Um gerador de senhas é uma ferramenta on-line que cria automaticamente senhas fortes e aleatórias com o clique de um botão. Para criar senhas únicas, um
Uma senha é comprometida quando é vazada em uma violação de dados e disponibilizada na dark web, permitindo que outras pessoas obtenham acesso não autorizado às suas contas online. Esse risco não surge apenas de uma violação de dados; suas senhas também podem ser comprometidas em um ataque de phishing ou se você não armazenar suas senhas com segurança. Lidar com várias senhas comprometidas pode ser assustador e estressante, mas felizmente há medidas que você pode tomar para proteger suas contas online. Essas etapas envolvem atualizar suas senhas comprometidas com um gerador de senhas, habilitar a autenticação multifator (MFA) e alterar quaisquer senhas reutilizadas.
Leia mais para saber por que você pode ter várias senhas comprometidas e o que pode fazer para manter suas informações privadas seguras.
Por que tenho tantas senhas comprometidas?
Há várias razões pelas quais você pode ter muitas senhas comprometidas Por exemplo, se você reutilizar a mesma senha em várias contas e essa senha for vazada em uma violação de dados, qualquer conta que compartilhe a mesma senha pode ser comprometida.
Além disso, você pode ter várias senhas comprometidas se usar senhas fracas e previsíveis, como “senha” ou “123456”. Sua senha pode ser facilmente adivinhada se você usar informações pessoais, como sua data de nascimento ou o nome do seu filho, porque cibercriminosos podem encontrar facilmente essas informações por meio de seus perfis de redes sociais ou contas online públicas que criam uma grande pegada digital.
Se você clicar acidentalmente em um link de phishing e fornecer seu nome de usuário e senha, sua conta pode estar em risco, porque você entregou suas credenciais de login a um cibercriminoso. Por exemplo, digamos que você receba um email da Amazon afirmando que, para evitar que sua conta seja desativada, você deve clicar no link enviado. Sem verificar se o link é seguro ou verificar o endereço de email do remetente, você entra em pânico com o pensamento de perder o acesso à sua conta da Amazon e insere imediatamente suas informações. No entanto, esse tipo de golpe de phishing comprometerá sua senha e dará a um cibercriminoso acesso à sua conta.
Medidas a tomar quando você tiver várias senhas comprometidas
Veja várias medidas que você pode tomar para proteger suas contas online e informações privadas se você tiver várias senhas comprometidas
1. Classifique suas senhas comprometidas da mais para a menos crítica
Se você tiver muitas senhas comprometidas, deve organizá-las da mais para a menos crítica para poder abordar as mais críticas primeiro. Qualquer conta online que contenha informações de identificação pessoal (PII), como números de CPF, números de contas bancárias ou registros médicos, deve ser priorizada ao classificar contas comprometidas. As contas consideradas mais críticas incluem contas bancárias, contas de cartões de crédito e contas de plano de saúde. Criar uma lista priorizada das suas contas comprometidas, da mais para a menos crítica, simplificará o processo de atualizar rapidamente suas senhas e proteger suas informações confidenciais.
2. Altere senhas comprometidas usando um gerenciador de senhas
Após criar sua lista priorizada de senhas comprometidas, use um gerenciador de senhas com um gerador de senhas integrado para alterar suas senhas comprometidas Um gerador de senhas simplifica o processo de atualizar suas senhas, e o gerenciador de senhas as armazena em um cofre digital seguro. Essa combinação permitirá que você crie senhas fortes e exclusivas para cada conta comprometida e elimine a necessidade de memorizar suas senhas. A única senha que precisará memorizar é a sua senha principal, que serve como chave para desbloquear o seu cofre de senhas. Adotar essa abordagem garante que todas as contas sejam protegidas e tenham menos probabilidade de serem comprometidas novamente.
3. Habilite a autenticação multifator (MFA)
Além de alterar suas senhas, você deve habilitar a autenticação multifator (MFA) não apenas nas suas contas comprometidas, mas em todas as contas que a têm disponível. A MFA fornece proteção adicional às suas contas exigindo uma prova extra da sua identidade antes de fazer login. Exemplos de MFA incluem um PIN, um código de um aplicativo autenticador, uma leitura de impressão digital ou até mesmo sua localização geográfica específica. Se sua senha for comprometida, mas você tiver a MFA habilitada, o cibercriminoso conhecerá sua senha, mas não poderá acessar sua conta sem a verificação adicional.
4. Altere senhas reutilizadas
Como a reutilização de senhas pode ter levado suas senhas a serem comprometidas, é importante alterar suas senhas reutilizadas, incluindo diferentes versões da mesma senha, para serem fortes e exclusivas para cada conta. Lembre-se, se você estiver usando a mesma senha em várias contas e essa senha for comprometida, suas outras contas também serão comprometidas.
5. Continue a observar atividades suspeitas em contas
Observe suas contas diligentemente em busca de atividades suspeitas se suas senhas forem comprometidas. Se você notar qualquer coisa suspeita, como tentativas de login frequentes ou transações que não fez, aja imediatamente alterando suas senhas para senhas fortes e exclusivas, além de configurar a MFA nas suas contas.
Não deixe que senhas comprometidas o coloquem em risco de roubo de identidade
Ao não agir após suas senhas serem comprometidas, você corre o risco de suas informações privadas caírem em mãos erradas e potencialmente ser vítima de roubo de identidade. Siga essas práticas recomendadas para evitar ter senhas comprometidas:
- Não use senhas fracas ou reutilizadas em várias contas
- Armazene suas senhas em um local seguro, como um cofre digital criptografado
- Tenha cuidado com tentativas de phishing com links não solicitados
- Habilite a MFA sempre que possível em todas as suas contas
- Crie senhas fortes e exclusivas em todas as suas contas
Comece hoje uma avaliação gratuita de 30 dias do Keeper Password Manager para criar, alterar e armazenar suas senhas em um lugar seguro.