O PayPal é mais seguro do que o Venmo por ter detecção avançada de fraudes, ser compatível com passkeys, oferecer programas de proteção fortes para compradores
Se você não puder fazer login na sua conta do Instagram, você deve solicitar um link de login, entrar em contato com o Instagram e verificar sua identidade como o proprietário legítimo da conta. Se sua conta do Instagram foi hackeada, você provavelmente está em pânico e tentando descobrir como proteger suas informações pessoais. É importante seguir as etapas imediatamente depois de reconhecer que sua conta do Instagram foi hackeada, porque um hacker pode usar suas credenciais de login para acessar suas outras contas online se você reutilizá-las e potencialmente cometer fraude ou roubo de identidade.
Continue lendo para saber quais etapas você deve seguir para proteger sua conta, dependendo de você ainda ter acesso ou não ao seu Instagram.
Etapas a serem seguidas se você não conseguir fazer login no seu Instagram
Antes de seguir essas etapas, verifique seu email para ver se você recebeu mensagens do Instagram notificando você sobre alterações feitas na sua conta, como uma atualização de senha ou endereço de email.
1. Solicite um link de login
Quando você tentar fazer login novamente na sua conta do Instagram, toque em Esqueceu sua senha? no iOS ou Obtenha ajuda para fazer login no Android enquanto estiver na tela de login. A partir daí, você deve ser enviado para a tela Problemas para fazer login?. Insira seu nome de usuário ou endereço de email do Instagram associado à sua conta, bem como seu número de telefone e clique em Enviar link de login. Você pode escolher se deseja que o link seja enviado para seu endereço de email ou número de telefone, mas se seu endereço de email tiver sido alterado pelo hacker, você deve enviar o link de login para seu telefone. Depois de receber o link, siga as instruções retomar o acesso à sua conta.
2. Solicite suporte do Instagram
Se você não puder restaurar sua conta usando o link de login, você deve solicitar suporte diretamente ao Instagram. Você pode fazer isso tocando em Precisa de mais ajuda? na tela de login. Em seguida, escolha seu método de contato preferido e selecione Enviar código de segurança. Se você não recebeu o código de segurança do Instagram por email ou telefone, clique em Não consigo acessar esse email ou número de telefone. Depois de enviar sua solicitação de ajuda adicional, você deve receber um email do Instagram com mais etapas a seguir.
3. Verifique sua identidade
Depois de enviar uma solicitação de suporte ao Instagram, você provavelmente precisará verificar sua identidade fornecendo-lhes o endereço de email ou número de telefone que usou para criar sua conta, qual dispositivo usou quando se inscreveu no Instagram e uma selfie de vídeo. O Instagram requer uma selfie de vídeo para confirmar sua identidade, porque muitas fotos e vídeos podem ser alterados. Como a selfie de vídeo exige que você vire a cabeça em direções diferentes, isso permite que o Instagram confirme que você não somente é uma pessoa real, mas também o proprietário legítimo da sua conta. Depois de enviar suas informações e selfie de vídeo, o Instagram pode levar dias, semanas ou até meses para processar sua solicitação. No entanto, essa é a melhor maneira de proteger sua conta hackeada se você não puder fazer login nela por conta própria.
Etapas a serem seguidas se você ainda puder acessar sua conta do Instagram
Se você ainda puder fazer login na sua conta do Instagram, você deve sair imediatamente de todas as sessões ativas do Instagram, confirmar que suas informações pessoais estão corretas, atualizar sua senha, ativar a autenticação de dois fatores (A2F) e revogar o acesso a sites de terceiros.
1. Saia de todas as sessões ativas do Instagram
Vá até seu perfil do Instagram e selecione as três linhas horizontais no canto superior direito da tela. Selecione Configurações e atividade e toque em Centro de Contas. Mais abaixo na tela, toque em Senha e segurança. Perto da parte inferior dessa tela, selecione Onde você está conectado. Isso mostrará toda a atividade de login em vários dispositivos para sua conta do Instagram. Se você quiser sair de todas as sessões ativas do Instagram, toque em Selecionar todos e clique em Sair na parte inferior da tela. Ao fazer isso, você impedirá que um hacker acesse sua conta do Instagram no dispositivo dele.
2. Confirme seu email e número de telefone nas configurações
Depois de sair de todas as sessões ativas do Instagram, você deve confirmar se seu endereço de email e número de telefone estão corretos na sua conta. Isso garante que ninguém alterou suas informações na tentativa de roubar sua conta. Vá para Centro de Contas e role para baixo até Configurações da conta e selecione Detalhes pessoais. A partir daí, você pode ver qual endereço de email e número de telefone estão vinculados à sua conta do Instagram. Se essas informações corresponderem às suas, isso significa que um hacker não alterou seu endereço de email ou número de telefone, de modo que não podem acessar sua conta. Confirmar que essas informações estão corretas garante que você possa redefinir sua senha para uma mais segura.
3. Altere sua senha do Instagram
Mesmo que você tenha saído de todas as sessões ativas do Instagram e confirmado que suas informações pessoais estão corretas, você precisa alterar sua senha do Instagram imediatamente porque o hacker pode usar sua senha para tentar voltar a obter acesso. Sua conta do Instagram precisa de uma senha forte, que deve consistir de pelo menos 16 caracteres e uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. Uma maneira conveniente de criar uma senha forte e exclusiva para sua conta do Instagram é usando um gerenciador de senhas como o Keeper®. O Keeper tem um gerador de senhas integrado que cria senhas fortes para você e as armazena em um cofre de senhas criptografado, impedindo novos ataques relacionados a senhas.
4. Ative a autenticação de dois fatores (A2F)
Criar uma senha forte não é a única maneira de garantir que seu Instagram não seja hackeado novamente; você também deve ativar a autenticação de dois fatores (A2F) para uma proteção adicional. A A2F é um tipo de MFA que requer que um código gerado seja inserido junto com seu nome de usuário e sua senha antes de poder acessar sua conta. Quando você ativa a A2F, mesmo que um hacker conheça seu nome de usuário e sua senha, ele não pode acessar sua conta do Instagram porque precisaria de outra forma de verificação. Você pode receber um código de A2F por meio de aplicativos autenticadores, mensagens de texto e muito mais. Você também pode armazenar seus códigos A2F no Keeper para tornar o login um processo ainda mais conveniente no futuro.
Para ativar a A2F na sua conta do Instagram, vá até seu perfil e toque nas três linhas horizontais no canto superior direito. Em Configurações e atividade, toque em Centro de Contas na parte superior da tela. Role para baixo e toque em Senha e segurança e selecione Autenticação de dois fatores. Escolha para qual conta, se você tiver várias contas, você deseja ativar a A2F. A partir daí, você pode escolher como deseja receber códigos de login – por meio de SMS, WhatsApp, códigos de backup ou um aplicativo autenticador.
5. Revogue o acesso a sites de terceiros
Uma das maneiras pelas quais sua conta do Instagram pode ter sido hackeada é se você conectou sua conta a um aplicativo ou site de terceiros. Por exemplo: se você possui uma pequena empresa e possui um Linktree com várias contas de rede social, incluindo o Instagram, isso dá acesso a serviços de terceiros com a finalidade de mostrar aos seus seguidores uma lista consolidada de suas contas. Embora alguns desses aplicativos ou sites de terceiros possam ser úteis, se tiverem segurança fraca, um hacker pode comprometer facilmente sua conta.
Para revogar o acesso a fontes de terceiros, visite Configurações e atividade. Role para baixo até a seção Seus aplicativos e mídias e selecione Permissões de website. Clique em Aplicativos e sites para ver quais aplicativos ou sites estão conectados à sua conta do Instagram. Toque em Remover em quaisquer aplicativos ou sites para os quais você deseja revogar o acesso.
Defenda-se contra hackers do Instagram
Ter sua conta do Instagram hackeada pode ser não somente estressante, mas também prejudicial se o hacker acessar suas informações privadas. É importante proteger sua conta do Instagram com uma senha forte e exclusiva, bem como a A2F para proteger sua privacidade.
Comece hoje mesmo sua avaliação gratuita de 30 dias do Keeper Password Manager para se defender contra hackers do Instagram criando e armazenando suas senhas seguras em um cofre criptografado.