Uma senha é comprometida quando é vazada em uma violação de dados e disponibilizada na dark web, permitindo que outras pessoas obtenham acesso não autorizado às
Malware, a abreviação de software malicioso, é um programa que é intencionalmente projetado para prejudicar sistemas de computador e dispositivos. Em 2022, 5,5 bilhões de ataques de malware ocorreram em todo o mundo. Cibercriminosos geralmente utilizam malwares para causar danos a um sistema, assumir o controle do seu dispositivo, espionar sua atividade na web ou roubar dados pessoais para ganhos financeiros. Indivíduos são alvo de malwares por meio de métodos como phishing, smishing e vishing, que são tipos de engenharia social. Essas táticas enganosas são utilizadas para enganar pessoas a baixar softwares maliciosos, permitindo que cibercriminosos obtenham acesso não autorizado a informações e dados confidenciais.
Continue lendo para saber mais sobre como os malwares são entregues e como evitar ataques de malware.
Como cibercriminosos atacam pessoas
Duas das maneiras mais comuns pelas quais cibercriminosos atacam pessoas são por meio de phishing via email e engenharia social.
Phishing via email
O phishing via email é uma maneira comum de cibercriminosos atacarem pessoas. Cibercriminosos geralmente enviam emails que parecem ser de fontes legítimas, como sua instituição bancária ou um contato pessoal próximo contendo um link ou arquivo malicioso. Além disso, tentam persuadir a vítima a clicar no link ou anexo criando um senso de urgência.
Engenharia social
A engenharia social é o ato de manipular pessoas psicologicamente para expor suas informações privadas ou realizar uma ação específica. As estatísticas mostram que 70% a 90% das violações de dados ocorrem devido à engenharia social, tornando-a uma das maiores ameaças de segurança cibernética para organizações e indivíduos. Cibercriminosos utilizam quaisquer informações disponíveis para atingir vítimas. O compartilhamento excessivo nas redes sociais pode expor muitas informações que cibercriminosos podem utilizar para tornar suas ameaças cibernéticas mais convincentes.
Como os malwares são entregues
Os malwares geralmente são entregues por meio de sites maliciosos, clicando em links ou anexos maliciosos, drive-by-downloads e baixando o software malicioso sem querer.
Sites maliciosos
Sites falsificados são sites maliciosos intencionalmente projetados para se parecerem com sites legítimos para enganar indivíduos de propósito. A URL, também chamada de endereço da web, do site falsificado se parecerá com a URL do site que está sendo replicada, mas se você examiná-la de perto, haverá uma pequena diferença. Por exemplo, a URL pode ter um zero em vez da letra “O”. O objetivo principal de sites falsificados é enganar indivíduos para que compartilhem suas informações confidenciais, como credenciais de login, números de cartões de crédito e informações de contas bancárias.
Clicar em links ou anexos maliciosos
Como mencionado anteriormente, a maneira mais comum pela qual as pessoas se tornam vítimas de ataques de malware é clicando em links ou anexos maliciosos de e-mails, mensagens ou sites falsificados. Clicar em um link malicioso pode levar à revelação acidental de suas informações pessoais ou credenciais em um site falso ou baixar malwares no seu dispositivo.
Drive-by-downloads
Um drive-by-download é um ataque cibernético no qual malwares são instalados no dispositivo de uma pessoa sem que ela saiba. Esses ataques não exigem que a vítima clique em alguma coisa para que seu dispositivo seja infectado porque ele ataca as vulnerabilidades (falhas de segurança, falta de atualizações, atualizações malsucedidas) do sistema operacional (SO) do seu dispositivo. Por exemplo, se uma pessoa visitar uma página da web com códigos maliciosos, seu dispositivo pode ser infectado por meio de um drive-by-download imediatamente.
Baixar softwares não confiáveis
Outra maneira pela qual alguém pode ter seu dispositivo infectado por malwares é baixando um aplicativo ou serviço de um site de terceiros malicioso. Cibercriminosos geralmente o enganam para que você baixe softwares promovendo-os como um “ótimo negócio” ou até mesmo “gratuitos”. Por exemplo, digamos que você queira baixar um aplicativo no seu celular, mas que seja caro. Como alternativa, você se depara com um site que oferece uma versão gratuita do aplicativo para que você o instale. Baixar o aplicativo desse site de terceiros pode infectar imediatamente seu dispositivo.
Cinco maneiras de evitar um ataque de malware
Veja cinco maneiras de se proteger para não ser vítima de um ataque de malware.
1. Mantenha o software atualizado
É importante manter seus softwares atualizados, porque as atualizações de software contêm novos recursos de segurança, corrigem falhas de segurança e removem bugs. Ao atualizar regularmente seu software, você não está apenas melhorando o desempenho, mas também garantindo que as vulnerabilidades de segurança do seu dispositivo sejam corrigidas, tornando significativamente mais difícil para cibercriminosos atacarem seu dispositivo com malwares.
2. Utilize um software antivírus
Um software antivírus é um programa projetado para detectar e remover quaisquer vírus de computador ou malware conhecidos antes que possam infectar seu dispositivo. Quando um software antivírus estiver instalado, ele verifica continuamente os arquivos e programas recebidos que estão sendo enviados para o seu dispositivo, comparando-os com um banco de dados com vírus e malwares conhecidos. Se um vírus ou malware for detectado, o software antivírus colocará em quarentena e removerá os arquivos maliciosos antes que possam infectar seu dispositivo.
3. Verifique se um anexo de email é seguro
Antes de clicar em um anexo de email, sempre verifique se ele é seguro. Ao confirmar a segurança de anexos, você pode evitar instalar malwares acidentalmente no seu dispositivo. Veja três dicas para verificar a segurança de um anexo de email.
- Verifique duas vezes o remetente do email
- Não abra anexos de emails que estejam marcados como spam
- Use um software antivírus para verificar anexos
4. Baixe apenas de fontes confiáveis
É sempre uma prática recomendada baixar apenas de fontes confiáveis para garantir a segurança do seu dispositivo e de seus dados. Se você planeja baixar algo, siga essas dicas para garantir que não esteja baixando nada malicioso:
- Confirme que o download está vindo de um aplicativo ou site oficial
- Verifique a URL em busca de quaisquer erros de gramática ou ortografia
- Utilize um software antivírus
- Evite baixar softwares ou aplicativos de sites de terceiros
5. Use um gerenciador de senhas
Considere investir em um gerenciador de senhas para ajudar a evitar ataques de malware. Gerenciadores de senhas armazenam suas credenciais de login juntamente com a URL associada a elas. Sempre que você acessar um site e o gerenciador de senhas não preencher automaticamente suas credenciais, isso significa que o endereço do site não corresponde ao que está armazenado no seu cofre de senhas e você deve sair do site imediatamente porque provavelmente é um site falsificado.
Detenha malwares antes que seja tarde demais
O malware é uma grande ameaça que pode atingir indivíduos e organizações. Embora seja importante reconhecer os sinais de uma tentativa de ataque de malware, é igualmente importante implementar medidas de precaução para proteger seus dados.
Investir em um gerenciador de senhas como o Keeper® pode ajudar você ou sua organização a gerenciar e armazenar todas as suas senhas e documentos confidenciais com segurança em um cofre criptografado. Como o Keeper preenche automaticamente credenciais de login, ele também pode ajudar a evitar que você insira suas credenciais em sites falsificados.
Inscreva-se para uma avaliação pessoal gratuita de 30 dias ou uma avaliação empresarial de 14 dias para proteger você ou sua organização contra infecções de malware.