O novo aplicativo Senhas da Apple é apenas tão seguro quanto seu próprio dispositivo: ele pode ser acessado usando o código de acesso do seu telefone.
Manter o controle dos hábitos de senhas dos seus funcionários pode ser quase impossível sem a implementação de uma solução de gerenciamento de senhas na sua empresa. As organizações precisam de um gerenciador de senhas empresarial para ter total controle e visibilidade sobre as práticas de senhas de seus funcionários. Os processos de admissão e demissão de funcionários são simplificados. Continue lendo para saber o que é um gerenciador de senhas e como ele pode beneficiar sua organização.
O que é um gerenciador de senhas empresarial?
Um gerenciador de senhas empresarial é uma ferramenta que permite a você e seus funcionários rastrear, armazenar, compartilhar, proteger e gerenciar todas as senhas. As senhas são armazenadas em um cofre digital baseado em nuvem que pode ser acessado apenas com a senha principal. O cofre também pode armazenar mais do que apenas senhas, incluindo documentos, cartões de identidade e chaves SSH, simplificando a proteção dos arquivos e senhas dos seus funcionários. Um gerenciador de senhas também facilita para que funcionários gerem senhas fortes e exclusivas para cada uma de suas contas, tudo isso enquanto as armazenam com segurança.
Os gerenciadores de senhas são cruciais para manter sua organização segura enquanto simplificam o gerenciamento das senhas dos seus funcionários. Além disso, eles eliminam a necessidade de seus funcionários abrirem tíquetes de atendimento para redefinir senhas.
Benefícios de ter um gerenciador de senhas para a sua empresa
Está incerto sobre como um gerenciador de senhas pode beneficiar sua organização? Aqui estão seis benefícios proporcionados ao implementar uma solução de gerenciamento de senhas empresarial.
Visibilidade completa sobre as práticas de senhas dos funcionários
Quando o gerenciamento de senhas não é centralizado, administradores de TI não têm visibilidade sobre as práticas de senhas dos funcionários. A visibilidade sempre foi um problema, mas é ainda mais importante agora que tantos funcionários estão trabalhando remotamente. De acordo com o Relatório de práticas de senhas dos EUA da Keeper, 56% dos entrevistados admitiram utilizar a mesma senha em vários sites e aplicativos. Os gerenciadores de senhas fornecem aos administradores visibilidade completa sobre as práticas de senhas dos funcionários através de um console centralizados, estejam os funcionários trabalhando no local, remotamente ou em uma combinação dos dois.
Execute políticas de senhas com eficiência
A consolidação em uma única plataforma de gerenciamento de senhas centralizada permite que organizações padronizem e executem políticas de segurança de senhas na organização inteira, como exigir um tamanho mínimo de senhas e a autenticação multifator (MFA) em cada site compatível.
Utilizar um gerenciador de senhas permite que administradores de TI garantam que todos os funcionários cumpram as políticas de senhas organizacionais.
Capacidade de implementar o controle de acesso baseado em função (RBAC)
Cada funcionário deve ter apenas o acesso necessário ao sistema para realizar seus trabalhos, e nada mais. Além de ajudar a prevenir ataques internos, isso ajuda as organizações a limitar sua exposição se a conta de algum funcionário for comprometida. A padronização sob uma solução de gerenciamento de senhas permite que organizações implementem o controle de acesso baseado em função (RBAC) e monitorem contas quanto a atividades incomuns que possam indicar uso indevido ou comprometimento.
Compartilhamento seguro de senhas
O compartilhamento de senhas no setor empresarial é necessário e fundamental para desempenhar tarefas, mas os funcionários precisam de uma maneira segura de compartilhá-las com suas equipes. É nesse ponto que um gerenciador de senhas é útil. Gerenciadores de senhas permitem que organizações criem pastas compartilhadas para departamentos individuais, equipes de projeto ou qualquer outro grupo. Os usuários também podem compartilhar credenciais com indivíduos específicos de forma segura, e a melhor parte é que as credenciais são compartilhadas automaticamente com o cofre do outro usuário.
Além disso, o gerenciador de senhas do Keeper permite controlar se o usuário com quem você está compartilhando credenciais ou pastas tem permissão para editar ou apenas visualizar o que compartilhou com ele.
Processos simplificados de admissão e demissão de funcionários
Quando todos os funcionários utilizam o mesmo gerenciador de senhas, a admissão de novos contratados é simples, até mesmo quando a equipe inteira ou parte dela trabalha remotamente. Ao utilizar um gerenciador de senhas, administradores de TI podem configurar e habilitar novos funcionários em poucos minutos, seja adicionando-os individualmente de forma manual pelo console de administração ou provisionando vários usuários de uma vez através de um dos métodos suportados pelo Keeper. Os funcionários recebem um convite personalizado por e-mail com um link para ativar seu novo Keeper Vault.
Ex-funcionários que ainda possuem senhas funcionais representam um enorme risco cibernético, e proteger senhas ao desligar funcionários é crítico para a infraestrutura de segurança cibernética da sua organização. Quando funcionários deixam a empresa, todo e qualquer acesso que tenham ao sistema deve ser encerrado imediatamente. Além de proporcionar aos administradores de TI a capacidade de revogar imediatamente o acesso de ex-funcionários, gerenciadores de senhas permitem que organizações optem por mascarar as senhas de funcionários ativos na plataforma inteira. Isso impede que eles tirem capturas de tela das senhas ou as anotem, e oferece às organizações a opção de transferir a conta com segurança para quem entrar no lugar de um funcionário que está deixando a empresa.
Monitoramento da dark web
Com frequência, cibercriminosos atacam desenvolvedores de software como serviço (SaaS) e outros fornecedores com o objetivo de roubar credenciais pertencentes aos funcionários de seus clientes. Como uma organização pode levar meses para detectar uma violação, as vítimas dessas violações de terceiros geralmente são as últimas a saber que foram comprometidas. Nesse meio tempo, os cibercriminosos já colocaram as credenciais de login roubadas à venda na dark web.
O BreachWatch é um complemento popular do gerenciador de senhas do Keeper que vasculha fóruns da dark web e notifica organizações em tempo real se alguma senha ou credencial de seus funcionários forem encontradas na dark web. O BreachWatch é perfeitamente integrado à plataforma de gerenciamento de senhas do Keeper, permitindo que administradores de TI exijam a redefinição de senhas imediatamente.
Escolhendo o Keeper como o gerenciador de senhas da sua organização
A solução de gerenciamento de senhas empresarial do Keeper oferece todos os benefícios que você precisa de um gerenciador de senhas e muito mais. O gerenciador de senhas do Keeper é de confiança zero e conhecimento zero, o que significa que ninguém além do usuário final pode visualizar os dados em texto simples do seu Keeper Vault, nem mesmo os próprios funcionários da Keeper.
Com o Keeper for Business, cada funcionário tem acesso ao Keeper em dispositivos ilimitados para uma proteção completa na empresa inteira. Não apenas isso, mas ele também acompanha um plano familiar gratuito para cada um de seus funcionários.
Obtenha o Keeper for Business hoje ou inscreva-se para uma avaliação empresarial gratuita de 14 dias.