Sua organização pode eliminar acessos permanentes implementando acessos Just-in-Time (JIT), utilizando isolamento remoto de navegadores (RBI), implementando acesso à rede de confiança zero (ZTNA) e seguindo
A principal diferença entre gerenciamento de identidades privilegiadas (PIM) e gerenciamento de acesso privilegiado (PAM) são seus focos distintos. O PIM garante que os usuários tenham o acesso necessário com base em suas identidades, enquanto o PAM impede que usuários não autorizados acessem informações confidenciais.
Continue lendo para saber mais sobre PIM e PAM, além do que os diferencia.
O que é PIM?
O gerenciamento de identidades privilegiadas (PIM) envolve gerenciar quem está tentando acessar os dados ou a rede de sua organização. Quando sua organização investe em uma solução de PIM, você pode gerenciar os tipos de recursos que seus usuários autorizados podem acessar em sistemas específicos. Por exemplo: o PIM permite gerenciar os usuários em sua organização que precisam de permissões especiais, definir limites de tempo para acessos temporários e monitorar o que eles estão fazendo com seus acessos privilegiados.
O que é PAM?
Trabalhando em conjunto com o PIM, o gerenciamento de acesso privilegiado (PAM) se concentra no monitoramento do acesso às informações e dados mais confidenciais de sua organização. Contas que acessam regularmente sistemas confidenciais, como as do departamento de TI ou da equipe de RH de sua organização, devem ser protegidas contra usuários não autorizados porque as vulnerabilidades de segurança podem resultar em uma violação de dados. Com o PAM, sua organização manterá o controle sobre as contas com acesso às informações mais importantes da organização e garantirá que a atividade de usuários privilegiados será monitorada de perto.
As principais diferenças entre PIM e PAM
Embora PIM e PAM geralmente trabalhem juntos para ajudar sua organização a proteger e gerenciar dados privilegiados, há várias diferenças entre eles.
PIM e PAM se concentram em diferentes aspectos do IAM
Tanto o PIM quanto o PAM são subconjuntos de gerenciamento de identidade e acesso (IAM), mas se concentram em diferentes áreas do IAM, que é uma estrutura de políticas que garante que usuários autorizados tenham acesso adequado aos recursos de que precisam para seus trabalhos. Para entender o que PIM e PAM fazem em relação ao IAM, imagine o IAM como um funcionário da segurança de um show. O IAM garante que apenas pessoas com identificação e ingressos válidos possam entrar, garantindo que todos os que entram tenham as permissões corretas. O PIM age como o sistema que cria os ingressos para shows, gerenciando quem pode se sentar mais perto do palco e verificando se as pessoas certas têm acesso a esses privilégios. O PAM é o ingresso VIP para o show que permite que apenas membros especiais do público acessem os bastidores e conheçam os artistas, garantindo que apenas pessoas com acesso privilegiado possam entrar, pois essa é a área mais sensível do show.
Em termos mais técnicos, o PIM protege identidades privilegiadas e se concentra no controle de acesso baseado em funções (RBAC), que dá aos usuários autorizados acesso apenas ao que precisam para fazer seus trabalhos. Em sua organização, o PIM pode definir quais funções um usuário autorizado tem para acessar recursos específicos, o que pode ser útil ao integrar um novo funcionário e atribuí-lo a uma equipe com controles categorizados.
O PAM garante que usuários autorizados com acesso às informações mais importantes e confidenciais sejam monitorados de perto para proteger sua organização contra violações de dados e ameaças cibernéticas. Por exemplo: sua organização pode se beneficiar do PAM concentrando-se nas permissões de sua equipe de RH, para ajudar a proteger informações confidenciais da folha de pagamento.
O PIM e o PAM têm objetivos diferentes
O PIM garante que apenas usuários autorizados tenham privilégios específicos com base em sua identidade e monitora quem pode acessar determinados recursos. Pense no PIM como um recepcionista em um grande prédio de escritórios, verificando seu crachá de identificação para garantir que você não apenas pertence ao edifício, mas também que tem acesso ao lugar certo. O PAM, por outro lado, é seu crachá de identificação que dá acesso especial a áreas importantes que outros funcionários podem não frequentar. O objetivo principal do PAM é proteger informações confidenciais e proteger usuários privilegiados que têm acesso aos dados mais importantes de sua organização.
O PIM e o PAM oferecem diferentes casos de uso
O PIM e o PAM podem ser usados de várias maneiras em uma organização. O PIM se concentra mais em quem pode acessar recursos específicos, enquanto o PAM se concentra em preservar a segurança desse acesso, especialmente para usuários que gerenciam informações confidenciais. Você pode confiar no PIM durante um processo de integração, pois ele garante que cada funcionário receba as permissões adequadas para acessar os recursos que precisa. O PIM também pode ser usado para atualizar o acesso de um funcionário se ele precisar de arquivos ou programas adicionais, ou para remover o acesso de um funcionário que está deixando sua organização.
Sua organização pode usar o PAM para acessar com segurança sistemas importantes usando credenciais especiais, monitorar o que usuários privilegiados fazem ao acessar dados confidenciais e até mesmo conceder acesso privilegiado emergencial a administradores que precisem corrigir algum problema. A maioria das soluções de PAM, como o KeeperPAM®, também pode ajudar a gerenciar as senhas de sua organização oferecendo um gerenciador de senhas, permitindo que seus funcionários armazenem e compartilhem com segurança suas credenciais de login.
Proteja sua organização com PIM e PAM
Embora o PIM e o PAM tenham várias diferenças importantes, muitas soluções de PAM incluem funcionalidades de um PIM para melhorar a segurança geral de sua organização. Apesar de suas diferenças, o PIM e o PAM se complementam, garantindo que todos os funcionários tenham acesso adequado aos recursos e monitorando com segurança contas com acesso privilegiado a dados confidenciais.
Solicite uma demonstração do KeeperPAM para conferir como sua organização pode obter controle e gerenciamento seguros sobre todos os usuários privilegiados e proteger suas informações confidenciais.