O PayPal é mais seguro do que o Venmo por ter detecção avançada de fraudes, ser compatível com passkeys, oferecer programas de proteção fortes para compradores
Há várias maneiras de proteger seu cartão de débito de ser hackeado, como usar seu cartão de crédito no lugar dele, proteger suas contas bancárias com senhas fortes e usar redes seguras para fazer compras online. As fraudes com cartões de débito podem ocorrer através de ataques de phishing, violações de dados, skimming de cartões ou mesmo com o furto de seu cartão de débito físico. Se seu cartão de débito for hackeado, pode terminar com o seu dinheiro e sua identidade sendo roubados.
Continue lendo para conhecer nove dicas úteis para manter seu cartão de débito longe das mãos erradas.
1. Use o cartão de crédito em vez do cartão de débito
Confiar em um cartão de crédito em vez do seu cartão de débito pode ajudar a protegê-lo contra fraudes. A principal razão para usar um cartão de crédito em vez de um cartão de débito é que os cartões de crédito oferecem uma proteção melhor. Por exemplo: se seu cartão de débito for hackeado e alguém fizer compras fraudulentas com ele, o dinheiro sairá diretamente de sua conta bancária. Porém, se seu cartão de crédito for hackeado, a instituição financeira do cartão é responsável por reembolsar compras fraudulentas, e não há prejuízo para suas finanças. Alguns lugares onde pode ser arriscado usar um cartão de débito incluem postos de gasolina, restaurantes, lojas online, atrações turísticas, barraquinhas de vendedores e eventos esportivos. Nesses lugares, nunca se sabe quem poderá ver as informações do seu cartão e usá-las para cometer fraudes.
2. Proteja suas contas bancárias com senhas fortes e MFA
Todas as suas contas online devem ser protegidas com uma senha forte e autenticação multifator (MFA), mas suas contas bancárias em especial precisam estar protegidas com esses métodos de segurança fortes para evitar que seu dinheiro seja roubado. Uma senha forte contém pelo menos 16 caracteres, com uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. Usar uma senha forte e exclusiva em sua conta bancária torna muito mais difícil para cibercriminosos invadirem a conta e roubarem seu dinheiro.
Além de usar senhas fortes, você deve proteger suas contas bancárias com MFA, uma medida de segurança adicional que verifica sua identidade antes que você possa acessar suas contas. Habilitar a MFA em suas contas garante que, mesmo que um cibercriminoso saiba seu nome de usuário e sua senha, ele não conseguirá acessá-las sem uma prova de identidade adicional. Alguns exemplos de MFA incluem um PIN, uma resposta a uma pergunta de segurança, um código de um aplicativo autenticador, uma passkey, sua impressão digital ou reconhecimento facial. Configurar a MFA em suas contas bancárias online lhe dará tranquilidade, sabendo que ninguém pode acessar suas informações financeiras confidenciais sem seu método exclusivo para verificar sua identidade.
3. Use apenas caixas eletrônicos seguros
Quando usar um caixa eletrônico para sacar dinheiro, certifique-se de usar um banco, porque eles são monitorados com mais frequência por câmeras de segurança. Os caixas eletrônicos externos são menos seguros porque não são monitorados ou associados a um banco e têm maior probabilidade de conter skimmers de cartões de crédito, que são dispositivos conectados aos leitores de cartões para roubar as informações do seu cartão. Você pode detectar um skimmer de cartão de crédito buscando selos de segurança adulterados nos caixas eletrônicos, testando se o leitor de cartão está solto ou mesmo olhando dentro dele. Se você usar seu cartão de débito em um caixa eletrônico inseguro, corre o risco de ter as informações do seu cartão roubadas e usadas para fraudes com cartões de débito. Ao usar apenas caixas eletrônicos seguros em bancos e evitar caixas eletrônicos externos suspeitos, você minimiza as chances de se tornar vítima de fraudes com cartões de débito e protege sua privacidade.
4. Considere usar pagamento sem contato
O pagamento sem contato é uma maneira cômoda de evitar o skimming de cartões de crédito e reduzir suas chances de se tornar vítima de fraudes com cartões de débito. Como você não precisa inserir seu cartão de débito em um leitor de cartões, elimina a possibilidade de ser vítima de skimming ao usar opções de pagamento por aproximação como o Apple Pay, o Google Pay ou o Samsung Pay. Quando você faz pagamentos encostando seu cartão, pode manter a via física dele em um local seguro como sua carteira, reduzindo as chances de ele ser roubado ou hackeado. Armazenar seu cartão de débito em uma carteira digital permite fazer compras online ou pessoalmente com facilidade, sem se preocupar com perdê-lo ou ter suas informações financeiras roubadas.
5. Use redes seguras para fazer compras online
Nunca faça compras online em locais públicos ou usando redes Wi-Fi desprotegidas. Por exemplo: se você fizer uma compra grande enquanto estiver conectado a uma rede Wi-Fi pública desprotegida, corre o risco de alguém invadir a rede e ver todas as informações do seu cartão. Se você precisar usar uma rede Wi-Fi pública para fazer uma transação financeira, certifique-se de usar uma rede privada virtual (VPN) pessoal para proteger sua privacidade online criptografando sua conexão com a internet. Usar uma VPN torna a conexão com uma rede Wi-Fi pública muito mais segura, porque cibercriminosos não podem coletar seus dados ou interceptar nada em suas atividades online.
6. Fique atento a golpes de phishing
Se você não for cauteloso, golpes de phishing podem resultar em seu cartão de débito sendo hackeado, porque mensagens de phishing com frequência contêm links maliciosos. O objetivo de incluir esses links em golpes de phishing é induzi-lo a clicar neles. Quando fizer isso, você pode ser orientado a inserir informações pessoais, ou ter malwares instalados em seu dispositivo sem seu conhecimento. Você pode receber um email não solicitado de alguém alegando trabalhar para o seu banco, pedindo para clicar em um link e fazer login em sua conta bancária para evitar a desativação dela. Se você cair nesse golpe e inserir as credenciais de login da sua conta bancária, o golpista terá acesso à conta e poderá roubar seu dinheiro. Sempre verifique se um link é seguro antes de clicar nele, passando o mouse sobre a URL para ver se ela é mesmo da empresa que deveria ser, ou copiando e colando o link em um verificador de URLs como o Relatório de Transparência do Google.
7. Confira regularmente os extratos da sua conta bancária
Ao conferir com frequência os extratos de sua conta bancária, você pode notar rapidamente qualquer atividade incomum ou compras suspeitas feitas com seu cartão de débito. Quanto mais cedo você conseguir detectar atividades fraudulentas em seu cartão de débito, mais rápido poderá denunciá-las à sua instituição financeira, o que aumenta suas chances de resgatar qualquer dinheiro perdido. Quando eles tomarem conhecimento de transações não aprovadas, podem ajudá-lo a obter seu dinheiro de volta, mas apenas dentro de um intervalo limitado de dias após a realização das compras fraudulentas.
8. Habilite as notificações da sua conta bancária
Receber notificações de suas contas bancárias quando ocorrerem atividades suspeitas ajudará a proteger seu cartão de débito contra hackeamentos. Habilitar as notificações em suas contas bancárias garante que você saiba em tempo real sobre atividades não autorizadas ou compras fraudulentas, para que possa agir rápido e denunciar a fraude ao banco imediatamente. Muitos bancos populares oferecem notificações sobre atividades suspeitas, transações no exterior, pagamentos rejeitados e saldos baixos, que podem indicar que alguém hackeou a conta do seu cartão de débito. Você pode optar por receber esses alertas por email, texto e/ou notificações push.
9. Mantenha a maior parte do seu dinheiro em sua conta-poupança
A maior parte do seu dinheiro deve ficar na sua conta-poupança, pois manter um saldo baixo em seu cartão de débito impedirá que hackers façam compras grandes. Como um hacker não faria uma transferência de dinheiro para uma compra grande para evitar detecção, é melhor manter um saldo baixo em sua conta-corrente no caso de seu cartão de débito ser roubado. Um saldo mais baixo também facilita a detecção de fraudes com cartões de débito, pois menos compras podem ser feitas com uma quantia menor de dinheiro.
Não seja vítima de fraudes com cartões de débito
A ideia de ter seu cartão de débito hackeado e poder perder uma quantia significativa de dinheiro é assustadora e estressante. Felizmente, seguindo essas dicas, você pode proteger seu cartão de débito de ser hackeado e seu dinheiro de cair nas mãos erradas. Mantenha sua identidade e suas finanças seguras usando um cartão de crédito em vez de um cartão de débito, sacando dinheiro de caixas eletrônicos seguros e protegendo suas contas bancárias com senhas fortes. Uma ótima maneira de criar e armazenar suas senhas é usar o Keeper Password Manager, que possui um gerador de senhas integrado e um cofre seguro e criptografado. Você também pode armazenar com segurança as informações do seu cartão de pagamento no Keeper para ter acesso a elas de maneira segura e fácil em qualquer lugar.
Comece hoje mesmo sua avaliação gratuita de 30 dias do Keeper Password Manager para armazenar as informações do seu cartão de débito e atualizar as credenciais de login da sua conta bancária para que sejam fortes e exclusivas.