Você pode se proteger contra o roubo de identidade protegendo seu número de CPF e outros documentos confidenciais, revisando regularmente seus relatórios de crédito, usando uma
Gerenciadores de senhas podem ajudar a evitar que sua identidade seja roubada protegendo seus dados e sua privacidade online. Se você nunca usou um gerenciador de senhas antes, é uma solução online que permite armazenar e gerenciar suas credenciais de login em um cofre seguro e criptografado.
Usar um gerenciador de senhas é simples, pois tudo o que você precisa memorizar é sua senha principal para acessar uma coleção completa das suas credenciais de login e outros registros, como números de cartões de crédito, arquivos, fotos e cópias de suas carteiras de identidade. Ao usar um gerenciador de senhas como o Keeper®, você pode acessar seu cofre de senhas seguro em qualquer navegador da web, aplicativo de desktop ou aplicativo móvel.
Sem o uso de um gerenciador de senhas, suas informações privadas podem ser acessadas por cibercriminosos. Mais especificamente, cibercriminosos obterão suas informações de identificação pessoal (PII) para roubar sua identidade.
Continue lendo para saber mais sobre quais informações os cibercriminosos desejam, como o roubo de identidade acontece e por que ter um gerenciador de senhas pode proteger sua identidade.
O que é considerado informações de identificação pessoal?
Quaisquer informações ou dados que possam identificar uma pessoa são considerados informações de identificação pessoal (PII). As PII geralmente são divididas em duas categorias: confidenciais e não confidenciais. As PII confidenciais não estão disponíveis para o público, enquanto as PII não confidenciais exigem informações adicionais para identificá-lo. Alguns exemplos de PII confidenciais incluem o número de seu passaporte, histórico médico, número do CPF e impressões digitais. Exemplos de PII não confidenciais incluem seu sexo, código postal e altura.
Como você precisa de suas PII para abrir uma conta bancária ou solicitar empréstimos, o comprometimento delas pode acabar com cibercriminosos roubando sua identidade. Vamos usar seu número de CPF como exemplo. Se alguém conseguir essa informação importante, pode emitir cartões de crédito em seu nome ou obter acesso às suas contas financeiras. Por isso é excepcionalmente importante proteger suas PII usando um gerenciador de senhas. Vamos falar mais sobre adiante.
Tipos de roubo de identidade e como eles ocorrem
Há várias maneiras pelas quais um cibercriminoso pode assumir sua identidade usando suas PII. Veja algumas a seguir.
Roubo de identidade online
Qualquer roubo de identidade que ocorre na internet é conhecido como roubo de identidade online. Mais especificamente, o roubo de contas é um tipo de roubo de identidade no qual, após roubar suas credenciais de login, cibercriminosos vão bloqueá-lo de sua conta e se passar por você. Pense em quando um de seus amigos ou familiares começa a enviar mensagens estranhas nas redes sociais: provavelmente a conta foi tomada por um cibercriminoso.
Roubo de identidade financeira
Outro tipo de roubo de identidade envolve suas finanças: ele adequadamente chamado de roubo de identidade financeira. O tipo mais comum de roubo de identidade financeira é a fraude de cartão de crédito, na qual outra pessoa usa as informações do seu cartão de crédito para comprar coisas. Ao olhar suas contas preste atenção em compras que não reconhece, pois podem ser cibercriminosos usando as informações do seu cartão de crédito. Cibercriminosos também podem usar suas PII para abrir novas linhas de crédito em seu nome, o que colocará você numa dívida.
Roubo de identidade médica
Um tipo alarmante de roubo de identidade, chamado roubo de identidade médica, ataca seu seguro de saúde para obter medicamentos prescritos ou enviar pedidos fraudulentos para seguradoras de saúde sem sua autorização. Isso acontece quando cibercriminosos roubam suas PII por meio de violações de dados ou táticas de phishing e vendem suas informações médicas a outras pessoas.
Não importa que tipo de roubo de identidade possa acontecer: cibercriminosos usarão quasquer PII disponível para se passar por você. Depois que um cibercriminoso adquire algumas de suas PII, ele continuará coletando dados sobre você para saber mais sobre suas contas bancárias e outras informações. Para testar os limites, cibercriminosos podem começar a usar suas PII fazendo uma pequena compra no seu cartão de crédito. Se essas pequenas ações passarem despercebidas, podem se transformar em cibercriminosos gastando milhares de dólares usando suas PII.
Ter senhas fortes em todas as suas contas minimiza suas chances de ser vítima de roubo de identidade. Suas PII devem ser protegidas por senhas fortes e exclusivas que você não reutiliza. Habilite a autenticação multifator (MFA) nas suas contas para ter uma camada adicional de segurança na verificação de sua identidade. Uma das melhores maneiras de se proteger contra roubos de identidade é começar a usar um gerenciador de senhas como o Keeper.
Evite roubos de identidade com um gerenciador de senhas
Como os gerenciadores de senhas armazenam seus dados privados com segurança, eles são ótimas ferramentas para evitar roubos de identidade. Veja como.
Prevenção de ataques baseados em identidade
Ataques baseados em identidade são tentativas de roubar sua identidade online, geralmente na forma de roubos de contas, o que frequentemente termina com perdas financeiras. Um gerenciador de senhas impede esses tipos de ataques ajudando você a criar senhas fortes e exclusivas e armazenando-as em um cofre criptografado, tornando mais difícil que cibercriminosos as obtenham para acessar suas contas.
Prevenção de phishing
A maioria dos cibercriminosos confia em táticas de phishing para acessar informações confidenciais, enganando você para fazê-lo baixar softwares maliciosos em seus dispositivos. O phishing acontece por SMS, chamada telefônica ou email. Cibercriminosos farão você baixar um anexo perigoso ou clicar em um link que pode levar a sites falsos, onde as vítimas inserem suas credenciais. Por exemplo: você pode pensar que está no site da Amazon, mas pode ser um site falsificado que roubará seu nome de usuário e senha. O Keeper Password Manager pode ajudar a evitar esses tipos de ataques de phishing, porque só preenche automaticamente as credenciais que correspondam aos sites conhecidos no seu cofre. Se você acabar acessando um site falsificado, o Keeper não irá inserir suas credenciais – um sinal de que é um site de phishing.
Prevenção de ataques relacionados a senhas
Quando cibercriminosos têm as credenciais de login de uma de suas contas, eles podem obter acesso a muitas de suas informações confidenciais. Eles usarão suas senhas nos chamados ataques relacionados a senha, que são ataques cibernéticos que usam suas senhas em diferentes sites ou contas para coletar suas informações privadas. Ao usar um gerenciador de senhas seguro, você pode evitar ser vítima de ataques cibernéticos, incluindo roubos de identidade.
- Gerenciadores de senhas criam senhas fortes e aleatórias, tornando mais difícil para um cibercriminoso quebrá-las
- Gerenciadores de senhas identificam quais das suas senhas são fracas e previsíveis, para que você possa fortalecê-las
- Gerenciadores de senhas identificam contas que compartilham a mesma senha e incentivam você a alterá-las e ter uma senha exclusiva para cada conta
- Gerenciadores de senhas usam criptografia de conhecimento zero, para que você possa compartilhar suas credenciais ou documentos confidenciais (como declarações de impostos) com outras pessoas evitando a interceptação de cibercriminosos
Benefícios adicionais de ter um gerenciador de senhas
Gerenciadores de senhas trazem benefíicios que vão além de proteger sua identidade e suas PII. Veja alguns benefícios que você descobrirá com o uso de um gerenciador de senhas como o Keeper.
Ele cria senhas fortes e exclusivas para suas contas
Gerenciadores de senhas armazenam suas senhas com segurança, mas também criam senhas aleatórias e complexas com um gerador de senhas. Esse é um grande benefício, porque você não precisará se preocupar em reusar a mesma senha nas suas contas, o que facilitaria para cibercriminosos obterem acesso a todas as suas informações.
Ele armazena suas senhas em um cofre digital com criptografia de ponta a ponta
Ao usar o Keeper Password Manager, suas credenciais de login são protegidas com criptografia de ponta a ponta. O objetivo principal de criptografar seus dados é manter suas informações confidenciais e ilegíveis por qualquer pessoa, exceto você. O Keeper usa criptografia AES de 256 bits para proteger seus dados contra ataques cibernéticos, incluindo roubos de identidade.
Ele preenche automaticamente suas credenciais
O Keeper Password Manager tem uma funcionalidade chamada KeeperFill, que preenche automaticamente suas credenciais de login no site correspondente ligado no seu cofre. Por exemplo, se você adicionar as informações de login de seu email como um registro e adicionar a URL onde faz login, da próxima vez que fizer login no seu email, suas credenciais serão preenchidas automaticamente. Inserir a URL no seu registro protege você contra tentativas de phishing e sites falsificados, porque suas credenciais serão preenchidas somente no site correto.
Ele identifica senhas fracas e reutilizadas
Uma funcionalidade útil do Keeper Password Manager é que ele notifica você quando sua senha é fraca ou reutilizada. Essa notificação conveniente permite que você faça uma alteração imediata na sua conta vulnerável, tornando sua senha mais forte e exclusiva. Sem usar um gerenciador de senhas, você não perceberia quais senhas usou antes.
Proteja-se contra roubos de identidade com o Keeper
Um gerenciador de senhas pode fazer mais do que apenas manter suas senhas seguras. Você pode e deve usar um gerenciador de senhas para ajudar a proteger suas PII e evitar ser vítima de roubos de identidade. Veja a diferença que o Keeper Password Manager pode fazer na sua vida iniciando hoje uma avaliação gratuita de 30 dias.