Você pode descobrir se sua conta do Facebook foi hackeada se receber notificações de tentativas de login, notar que suas informações pessoais foram alteradas, perceber um
Um malware é um software malicioso que pode infectar seu dispositivo de muitas maneiras, como baixando um jogo ou filme gratuito. Alguns sinais de que seu dispositivo está infectado com malwares incluem pop-ups aleatórios, congelamento ou lentidão, limitação súbita no espaço de armazenamento e aplicativos que você não se lembra de ter instalado.
Continue lendo para saber os dez sinais mais comuns de que seu dispositivo está infectado por malwares, como remover malwares dele e como protegê-lo contra infecção.
1. Pop-ups aleatórios começam a aparecer
Um sinal de que seu dispositivo foi infectado por malwares são pop-ups aleatórios aparecendo. Um malware pode exibir anúncios no seu dispositivo enquanto você está pesquisando outra coisa online, e se você clicar nos anúncios (ou até mesmo sair deles), seus dados podem ser coletados. Esses pop-ups podem ter conteúdo adulto ou avisá-lo de que seu dispositivo foi infectado. Em casos extremos, o pop-up pode exigir um pagamento de resgate. Não importa qual mensagem seja exibida nesses pop-ups: se eles aparecerem aleatoriamente, há uma forte chance de seu dispositivo ter sido infectado por malwares.
2. Seu dispositivo está com desempenho mais lento
Se notar que seu dispositivo está funcionando mais devagar do que costumava, ele pode estar infectado por malwares. Como um malware utiliza os recursos do seu dispositivo, ele o tornará mais lento quando estiver ativo. Por exemplo, se seu dispositivo está tendo problemas para carregar seu navegador de internet, você pode ter uma infecção por malwares nele.
3. Seu dispositivo congela e trava com frequência
Como os malwares sobrecarregam o sistema operacional do seu dispositivo, eles o farão congelar e travar se vários aplicativos estiverem funcionando em segundo plano. Mesmo que você esteja usando só um aplicativo de cada vez, malwares podem fazer com que seu dispositivo congele e usam uma quantidade significativa de recursos, causando travamentos.
4. A luz indicadora da sua câmera permanece ligada
Se seu dispositivo tem uma câmera frontal, você vai notar que a luz indicadora da câmera geralmente fica verde ao usar um aplicativo com a câmera. Porém, se a luz indicadora da sua câmera permanecer ligada depois de fechar o aplicativo ou a câmera, pode ser um sinal de que seu dispositivo foi infectado por malwares. Se você não estiver usando ativamente um aplicativo que exige o uso da sua câmera e a luz indicadora permanecer ligada, pode significar que um hacker tem acesso à câmera ou ao microfone do seu dispositivo.
5. Você perdeu espaço de armazenamento de repente
Quando um malware infecta seu dispositivo, ele pode usar muita memória escondido. Se você notar que seu dispositivo não tem espaço de armazenamento de repente, pode significar que malwares infectaram seu dispositivo. Após remover o malware do seu dispositivo, você retomará esse espaço de armazenamento. Mais sobre isso abaixo.
6. A página inicial do seu navegador foi alterada aleatoriamente
Um tipo específico de malware pode atingir seu navegador da web. Após o malware infectar seu dispositivo, o hacker poderá alterar as configurações do seu navegador, incluindo qual site é sua página inicial. Por exemplo, se a página inicial do seu navegador normal é o Google e você notar que foi alterada para um site aleatório e de aparência suspeita, isso provavelmente é o resultado de malwares infectando seu dispositivo.
7. Você está vendo novas extensões de navegador e aplicativos que não instalou
Semelhante ao sinal anterior com a página inicial do seu navegador, infecções por malware também podem dar aos hackers a capacidade de baixar extensões de navegador e outros aplicativos para seu dispositivo. Se você não for cauteloso e observar essas alterações, o malware permanecerá no seu dispositivo sem que você perceba. Certifique-se de conferir suas extensões e aplicativos com atenção, e verifique novamente se você os instalou.
8. Seu navegador continua redirecionando você
Outro sinal de malwares no seu navegador da web é ser redirecionado para sites que não planejava visitar.pa Alguns malwares podem afetar seu navegador da web e direcioná-lo para sites falsificados. Sites falsificados são feitos para parecer com sites reais. Entretanto, há algo ligeiramente estranho com o site falsificado. Por exemplo, uma pequena diferença na URL. O objetivo de sites falsificados é enganá-lo para inserir suas informações privadas, número de cartão de crédito ou credenciais como faria em um site legítimo; mas nesse caso, um cibercriminoso coleta os dados para uso próprio. Se perceber que está sendo redirecionado para esses sites falsificados com frequência, seu dispositivo provavelmente está infectado por malwares.
9. Seu uso de internet disparou de forma incomum
Se descobrir que seu uso de internet disparou do nada, pode significar que seu dispositivo foi infectado por malwares. Sua internet provavelmente se tornará mais lenta quando isso acontecer, então é importante verificar onde a largura de banda da sua rede está sendo usada para determinar se o pico está sendo causado por malwares.
Um aumento incomum no uso da internet também pode ser causado por um tipo específico de malware chamado cavalo de troia. Os cavalos de troia se disfarçam de softwares ou arquivos legítimos para infectar seu dispositivo com malwares. Quando o software ou arquivo é instalado no seu dispositivo, os cavalos de troia permitem que hackers espionem você e roubem suas informações privadas. Sempre verifique se seus arquivos e softwares são legítimos para evitar que esse tipo de malware sorrateiro infecte seu dispositivo.
10. Suas contas online estão sofrendo tentativas de login suspeitas
Se você recebeu inúmeros emails ou notificações das suas contas online dizendo que houve tentativas de login suspeitas, suas contas podem estar comprometidas. Essas tentativas de login suspeitas significam que um cibercriminoso está tentando acessar suas contas online e pode espalhar malwares se for bem-sucedido. Nessas situações, é melhor garantir que você tenha senhas fortes e exclusivas, bem como a autenticação multifator (MFA) habilitada, para que suas contas fiquem protegidas contra hackers que tentam obter acesso a elas.
Como remover malwares do seu dispositivo
Felizmente, se você perceber que seu dispositivo está infectado com malwares, há algumas medidas fáceis que você pode tomar para removê-los do seu dispositivo.
Desconecte-se imediatamente da internet
Assim que souber que malwares infectaram seu dispositivo, desconecte-se da internet. Isso impedirá que mais dados privados sejam enviados a hackers. Fique fora da internet o máximo possível até que o malware seja removido do seu dispositivo.
Faça uma varredura no seu dispositivo utilizando um software antivírus
Uma das maneiras mais eficazes de remover malwares do seu dispositivo é usando um software antivírus. Instalar um software antivírus permite verificar seu dispositivo em busca de vírus ou malwares e removê-los. Um software antivírus verifica seu dispositivo para detectar se algum vírus conhecido corresponde ao código no seu dispositivo. Se houver uma correspondência, o software antivírus exclui o arquivo ou aplicativo, eliminando o malware.
Exclua arquivos e aplicativos incomuns
Se houver arquivos ou aplicativos no seu dispositivo que você não reconhece, é mais seguro excluí-los completamente. Esses arquivos ou aplicativos suspeitos podem ser malwares disfarçados e excluí-los remove o malware do seu dispositivo.
Ative o modo de segurança
A maioria dos dispositivos tem algum tipo de recurso de modo de segurança, o que permite que seu dispositivo aceite baixar apenas o software mínimo necessário. Ativar o modo de segurança facilita muito a remoção de malwares, porque impedirá que eles se infiltrem ainda mais no seu dispositivo. Para ativar o modo de segurança, siga essas etapas:
No Mac
- Reinicie seu Mac e, em seguida, pressione e segure Shift
- Após o logotipo da Apple aparecer, solte o Shift e faça login
No PC
- Reinicie seu PC, mantenha pressionada a tecla Shift e selecione Desligar → Reiniciar
- Após reiniciar seu PC, acesse Escolher uma opção
- Selecione Solucionar problemas → Opções avançadas → Configurações de inicialização
- Clique em Reiniciar e aguarde a próxima tela exibir as opções
- Selecione 4 ou F4
Redefina seu dispositivo para as configurações de fábrica
Antes de usar o último recurso de redefinir seu dispositivo para as cinfigurações de fábrica, certifique-se de que todos os seus dados teham backup ou você os perderá para sempre. Após fazer backup do seu dispositivo é seguro realizar uma redefinição para as configurações de fábrica. Isso eliminará tudo do seu dispositivo, incluindo malwares. Em alguns casos extremos, pode ser necessário fazer isso se nada mais eliminar o malware.
Proteja seus dispositivos contra malwares
Malwares são projetados para serem sorrateiros e insuspeitos; então é importante saber não apenas como removê-los, mas também como evitar que infectem seus dispositivos. Certifique-se de manter seus dispositivos com o software atualizado, pois as atualizações mais recentes incluirão correções de bugs, novas funcionalidades de segurança e medidas adicionais para proteger seu dispositivo contra malwares. Tenha cuidado ao receber links ou anexos não solicitados, pois podem ser tentativas de phishing para baixar malwares no seu dispositivo. Evite armazenar suas senhas no seu navegador da web e, em vez disso, utilize um gerenciador de senhas, que criptografará suas informações privadas e as manterá seguras.
Armazene suas senhas e informações privadas com segurança no Keeper Password Manager, iniciando hoje uma avaliação gratuita de 30 dias.