Usar chaves de segurança FIDO2 em contas privilegiadas é a melhor maneira de protegê-las contra ameaças internas e externas, porque elas oferecem maior segurança e comodidade
O spyware é um tipo de malware que pode ser instalado em seu dispositivo sem o seu conhecimento. O objetivo principal do spyware é espioná-lo e coletar suas informações privadas, como senhas ou dados de cartões de crédito. Apesar de eles às vezes serem furtivos e indetectáveis, você pode descobrir se tem spywares no seu notebook reconhecendo sinais comuns. Alguns desses sinais incluem anúncios pop-up indesejados, desempenho mais lento, duração reduzida da bateria e redirecionamentos no seu navegador.
Continue lendo para saber mais sobre os sinais comuns de spywares e como removê-los do seu notebook.
1. Você está recebendo anúncios pop-up indesejados
Se você recebe muitos anúncios pop-up não solicitados durante sua experiência de navegação, pode ter adwares no seu notebook, que é uma forma comum de spyware. Os adwares, conhecidos como softwares apoiados por publicidade, são instalados no seu dispositivo por meio de pop-ups ou anúncios. Às vezes, se o spyware monitorar sua atividade online, esses anúncios pop-up são personalizados de acordo com seus interesses. Por exemplo: se você fizer uma pesquisar online por um novo microondas, o spyware pode exibir anúncios e pop-ups relacionados a eletrodomésticos de cozinha, para aumentar seu interesse e a probabilidade de clicar neles.
2. A página inicial do seu navegador foi alterada
Quando seu notebook é infectado por spywares, cibercriminosos podem alterar as configurações do seu navegador, incluindo sua página inicial padrão, extensões, aplicativos e muito mais. Se notar que a página inicial do seu navegador foi alterada e não foi você que fez isso, é um sinal de que seu notebook pode ter spywares. Cibercriminosos podem até mesmo alterar seu mecanismo de pesquisa padrão para um site de aparência suspeita, ou algo totalmente diferente do que você gostaria que estivesse na sua página inicial.
Normalmente, alterações no seu navegador através de spywares são feitas usando um sequestrador de navegadores, que é um tipo de malware que infecta seu navegador de internet sem o seu conhecimento. Um sequestrador de navegadores permite que criminosos redirecionem você para sites maliciosos e acessem suas informações privadas enquanto espionam sua atividade online.
3. Seu notebook está funcionando mais devagar do que o normal
Como os spywares usam os recursos do seu notebook, como armazenamento e energia, eles podem fazê-lo funcionar muito mais devagar do que o normal. Eles podem fazer seu notebook demorar mais para carregar determinadas páginas da web ou para realizar tarefas simples. Esse desempenho mais lento pode até mesmo fazer com que seu notebook congele ou pare de funcionar. Se isso acontecer com frequência, pode ser um sinal de que spywares estão sendo executados em segundo plano.
4. Seu notebook tem uma bateria com duração muito curta
Além de tornar seu notebook mais devagar, os spywares diminuem significativamente a duração da bateria dele. Spywares na forma de aplicativos ou programas sendo executados em segundo plano podem fazer sua bateria acabar rapidamente. Como apenas notebooks mais antigos costumam sofrer uma redução na duração da bateria devido ao tempo de uso, um dispositivo mais novo que consome a carga da bateria muito rápido pode indicar que seu notebook está infectado por spywares.
5. Seu navegador continua redirecionando você
Outro sinal de que seu notebook está infectado por spywares é seu navegador redirecionar você continuamente para sites que não pretendia visitar. Alguns spywares podem redirecioná-lo para sites falsificados, que são projetados para parecer com sites legítimos e enganá-lo para que insira suas informações pessoais, como senhas ou números de cartões de crédito. Ao cair nos golpes desses sites falsos, você entrega suas informações pessoais diretamente aos cibercriminosos que os criaram. Mesmo que você não seja redirecionado para sites falsificados, spywares ainda podem redirecioná-lo para sites inseguros que podem conter malwares, se você clicar ou baixar qualquer coisa deles.
6. Programas maliciosos estão sendo executados em segundo plano
Como os spywares são criados para não serem notados, eles geralmente são executados em segundo plano no seu notebook, sem seu conhecimento. No entanto, há maneiras de detectar se programas maliciosos estão sendo executados no seu PC ou Mac. Se você usa um PC, abra o Gerenciador de tarefas e inspecione aplicativos e programas na guia Processos. Se encontrar aplicativos ou programas que não se lembra de ter instalado ou usado, clique com o botão direito do mouse em cada um deles e selecione Finalizar tarefa. Se você usa um Mac, abra o Monitor de atividades, verifique na lista de programas se há algum que não reconhece, clique duas vezes em cada um e selecione Encerrar.
Como remover spywares do seu notebook
Felizmente, você pode remover spywares do seu notebook seguindo essas etapas simples.
1. Entre no modo de segurança
O modo de segurança é um recurso existente na maioria dos computadores que dá acesso a programas de diagnóstico, para que você possa descobrir o que está impedindo seu notebook de funcionar normalmente. Quando seu notebook está no modo de segurança, ele iniciará apenas com arquivos, programas e aplicativos essenciais, para reduzir as possibilidades de problemas a diagnosticar e solucionar.
Para entrar no modo de segurança no seu computador com Windows, mantenha a tecla Shift pressionada ao mesmo tempo que seleciona o botão Desligar, e então clique em Reiniciar. Quando seu computador reiniciar, clique em Solução de problemas, seguido de Opções avançadas e Configurações de inicialização. Deixe seu computador reiniciar mais uma vez e aperte a tecla F4 para entrar no modo de segurança.
Para usuários da Apple, seu notebook pode entrar no modo de segurança desligando seu Mac. Quando ele desligar completamente, pressione e segure o botão ligar/desligar do seu notebook até que as palavras Carregando opções de inicialização sejam exibidas. Selecione um volume e, em seguida, aperte e mantenha pressionado o botão Shift. Clique em Continuar no modo de segurança, o que fará seu notebook reiniciar automaticamente. Quando for reiniciado, seu notebook exibirá Inicialização segura na barra de menus para indicar que está no modo de segurança.
2. Remova qualquer arquivo ou aplicativo suspeito
Exclua programas ou aplicativos que você não se lembra de ter baixado, porque eles podem conter spywares ou outros tipos de malwares. Se você visitar sua biblioteca de aplicativos regularmente ou limpar arquivos antigos, deve notar quando algo novo e suspeito aparecer. Certifique-se de excluir qualquer arquivo, aplicativo ou programa que você não reconheça, apenas por precaução, mesmo que não pareça que eles contenham malwares. Você também deve limpar seu histórico de navegação, seu cache e seus cookies para garantir que nenhum malware permaneça no seu navegador. Após excluir arquivos suspeitos e limpar os dados do seu navegador, reinicie seu notebook para garantir que a infecção por spywares tenha desaparecido.
3. Execute um software antivírus
Se você ainda não tem um software antivírus instalado, deve baixar um imediatamente, pois ele detecta e remove malwares antes que possam infectar seu computador. Um software antivírus verifica constantemente seu notebook para buscar vírus e malwares, comparando o conteúdo do seu dispositivo com as informações de um grande banco de dados de vírus conhecidos. Se um arquivo no seu dispositivo corresponder a um vírus conhecido, o software antivírus excluirá o arquivo antes que ele infecte seu notebook. Mesmo que você não suspeite que seu dispositivo tenha um vírus ou malwares, deve instalar um software antivírus para se prevenir no caso de abrir um link ou anexo malicioso em um email não solicitado ou em um site falsificado.
4. Redefina seu notebook para as configurações de fábrica
Se tudo isso não der certo e você continuar com spywares no seu notebook, pode ser necessário recorrer à redefinição do seu notebook para as configurações de fábrica. Lembre-se de que a redefinição para as configurações de fábrica significa que seu notebook terá todos os dados apagados. Então, antes de fazer isso, você deve realizar o backup de seus dados. Se você faz backup de seu notebook regularmente, pode redefini-lo para as configurações de fábrica e restaurar seus dados a partir de um backup feito antes da infecção pelo spyware.
Para concluir a redefinição de seu PC para as configurações de fábrica, acesse Iniciar e clique em Configurações. Selecione Atualização e segurança e depois Recuperação. Quando vir Redefinir esse PC, selecione essa opção e siga as etapas. Quando as instruções oferecerem a opção de Manter meus arquivos, escolher na nuvem ou local, alterar suas configurações e definir Restaurar aplicativos pré-instalados?, selecione Não, porque isso pode manter spywares no seu notebook, mesmo após redefini-lo.
Usuários de Mac podem redefinir o notebook para as configurações de fábrica acessando as Configurações do sistema. Clique em Geral e depois em Transferir ou Redefinir. Você deve ver uma opção para Apagar todo o conteúdo e configurações. Antes de clicar nessa opção, certifique-se de que seus dados estejam armazenados em algum backup; caso contrário, você perderá todos eles.
Se ainda houver spywares no seu notebook mesmo após uma redefinição para as configurações de fábrica, você pode precisar comprar um novo.
Proteja seu notebook contra spywares
Mantenha seu notebook protegido contra spywares removendo arquivos, aplicativos ou programas suspeitos. Certifique-se de ter um software antivírus funcionando no seu notebook o tempo todo, para poder detectar e remover vírus ou malwares antes que eles possam infectá-lo.