Usar chaves de segurança FIDO2 em contas privilegiadas é a melhor maneira de protegê-las contra ameaças internas e externas, porque elas oferecem maior segurança e comodidade
A principal diferença entre malwares e vírus é que malware é um termo genérico utilizado para descrever todos os tipos de softwares maliciosos, enquanto os vírus são um tipo específico de malware. Em outras palavras, todos os vírus são malwares, mas nem todos os tipos de malware são vírus.
Continue lendo para saber o que é um malware, o que é um vírus, as principais diferenças entre eles e como se proteger contra todos os tipos de malware, incluindo os vírus.
O que é um malware?
Um malware, também chamado de software malicioso, é um software desenvolvido para infectar dispositivos e sistemas para fins maliciosos. Há muitos tipos diferentes de malware por aí, e cada um funciona de forma diferente. No entanto, todos os tipos de malware têm o objetivo comum de roubar, modificar e excluir dados.
Dois tipos de malware
Aqui estão dois exemplos de malware.
Spyware
O spyware é um tipo de malware utilizado por cibercriminosos para espionar suas vítimas. Quando um spyware é instalado no dispositivo de uma vítima, cibercriminosos podem ver o que está na tela do usuário, rastrear suas teclas digitadas e até mesmo acessar a câmera e o microfone do dispositivo.
Ransomware
O ransomware é um tipo de malware que criptografa os arquivos da vítima e, em casos graves, criptografa o dispositivo inteiro, impedindo que ela o acesse. Em seguida, o ransomware exibe um pop-up informando que a vítima pode recuperar o acesso aos arquivos e ao dispositivo pagando um resgate especificado. No entanto, pagar o resgate não garante que a vítima poderá recuperar seus dados.
O que é um vírus?
Um vírus, também chamado de vírus de computador, é um tipo de malware que exige um host e interação humana para infectar um dispositivo com sucesso. Quando um vírus infecta um dispositivo com sucesso, ele pode se replicar e espalhar para outros programas e arquivos no computador infectado.
Dois tipos de vírus
Aqui estão dois exemplos de vírus.
Vírus Overwrite
Um vírus Overwrite é um tipo de vírus de computador que se autorreplica e exclui dados à medida que se espalha no computador infectado. Quando um vírus Overwrite “exclui” dados, ele tecnicamente os substitui pelo código do vírus. Além de causar a perda de dados, esse tipo de vírus também pode fazer com que o computador da vítima fique lento ou trave completamente.
Vírus de script da web
Um vírus de script da web é um vírus de computador que permite a cibercriminosos injetar códigos maliciosos em páginas da web. Quando um usuário acessa uma página da web infectada e interage com ela, seu navegador é infectado pelo vírus, que se autorreplica para o navegador do usuário. Assim que o vírus infecta o navegador da vítima, ele continua se autorreplicando para outros programas e arquivos no computador da vítima.
As principais diferenças entre malwares e vírus
Aqui estão as principais diferenças entre malwares e vírus.
Os vírus são um tipo específico de malware
Embora os termos vírus e malware sejam frequentemente utilizados como sinônimos, nem todo malware é considerado um vírus. Os vírus são um tipo específico de malware que funciona de forma diferente de outros tipos. Isso significa que, se estiver falando de um vírus, poderá chamá-lo de malware, mas se estiver falando de outro tipo de malware, como um worm de computador, não é tecnicamente correto chamá-lo de vírus.
Os vírus devem ser acionados por um usuário, os malwares não
Para um vírus infectar um dispositivo, um humano precisa acionar a infecção interagindo com o host do vírus. Por exemplo, se um vírus estiver escondido em um download gratuito de um filme, ele poderá infectar o dispositivo do usuário apenas se ele clicar no download. Isso é diferente com outros tipos de malware, como worms de computador, que podem infectar dispositivos explorando vulnerabilidades de segurança e não exigem necessariamente que um humano interaja com eles para acionar uma infecção.
Os vírus podem se autorreplicar, mas nem todos os malwares podem
Um dos maiores fatores de diferenciação entre vírus e outros tipos de malware é que um vírus se autorreplica para se espalhar para outros programas no dispositivo infectado. Outros tipos de malware, como spyware e ransomware, não podem se autorreplicar.
Como se proteger contra malwares e vírus
Você pode se proteger contra diferentes tipos de malware, incluindo vírus, tomando as precauções a seguir.
Nunca clique em links e anexos não solicitados
Os vírus dependem que um usuário interaja com seu host para que infectem um dispositivo com sucesso. Os vírus podem se esconder em links, arquivos, anexos e anúncios maliciosos, sendo crucial que você clique apenas em links e anexos que sabe que são seguros. Ao receber um link ou anexo não solicitado, não clique nele, pois isso pode acionar uma infecção de malware e fazer com que seus dados confidenciais sejam modificados, roubados ou excluídos.
Mantenha o sistema operacional (SO) do seu dispositivo atualizado
As atualizações de software, além de fornecerem novos recursos aos seus dispositivos, aplicativos e softwares, também corrigem vulnerabilidades de segurança conhecidas, corrigem bugs e adicionam novos recursos de segurança. Quanto mais você esperar para instalar uma atualização de software, seus dispositivos estarão mais vulneráveis a serem infectados por malwares.
Assim que souber da disponibilização de uma nova atualização, instale-a imediatamente. Recomendamos habilitar as atualizações automáticas. No entanto, mesmo com as atualizações automáticas habilitadas, verifique regularmente se os seus aplicativos e sistemas operacionais estão atualizados.
Faça backup dos seus dados regularmente
Dependendo do objetivo de um cibercriminoso, seus dados podem acabar sendo excluídos ou modificados por um malware. Para evitar a perda dos seus dados, faça backup regularmente para um armazenamento em nuvem criptografado, de modo que sempre tenha acesso aos seus dados, não importa o que aconteça com seu dispositivo.
Não baixe filmes, aplicativos ou software de sites suspeitos
Muitos sites maliciosos são projetados para atraí-lo com filmes, aplicativos e softwares gratuitos, deixando-o propenso a baixá-los. Baixar qualquer coisa desses sites pode fazer com que você baixe algum tipo de malware no seu dispositivo, o que pode comprometer seus dados.
Baixe filmes, aplicativos e softwares apenas de fontes confiáveis para evitar baixar um malware acidentalmente nos seus dispositivos.
Invista em um software antivírus
Um antivírus é um programa que você pode instalar no seu computador para impedir que malwares infectem seus dispositivos. Um software antivírus funciona verificando constantemente seu dispositivo e comparando códigos com malwares conhecidos armazenados em seu banco de dados. Quando o antivírus detecta um código malicioso em um arquivo ou outro software, ele o coloca em quarentena e o exclui antes que possa infectar seu dispositivo com sucesso.
Não utilize gerenciadores de senhas baseados em navegadores
Os gerenciadores de senhas baseados em navegadores são gerenciadores de senhas integrados em navegadores, como o Chrome ou o Safari. Como qualquer outro gerenciador de senhas, eles são projetados para ajudar usuários a criar, armazenar e preencher automaticamente suas senhas e facilitar o gerenciamento de várias senhas. No entanto, os gerenciadores de senhas baseados em navegadores não foram projetados com a segurança em mente. Se um malware infectar seu computador, ele também poderá infectar seu navegador, colocando todas as senhas armazenadas e as contas que elas devem proteger em risco de comprometimento.
Ao invés de depender de um gerenciador de senhas baseado em navegador para armazenar suas senhas, utilize um gerenciador de senhas independente como o Keeper®. O Keeper Password Manager é projetado para ser conveniente e seguro, para que você não comprometa a conveniência em detrimento da segurança. A única senha que você precisará lembrar é sua senha principal.
Garanta a segurança dos seus dados contra malwares e vírus
Todos os tipos de malware são desenvolvidos para comprometer dados dos usuários, para que possam ser utilizados para fins maliciosos. Conhecer e praticar medidas preventivas para se proteger contra malwares pode ajudar a manter seus dados seguros. Ferramentas de segurança cibernética, como gerenciadores de senhas, também podem ajudar a manter seus dados confidenciais protegidos armazenando suas credenciais, informações de cartões de crédito e muito mais.
Para ver como o Keeper pode ajudar a manter seus dados protegidos, faça hoje mesmo uma avaliação gratuita de 30 dias do Keeper Password Manager.