Você pode proteger sua pegada digital excluindo quaisquer contas que não usa mais, ajustando suas configurações de privacidade, evitando o compartilhamento excessivo nas redes sociais e
Atualizado em 31 de março de 2025.
Telegram é uma plataforma de mensagens usada para pessoas se comunicarem em grandes grupos ou transmitir mensagens em canais. Alguns golpes comuns no Telegram incluem canais falsos, golpes de suporte técnico, golpes de phishing e golpes envolvendo criptomoedas. Ao cair nesses golpes, você pode perder seu dinheiro, ter seu dispositivo infectado com malwares ou até mesmo ter sua identidade roubada.
Continue lendo para saber como o Telegram é usado para golpes, os sete tipos mais comuns de golpes no aplicativo e como evitá-los.
Como o Telegram é usado para golpes?
Golpistas confiam em técnicas de engenharia social quando usam o Telegram para roubar suas informações pessoais, incluindo detalhes financeiros, e cometer roubo de identidade. Alguns podem até vender suas informações pessoais na dark web para obter lucro. Mesmo que o Telegram tenha muitos recursos de segurança para proteger você, golpistas determinados podem explorar as configurações de privacidade do aplicativo para interagir com você, sem revelar informações que possam identificá-los como perigosos. Golpistas escondem seus números de telefone e exibem um nome de usuário em suas contas do Telegram, e habilitam a criptografia de ponta a ponta em seus bate-papos para que suas mensagens não sejam interceptadas ou monitoradas.
Os golpes mais recentes no Telegram para se manter informado
Veja abaixo vários golpes comuns que você pode encontrar ao usar o Telegram.
1. Canais falsos do Telegram
Organizações de mídia e celebridades usam canais do Telegram para transmitir mensagens sobre vários tópicos, desde notícias internacionais e fotos da vida selvagem até memes e receitas de panificação. Qualquer pessoa pode criar um canal e golpistas exploram isso criando canais do Telegram que se passam por canais populares e legítimos. Eles tendem a copiar fotos de perfil, mensagens fixadas e usar nomes de usuário de administrador semelhantes para enganar as vítimas.
Os danos desse golpe ocorrem quando os administradores falsos entram em contato diretamente com você, instando você a clicar em um link para saber mais sobre o canal deles. Porém, esse link provavelmente contém malwares, que podem infectar seu dispositivo. Sempre verifique a legitimidade de um canal do Telegram antes de interagir com administradores, outros usuários ou links não solicitados.
2. Golpes de suporte técnico do Telegram
Golpistas se passam por agentes legítimos de suporte técnico e usam bots para monitorar canais em busca de usuários que relatam problemas. Por exemplo: se houver um canal para uma grande marca de roupas e você relatar ter problemas com compras online, o bot de um golpista pode verificar se há palavras-chave relacionadas a problemas técnicos e entrar em contato com você. Eles fingem oferecer ajuda por meio de suporte técnico e querem controlar seu dispositivo remotamente. Não permita isso, pois o agente de suporte técnico nesse cenário provavelmente é um golpista tentando roubar suas informações privadas. Sempre entre em contato diretamente com fontes oficiais, em vez de compartilhar informações confidenciais com alguém que entra em contato com você primeiro.
3. Golpes de falsificação de identidade do Telegram
Golpes com falsidade ideológica ocorrem quando um golpista finge ser alguém que não é, como uma empresa ou figura pública, para enganar você e induzi-lo a compartilhar informações pessoais. Por exemplo: você pode estar em um canal e receber uma mensagem de um administrador falso do Telegram sobre um sorteio ou prêmio. O golpista pode dizer que, para ganhar o prêmio, tudo o que você precisa fazer é compartilhar suas informações pessoais, como seu endereço para envio ou informações de cartão de crédito. Compartilhar essas informações pode levar a roubo de identidade ou fraude de cartão de crédito.
4. Golpes de romance no Telegram
Se alguém que você conheceu em um canal do Telegram afirmar ser sua alma gêmea e pedir dinheiro repetidamente, você pode estar interagindo com um golpista romântico. Golpistas de romance constroem relacionamentos íntimos online e depois inventam emergências falsas para pedir dinheiro. Enviar dinheiro ou informações pessoais para um golpista de romance pode produzir perdas financeiras e expor detalhes privados sobre sua identidade. Tenha cautela se alguém que você acabou de conhecer no Telegram ou em qualquer outra plataforma online pedir dinheiro ou informações confidenciais.
5. Golpes de phishing no Telegram
Golpes de phishing podem acontecer no aplicativo Telegram ou através de e-mails de phishing que parecem vir da plataforma de mensagens. Golpistas enganam você para que compartilhe informações pessoais fingindo ser alguém em quem confia, como uma conta verificada que você segue ou uma empresa legítima. Eles se valem de inteligência artificial (IA) e usam bots para se passar por representantes de bancos ou operadoras de celular, enviando mensagens para você pedindo suas informações privadas para verificar suas contas. Fora do Telegram, você pode receber um e-mail alegando que sua conta será desativada se você clicar em um link em até 24 horas. Esse é outro método que os golpistas usam para roubar suas credenciais de login e instalar malware no seu dispositivo. Esteja ciente de solicitações urgentes de informações pessoais, pois elas geralmente são indicadores comuns de tentativas de phishing.
6. Golpes de listagens e ofertas de emprego falsas no Telegram
Os golpistas postam listagens e ofertas de emprego falsas no Telegram para induzir você a compartilhar informações pessoais. Por exemplo: você pode seguir um canal para oportunidades de trabalho remoto e um usuário falso posta uma descrição de vaga intrigante. Ao se candidatar ao emprego, a aplicação pede seu número de CPF ou informações do cartão de crédito. Empresas legítimas nunca solicitam essas informações nessa etapa, então isso é um indicativo de golpe. Não reconhecer que esses anúncios de emprego ou ofertas são ilegítimas pode levar ao roubo de identidade.
7. Golpes de criptomoedas no Telegram
Como o Telegram é um aplicativo de mensagens popular para aqueles interessados em criptomoedas, os golpistas aproveitaram esse interesse criando golpes relacionados a criptomoedas. Nesses golpes, golpistas se passam por especialistas em criptomoedas e convencem você a investir ou enviar criptomoedas. Você pode receber uma mensagem de alguém que afirma ser um investidor de criptomoedas com oportunidades de sucesso financeiro. Porém, se você concordar em investir, o golpista fará com que você mova suas criptomoedas para uma nova conta para o investimento, levando-os a roubar seu dinheiro. Qualquer pessoa que garanta um alto retorno sobre seu investimento em criptomoedas não deve ser confiada devido ao número de golpistas de criptomoedas no Telegram.
Como se proteger contra golpes no Telegram
Embora existam vários golpes no aplicativo Telegram, você também pode tomar medidas preventivas para se proteger e não cair nesses golpes. Veja algumas das melhores maneiras de se manter seguro usando o Telegram:
- Nunca responda a pedidos não solicitados de informações pessoais: evite compartilhar suas informações de identificação pessoal (PII), incluindo seu CPF, informações da conta bancária e número do cartão de crédito, com qualquer pessoa que entrar em contato com você do nada. Compartilhar essas informações pode levar ao roubo de identidade.
- Evite clicar em links não solicitados: não clique em links de desconhecidos. Esses links podem conter malwares que roubam suas informações privadas e infectam todo o seu dispositivo. Sempre verifique se o link é seguro antes de clicar, passando o mouse sobre ele para visualizar o URL ou inserindo o link em um verificador de URL.
- Proteja sua conta do Telegram: use uma senha forte e exclusiva. Certifique-se de que a senha contém pelo menos 16 caracteres, combinando letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. Além disso, habilite a autenticação multifator (MFA) para maior segurança. O Telegram oferece suporte à autenticação de dois fatores (A2F) enviando um código para seu número de telefone conectado para verificação de identidade. Isso protege sua conta mesmo que sua senha do Telegram seja comprometida.
- Ajuste as configurações de privacidade da sua conta do Telegram: habilite a criptografia de ponta a ponta para mensagens do Telegram iniciando um Chat Secreto. Para fazer isso, crie uma nova mensagem, toque em Novo Chat Secreto e selecione qual contato você deseja enviar uma mensagem criptografada. Isso garante que suas mensagens sejam criptografadas, possam se autodestruir e não sejam encaminhadas. Observe que isso funciona apenas para mensagens diretas, não para chats em grupo ou canais.
Proteja-se contra golpistas do Telegram
Golpistas estão em toda parte, incluindo o Telegram, por isso é importante proteger você e suas informações pessoais online. Um dos passos mais importantes para assegurar sua conta do Telegram e qualquer conta online é ter uma senha forte. O Keeper Password Manager oferece um gerador de senhas integrado para ajudar você a criar senhas fortes e seguras.
Comece hoje mesmo sua avaliação gratuita de 30 dias do Keeper Password Manager para se manter protegido contra golpistas no Telegram e muito mais com práticas de senhas fortes.