Há vários riscos associados ao armazenamento de senhas nas Planilhas Google, incluindo a falta de criptografia de ponta a ponta por padrão e a falta de
Atualizado em 17 de novembro de 2023.
A principal diferença entre uma senha fraca e uma senha forte é que uma senha fraca pode ser facilmente comprometida por um cibercriminoso, enquanto uma senha forte não é tão facilmente adivinhada ou decifrada por qualquer pessoa, tornando-a a melhor opção para proteger suas contas on-line.
Continue lendo para saber a diferença entre senhas fracas e fortes, ter exemplos de cada uma e como garantir o uso contínuo de senhas fortes.
O que é considerado uma senha fraca?
Uma senha fraca é uma combinação de caracteres ou palavras fáceis de adivinhar. Uma senha também é considerada fraca se for reutilizada em várias contas ou se for apenas alterada ligeiramente em contas diferentes. Senhas fracas contêm palavras e frases de uso comum, tornando-as mais suscetíveis a ataques de dicionário. Qualquer senha que contenha informações pessoais, como sua data de nascimento, o nome de solteira da sua mãe e assim por diante, também é considerada fraca.
Exemplos de senhas fracas
Aqui estão alguns exemplos de senhas que são fracas.
- Senhas curtas: uma única palavra como iglu ou amendoim, bem como uma sequência numérica como 12345.
- Padrões de pressionamento de tecla reconhecíveis: qualquer padrão de senha que você crie como QWERTY ou 1QAZ2WSX.
- Informações pessoais em senhas: inclui informações como data de nascimento, nome da rua e primeiro nome. Por exemplo, uma senha João99 ou Laranjeiras099 para alguém chamado João que nasceu em 1999 e mora na Rua das Laranjeiras.
- Variação de senhas com um único caractere: alternar entre letras maiúsculas e minúsculas ou adicionar um ponto de exclamação para obter senhas “diferentes” em várias contas. Por exemplo, usar a senha Alice2004 em uma conta e usar a senha AlicE2004 em outra conta.
- Senhas comuns: usando senhas comuns como senha, senha123 e 123456.
- Letras ou números repetidos: combinações de senhas com repetições, como 55555 e bbbb.
O que é considerado uma senha forte?
Uma senha forte é uma combinação de caracteres exclusivos que é difícil de adivinhar ou de decodificar com tecnologia avançada. Senhas fortes são compostas por uma combinação aleatória de letras que variam entre maiúsculas e minúsculas, e contêm números e símbolos, como o símbolo “&”. Senhas fortes também têm pelo menos 16 caracteres. Qualquer senha com menos de 16 caracteres é considerada fraca porque é mais fácil de decodificar. Quanto mais complexa e longa for uma senha, mais forte ela será.
Exemplos de senhas fortes
Aqui estão alguns exemplos de senhas fortes.
- Combinações longas e aleatórias: Senhas longas com vários tipos de caracteres, como números, letras e símbolos. Por exemplo, uma senha como N0r+Hc^R0|in^99.
- Frases de senha: uma sequência de palavras ou sequências de texto mais longas é mais segura do que uma única frase. Para Teo, que ama doces, uma frase de senha pode se tornar +30|4M4d0c3$.
- Senhas mnemônicas: crie senhas inspiradas em eventos notáveis para você. Por exemplo, um fã do Vasco vai lembrar de uma vitória contra o Corinthians. Então, “Meu melhor momento foi ver o Vasco ganhar do Corinthians em 2010” se torna mMmfVoVgdCe2010.
Como criar senhas fortes
Há duas maneiras diferentes de criar uma senha forte. Você pode usar um gerador de senhas ou um gerenciador de senhas.
Gerador de senhas
Um gerador de senhas é uma ferramenta gratuita que você pode usar on-line. Os geradores de senhas permitem que você crie senhas fortes em segundos com o clique de um botão. Os melhores geradores de senhas permitem que você marque as opções do que deseja incluir na sua senha e escolha o tamanho que ela terá. Por exemplo, você pode escolher se deseja ou não incluir símbolos, letras maiúsculas ou números.
Os geradores de senhas que permitem escolher o que deseja incluir em sua senha são úteis ao criar senhas para sites que têm requisitos de senha específicos. Por exemplo, alguns sites podem não permitir que você use certos símbolos em suas senhas, portanto, será necessário evitar incluí-los.
Após gerar uma senha usando um gerador de senhas, tudo o que você precisa fazer é copiar e colar a senha no campo de nova senha da conta que está criando ou atualizando.
Gerenciador de senhas
Um gerenciador de senhas é uma ferramenta que ajuda a gerar senhas para suas contas e armazená-las com segurança para não serem esquecidas. Como senhas fortes não são apenas longas, mas também complexas, é quase impossível uma pessoa lembrar de todas elas.
Os gerenciadores de senhas ajudam a evitar problemas de senhas comuns, como esquecer e redefinir senhas, ou reutilizá-las, pois lidam com o processo de criação de senhas e eliminam a necessidade de memorizar várias senhas. A única senha que os usuários precisam lembrar é a senha principal, que é a senha que usarão para acessar o cofre seguro do gerenciador de senhas. Os gerenciadores de senhas são ótimas ferramentas para que você não recorra ao uso de senhas fracas que podem levar ao comprometimento de suas contas.
Como o Keeper® ajuda você a criar senhas fortes
O Keeper pode ajudar você a criar senhas fortes, gerando-as para você, evitando cometer erros de senhas comuns. Após gerar uma senha usando o Keeper, a senha será salva em um registro no seu cofre de senhas. Da próxima vez que você fizer login nessa conta para a qual criou a senha, suas credenciais serão preenchidas automaticamente para não haver necessidade de digitá-las manualmente, tornando sua vida muito mais fácil.
Querendo começar a usar senhas mais fortes para tudo? Comece sua avaliação gratuita do Keeper Password Manager hoje.