Você pode descobrir se sua conta do Facebook foi hackeada se receber notificações de tentativas de login, notar que suas informações pessoais foram alteradas, perceber um
Bancos online, embora convenientes, vêm com riscos de segurança cibernética. As contas bancárias são suscetíveis a ataques de roubo de contas, que acontecem quando um hacker obtém acesso à conta e altera as credenciais. Isso impede que o proprietário da conta acesse sua conta bancária e permite que o hacker faça compras não autorizadas ou acesse outras contas vinculadas. De acordo com o American Bank, fraudes de roubo de contas devem causar perdas de mais de 343 bilhões de dólares em todo o mundo entre 2023 e 2027. Para proteger sua conta bancária contra hackers, você deve criar senhas fortes e exclusivas, configurar perguntas e respostas de segurança fortes, habilitar a MFA, saber como identificar ataques de phishing, monitorar atividades de login de forma rotineira e acessar sua conta apenas de locais confiáveis.
Continue lendo para saber mais sobre a proteção da sua conta bancária e as medidas a serem tomadas se ela for comprometida.
Seis maneiras de proteger sua conta bancária contra hackers
Veja seis maneiras como você pode proteger sua conta bancária contra hackers.
1. Utilize apenas senhas fortes e exclusivas
Uma senha forte e exclusiva deve ser uma combinação aleatória de pelo menos 16 caracteres que incluem números, letras e símbolos. Ao implementar senhas fortes e exclusivas, os cibercriminosos terão problemas para tentar adivinhar sua senha e hackear sua conta. Isso fortalece a segurança da sua conta bancária. Para aprimorar ainda mais a segurança das suas senhas, considere investir em um gerenciador de senhas. Os gerenciadores de senhas ajudam a gerar senhas fortes e armazená-las com segurança em um cofre criptografado.
2. Defina perguntas e respostas de segurança difíceis de adivinhar
Pense em perguntas e respostas de segurança como uma barreira adicional contra hackers. Muitas plataformas online solicitam que você escolha perguntas de segurança para fins de autenticação e no caso de recuperação de contas. Portanto, é importante tratá-las com o mesmo nível de segurança de suas senhas. Veja algumas dicas para criar perguntas e respostas de segurança difíceis de adivinhar.
- Não utilize informações disponíveis publicamente
- Crie respostas específicas e exclusivas
- Evite perguntas e respostas com sim ou não
- Evite perguntas e detalhes comuns
3. Habilite a autenticação multifator
A autenticação multifator (MFA) é uma medida de segurança que exige que os usuários forneçam um ou mais fatores de autenticação antes de receberem acesso à própria conta. Quando a MFA está habilitada, ela adiciona uma camada extra de segurança, tornando mais difícil para cibercriminosos obterem acesso não autorizado. Há vários tipos de fatores de autenticação para escolher, como um código de senha de uso único (OTP), perguntas de segurança e passkeys, se o seu banco oferecer essa opção.
4. Saiba como detectar tentativas de phishing
O phishing é uma das maneiras mais comuns que cibercriminosos usam para obter informações confidenciais de uma vítima, como credenciais de login ou números de cartões de crédito. É habitual que cibercriminosos enviem uma mensagem SMS ou email contendo um link ou anexo malicioso que parece estar vindo de alguém que você conhece, como sua instituição bancária. Ao abrir esse link ou anexo, ele baixa malwares para o seu dispositivo ou o redireciona para um site falsificado que solicita suas informações. Alguns dos sinais de que um email ou mensagem SMS pode ser uma tentativa de phishing incluem os seguintes:
- Erros de gramática e ortografia
- Links ou anexos suspeitos
- Linguagem urgente
- Solicitações para revelar informações confidenciais
5. Verifique regularmente a atividade de login no seu banco
Monitore e analise regularmente a atividade de login da sua conta bancária para procurar quaisquer sinais de atividades fraudulentas. Conheça alguns sinais de atividades suspeitas:
- Cobranças incomuns
- Grande retirada ou transferência de fundos
- Alterações em depósitos diretos ou pagamentos bancários
- Extratos bancários ausentes
- Alteração nas informações da conta bancária
Se você detectar qualquer comportamento suspeito, tome medidas imediatas para remediar a situação antes que ela cause mais danos.
6. Acesse sua conta de um local seguro
Considere bem o local em que você está ao fazer login na sua conta bancária. Evite utilizar redes Wi-Fi públicas ao acessar sua conta bancária, porque um cibercriminoso pode interceptar o tráfego de internet e conseguir suas credenciais. Se você não tiver outra escolha além de utilizar redes Wi-Fi públicas, utilize uma rede privada virtual (VPN). As VPNs criptografam seu tráfego de internet e mascaram seu endereço IP para que sua atividade online não seja rastreada, ajudando a proteger suas informações privadas.
O que fazer se sua conta bancária for hackeada
Se você acredita que sua conta bancária foi hackeada, siga as seguintes etapas.
1. Altere sua senha e suas perguntas de segurança: você deve alterar imediatamente sua senha para algo completamente diferente, bem como suas perguntas e respostas de segurança. Isso garantirá que o hacker não possa mais acessar sua conta bancária.
2. Entre em contato com seu banco: notifique seu banco o mais cedo possível sobre quaisquer transações fraudulentas. Além disso, solicite que eles fechem ou congelem sua conta para evitar perder dinheiro.
3. Registre uma denúncia na Comissão Federal de Comércio (FTC): registre uma denúncia na FTC acessando www.reportfraud.ftc.gov. Embora a FTC não possa abrir processos criminais, ela pode ajudá-lo a reunir informações que podem ajudar a encontrar o criminoso.
4. Verifique seu relatório de crédito: para garantir que nenhum empréstimo ou linha de crédito foi aberto em seu nome, analise seu relatório de crédito em detalhes. Como precaução de segurança adicional, coloque um alerta de fraude no seu relatório de crédito entrando em contato com uma das três principais agências de crédito: Experian, TransUnion ou Equifax. Um alerta de fraude exige que os credores verifiquem sua identidade para garantir que apenas você possa fazer empréstimos ou abrir novas contas de crédito em seu nome.
Utilize o Keeper® para proteger sua conta bancária
Um gerenciador de senhas como o Keeper ajuda a proteger todas as suas contas online gerando senhas fortes e armazenando-as com segurança em um cofre criptografado; assim como outros dados confidenciais, como por exemplo detalhes de cartões de crédito e arquivos importantes. O Keeper também preenche automaticamente seus nomes de usuário e senhas em sites, para que você não precise digitá-los manualmente. Isso não é apenas conveniente, mas também previne que você insira suas credenciais em sites falsificados, pois só preencherá automaticamente suas credenciais no site que você salvou no cofre de senhas.
Para saber mais sobre o Keeper Password Manager e como ele melhora sua segurança digital, inicie hoje uma avaliação gratuita de 30 dias.