Você pode proteger sua pegada digital excluindo quaisquer contas que não usa mais, ajustando suas configurações de privacidade, evitando o compartilhamento excessivo nas redes sociais e
Traga seu próprio dispositivo (BYOD) é uma política corporativa que permite aos funcionários utilizar seus dispositivos pessoais, como smartphones, tablets e laptops, para fazer seu trabalho. Essa política visa fornecer flexibilidade em ambientes de trabalho, o que pode melhorar a produtividade e a satisfação dos funcionários. No entanto, o BYOD não vem sem desafios, especialmente do ponto de vista da segurança. Alguns dos riscos do BYOD incluem roubo e perda de dados, infecção por malware e vazamento de dados devido à TI invisível.
Continue lendo para saber mais sobre os riscos de segurança do BYOD e como as organizações podem minimizá-los.
1. Roubo e perda de dados
O roubo e a perda de dados são um problema de segurança significativo associado ao BYOD. Se um dispositivo pessoal for roubado ou perdido, isso pode resultar nas informações confidenciais ou dados corporativos caindo em mãos erradas. Não é incomum que os funcionários esqueçam seus dispositivos enquanto estão passeando ou os tenham roubados. Tais incidentes aumentam o risco de informações corporativas internas serem roubadas ou perdidas, potencialmente danificando a reputação e a confiança dos clientes de uma empresa. Além disso, se essas informações acabarem com concorrentes ou invasores maliciosos, podem prejudicar significativamente os interesses estratégicos da empresa.
2. Infecção por malware
É mais provável que infecções por malware ocorram em dispositivos BYOD porque é menos provável que os funcionários sejam tão cautelosos quanto com um dispositivo de propriedade da organização. O risco de infecção por malware aumenta quando os funcionários acessam sites inadequados ou baixam aplicativos inseguros para uso pessoal. Esses malwares podem potencialmente se infiltrar em um dispositivo e, a partir daí, violar a rede corporativa, roubar dados confidenciais ou causar danos ao sistema.
3. Vazamento de dados devido à TI invisível
A TI invisível refere-se a recursos ou aplicativos de TI que os funcionários utilizam sem o conhecimento ou o gerenciamento do departamento de TI de uma organização. Em um ambiente de BYOD, os funcionários têm maior probabilidade de adotar e começar a utilizar vários aplicativos e serviços em nuvem em seus dispositivos que consideram convenientes para seu trabalho. Embora alguns aplicativos possam contribuir para melhorar a produtividade dos funcionários, eles também criam riscos que geralmente são negligenciados do ponto de vista da segurança.
A TI invisível pode levar a um risco aumentado de vazamento de dados quando dados críticos da empresa são armazenados ou compartilhados em plataformas que não são gerenciadas ou seguras. Esses aplicativos e serviços geralmente não estão em conformidade com as políticas de segurança ou os padrões de conformidade de uma organização, tornando-os suscetíveis a ataques externos e violações de dados.
Como minimizar os riscos de segurança do BYOD
Veja algumas medidas de segurança que podem ajudar as organizações a proteger dispositivos BYOD.
Invista em um gerenciador de senhas empresarial
Um gerenciador de senhas empresarial fornece às organizações visibilidade, segurança e controle sobre as práticas de senhas de seus funcionários. Isso permite que os administradores de TI apliquem o uso de senhas fortes em todas as contas dos funcionários. A maioria dos gerenciadores de senhas não vem apenas com a capacidade de armazenar senhas com segurança, mas também pode armazenar arquivos e documentos importantes e habilitar o compartilhamento seguro de senhas e arquivos. Ao fornecer aos funcionários uma maneira de armazenar e compartilhar informações confidenciais com segurança, as organizações podem garantir que informações confidenciais estejam seguras contra comprometimento, mesmo em dispositivos BYOD.
Restrinja a instalação de determinados aplicativos
Restringir a instalação de determinados aplicativos em dispositivos BYOD pode ser um método eficaz para proteger dispositivos BYOD. Essa abordagem permite que uma organização melhore o gerenciamento e o controle sobre dispositivos pessoais utilizados pelos funcionários para o trabalho. Os administradores de TI podem criar uma lista de aplicativos aprovados e proibir a instalação de quaisquer aplicativos que não estejam nessa lista, reduzindo assim o risco associado a softwares ou aplicativos não autorizados com medidas de segurança insuficientes.
Mantenha o sistema operacional (SO) e o software atualizados
Manter o sistema operacional e o software atualizados em dispositivos BYOD é fundamental para abordar vulnerabilidades de segurança e proteger o dispositivo contra malwares e outras ameaças cibernéticas. Desenvolvedores de software lançam regularmente correções e atualizações de segurança projetadas para corrigir vulnerabilidades conhecidas e bugs. Ao garantir que o sistema operacional e o software nos dispositivos dos funcionários estejam sempre atualizados, o risco de os invasores explorarem essas vulnerabilidades é significativamente reduzido.
Crie um plano de resposta para perda ou roubo
Ter um plano de resposta para lidar com a perda ou o roubo de dispositivos BYOD é um elemento essencial da estratégia de segurança de uma organização. Embora esses incidentes sejam imprevistos, estabelecer processos e procedimentos claros com antecedência pode minimizar possíveis danos. Garanta que sua organização tenha um sistema de relatórios simples e rápido para que os funcionários possam relatar imediatamente a perda ou o roubo de seus dispositivos. Isso permite que a equipe de segurança inicie uma resposta rápida, como bloquear remotamente o dispositivo ou alterar as informações da conta.
Incentive os funcionários a evitar utilizar redes Wi-Fi públicas
As redes Wi-Fi públicas, embora convenientes e facilmente acessíveis, não têm medidas de segurança adequadas e são suscetíveis a ameaças cibernéticas, como os ataques indiretos (MITM). Em um ataque indireto, um invasor interrompe uma transferência de dados entre duas pessoas, permitindo que roubem informações confidenciais ou manipulem a comunicação.
Para minimizar esse risco, as empresas devem instruir os funcionários a utilizar conexões de rede privada confiáveis ao lidar com dados relacionados ao seu trabalho. Se houver a necessidade de utilizar redes Wi-Fi públicas, os funcionários devem se conectar a uma rede privada virtual (VPN) primeiro para criptografar sua atividade online. Isso os protege contra espionagem ou interceptação por agentes maliciosos externos.
Peça aos funcionários que instalem um software antivírus
Instalar um software antivírus em dispositivos BYOD pode ajudar a proteger os funcionários contra malwares e vírus. Um software antivírus atualiza regularmente seu banco de dados para proteger contra malwares recém-descobertos. Alguns antivírus podem até mesmo remover vírus e outras intrusões que podem ter se infiltrado em um dispositivo.
Gerencie ambientes BYOD com segurança com o Keeper
Embora os ambientes BYOD tenham vantagens, as organizações também devem reconhecer os riscos de segurança que surgem deles. Isso permite que eles tomem medidas para minimizar esses riscos para proteger melhor sua organização. Gerenciar ambientes BYOD com segurança exige que as organizações invistam em ferramentas que tornam o gerenciamento mais seguro e eficiente. Por exemplo, as organizações precisam investir em um gerenciador de senhas empresarial para garantir que os funcionários mantenham os dados da empresa seguros e suas contas protegidas com senhas fortes em seus dispositivos BYOD.
Para ver como o Keeper Password Manager pode ajudá-lo a gerenciar seu ambiente BYOD com segurança, inicie hoje uma avaliação empresarial gratuita de 14 dias.