O modo de navegação anônima, também conhecido como modo de navegação privada, impede que o navegador salve seu histórico de navegação em seu dispositivo. Ao ativar
Até 94% das empresas que sofrem perdas de dados graves nunca se recuperam, o que torna importante para todas as organizações tomar medidas para proteger seus dados. Para evitar perdas de dados, as organizações devem fazer backup de dados regularmente, manter softwares atualizados, armazenar dados confidenciais em um armazenamento criptografado, utilizar um software antivírus, implementar o acesso de privilégio mínimo e equipar os funcionários com um gerenciador de senhas.
Continue lendo para saber as causas comuns de perdas de dados e dicas detalhadas para sua organização manter os dados seguros.
O que causa perdas de dados?
Perdas de dados em organizações são geralmente causadas por erro humano, um disco rígido danificado ou malwares.
Erro humano
O erro humano é uma das causas mais comuns de perdas de dados. Como somos humanos, erros são inevitáveis. Os erros podem ser simples, como derramar uma bebida em um laptop ou excluir arquivos acidentalmente. As organizações precisam estar prontas para todos os tipos de cenários de perda de dados, incluindo erros de funcionários.
Disco rígido danificado
Defeitos em discos rígidos são surpreendentemente comuns. Um disco rígido é o componente mais frágil de um computador e, se for danificado por uso indevido ou uso excessivo, pode acontecer perda de dados, especialmente se não houver uma rotina de backup de dados. Embora seja normal um disco rígido se desgastar ao longo do tempo, você deve conhecer os sinais de que um disco rígido pode parar de funcionar em breve, como superaquecimento, acidentes frequentes ou congelamento e desempenho lento.
Malware
Um malware é criado para roubar, modificar, criptografar ou excluir dados. Se um funcionário baixar algo malicioso da internet ou clicar em um anexo de email ou link em um email de phishing, seu dispositivo pode ser infectado por malwares. Quando um malware se instala em um dispositivo, ele pode comprometer contas, arquivos e outros dados importantes. Esse malware pode então se espalhar para a rede da organização e comprometer quaisquer outros dados que possa encontrar.
Seis dicas para evitar perdas de dados na sua organização
Veja algumas dicas para as organizações evitarem perdas de dados.
1. Faça backup de dados regularmente
Garantir que todos os dados da empresa tenham backup os mantém seguros no caso da organização sofrer uma violação de dados ou ser infiltrada por malwares. Se sua organização decidir armazenar dados na nuvem ou em servidores físicos, uma prática recomendada a seguir é ter vários backups em diferentes locais. Dessa forma, se ocorrer um problema com um deles, você ainda terá um backup que sua organização pode utilizar.
2. Mantenha os softwares atualizados
As atualizações de software fazem mais do que apenas adicionar novos recursos: também corrigem falhas de segurança, adicionam novos recursos de segurança, corrigem problemas com bugs e melhoram o desempenho. Não atualizar um software assim que uma atualização estiver disponível pode aumentar o risco de sua organização perder dados devido a falhas de segurança não corrigidas. Quando falhas de segurança são deixadas sem correção, elas agem como buracos para cibercriminosos se infiltrarem na rede da sua organização. Incentive os funcionários a atualizar seus softwares regularmente e, se necessário, invista em uma solução que aplique atualizações de software nos dispositivos de trabalho deles.
3. Armazene dados em um armazenamento criptografado
Um armazenamento criptografado ajuda a manter seguros os dados mais confidenciais da sua organização, garantindo que eles sempre estejam criptografados e possam ser acessados apenas por indivíduos autorizados. Sua organização deve buscar uma solução de armazenamento criptografado que seja de confiança zero, conhecimento zero e utilize criptografia de chave de 256 bits. Além de criptografar dados em repouso, as organizações também devem garantir que os dados sejam criptografados em trânsito. Isso protege os dados em todos os pontos de vulnerabilidade, dificultando o roubo ou modificação por parte de cibercriminosos.
4. Equipe os funcionários com um gerenciador de senhas
Uma solução de gerenciamento de senhas ajuda as organizações a minimizar o risco de violações de dados, pois permite o gerenciamento e o compartilhamento de senhas de maneira segura. Com um gerenciador de senhas, as organizações podem garantir que os funcionários sigam as práticas recomendadas com senhas ao criá-las, além de aplicar o uso da autenticação multifator (MFA). Um gerenciador de senhas também pode ajudar os funcionários a compartilhar senhas e arquivos de maneira segura; assim, eles não estarão colocando dados confidenciais em risco de serem interceptados por indivíduos não autorizados.
5. Utilize um software antivírus
Malwares podem ser extremamente prejudiciais para organizações. O tipo de malware que mais atinge as organizações é o ransomware. De acordo com o Relatório sobre segurança em emails e colaboração de 2024, 80% dos entrevistados foram vítimas de ransomware no ano passado. Para minimizar os riscos de perdas de dados na sua organização devido a ataques de ransomware, um software antivírus deve ser instalado nos dispositivos de todos os funcionários, incluindo dispositivos BYOD. Também é importante ensinar os funcionários a evitar clicar em links e anexos maliciosos, pois essas são as maneiras mais comuns através das quais ransomwares são entregues.
6. Controle o acesso de funcionários a recursos organizacionais
Para evitar o acesso não autorizado a recursos e dados organizacionais, sua organização deve seguir o princípio do menor privilégio (PoLP). Esse princípio afirma que os funcionários devem receber acesso apenas aos sistemas e dados necessários para realizar seus trabalhos, nem mais nem menos. Ao fornecer a seus funcionários uma quantidade mínima de acesso a recursos, organizações podem reduzir o risco de perdas de dados devido a um erro humano causado por privilégios excessivos concedidos a um funcionário. Uma das melhores maneiras pelas quais as organizações podem implementar o PoLP é investindo em uma solução de gerenciamento de acesso privilegiado (PAM).
Evite perdas de dados com um gerenciador de acesso privilegiado
Todos os indivíduos e organizações devem tomar medidas preventivas para minimizar os riscos de perdas de dados. Uma solução de gerenciamento de acesso privilegiado de confiança zero, como o KeeperPAM®, pode ajudar as organizações a evitar perdas de dados protegendo suas senhas, credenciais, segredos e conexões remotas, auxiliando na defesa contra agentes maliciosos internos e externos.
Para saber mais sobre como uma solução de confiança zero como o KeeperPAM pode ajudar sua organização a evitar perdas de dados, solicite uma demonstração hoje.