazenar outras informações confidenciais, como números de cartões de crédito e arquivos importantes, documentos e imagens. Com uma senha principal, você pode desbloquear seu cofre de senhas e gerenciar suas senhas e arquivos armazenados de forma eficiente.
Utilizar um gerenciador de senhas é a maneira mais segura e eficiente de gerenciar suas senhas, em comparação com outros métodos comuns. Por exemplo, muitas pessoas recorrem à anotação de senhas em notas adesivas ou planilhas, o que representa riscos de segurança significativos. Embora pareçam soluções fáceis e convenientes, podem ocorrer situações em que suas notas adesivas sejam perdidas ou lidas por pessoas não autorizadas, e suas planilhas podem ser vulneráveis a hackeamento.
Como usar um gerenciador de senhas
Os passos para utilizar um gerenciador de senhas podem variar dependendo do gerenciador de senhas escolhido. No entanto, a maioria dos gerenciadores de senhas oferece funcionalidades semelhantes. Aqui estão os seis passos para utilizar um gerenciador de senhas independente.
1. Crie sua senha principal
O primeiro passo para utilizar um gerenciador de senhas é criar uma senha principal forte. Uma senha principal serve como uma chave para abrir seu cofre de senhas, o que a torna a senha mais importante que você deve criar e memorizar. Assim como qualquer outra senha, sua senha principal deve ser forte e segura para reduzir a possibilidade de um cibercriminoso obter acesso. Aqui estão algumas práticas recomendadas de senhas a serem seguidas ao criar sua senha principal.
-
Não inclua informações pessoais
- Por exemplo, seu nome ou aniversário
-
Não utilize palavras do dicionário ou frases
- Por exemplo, a palavra “senha”
-
Não utilize letras ou números sequenciais
- Por exemplo, “12345” ou “abc”
Além disso, é recomendável utilizar uma frase de senha como senha principal, pois geralmente são mais seguras e fáceis de memorizar do que uma senha aleatória. Como as frases de senha são compostas por uma combinação de várias palavras, elas são mais difíceis de serem quebradas por cibercriminosos.
2. Habilite a autenticação multifator (MFA)
A maioria dos gerenciadores de senhas suporta a autenticação multifator, que é uma camada adicional de segurança além da sua senha principal. Habilitar a MFA aprimora a segurança do seu cofre, garantindo que mais ninguém possa acessar a conta além de você. A MFA requer que você comprove sua identidade com pelo menos dois tipos diferentes de métodos de autenticação. Aqui estão os tipos de MFA que podem ser escolhidos.
-
Algo que você sabe: esse método de autenticação é baseado no seu conhecimento.
- Por exemplo, sua senha ou uma resposta para uma pergunta de segurança.
-
Algo que você tem: esse método de autenticação é baseado no que você possui.
- Por exemplo, uma chave de segurança ou senhas de uso único (OTPs).
-
Algo que você é: esse método de autenticação refere-se às suas informações biométricas.
- Por exemplo, uma leitura de impressão digital ou reconhecimento facial.
-
Onde você está : esse método de autenticação refere-se a onde você está localizado.
- Por exemplo, sua localização geográfica.
3. Exportar e importar suas senhas
Se suas senhas estiverem armazenadas em outro gerenciador de senhas ou em um gerenciador de senhas baseado em navegador, será necessário exportá-las e depois importá-las em seu novo gerenciador de senhas independente. Caso esteja utilizando um gerenciador de senhas baseado em navegador, é importante transferir suas credenciais para seu novo gerenciador de senhas assim que possível, porque eles são inseguros e vulneráveis a comprometimentos. Tenha em mente que o processo de importação e exportação pode ser diferente conforme o gerenciador de senhas escolhido, portanto, consulte seu guia para obter assistência.
4. Instale a extensão para navegador e os aplicativos
Gerenciadores de senhas oferecem várias opções para acessar seu cofre. Por exemplo, o Keeper Password Manager oferece uma extensão para navegador, um aplicativo móvel, um cofre da web e um aplicativo para desktop. Baixe o que considerar necessário em cada dispositivo, para tornar o acesso ao seu cofre o mais conveniente possível.
5. Crie suas novas senhas
Após configurar sua conta, é importante auditar e alterar todas as suas senhas fracas para garantir que sejam fortes e seguras. Utilizando o gerenciador de senhas, você poderá criar senhas fortes para cada um de seus aplicativos com facilidade.
6. Monitorar suas senhas
O passo final é integrar seu gerenciador de senhas à sua vida ditigal. Sempre que criar uma nova conta, utilize seu gerenciador de senhas para ajudá-lo a criar senhas fortes e armazená-las com segurança. Para melhorar ainda mais sua segurança, considere adquirir um complemento para seu gerenciador de senhas que monitore a dark web. Ferramentas de monitoramento da dark web vasculham a dark web e, se suas informações pessoais forem encontradas, você poderá tomar uma atitude imediatamente. Por exemplo, um monitor da dark web integrado ao seu gerenciador de senhas o notificará se suas credenciais estiverem na dark web, para que você possa agir imediatamente alterando sua senha.
O que torna um gerenciador de senhas bom?
Aqui estão algumas coisas a considerar ao investir em um gerenciador de senhas.
Segurança e criptografia fortes
O gerenciador de senhas no qual você investir deve ser de confiança zero e conhecimento zero para garantir que apenas você tenha os meios para descriptografar seus dados armazenados localmente no seu dispositivo. Além disso, o gerenciador de senhas deve proteger seus dados com criptografia AES de 256 bits e criptografia de curva elíptica (ECC), a criptografia mais robusta do setor de segurança cibernética.
Ter um gerador de senhas e frases de senha integrado
Certifique-se de que seu gerenciador de senhas tenha um gerador de senhas e frases de senha integrado. Um gerador de frases de senha cria frases compostas por palavras não relacionadas, enquanto um gerador de senhas cria uma sequência aleatória de caracteres para sua senha. Você pode utilizar essa ferramenta ao criar uma senha forte, fortalecer uma senha fraca ou atualizar senhas de várias contas.
Preencha automaticamente suas credenciais e muito mais
O preenchimento automático é uma funcionalidade conveniente a ser buscada em um gerenciador de senhas. Ele simplifica o processo de login preenchendo automaticamente suas credenciais ao acessar sites ou aplicativos, eliminando a necessidade de digitá-las manualmente. Com o preenchimento automático, você pode desfrutar de uma experiência de login perfeita e conveniente enquanto ainda mantém a segurança das suas senhas.
Capacidades de compartilhamento seguro de senhas
Um bom gerenciador de senhas deve permitir o compartilhamento seguro de suas senhas com pessoas confiáveis. Muitas vezes, amigos e familiares compartilham credenciais de login para determinadas assinaturas, como serviços de streaming, ou podem precisar trocar registros financeiros importantes para assuntos mais sérios. Independentemente da situação, invista em um gerenciador de senhas que tenha capacidades de compartilhamento seguro de senhas e arquivos para evitar compartilhá-los por meio de métodos vulneráveis, como mensagens de texto ou e-mail.
O gerenciador de senhas da Keeper Security oferece um recurso de compartilhamento de uso único que permite compartilhar suas senhas e outras informações confidenciais com qualquer pessoa, mesmo que não seja um usuário do Keeper. Com o compartilhamento de uso único você pode definir o período de compartilhamento de um registro, bem como revogar o acesso a qualquer momento.
Compatibilidade entre dispositivos, sistemas e navegadores
Certifique-se de que seu gerenciador de senhas funcione em várias plataformas, permitindo acessar suas credenciais a partir de todos os seus dispositivos, incluindo seu celular, tablet e computador. Além disso, um bom gerenciador de senhas deve ser compatível com navegadores populares, como o Chrome, Safari e Firefox. Ter um gerenciador de senhas compatível com diferentes tipos de dispositivos e navegadores garante que você possa acessar suas senhas em qualquer lugar e em qualquer dispositivo.
Fácil de usar
Os gerenciadores de senhas devem ser simples e fáceis de usar, pois são projetados com o propósito de proteger suas contas online sem intervenção manual. Com um gerenciador de senhas fácil de usar, você economiza tempo automatizando tarefas como gerar senhas, armazenar senhas e preencher automaticamente suas credenciais.
Compatível com passkeys
Uma passkey é uma chave criptográfica que permite aos usuários se autenticar sem precisar inserir uma senha. Em comparação com senhas tradicionais, as passkeys são mais seguras e convenientes porque são geradas automaticamente, resistentes a phishing e compatíveis com 2FA por padrão. Um bom gerenciador de senhas deve ser compatível com a tecnologia de passkeys, permitindo armazenar, gerenciar e preencher automaticamente suas passkeys, da mesma forma que lida com suas senhas tradicionais.
Deixe o Keeper proteger e gerenciar suas senhas
O gerenciamento de senhas eficaz exige investir em um gerenciador de senhas dedicado. Além de proteger sua identidade digital e ajudar a se proteger contra ataques cibernéticos, um gerenciador de senhas também simplifica sua experiência online preenchendo automaticamente suas credenciais e armazenando-as em um cofre criptografado.
Veja como um gerenciador de senhas pode ajudar a proteger sua identidade digital fazendo hoje mesmo uma avaliação gratuita de 30 dias do Keeper Password Manager.