A TikTok Shop geralmente é segura para fazer compras, mas é importante ter cuidado ao comprar nesse marketplace online. A TikTok Shop é um segmento da
Não, não é seguro aceitar pagamentos de estranhos no Zelle porque sempre há a possibilidade de que sejam golpistas. Se o estranho for um golpista, você poderia acabar perdendo dinheiro ao aceitar um pagamento dele no Zelle. É melhor utilizar o Zelle para enviar e receber pagamentos apenas de pessoas que você conhece e confia.
Continue lendo para saber os riscos de aceitar pagamentos de estranhos no Zelle, o que fazer ao receber um pagamento aleatório de um estranho no Zelle e como manter seus fundos seguros ao utilizar o Zelle.
O que é o Zelle?
O Zelle é um aplicativo de pagamentos ponto a ponto (P2P) que permite aos usuários enviar e receber dinheiro de familiares e amigos. Grandes bancos, como o Chase e o Bank of America, trabalham com o Zelle para que seus clientes possam enviar e receber dinheiro de pessoas que conhecem e confiam,
O Zelle é um dos poucos aplicativos de pagamentos P2P que não oferece aos usuários proteção para transações que foram autorizadas pelo usuário. Isso significa que, se um usuário enviar um pagamento acidentalmente ou para a pessoa errada, o Zelle provavelmente não irá reverter ou reembolsar o pagamento. Ao enviar pagamentos utilizando o Zelle, os usuários devem ter muito cuidado com o destinatário do pagamento, para evitar perder o dinheiro.
Os riscos de aceitar pagamentos de estranhos no Zelle
O Zelle recomenda fortemente que os usuários utilizem o aplicativo para enviar e receber pagamentos apenas de pessoas que conhecem e confiam. Como golpes do Zelle são comuns, é melhor evitar receber pagamentos de estranhos no Zelle ao vender itens pela internet. Aqui está o porquê.
O estranho pode utilizar um cartão de crédito roubado
Ao vender um item pela internet e o comprador se negar a utilizar outra forma de pagamento além do Zelle, saiba que há a possibilidade de ele estar utilizando um cartão de crédito roubado. Normalmente, esse golpe funciona quando o comprador envia o dinheiro a você pelo Zelle, e você envia ou entrega o item a ele. No entanto, se o comprador estiver utilizando um cartão de crédito roubado, os fundos serão removidos da sua conta posteriormente, pois o pagamento foi fraudulento.
Dependendo do item, você poderia perder uma quantia significativa de dinheiro.
O estranho pode pagar a mais e pedir que você envie o dinheiro de volta
Outro golpe comum no Zelle é quando um comprador paga uma grande quantia a mais e pede que você envie o dinheiro de volta. O pagamento geralmente é fraudulento, de modo que enviar o dinheiro de volta significa perdê-lo, já que o pagamento inicial será revertido depois que você enviar o pagamento ao “comprador”.
Tenha muito cuidado com as pessoas para quem envia ou de quem recebe pagamentos pelo Zelle, porque o aplicativo provavelmente não reverterá seus pagamentos após concluídos.
O que fazer ao receber um pagamento de um estranho no Zelle
Outro golpe que ocorre no Zelle é receber um pagamento aleatório e não solicitado de um estranho. O estranho pede para que você envie o dinheiro de volta porque precisa dele. Embora um cenário como esse possa ocorrer, no qual um estranho envia dinheiro acidentalmente para a pessoa errada, essa também é uma tática que muitos golpistas usam para roubar seu dinheiro.
Ao receber um pagamento aleatório de um estranho no Zelle, tome as seguintes medidas.
- Não siga as instruções do estranho: o estranho solicitará que você apenas envie de volta o dinheiro que ele enviou “acidentalmente”. Para evitar perder dinheiro com um possível golpe, não envie o dinheiro de volta.
- Não gaste o dinheiro que recebeu: evite gastar o dinheiro que o estranho enviou a você. Se o estranho for um golpista, você estaria gastando seu próprio dinheiro. Se ele não for um golpista, será melhor não gastar o dinheiro para evitar complicar a situação.
- Entre em contato com a Zelle: ao invés de enviar o dinheiro de volta ou gastá-lo, entre em contato com a Zelle. Explique sua situação e informe que você acredita que essa pode ser uma possível tentativa de golpe para convencê-lo a enviar seu dinheiro ao golpista. A Zelle pode reverter o pagamento para o estranho para que você não precise fazer isso.
Como manter seus fundos seguros ao utilizar o Zelle.
Para manter seus fundos seguros ao utilizar o Zelle, utilize o serviço apenas para enviar e receber pagamentos de pessoas que você conhece e confia, vincule seu cartão de crédito ao invés do cartão de débito, e proteja sua conta do Zelle com uma senha forte e autenticação multifator (MFA).
Envie e receba pagamentos apenas de pessoas que você conhece e confia
Como mencionado acima, o Zelle recomenda utilizar o serviço apenas para enviar e receber pagamentos de pessoas que você conhece e confia. Isso ocorre principalmente porque o Zelle não oferece proteção de pagamento, de modo que enviar um pagamento para a pessoa errada ou para um possível golpista pode significar que você perderia esse dinheiro.
Receber pagamentos de estranhos também pode aumentar o risco de cair em golpes pelo Zelle, de modo que é melhor evitar utilizar o Zelle como uma maneira de receber pagamentos de quem você não conhece.
Vincule seu cartão de crédito ao invés do cartão de débito
Se você utiliza o aplicativo do Zelle, certifique-se de vincular seu cartão de crédito ao aplicativo ao invés do seu cartão de débito. Isso porque os cartões de crédito oferecem melhor proteção contra fraudes do que cartões de débito, o que mantém seu dinheiro seguro mesmo se você cair em um golpe.
Credit cards will investigate fraud and scams to help you get your money back, even if the app or site where you experienced the scam refuses to reimburse you or reverse your payment.
Utilize senhas fortes
Todas as suas contas online, especialmente em aplicativos de transferência de dinheiro e contas bancárias, devem ser protegidas com senhas fortes. Senhas fortes são impossíveis de serem adivinhadas ou quebradas por usuários não autorizados. As senhas de todas as suas contas devem ser aleatórias, o que significa que devem conter uma combinação de letras, números e símbolos. Suas senhas também devem ter pelo menos 16 caracteres. Quanto mais aleatórias e longas forem suas senhas, mais seguras serão.
É difícil criar senhas fortes para cada uma de suas contas online por conta própria, quanto mais lembrar de todas, mas um gerenciador de senhas pode ajudar. Gerenciadores de senhas ajudam os usuários a criar senhas fortes e armazená-las com segurança para que eles não precisem memorizar todas elas.
Habilite a MFA quando houver essa opção
Além de senhas fortes, você também deve habilitar a MFA nas suas contas online. A MFA é uma medida de segurança que requer autenticação adicional antes de fazer login em uma conta. Além do seu nome de usuário e senha, a MFA exigiria um ou mais métodos adicionais de autenticação, como reconhecimento facial e um código de senha de uso único baseada em tempo (TOTP) de um aplicativo autenticador. O método de MFA escolhido varia dependendo das opções disponíveis e do que você decidir habilitar.
Mesmo se um usuário não autorizado soubesse sua senha, a MFA impediria que ele pudesse fazer login na sua conta.
Continue aceitando pagamentos do Zelle de pessoas que você conhece
Embora o Zelle ofereça uma maneira conveniente de enviar e receber pagamentos de qualquer pessoa, é melhor utilizá-lo apenas com pessoas que você conhece e confia, como amigos e familiares. Isso o ajudará a se proteger contra golpes comuns no Zelle que visam roubar seu dinheiro. Ao invés de utilizar o Zelle para enviar e receber pagamentos de estranhos, utilize um aplicativo de pagamentos, como o PayPal, que ofereça proteção para seus usuários.
Proteger seus aplicativos de pagamentos P2P e contas bancárias com senhas fortes é tão importante quanto ser cauteloso com as pessoas a quem envia e de quem recebe pagamentos. Veja você mesmo como um gerenciador de senhas como o Keeper® facilita a proteção das suas contas iniciando uma avaliação gratuita de 30 dias.