Usar chaves de segurança FIDO2 em contas privilegiadas é a melhor maneira de protegê-las contra ameaças internas e externas, porque elas oferecem maior segurança e comodidade
Existem várias maneiras pelas quais o spyware pode entrar no seu telefone, como alguém instalando-o sem o seu conhecimento, baixando conteúdo de fontes não confiáveis, clicando em links maliciosos ou instalando aplicativos invasivos. O spyware é uma forma de malware instalada por um cibercriminoso para espionar você e roubar suas informações pessoais. Cada tipo de spyware é projetado para fazer algo diferente, como assistir você através de sua câmera, exibir anunciantes indesejados ou gravar suas teclas digitadas.
Continue lendo para saber os sinais comuns de spyware, como ele pode ter entrado no seu telefone e como removê-lo.
Sinais de que seu telefone tem spyware
Aqui estão alguns dos sinais de spyware mais comuns:
- Sua câmera e microfone são ativados, mesmo que você não esteja usando um aplicativo que depende deles
- Você ouve ruídos estranhos quando está em uma chamada telefônica
- Você percebe que seu telefone está funcionando mais lento, congelando ou tendo problemas de bateria
- Você vê aplicativos desconhecidos ou arquivos suspeitos no seu telefone
- Você recebe mensagens incomuns, como anúncios pop-up, com mais frequência
- Seu telefone freqüentemente superaquece
Como o spyware poderia ter entrado no seu telefone
Depois de ver vários sinais de spyware no seu telefone, você pode estar se perguntando como ele infectou seu telefone em primeiro lugar. Vamos olhar para a variedade de maneiras que o spyware poderia ter entrado no seu telefone.
Alguém instalou no seu telefone sem o seu conhecimento
O spyware geralmente é instalado sem o seu conhecimento, de modo que alguém com intenção maliciosa, mesmo alguém que você conhece, poderia tê-lo instalado fisicamente no seu telefone se você o deixou desbloqueado. Se você deixar seu telefone sem supervisão, mesmo por alguns minutos, alguém pode pegá-lo e instalar spyware. É por isso que é importante ter uma senha no seu telefone e mantê-lo bloqueado, mesmo que você se afaste brevemente dele.
Você baixou conteúdo de uma fonte não confiável
Se você baixou recentemente um aplicativo, filme ou outro conteúdo de uma fonte de terceiros, um spyware pode ter infectado seu telefone. Como fontes não confiáveis não têm conteúdo regulamentado, você não deve confiar em nenhuma fonte além da Apple App Store ou da Google Play Store para baixar aplicativos, jogos ou mídia. Uma fonte de terceiros pode fingir ser legítima e confiável, mas um cibercriminoso pode incluir spyware em seu conteúdo. Quando você baixar um filme gratuito de um site suspeito, você também pode baixar spyware sem saber.
Você clicou em um link malicioso ou baixou um anexo malicioso
Clicar em um link malicioso ou baixar um anexo malicioso pode ter resultado em spyware infectando seu telefone. Por exemplo, se você recebeu um e-mail afirmando que precisa clicar em um link para confirmar suas credenciais de login, até mesmo clicar em um link não solicitado pode ser inseguro e acionar a instalação de spyware no seu telefone.
Você baixou um aplicativo invasivo sem saber
Os aplicativos invasivos são projetados para coletar seus dados pessoais e informações privadas sem o seu conhecimento, contornando as configurações de privacidade do seu telefone. Depois de explorar os recursos do seu telefone, aplicativos invasivos espionarão você e enviarão informações para um cibercriminoso. Normalmente, você pode ver que um aplicativo é invasivo se pedir permissões que não são necessárias. Por exemplo, se você baixou um aplicativo para projetar papéis de parede personalizados, mas esse aplicativo pediu sua localização atual, isso seria desnecessário para o propósito do aplicativo e deve ser uma indicação clara de que o aplicativo é invasivo.
Você se conectou a uma rede Wi-Fi pública não segura
As redes Wi-Fi públicas, como aquelas em cafeterias ou aeroportos, destinam-se a ajudar você a se conectar à internet gratuitamente. Apesar de sua conveniência, a conexão uma rede Wi-Fi pública pode levar a spyware ou outros tipos de malware a infectar seu telefone. Isso pode acontecer se um cibercriminoso hackear a rede Wi-Fi pública e usar spyware para infectar qualquer dispositivo que se conecte a ela, com o objetivo de roubar informações privadas de seus usuários. Se você precisar se conectar a uma rede Wi-Fi pública, certifique-se de usar uma rede privada virtual (VPN) para criptografar suas informações e tornar sua conexão privada.
Como faço para remover spyware do meu telefone?
Agora que você suspeita ou sabe que tem spyware no seu telefone, é importante removê-lo imediatamente. Siga as etapas abaixo para remover spyware do seu telefone.
1. Reinicie seu telefone no modo de segurança
Não importa que tipo de telefone você usa, desligue seu Wi-Fi e reinicie seu telefone no modo de segurança. O modo de segurança permite que você use seu telefone sem que aplicativos ou programas de terceiros sejam executados, para que você possa determinar qual aplicativo contém spyware.
Os usuários do iPhone podem entrar no modo de segurança desligando completamente o telefone e, em seguida, pressionando e segurando o botão de liga/desliga até que vejam o logotipo da Apple. Depois que o logotipo aparecer, pressione e mantenha pressionado o botão de Baixar o Volume até ver a tela de bloqueio. Depois de soltar o botão, seu iPhone deve estar no modo de segurança.
Os usuários do Android podem entrar no modo de segurança por meio de um processo semelhante. Desligue o telefone segurando o botão Tocar para desligar e, em seguida, um menu pop-up deve aparecer que exibe Reinciar para o modo de segurança. Ao clicar em OK, isso reiniciará seu dispositivo e garantirá que ele esteja no modo de segurança.
2. Exclua aplicativos invasivos e aplicativos que você não reconhece
Você deve apagar quaisquer aplicativos desconhecidos, porque não apenas eles podem ser invasivos, mas também podem conter spyware. Se você baixou aplicativos de uma fonte de terceiros ou tem um telefone com jailbreak, você precisa excluir aplicativos invasivos e desconhecidos imediatamente para impedir que spyware continue roubando suas informações.
3. Escaneie seu telefone usando software antivírus
Um software antivírus pode ser instalado no seu telefone para detectar e eliminar vírus e malware conhecidos antes que possam infectar seu telefone. Quando você tem um software antivírus instalado, ele escaneia o código do seu telefone e pesquisa por correspondências em seu banco de dados de vírus conhecidos. Se encontrar uma correspondência, o software antivírus removerá o spyware ou outro malware do seu telefone antes que possa infectá-lo com sucesso.
4. Reinicie seu telefone
Depois de remover aplicativos desconhecidos e escanear seu telefone com software antivírus, você deve reiniciar seu telefone novamente. Desta vez, basta fazer uma reinicialização normal em vez de ativar o modo de segurança ou fazer qualquer outra coisa. Você normalmente pode reiniciar seu iPhone pressionando e segurando o botão de energia, em seguida, deslizando o para desligar. Depois que a tela ficar preta, pressione e segure o botão de liga/desliga novamente e aguarde até que seu telefone reinicie. Reinicie seu Android pressionando e segurando o botão de liga/desliga e, em seguida, selecionando Reiniciar ou Desligar. Quando a tela do seu telefone ficar preta, pressione e segure o botão de liga/desliga novamente para iniciar seu telefone.
5. Restaure as configurações de fábrica do seu telefone
Se você seguir as etapas acima, mas o spyware permanecer no seu telefone, pode ser necessário restaurar as configurações de fábrica do seu telefone. Antes de fazer isso, certifique-se de ter um backup mais antigo do seu telefone antes do spyware infectá-lo, porque restaurar as configurações de fábrica do seu telefone significa que você está apagando todo o conteúdo e revertendo para suas configurações padrão. Ao fazer backup regularmente de seus dados, você pode restaurar seu telefone para um backup antes da infecção por spyware.
Os usuários do iPhone podem restaurar as configurações de fábrica do telefone indo para Configurações, Geral e depois Transferir ou Redefinir o iPhone. Na parte inferior da tela, toque em Apagar todo o conteúdo e configurações. Será solicitado que você insira sua senha ou informações de login do Apple ID. Depois de fazer isso, você precisa confirmar que deseja apagar seu iPhone e, em seguida, esperar que seu iPhone apague.
Usuários do Android podem restaurar as configurações de fábrica do telefone visitando Configurações, Gerenciamento geral e depois Restaurar. Toque em Restaurar dados de fábrica e em Restaurar.
Mantenha seu telefone seguro contra olhares indiscretos
Você pode evitar que spyware infecte seu telefone fazendo várias coisas:
- Baixe apenas aplicativos de lojas de aplicativos oficiais em vez de fontes de terceiros
- Evite clicar em links ou anexos em e-mails não solicitados
- Mantenha seu telefone atualizado regularmente com o sistema operacional (SO) mais recente
- Analise seus aplicativos com frequência e exclua aqueles que parecem desconhecidos
- Bloqueie seu telefone com um PIN seguro e/ou biometria
Ao seguir essas melhores práticas, você pode proteger sua privacidade e informações pessoais para não serem espionadas e potencialmente vendidas na dark web por cibercriminosos.