Usar chaves de segurança FIDO2 em contas privilegiadas é a melhor maneira de protegê-las contra ameaças internas e externas, porque elas oferecem maior segurança e comodidade
Se sua conta bancária for hackeada, você deve entrar em contato com seu banco imediatamente, alterar a senha da sua conta bancária e congelar seu relatório de crédito. Como suas economias estão em jogo, você deve agir rapidamente quando souber que sua conta bancária foi hackeada.
Leia mais para saber os sinais comuns de uma conta bancária hackeada e o que você deve fazer se alguém hackear sua conta bancária.
Sinais de uma conta bancária hackeada
Você pode saber se sua conta bancária foi hackeada se reconhecer os seguintes sinais:
- Você não consegue fazer login na sua conta, mesmo que esteja inserindo as credenciais corretas
- Se você puder acessar sua conta, notará transações incomuns
- Você recebe mensagens sobre atividades suspeitas de um usuário não autorizado
- Seu cartão é recusado quando você tenta usá-lo
- Todo o dinheiro da sua conta foi drenado
Quando você notar que sua conta foi hackeada, um hacker provavelmente o bloqueou da sua conta, esvaziou sua conta bancária ou fez várias compras usando seu cartão. Seu banco pode reconhecer que essa atividade é suspeita, cancelar cobranças pendentes fraudulentas e emitir um novo cartão de crédito ou débito.
Medidas imediatas a serem tomadas se sua conta bancária for hackeada
Apesar do pânico ou do medo que você possa sentir se sua conta bancária for hackeada, há algumas medidas que você pode tomar imediatamente para proteger seus fundos e sua privacidade.
1. Entre em contato com seu banco
Assim que você perceber que sua conta bancária foi hackeada, entre em contato com seu banco imediatamente ligando para o número de telefone na parte de trás do seu cartão de crédito ou débito. O quanto antes você entrar em contato com seu banco, melhores serão as chances de que possam reduzir suas perdas financeiras. A maioria dos bancos tem informações de contato para departamentos específicos para denunciar fraudes, mas se você entrar em contato com alguém da agência local do seu banco, eles podem direcioná-lo para as pessoas certas com quem falar. Seu banco também deve oferecer a opção de congelar sua conta; falaremos mais sobre isso depois.
2. Altere a senha da sua conta bancária
Se você ainda tiver acesso à sua conta bancária, deve alterar a senha da sua conta bancária imediatamente para proteger suas informações. Se você estiver usando a mesma senha na sua conta bancária que também usa em outras contas online, deve atualizar as senhas em todas as outras contas. Você não apenas pode alterar todas as suas senhas rapidamente usando o Keeper Password Manager, como também pode criar senhas fortes e exclusivas para todas as suas contas usando seu gerador de senhas integrado. A senha que você criar para sua conta bancária deve conter pelo menos 16 caracteres e uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos, e não ser usada em nenhuma outra conta.
3. Habilite a autenticação multifator (MFA) na sua conta bancária
Certifique-se de configurar a autenticação multifator (MFA) na sua conta bancária o mais rápido possível. A MFA é uma camada adicional de segurança para qualquer conta na qual você a habilita, exigindo que qualquer pessoa que tente acessar sua conta forneça uma prova extra de identidade além do seu nome de usuário e senha. Os tipos de MFA incluem um PIN, uma leitura de impressão digital, um código de um aplicativo autenticador ou até mesmo sua localização geográfica. Habilitar a MFA na sua conta bancária garante que ninguém possa acessar suas informações, mesmo que seu nome de usuário e sua senha sejam comprometidos. Por exemplo, você deve exigir sua identificação facial ou impressão digital toda vez que fizer login na sua conta bancária para que ninguém além de você possa acessar sua conta.
4. Congele seu relatório de crédito
Para proteger seu dinheiro e sua identidade, é necessário congelar seu relatório de crédito entrando em contato com cada uma das três principais agências de crédito (Experian, TransUnion e Equifax). Um congelamento de crédito impede que os credores acessem seu relatório de crédito, o que também impede que o aprovem para novos empréstimos ou linhas de crédito. Isso mantém você seguro contra roubo de identidade ou fraude se outra pessoa obter acesso à sua conta bancária e tentar abrir linhas de crédito em seu nome.
5. Conteste cobranças fraudulentas com seu banco
Após notificar seu banco que sua conta foi hackeada, você deve contestar quaisquer cobranças fraudulentas para não ter que arcar com os custos. Normalmente, você pode contestar cobranças fraudulentas por telefone, no site do seu banco ou por meio de seu aplicativo bancário. Você deve contestar essas cobranças assim que identificar uma cobrança fraudulenta. Certifique-se de ter a documentação adequada das cobranças fraudulentas como evidência para seu banco. Nem sempre é garantido que você recuperará o dinheiro, mas quanto mais cedo for contestado, maior a probabilidade de recuperar o dinheiro e evitar cobranças futuras.
6. Continue a ficar atento a atividades suspeitas
Fique atento a qualquer atividade suspeita que ocorra não apenas na sua conta bancária, mas também em todas as suas outras contas. Como mencionado antes, se você usou a mesma senha para sua conta bancária e outras contas online, um hacker pode usar suas credenciais de login em vários sites para obter acesso às suas informações. Fique atento a quaisquer transações que você não fez ou a tentativas de login suspeitas em todas as suas contas.
Vou receber meu dinheiro de volta se minha conta bancária for hackeada?
Infelizmente, não há garantia de que você receberá seu dinheiro de volta se sua conta bancária for hackeada. Se você denunciar qualquer transação fraudulenta assim que identificá-la, seu banco provavelmente trabalhará com você e lhe dará um reembolso. No entanto, se poderão ou não fazer alguma coisa para ajudar depende da quantidade de dinheiro que foi roubado, do tempo que você levou para denunciar a fraude e de como o dinheiro foi retirado da sua conta bancária. Às vezes, a única maneira de obter seu dinheiro de volta é tomando medidas legais contra a pessoa que o roubou. Quando essa pessoa for um golpista anônimo, você não poderá recuperar seus fundos dessa maneira.
Proteja sua conta bancária contra tentativas de hacking
Ter sua conta bancária hackeada pode mudar sua vida para pior, de modo que é importante saber como proteger seu dinheiro e sua identidade contra roubo. Uma maneira fácil de tornar sua conta bancária mais segura é usar o Keeper Password Manager, que pode gerar uma senha aleatória e segura para sua conta e também mantê-la em um cofre digital seguro.
Comece uma avaliação gratuita de 30 dias do Keeper Password Manager para proteger sua conta bancária e todas as outras contas contra serem hackeadas.