Usar chaves de segurança FIDO2 em contas privilegiadas é a melhor maneira de protegê-las contra ameaças internas e externas, porque elas oferecem maior segurança e comodidade
Os aplicativos autenticadores ajudam a manter nossas contas seguras contra tentativas de hacking, mas às vezes podem ser inconvenientes. Um benefício pouco conhecido de usar um gerenciador de senhas como o Keeper é que ele pode gerar e armazenar códigos de autenticação de dois fatores (A2F) diretamente no seu Keeper Vault, atuando como um aplicativo autenticador. Para começar a usar o Keeper como um aplicativo autenticador, tudo o que você precisa fazer é escanear o código QR ou inserir a chave secreta gerada pelo site ou aplicativo no qual você está habilitando a autenticação multifator (MFA) ao usar o Keeper.
Continue lendo para saber como usar o Keeper como um aplicativo autenticador para fazer login facilmente em suas contas.
O que é um aplicativo autenticador?
Um aplicativo autenticador é um aplicativo que gera códigos conhecidos como senhas únicas baseadas em tempo (TOTP) a cada 30 ou 60 segundos. Para fazer login em sua conta usando um aplicativo autenticador, você insere o código TOTP na página de login, juntamente com seu nome de usuário e senha. Dependendo do site ou aplicativo no qual você está tentando fazer login, você inserirá o código TOTP antes ou depois de inserir seu nome de usuário e senha corretamente.
Embora os aplicativos autenticadores sejam mais seguros do que a autenticação baseada em e-mail e SMS, muitas pessoas ainda escolhem os métodos de autenticação menos seguros porque os consideram mais fáceis de usar e mais convenientes do que ter um aplicativo separado instalado.
Como você pode usar o Keeper como um aplicativo autenticador
Antes de poder usar o Keeper como um aplicativo autenticador, você precisará ser um usuário do Keeper. Se você ainda não for, oferecemos uma avaliação gratuita de 30 dias para que você possa começar a proteger suas contas imediatamente.
Depois de configurar seu Keeper Vault, você pode começar a usar o Keeper como um aplicativo autenticador seguindo as etapas abaixo.
1. Faça login no seu Keeper Vault.

2. Localize o registro para o qual você deseja gerar e armazenar um código A2F.
3. Clique no registro.
4. No registro, clique no botão de edição no canto superior direito que se parece com um lápis.

5. Clique onde diz “Adicionar código de dois fatores”.

6. A partir daqui, você terá a opção de escanear um código QR ou inserir o código fornecido a você manualmente.

7. Faça login na conta para a qual você deseja configurar um código A2F.
8. Encontre a opção de ativar a autenticação de dois fatores nas suas configurações de segurança (isso varia de conta para conta).
9. Se você estiver usando o Keeper no seu telefone, escaneie o código QR exibido durante o processo de configuração. Se você estiver usando o Keeper em um desktop, carregue uma captura de tela do código QR ou copie e cole o código fornecido.

Os benefícios de usar o Keeper em relação a outros aplicativos autenticadores
Aqui estão alguns dos benefícios de usar o Keeper em relação a outros aplicativos autenticadores.
Acessível a partir de vários dispositivos
Muitos aplicativos autenticadores, como o Google Authenticator e o Microsoft Authenticator, são aplicativos móveis que você precisa instalar no seu telefone. Isso pode ser inconveniente se você quiser fazer login em uma conta com a MFA habilitada e não tiver seu telefone com você. Ao usar o Keeper como seu aplicativo autenticador, você poderá acessar seus códigos A2F a partir de qualquer dispositivo e navegador para fazer login facilmente em suas contas.
Ativa o compartilhamento de registros A2F
Uma das desvantagens de usar aplicativos autenticadores como um método MFA é que você não pode compartilhar com segurança seus códigos A2F com sua família, amigos ou colegas. Isso torna difícil compartilhar informações de login com pessoas com quem você compartilha contas, como aquelas para serviços de streaming e assinaturas. Com o Keeper, você não precisará se preocupar sobre como compartilhar suas informações de login com segurança, porque você pode facilmente fazê-lo com a funcionalidade de compartilhamento único do Keeper. Usando o Compartilhamento Único, você terá controle total sobre suas informações de login, pois poderá escolher por quanto tempo o destinatário terá acesso a elas e poderá revogar o acesso ao registro sempre que quiser. Com o Compartilhamento único, você pode compartilhar suas informações de login com qualquer pessoa – eles nem precisam ser usuários do Keeper.
Oferece a criptografia mais forte
A maioria dos aplicativos autenticadores no mercado, como o Google Authenticator, não são criptografados de ponta a ponta. Se uma violação de dados ocorrer ou alguém tiver obtido acesso ao seu dispositivo ou à conta do Google, seus segredos de senha única (OTP) seriam comprometidos e o agente de ameaças seria capaz de gerar os mesmos códigos OTP como se fosse você. Com o Keeper, você pode garantir que seus códigos A2F estejam sempre seguros porque o Keeper é de confiança zero e conhecimento zero e usa criptografia de ponta a ponta para proteger todos os dados armazenados em seu cofre.
Proteja suas contas convenientemente com o Keeper
Proteger suas contas on-line contra comprometimento vai além de usar senhas fortes. Você deve garantir que cada uma de suas contas tenha a MFA habilitada para uma segurança adicional. Com o Keeper, você poderá armazenar facilmente suas senhas fortes e códigos A2F em um só lugar, permitindo que você faça login facilmente em contas onde quer que esteja.
Comece hoje mesmo uma avaliação gratuita de 30 dias do Keeper Password Manager para começar a proteger suas contas on-line.