Você pode se proteger contra o roubo de identidade protegendo seu número de CPF e outros documentos confidenciais, revisando regularmente seus relatórios de crédito, usando uma
Para proteger você e sua organização contra ataques de dia zero, é crucial melhorar as medidas de segurança implementando o princípio do privilégio mínimo (PoLP), garantindo que os softwares sejam atualizados regularmente, protegendo dispositivos e exigindo treinamento de segurança cibernética para todos os funcionários.
Continue lendo para saber mais sobre ataques de dia zero, o que os causa e como evitá-los na sua organização
O que é um ataque de dia zero?
Um ataque de dia zero acontece quando cibercriminosos aproveitam as fraquezas de softwares ou hardwares que ainda não foram identificadas ou corrigidas pelos desenvolvedores. O termo “dia zero” significa que os desenvolvedores acabaram de tomar conhecimento da vulnerabilidade e têm zero dias para corrigi-la antes que possa ser explorada por cibercriminosos. Esse período é crítico porque, até que uma correção de segurança seja lançada, a vulnerabilidade está aberta e pode ser explorada por cibercriminosos.
Ser vítima de um ataque de dia zero pode levar a vários danos, incluindo:
- Roubo de dados
- Comprometimento de propriedade intelectual
- Perda financeira
- Encerramento de operações empresariais
- Danos à reputação
O que causa ataques de dia zero?
Antes de falarmos sobre como evitar um ataque de dia zero, vamos falar sobre o que os causa.
Ataques de phishing
Ataques de phishing envolvem roubar informações confidenciais enviando e-mails de phishing ou criando sites falsos. Em ataques de dia zero, cibercriminosos podem incluir links ou anexos prejudiciais nesses e-mails de phishing para explorar vulnerabilidades. Clicar neles pode potencialmente acionar códigos que exploram vulnerabilidades de dia zero.
Ataques watering hole
Ataques watering hole têm como alvo sites que grupos ou organizações específicos geralmente visitam. Cibercriminosos injetam códigos maliciosos nesses sites, que instalam malwares automaticamente no dispositivo de uma pessoa que visita o site, explorando vulnerabilidades de dia zero.
Ataques de engenharia social
A engenharia social aproveita a psicologia humana, com invasores utilizando mentiras ou manipulação para ganhar a confiança das vítimas. Por exemplo, cibercriminosos podem fingir ser empresas ou organizações legítimas, enganando usuários a executar programas maliciosos que exploram vulnerabilidades de dia zero. Ataques de engenharia social geralmente combinam outros métodos de ataque, como phishing ou pretexting.
Spear phishing
O spear phishing é um tipo de phishing direcionado para pessoas ou organizações específicas. Cibercriminosos criam emails de golpes convincentes utilizando informações coletadas sobre a vítima com antecedência. Essa tática permite infectar os dispositivos das vítimas com malwares que exploram vulnerabilidades de dia zero.
Quatro maneiras de evitar ataques de dia zero
Ataques de dia zero exploram fraquezas escondidas em softwares, que podem ser difíceis de detectar. No entanto, tomar as medidas certas pode ajudar as organizações a reduzir significativamente o risco desses ataques. Vejamos as táticas específicas para evitar ataques de dia zero.
1. Implementar o privilégio mínimo
O princípio do privilégio mínimo garante que usuários e programas recebam apenas o acesso suficiente às informações e sistemas necessários para sua função de trabalho específica. Isso minimiza a chance de cibercriminosos se moverem lateralmente caso violem uma rede e elevem seus privilégios dentro do sistema. A melhor maneira de implementar esse conceito de segurança cibernética é utilizando uma solução de gerenciamento de acesso privilegiado (PAM). Essas soluções mostram quem está acessando o que dentro da sua organização e ajudam a controlar quais usuários têm acesso a contas confidenciais. O PAM também pode evitar que ameaças internas abusem de contas de alto nível.
2. Mantenha seus softwares atualizados
Atualizações de software geralmente possuem correções para vulnerabilidades conhecidas. Habilitar atualizações automáticas ou atualizar regularmente para a versão mais recente pode reduzir as fraquezas que cibercriminosos podem explorar. No entanto, embora essa seja uma medida importante para se proteger contra vulnerabilidades conhecidas, ela não protege contra vulnerabilidades de dia zero que ainda não têm uma correção.
3. Proteja seus terminais com EDR
A detecção e resposta de terminais (EDR) é uma solução de segurança cibernética que monitora continuamente dispositivos de terminais. Ela ajuda a detectar e reagir a ameaças nos seus dispositivos à medida que elas acontecem. Isso significa que você pode capturar e interromper atividades suspeitas ou tentativas de ataques no início.
4. Treine funcionários sobre segurança cibernética
Os funcionários podem ser sua maior vulnerabilidade, bem como sua primeira linha de defesa. Sem treinamento adequado sobre práticas recomendadas de segurança cibernética, elas se tornam mais suscetíveis a serem vítimas de ataques de dia zero. É crucial que as organizações realizem sessões de treinamento para ensinar aos funcionários o que devem e o que não devem fazer em dispositivos de propriedade da empresa. Os principais tópicos para treinamento de funcionários devem incluir:
- Manter softwares e dispositivos atualizados o tempo todo
- Utilizar senhas fortes e gerenciá-las corretamente
- Configurar a autenticação multifator (MFA) para contas online
- Ter cuidado com tentativas de engenharia social
- Evitar clicar em links e anexos suspeitos
- Evitar acessar sites ilegítimos
- Não baixar softwares não autorizados
Evite ser vítima de ataques de dia zero com o Keeper®
Ataques de dia zero são difíceis de prever e podem causar danos graves. Uma maneira de evitá-los é utilizando uma solução de gerenciamento de acesso privilegiado. As ferramentas de PAM controlam atentamente quem pode acessar ativos confidenciais, interrompendo o acesso não autorizado e o uso indevido de privilégios. As soluções de PAM também ficam de olho em quem tem quais direitos de acesso, enviando alertas se algo suspeito acontecer. Isso ajuda a equipe de segurança a agir rapidamente e lidar com possíveis ameaças.
O KeeperPAM de confiança zero é uma solução poderosa que oferece às organizações segurança e controle completos sobre usuários privilegiados em todos os dispositivos.