Você pode proteger sua pegada digital excluindo quaisquer contas que não usa mais, ajustando suas configurações de privacidade, evitando o compartilhamento excessivo nas redes sociais e
Atualizado em 31 de março de 2025.
Um vírus é um tipo de malware, que é software malicioso destinado a infectar seu dispositivo e roubar suas informações privadas. Ele só pode atacar quando você interage com ele, como quando você abre um PDF que contém um vírus. Hackers escondem vírus incorporando-os em códigos maliciosos dentro de arquivos PDF. Como PDFs são tão amplamente utilizados, hackers os exploram para comprometer sua privacidade e passar despercebidos.
Continue lendo para saber como PDFs podem conter vírus, o que acontece quando você abre um PDF infectado com vírus e como se manter protegido contra PDFs maliciosos.
Como PDFs podem ter vírus?
Vírus podem viver dentro de PDFs através de códigos ocultos, comandos do sistema e objetos incorporados. Muitos navegadores da web suportam JavaScript, uma linguagem de programação que pode ser incorporada em PDFs. Hackers usam isso em benefício próprio, escondendo códigos maliciosos em JavaScript para explorar vulnerabilidades de segurança em um PDF. Apenas abrir um PDF comprometido pode acionar um efeito de dominó, com o vírus infectando outros arquivos e aplicativos no seu dispositivo. Hackers podem até mesmo presumir que você tem um software antivírus instalado, para que possam incorporar objetos ocultos em arquivos PDF para passarem despercebidos e obter acesso não autorizado às suas informações privadas.
Abrir um PDF pode dar um vírus?
Embora nem todos os vírus acionem uma infecção imediata com a simples abertura de um PDF, alguns vírus são codificados para serem ativados assim que você visualiza o arquivo infectado. O risco de infecção aumenta se o vírus estiver escondido em um elemento interativo do arquivo. Por exemplo: você pode receber um PDF em um e-mail não solicitado, mas malwares podem não afetar seu dispositivo, a menos que você clique em um link ou imagem específicos dentro do arquivo.
O que acontece se você abrir arquivos PDF maliciosos?
As consequências de abrir um arquivo PDF malicioso dependem do que um hacker quer com suas informações. Alguns hackers podem querer infectar seu dispositivo com spyware para monitorar suas atividades online e coletar informações privadas, potencialmente levando a fraudes ou roubo de identidade. Outros hackers podem infectar seu dispositivo com ransomwares para impedir você de acessar seu dispositivo até que você pague um resgate. Independentemente do motivo de um hacker, quando você interage com um elemento malicioso de um PDF, o vírus executa tudo o que o hacker o programou para fazer: roubar seus dados, obter acesso não autorizado ao seu dispositivo ou espalhar malwares para outros sistemas.
Como proteger-se contra vírus em PDFs
PDFs são usados o tempo todo, mas eles também podem ser um refúgio para malwares se você não tiver cuidado. Saiba como proteger seu dispositivo de PDFs perigosos e evitar ser vítima de ameaças cibernéticas.
Nunca interaja com emails suspeitos
E-mails suspeitos geralmente contêm anexos maliciosos, como PDFs, projetados para infectar seu dispositivo. Esses e-mails podem ser tentativas de phishing, nas quais hackers se passam por indivíduos ou empresas confiáveis para roubar suas informações pessoais. Sinais a serem observados quando você receber um e-mail de phishing incluem remetentes desconhecidos, linguagem urgente, erros gramaticais ou links suspeitos.
Verifique PDFs em busca de vírus antes de abri-los
Software antivírus pode detectar e remover vírus conhecidos do seu dispositivo; portanto, sempre verifique PDFs antes de abri-los. Depois de instalar um software antivírus, você pode verificar arquivos individuais ou todo o seu dispositivo. O software compara seus arquivos a um banco de dados de vírus conhecidos e isola e exclui automaticamente quaisquer vírus detectados antes que eles causem danos.
Use leitores de PDF seguros
Proteja-se contra hackers e vírus usando um leitor de PDF seguro. Escolha um leitor confiável que tenha atualizações frequentes para abordar novas vulnerabilidades de segurança e corrigir bugs. Desative plug-ins JavaScript, pois eles são usados para esconder malwares. Um leitor de PDF confiável ajuda a evitar acessos não autorizados e protege seu dispositivo contra vírus — até mesmo os que estão escondidos em arquivos PDF.
Mantenha seu software e sistema operacional (SO) atualizados
Mantenha seus softwares atualizados para se proteger contra vírus em PDFs. Essas atualizações corrigem fraquezas de segurança, melhoram o desempenho e incluem a adição de novos recursos, ajudando a proteger seu dispositivo contra vírus. Instale a versão mais recente do sistema operacional para se proteger contra possíveis infecções.
Marque emails de phishing como spam
Se você receber um e-mail suspeito com um anexo em PDF, marque-o como spam e denuncie. Isso ajuda seu provedor de e-mail a reconhecer e bloquear futuras tentativas de phishing para que não possam prejudicar você e outras pessoas. Apenas excluir o e-mail não impede que o remetente envie mais, mas marcá-lo como spam ensina seu provedor como filtrar ameaças cibernéticas semelhantes.
Evite ser vítima de malware em PDF.
Alguns e-mails suspeitos são claramente spam, mas não deixe que um PDF engane você para clicar em algo que pode infectar seu dispositivo com um vírus. Mesmo que nem todos os arquivos PDF que contêm vírus infectem seu dispositivo ao visualizá-los, você deve sempre ter cautela, evitando e-mails com links ou anexos suspeitos, verificando PDFs em busca de vírus com softwares antivírus e marcando tentativas de phishing como spam.