O novo aplicativo Senhas da Apple é apenas tão seguro quanto seu próprio dispositivo: ele pode ser acessado usando o código de acesso do seu telefone.
Dicas de higiene de senhas a seguir incluem o uso de senhas exclusivas, habilitar a autenticação multifator (MFA) e manter suas senhas seguras em um gerenciador de senhas. A higiene de senhas encapsula as práticas recomendadas para proteger suas senhas e contas online. Ao praticar uma boa higiene de senhas, suas senhas fortes impedirão que você seja vítima de ataques cibernéticos, infecções por vírus e malwares, violações de senhas e muito mais.
Continue lendo para saber algumas das melhores dicas de higiene de senhas para proteger suas contas online e informações privadas.
1. Defina senhas fortes
Uma das práticas de higiene de senhas mais importantes que você pode fazer é criar senhas fortes para cada uma de suas contas online. Ao usar senhas fortes e exclusivas, cibercriminosos terão muito mais dificuldade ao tentar acessar suas informações. Uma senha forte é considerada como tendo um mínimo de 16 caracteres e contendo letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. Você também deve evitar usar palavras do dicionário comuns, informações pessoais, ou números ou letras sequenciais nas suas senhas para fortalecê-las. Por exemplo, veja algumas senhas que representariam uma higiene de senhas inadequada:
- Passagem1234!
- ILoveRocky*1
- ABCDEFG_hi
Mesmo que as senhas acima contenham letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos, elas são senhas fracas devido à sua previsibilidade com base em padrões e informações comuns que cibercriminosos podem saber sobre você por meio da internet. Usar senhas fortes é muito importante se você quiser manter suas informações privadas e suas contas online seguras.
Use um gerador de senhas ou frases de passe
Se você está tendo dificuldades para criar senhas fortes e exclusivas, pode confiar em um gerador de senhas ou de frases de passe. Um gerador de senhas cria senhas aleatórias com base no tamanho de caracteres desejado e em outros critérios (letras maiúsculas ou minúsculas, números e símbolos). Da mesma forma, um gerador de frases de passe cria uma senha mais longa na forma de uma frase, com várias palavras aleatórias separadas por símbolos e números para obter credenciais de login mais seguras. Essas ferramentas facilitam muito mais a criação de senhas fortes, porque são criadas automaticamente e são completamente aleatórias.
2. Use um gerenciador de senhas
Após gerar senhas e frases de passe mais fortes, você provavelmente se perguntará como manter o controle de todas elas. Um gerenciador de senhas é projetado para armazenar suas senhas para contas online em um cofre digital seguro e protegido. A única senha que você precisará memorizar é sua senha principal para acessar o resto das suas credenciais de login para suas contas online. Ao usar o Keeper®, seu gerenciador de senhas também o notificará sobre senhas fracas ou reutilizadas. Você pode usar um gerador de senhas para substituir suas senhas fracas por senhas muito mais fortes para praticar uma melhor higiene de senhas.
3. Habilite passkeys quando estiverem disponíveis
Você não apenas deve estar usando uma senha forte, mas também deve habilitar passkeys quando puder. Uma passkey não exige que uma senha seja usada, mas permite que você faça login em suas contas ou aplicativos usando sua impressão digital, Face ID e outras informações biométricas. Como suas informações biométricas são exclusivas para você, seria impossível que um cibercriminoso roube sua identidade e obtenha acesso às suas contas se você tiver uma passkey habilitada.
As principais diferenças entre senhas e passkeys são que as passkeys são resistentes a ataques de phishing e não são suportadas em todos os sites da mesma forma que as senhas. Você pode verificar nosso Diretório de passkeys para ver quais sites são compatíveis com o login com passkeys.
4. Use a MFA em todas as contas
Se a autenticação multifator (MFA) for uma opção para você usar ao fazer login em suas contas online, certifique-se de configurá-la. A MFA exige que você insira uma forma extra de autenticação para acessar sua conta ou aplicativo online. Por exemplo, um tipo de MFA pode ser uma resposta a uma pergunta de segurança, um código de um aplicativo autenticador, informações biométricas ou sua localização. Como a MFA oferece mais segurança do que apenas uma senha, mesmo que cibercriminosos obtenham acesso às suas credenciais de login, eles ainda precisariam de mais formas de autenticação se a MFA estiver habilitada.
5. Não reuse senhas ou variações da mesma senha
Imagine que você usa Password1234! como senha para todas as suas contas online. Se um cibercriminoso descobrir sua senha, ele terá acesso às suas informações bancárias, contas de compras, perfis de redes sociais e muito mais. Quando cibercriminosos usam uma credencial de login roubada repetidamente para obter acesso a várias contas de uma só vez, isso é conhecido como preenchimento de credenciais. Esse é um ataque eficaz para cibercriminosos, porque dependem da reutilização de suas senhas. Em vez de reusar suas senhas ou uma pequena variação da mesma senha (Password1, Password2, etc.), pratique uma boa higiene de senhas criando senhas fortes e exclusivas para cada uma de suas contas.
6. Evite compartilhar senhas de forma desprotegida
Há momentos em que você enviou uma mensagem de texto ou recebeu uma mensagem de amigos ou familiares perguntando qual é a senha para uma conta de serviços de streaming compartilhada. Isso seria uma maneira desprotegida de compartilhar suas senhas porque não é criptografada e, portanto, coloca suas contas em perigo de serem comprometidas. Em vez disso, você pode compartilhar senhas com segurança usando um gerenciador de senhas, pois suas informações confidenciais são criptografadas o tempo todo.
7. Altere suas senhas apenas quando necessário
Embora tenha sido dito que você deve alterar sua senha de vez em quando para manter suas contas seguras, você deve alterar suas senhas apenas quando for absolutamente necessário. Alterar sua senha com muita frequência, como a cada 90 dias, pode levá-lo a usar senhas mais fracas ou reutilizadas, o que compromete a segurança das suas contas. Altere suas senhas apenas quando suas credenciais de login forem comprometidas ou se seu gerenciador de senhas o alertar de que sua senha é fraca.
Pratique uma boa higiene de senhas para proteger suas contas
Essas dicas e práticas recomendadas ajudarão você a começar a praticar uma boa higiene de senhas, o que manterá suas contas online e informações privadas seguras contra cibercriminosos. Ao habilitar várias formas de autenticação e criar senhas fortes, você poderá evitar ser vítima de ataques cibernéticos.
Comece a praticar uma boa higiene de senhas iniciando hoje uma avaliação gratuita de 30 dias do Keeper Password Manager.