A TikTok Shop geralmente é segura para fazer compras, mas é importante ter cuidado ao comprar nesse marketplace online. A TikTok Shop é um segmento da
Você pode descobrir se seu PC tem um vírus ficando de olho em sinais de alerta, como desempenho mais lento, aumento do número de pop-ups, travamentos ou congelamentos frequentes, duração reduzida da bateria e arquivos desconhecidos. Um vírus de computador é um tipo de malware que requer a interação de um usuário para infectar seu PC. Eles podem vir disfarçados como anexos de email em golpes de phishing, arquivos ilegítimos, códigos alterados ou softwares piratas.
Continue lendo para conhecer como um PC pode pegar vírus, os sinais de alerta de que seu PC pode ter um e as medidas que você deve tomar se ele estiver infectado.
Como PCs pegam vírus?
Seu PC pode ser infectado com um vírus se você interagir com certos tipos de conteúdo malicioso.
- Ao clicar em links ou anexos maliciosos, um vírus pode ser instalado em seu PC e infectá-lo sem seu conhecimento. A maioria desses vírus vem integrada em emails de phishing, que visam enganá-lo para revelar informações pessoais ao abrir um site ou arquivo malicioso.
- Ao navegar na internet, você pode se deparar com um anúncio atraente, mas clicar em um malvertisement – um anúncio falso criado por um cibercriminoso – pode acabar com seu PC infectado por um vírus. Por exemplo: se você estiver fazendo compras online e aparecer um pop-up dizendo: “Seu PC está infectado! Faça uma verificação de vírus agora!”, clicar nele para tentar achar o suposto vírus irá na verdade instalar um vírus em seu PC.
- Se você visitar sites suspeitos para baixar um jogo ou assistir um filme gratuitamente, vírus podem infectar seu PC, pois essas são formas ilegais de acessar conteúdo. Qualquer site que ofereça softwares, aplicativos ou conteúdos de mídia gratuitos pode instalar vírus em seu PC para roubar dados.
Dez sinais de que seu PC tem um vírus
Você pode descobrir se seu PC tem um vírus ficando de olho em sinais de alerta, que vão desde problemas de desempenho até a presença de aplicativos desconhecidos na sua biblioteca. Vamos dar uma olhada em dez dos sinais mais comuns de que seu PC tem um vírus.
1. Seu PC está funcionando mais devagar do que o normal
Se você perceber que seu PC está funcionando muito mais devagar do que o normal, pode ser um sinal de que seu PC está infectado com um vírus. Enquanto alguns PCs mais antigos naturalmente funcionam mais devagar, um vírus pode fazer com que seu PC tenha um desempenho significativamente pior do que o normal. Como vírus consomem muitos recursos, eles podem levar a uma diminuição repentina no desempenho do seu PC.
2. Você notou um aumento de pop-ups aleatórios
Às vezes, pop-ups aparecerão enquanto você navega em certos sites para promover um desconto. Porém, se você notar um aumento repentino de pop-ups aleatórios enquanto navega na internet, pode significar que seu PC está infectado com um vírus. Anúncios pop-up podem conter malwares e, quando clicados, eles podem ser instalados em seu PC e executados sem seu conhecimento. Depois que um vírus é instalado em seu PC, ele pode roubar suas informações pessoais, como credenciais de login e números de cartões de crédito. Esses pop-ups podem aparecer como mensagens de erro, imagens inapropriadas ou até mesmo mensagens alegando que seu PC tem um vírus. Não importa o que esses pop-ups digam: evite clicar neles para prevenir o download de vírus para seu PC.
3. Seu PC trava e congela com frequência
Ao executar um programa ou aplicativo que exige muitos recursos, seu PC pode travar ou congelar. Porém, se isso acontecer com frequência sem que nenhum programa exigente esteja sendo executado, pode significar que um vírus infectou seu PC. Um vírus de computador consome muito espaço em seu armazenamento e pode sobrecarregar os recursos do seu PC.
4. A página inicial do seu navegador sofreu alterações
Se você não tiver feito nenhuma alteração na página inicial do seu navegador, mas perceber que ela mudou para um site padrão diferente, seu PC pode estar infectado com um vírus. Se notar qualquer alteração nas configurações do seu navegador, como o tema, as configurações de privacidade, ferramentas, favoritos ou extensões, pode significar que um vírus fez essas alterações.
5. Programas desconhecidos estão iniciando aleatoriamente
Outro sinal de que seu PC pode ter um vírus é se programas ou aplicativos desconhecidos começarem a abrir aleatoriamente. Esse comportamento estranho pode indicar que um vírus está iniciando programas que você não se lembra de baixar ou usar. Esses programas podem se parecer com outros que você reconhece. Portanto, lembre-se de verificar regularmente seus aplicativos e programas para excluir qualquer coisa desconhecida ou suspeita.
6. A bateria do seu PC está acabando rapidamente
Se você notar que a bateria do seu PC está acabando rapidamente, pode ser sinal de um vírus, especialmente se seu PC for relativamente novo. Quando a duração da bateria do seu PC cai rapidamente, pode significar que um vírus está sendo executado em segundo plano e está se espalhando para afetar os sistemas do seu PC. Quanto mais um vírus se espalhar, pior será a duração da bateria do seu PC. A funcionalidade geral do dispositivo também irá se degradar.
7. Você notou arquivos e pastas desconhecidos
Da mesma forma que programas desconhecidos aparecendo e sendo executados, você também pode notar arquivos e pastas desconhecidos se seu PC tiver um vírus. Se descobrir arquivos ou pastas que não reconhece, um vírus pode tê-los instalado para tentar se disfarçar de algo que você poderia ignorar. Alguns vírus modificam arquivos em seu PC para ter nomes quase idênticos, misturando-se ao restante de seus documentos.
8. Suas ferramentas de segurança estão desativadas
Pense em todas as ferramentas de segurança que funcionam automaticamente em seu PC. Quando seu PC tem um vírus, você pode notar que seus recursos de segurança foram desativados sem sua permissão. Alguns vírus são projetados para desativar ferramentas de segurança, permitindo acesso ao restante dos dados e informações privadas do seu PC. Por exemplo: se você tiver um software antivírus instalado em seu PC e perceber que ele foi desativado, pode significar que um vírus desativou seus recursos de segurança. Se descobrir que as ferramentas de segurança do seu PC foram desativadas, ative-as novamente. Se elas forem desativadas novamente sem sua intervenção, é um sinal claro de que um vírus alterou suas configurações de segurança.
9. Há emails que você não enviou em sua pasta de enviados
Você deve procurar por emails que não enviou em sua pasta de enviados, pois esse é outro sinal comum de que seu PC foi infectado com um vírus. Se você clicou sobre ou interagiu com um email não solicitado, pode ter baixado um vírus em seu PC, o que pode conceder acesso a um hacker para enganar quem estiver em sua lista de contatos. Um hacker pode ter acessado sua conta de email e enviado emails contendo malwares a todos os seus contatos para continuar espalhando outros vírus.
10. Você não consegue acessar seu PC ou suas contas
Se você notar que não consegue acessar suas contas online ou todo o seu PC, é um sinal certo de que um vírus está sendo executado nele. Você pode tentar fazer login em uma conta online e perceber que foi bloqueado dela. Um vírus pode ter sido instalado em seu PC e feito alterações na senha da sua conta, ou até mesmo na senha do seu PC.
O que fazer se seu PC tiver um vírus
Se descobrir que seu PC tem um vírus, você deve fazer várias coisas imediatamente, incluindo baixar softwares antivírus, verificar se há aplicativos maliciosos e atualizar o software do seu PC.
Etapa 1: baixe um software antivírus
Softwares antivírus podem ser instalados em seu PC para detectar, interromper e eliminar vírus e malwares conhecidos antes que eles infectem seu dispositivo. Há várias ótimas opções de software antivírus que você pode baixar, incluindo o Malwarebytes Premium Safety e o McAfee Antivirus.
Etapa 2: desconecte seu PC da internet
Desligue o Wi-Fi em seu PC quando perceber que ele foi infectado com um vírus, porque isso pode impedir que o vírus se espalhe ainda mais. Ao desconectar seu PC da internet, você pode impedir que um cibercriminoso acesse seu PC e suas informações privadas, interrompendo a propagação do vírus em seu dispositivo.
Etapa 3: reinicie seu PC no modo de segurança
Entrar no modo de segurança e reiniciar seu PC permitirá descobrir o que está impedindo que ele funcione como deveria. O modo de segurança é um recurso presente na maioria dos PCs que inicia apenas programas, arquivos e aplicativos essenciais para identificar qualquer software problemático.
Para entrar no modo de segurança em seu Mac, primeiro você precisa desligá-lo. Depois de desligado, pressione e segure o botão ligar/desligar até que a tela Carregando opções de inicialização seja exibida. Escolha uma unidade de inicialização e, em seguida, mantenha pressionada a tecla Shift. Clique em Continuar no Modo de segurança e aguarde até que seu PC reinicie automaticamente. Depois de reiniciar, seu PC exibirá Inicialização segura na barra de menus para mostrar que ele está no modo de segurança.
Usuários do Windows podem entrar no modo de segurança pressionando e segurando Shift e Power ao mesmo tempo. Assim que o botão para reiniciar aparecer, selecione-o e espere seu PC reiniciar. Depois que a tela reaparecer, selecione Solucionar problemas, seguido de Opções avançadas e Configurações de inicialização. Depois que seu PC reiniciar mais uma vez, pressione F4 para entrar no modo de segurança.
Etapa 4: procure por aplicativos maliciosos
Não importa que tipo de PC você use: é necessário procurar por aplicativos maliciosos em sua biblioteca. Usuários da Apple podem fazer isso através do Monitor de Atividades, e usuários do Windows podem fazê-lo através do Gerenciador de Tarefas.
Em seu Mac, você pode acessar o Monitor de Atividades indo até Finder, Aplicativos, a pasta Utilitários e depois Monitor de Atividades. Isso mostrará quais aplicativos ou programas estão consumindo espaço e energia em seu PC nas últimas 12 horas. Se houver programas ou aplicativos em execução que você não reconhece, selecione-o no Monitor de Atividades e force seu encerramento.
Em PCs com Windows, você pode acessar o Gerenciador de Tarefas para procurar por aplicativos maliciosos clicando com o botão direito do mouse na barra de tarefas, na parte inferior da tela. Selecione Gerenciador de Tarefas e depois Mais detalhes. Isso mostrará uma lista de aplicativos e programas atualmente em execução no seu PC. Se algum deles parecer suspeito, clique com o botão direito do mouse neles no Gerenciador de Tarefas e depois clique em Finalizar tarefa. Visite a guia Aplicativos de inicialização na parte superior do Gerenciador de Tarefas e, se algum aplicativo estiver habilitado, clique com o botão direito do mouse neles e selecione Desabilitar. Fazer isso impedirá que aplicativos suspeitos sejam executados em seu PC.
Etapa 5: faça uma varredura em seu PC usando o software antivírus
Depois de seguir as etapas acima, você deve fazer uma varredura em seu PC usando um software antivírus. Isso determinará a existência de algum vírus em seu PC que corresponda ao banco de dados de vírus e malwares conhecidos do software. Se houver uma correspondência, o software antivírus imediatamente isolará o vírus do restante do seu dispositivo e o excluirá antes que possa interagir com seu PC e infectá-lo.
Etapa 6: limpe seu cache e atualize seu PC
Depois de encontrar o vírus e eliminá-lo do seu PC, você deve limpar o cache e instalar as atualizações de software mais recentes. Quando você limpa seu cache, exclui todos os dados temporários armazenados em seu navegador, aplicativos e PC. Essa é uma etapa necessária para reduzir infecções por vírus, porque cibercriminosos podem esconder vírus e malwares dentro do cache do seu navegador. Na maioria dos navegadores, você pode limpar seu cache indo até as configurações e encontrando as guias relacionadas ao seu histórico de navegação.
Se você ainda não tiver a atualização de software mais recente instalada em seu PC, deve atualizá-lo para aprimorar seus recursos, corrigir falhas de segurança, eliminar bugs e aumentar sua segurança geral. Ter o software mais recente instalado em seu PC protege suas contas e seu dispositivo contra vírus ou malwares, porque vulnerabilidades conhecidas são corrigidas a cada nova atualização. Se você não atualizar seu PC regularmente, cibercriminosos podem explorar falhas de segurança e instalar vírus com mais facilidade.
Depois de tentar todas as etapas acima, se você souber que seu PC continua com um vírus, será necessário entrar em contato com um profissional de TI para ajudar a removê-lo. Depois que o vírus for totalmente removido, você deve atualizar todas as suas senhas como medida de precaução. A maneira mais rápida de alterar muitas senhas de uma só vez é usar um gerenciador de senhas. Com um gerenciador de senhas como o Keeper®, você pode clicar em qualquer registro que deseja alterar e criar uma nova senha usando o gerador de senhas integrado. Isso garante que todas as novas senhas criadas sejam fortes e exclusivas.
Mantenha seu PC protegido contra vírus
Proteja seu PC contra vírus reconhecendo os sinais de alerta comuns, como desempenho mais lento, consumo de bateria mais rápido e aplicativos ou programas desconhecidos. Se você descobrir que seu PC tem um vírus, deve baixar um software antivírus, reiniciá-lo no modo de segurança, procurar por aplicativos maliciosos e fazer uma varredura de vírus. Depois de eliminar o vírus, você deve alterar todas as suas senhas usando um gerenciador de senhas como o Keeper para proteger suas contas online contra prejuízos futuros.
Comece hoje mesmo sua avaliação gratuita de 30 dias do Keeper Password Manager para alterar rapidamente todas as suas senhas e ter uma melhor proteção contra vírus.