Você pode proteger sua pegada digital excluindo quaisquer contas que não usa mais, ajustando suas configurações de privacidade, evitando o compartilhamento excessivo nas redes sociais e
Sim, é possível que alguém hackeie sua conta do Zelle com seu número de telefone se você utilizar seu número de telefone como um método de autenticação para o aplicativo Zelle. Isso é possível devido a uma ameaça cibernética conhecida como ataque de troca de SIM. No entanto, isso não deve ser um motivo de pânico, pois há medidas de segurança que você pode tomar para evitar que isso aconteça.
Continue lendo para saber como é possível que alguém hackeie seu Zelle apenas com seu número de telefone e como evitar que sua conta do Zelle seja hackeada.
O que é o Zelle?
O Zelle é uma plataforma de pagamento ponto a ponto (P2P) que permite aos usuários enviar e receber dinheiro de amigos e familiares. Embora o Zelle tenha seu próprio aplicativo independente, o Zelle também faz parcerias com instituições bancárias, como o Bank of America e o Chase para permitir que clientes bancários enviem e recebam pagamentos utilizando o Zelle pelo aplicativo nativo do seu banco.
Alguém pode hackear seu Zelle com seu número de telefone?
Alguém pode hackear sua conta do Zelle com seu número de telefone utilizando um ataque cibernético chamado troca de SIM. A troca de SIM é quando alguém se passa por você e liga para sua operadora móvel fingindo ser você. A pessoa afirma que perdeu ou teve seu telefone roubado, de modo que precisa de um novo cartão SIM. Eles também dizem à operadora móvel que já têm um telefone que podem utilizar e apenas precisam que o cartão SIM seja ativado. Se a pessoa convencer a operadora móvel a ativar um novo cartão SIM, ela poderá receber todas as suas mensagens de texto e chamadas telefônicas.
Não apenas essa pessoa terá a capacidade de hackear sua conta do Zelle, mas também poderá hackear outras contas on-line que têm seu número de telefone configurado como um método de autenticação reserva. Isso é possível porque, quando você esquece a senha de uma conta on-line, algumas contas perguntam se você quer um código ou link de redefinição de senhas enviado por mensagem de texto ou e-mail. A maioria das contas on-line faz isso para autenticar sua identidade.
Quando um malfeitor começa a receber suas chamadas telefônicas e mensagens de texto, ele poderá receber todas as suas solicitações de redefinição de senhas e códigos de texto SMS, colocando todas as suas contas on-line em risco de serem hackeadas, incluindo sua conta do Zelle.
Outras maneiras com as quais alguém pode hackear seu Zelle
Seu Zelle também pode ser hackeado por uma variedade de outros métodos, incluindo senhas fracas, violações de dados públicos e ataques de engenharia social.
Senhas fracas
Senhas fracas são senhas que não seguem as práticas recomendadas de senhas, de modo que são mais fáceis para cibercriminosos quebrarem ou adivinharem. Utilizar senhas fracas para uma conta on-line, como sua conta do Zelle, coloca-a em um risco maior de ser hackeada por cibercriminosos. Senhas fracas incluem senhas que contêm palavras e frases comuns, informações pessoais e senhas que são reutilizadas em várias contas.
Violações de dados públicos
As violações de dados públicos acontecem com frequência e podem expor informações de identificação pessoal (PII) e credenciais de login. Uma violação de dados públicos é quando uma empresa com a qual você tem uma conta ou serviços sofre uma violação que resulta na exposição de dados de clientes e funcionários. Os cibercriminosos aproveitam essas violações de dados públicos para coletar o máximo possível de dados expostos para vendê-los na dark web ou utilizá-los para hackear várias contas de usuários para seu próprio benefício. Essas violações de dados públicos geralmente resultam em identidades roubadas e perdas financeiras para clientes e funcionários.
Ataques de engenharia social
A engenharia social é um ataque que utiliza técnicas de manipulação psicológica para convencer vítimas desavisadas a fornecer suas informações pessoais aos malfeitores. Muitas vezes, malfeitores fingem ser alguém que a vítima conhece, como uma empresa com a qual tem uma conta, um amigo, um colega de trabalho ou um membro da família. Quando o malfeitor ganha a confiança da vítima, ele solicita informações confidenciais, como credenciais de login. Se uma vítima cair em um ataque de engenharia social fornecendo ao malfeitor seu nome de usuário e senha, o malfeitor utiliza essas credenciais para hackear a conta on-line da vítima.
Uma tática comum que muitos malfeitores utilizam para obter as credenciais de login de uma vítima é por meio de um site falsificado. Sites falsificados são sites criados por cibercriminosos para roubar nomes de usuário e senhas. Embora esses sites pareçam legítimos, eles não são e qualquer informação que você inserir neles será enviada imediatamente para o cibercriminoso.
Como evitar que alguém hackeie seu Zelle
Aqui estão algumas das medidas que você deve tomar para evitar que alguém hackeie seu Zelle.
Utilize uma senha forte para sua conta do Zelle
Utilizar uma senha forte é o primeiro passo que você deve tomar para proteger melhor sua conta do Zelle. Senhas fortes são senhas que contêm uma combinação aleatória de letras, números e símbolos e têm pelo menos 16 caracteres. Criar senhas fortes por conta própria é difícil, mas utilizar um gerenciador de senhas ajuda. Os gerenciadores de senhas ajudam os usuários a criar senhas fortes para suas contas enquanto também as armazenam com segurança para que os usuários não precisem lembrar senhas fortes para várias contas on-line.
Embora todas as suas contas devam utilizar senhas fortes, é especialmente importante ter senhas fortes em contas financeiras, como seu banco e aplicativos de pagamento.
Habilite a MFA na sua conta do Zelle
A autenticação multifator (MFA) é uma medida de segurança que exige que os usuários forneçam um ou mais métodos de autenticação, além do nome de usuário e senha. Quanto mais métodos de MFA você habilitar na sua conta do Zelle, melhor protegida ela estará contra o acesso por usuários não autorizados.
Embora qualquer MFA seja melhor do que nenhuma MFA, recomendamos fortemente não utilizar códigos de texto SMS como uma forma de autenticação, se tiver a opção. Isso manterá sua conta segura contra ataques de troca de SIM.
Fique atento a tentativas de engenharia social
A engenharia social pode ser difícil de detectar, mas não é impossível se proteger contra esses tipos de ataques. Os malfeitores geralmente se passam pelo Zelle, de modo que você tenha uma probabilidade maior de fornecer as informações necessárias para hackear sua conta do Zelle.
Aqui estão alguns sinais vermelhos que indicam engenharia social.
- E-mails, mensagens de texto e chamadas telefônicas pedindo que você forneça informações confidenciais
- Exemplo: uma chamada telefônica do Zelle pedindo que você forneça suas credenciais de login.
- Receber links e anexos não solicitados
- Exemplo: um e-mail do Zelle pedindo que você faça login na sua conta do Zelle utilizando o link fornecido nele devido a atividades suspeitas.
- Ser ameaçado com consequências graves se você não fizer o que disserem
- Exemplo: ouvir que sua conta do Zelle será desativada se você não fornecer suas informações de login.
- Uma oferta que parece boa demais para ser verdade
- Exemplo: receber uma mensagem de texto do Zelle alegando que você ganhou dinheiro e tudo o que precisa fazer é clicar no link fornecido para receber o dinheiro.
Mantenha sua conta do Zelle segura contra tentativas de hack
Com acesso ao seu Zelle, malfeitores podem drenar suas contas bancárias. Não há garantia de que você receberá seu dinheiro de volta, e é por isso que deve tomar as medidas necessárias para proteger seu Zelle e outras contas financeiras.
Um gerenciador de senhas como o Keeper® pode ajudar a manter suas contas e aplicativos on-line seguros contra tentativas de hack criando senhas fortes para você e habilitando códigos de 2FA para cada uma de suas contas on-line para mantê-las extra seguras. Para começar a proteger suas contas e aplicativos financeiros hoje, comece uma avaliação gratuita de 30 dias do Keeper Password Manager.