Pode ser desafiador e desgastante garantir que você tenha uma senha que seja forte e possa ser lembrada. Entretanto, seguir práticas recomendadas como usar frases de
Você já verificou as suas senhas e notou um aviso de que elas foram comprometidas? Uma senha comprometida pode colocar todas as suas credenciais em risco, mas como isso acontece?
As suas senhas podem estar sendo exibidas como comprometidas devido a uma violação, pelo uso de práticas ruins com senhas ou por outros motivos. Continue lendo para saber mais sobre senhas comprometidas e como você pode começar a protegê-las melhor.
O que é uma “senha comprometida”?
Uma senha comprometida refere-se a uma senha que não é segura porque foi exposta em uma violação de dados e publicada on-line. As senhas também podem ser comprometidas se forem alvo específico de um cibercriminoso. Ter senhas fáceis de adivinhar pode colocar você em risco através de uma técnica de engenharia social que pode adivinhar a sua senha, ou ela pode ser obtida por meio de um e-mail de phishing. Quando uma de suas senhas é comprometida, significa que outras pessoas além de você podem ter acesso à sua conta.
Senhas comprometidas são extremamente perigosas, especialmente se você for alguém que reutiliza senhas ou variações da mesma senha em várias contas. Se uma de suas senhas for comprometida e você a reutilizou em várias contas, um cibercriminoso pode usar essa mesma senha para acessar todas elas.
Como suas senhas ficam comprometidas
Há muitas maneiras pelas quais as suas senhas podem ficar comprometidas. A seguir, veremos algumas delas.
Uma empresa na qual você tem uma conta sofreu uma violação
Quando uma empresa sofre uma violação, sempre há a possibilidade de que a violação também expôs as informações pessoais dos clientes, o que significa que o seu nome de usuário e/ou senha podem ter sido comprometidos. É importante notar que até mesmo contas que não usamos mais podem ser parte de uma violação, e é por isso que excluir contas antigas e nunca reutilizar senhas entre contas é vital para manter as suas senhas seguras.
Você tem práticas ruins com senhas
Práticas ruins com senhas são mais comuns do que você pensa. Práticas ruins com senhas incluem, mas não estão limitadas às seguintes:
- Reutilizar senhas em várias contas
- Usar variações das mesmas senhas
- Usar informações pessoais nas suas senhas
- Criar senhas com menos de 16 caracteres
Quando não praticamos uma higiene de senhas, facilitamos para os cibercriminosos adivinharem nossas senhas, manualmente ou por meio de um ataque de força bruta. Praticar uma boa higiene de senhas significa:
- Criar senhas fortes e exclusivas para cada uma das suas contas
- Implementar a autenticação multifator nas suas contas
- Armazenar suas senhas em um gerenciador de senhas seguro
Você não armazena as suas senhas corretamente
Muitas pessoas têm problemas para memorizar senhas para contas diferentes, o que pode levar a guardar nossas senhas usando métodos inseguros, como no gerenciador de senhas integrado de um navegador da web, em um aplicativo de notas, em um documento de texto ou planilha, ou mesmo no papel.
Armazenar as suas senhas com segurança ajuda a evitar que os cibercriminosos as roubem, e a maneira mais segura de armazenar as suas senhas é usando um gerenciador de senhas. O Keeper Password Manager armazena todas as suas senhas em um cofre seguro baseado em nuvem, para que você possa acessá-las sempre e onde precisar.
Você foi vítima de phishing
Os ataques de phishing são ataques de engenharia social que convencem uma vítima a divulgar informações confidenciais por meio de uma mensagem urgente. Os ataques de phishing ocorrem geralmente por meio de e-mails ou mensagens SMS e contêm links ou anexos maliciosos. Quando clicado, o malware começa a se espalhar e infecta o seu dispositivo.
Os links que os cibercriminosos usam também podem ser mascarados para parecerem com sites legítimos. Se você inserir as suas credenciais de login nesse site fictício sem saber, a sua senha ficaria comprometida.
Proteja as suas senhas da dark web com o Keeper
Um gerenciador de senhas abrangente como o Keeper não só ajuda a proteger as suas senhas, mas também ajuda a monitorá-las caso sejam comprometidas durante uma violação de dados públicos. Com o complemento de monitoramento da dark web BreachWatch®, você será notificado imediatamente se uma das credenciais guardadas no seu cofre aparecer na dark web. Isso permite que você altere a sua senha imediatamente, tornando menos provável que um cibercriminoso tenha a chance de usá-la. O Keeper Password Manager facilita o processo de alteração da sua senha. Basta usar o gerador de senhas integrado do Keeper para gerar uma senha nova, forte e exclusiva e atualizar o seu registro.
Você também pode verificar quais das suas credenciais foram encontradas na dark web usando a ferramenta gratuita de monitoramento da dark web do Keeper.
Em nosso mundo cada vez mais digital, onde todos trabalham, estudam, se comunicam, fazem compras e passam seu tempo livre on-line, apenas uma senha comprometida pode colocar você em um mundo de problemas. Ajude a evitar que isso aconteça iniciando uma avaliação gratuita do Keeper hoje.