Usar chaves de segurança FIDO2 em contas privilegiadas é a melhor maneira de protegê-las contra ameaças internas e externas, porque elas oferecem maior segurança e comodidade
Para usar um aplicativo autenticador, você precisará escolher um que atenda às suas preferências de segurança, escaneie o código QR ou insira a chave, armazene seus códigos de backup com segurança e faça login em sua conta. Um aplicativo autenticador verifica sua identificação gerando códigos numéricos aleatórios que você inserirá com seu nome de usuário e senha para acessar uma conta. Você pode usar um aplicativo autenticador como um tipo de autenticação multifator (MFA), que é uma medida de segurança que requer outra forma de verificação de identificação antes de poder acessar uma conta.
Continue lendo para saber como usar um aplicativo autenticador para ajudar a proteger suas contas on-line.
1. Baixe um aplicativo autenticador
Dependendo dos seus objetivos de segurança e do dispositivo, existem muitas opções para aplicativos autenticadores. Aqui estão alguns dos aplicativos autenticadores mais populares e informações sobre eles para ajudar você a decidir qual aplicativo atende às suas necessidades.
Keeper Password Manager
Embora o Keeper Password Manager armazene e crie senhas fortes, você também pode usá-lo como um aplicativo autenticador. O Keeper Password Manager permite que você configure o MFA dentro do seu cofre, simplificando o processo de geração e inserção de códigos A2F. Você pode usar o Keeper Password Manager como um gerenciador de senhas e um aplicativo autenticador, garantindo que suas senhas e códigos permaneçam criptografados e armazenados em backup em seu cofre digital. O Keeper Password Manager está disponível para celular, desktop e navegador em quase todos os tipos de dispositivo e sistemas operacionais.
Google Authenticator
Você pode usar o aplicativo autenticador do Google no seu iPhone ou Android e fazer login com sua conta do Google para fazer backup de seus dados no Google Drive. Isso é conveniente e potencialmente prejudicial porque salva seus logins, mas também pode dar aos cibercriminosos acesso às suas informações privadas se sua conta do Google for invadida. Usar o aplicativo autenticador do Google é fácil porque fornece códigos de seis dígitos que são atualizados após um minuto. Em seguida, você insere o código de seis dígitos no aplicativo ou conta para a qual precisa de autenticação. Embora você possa usar esse aplicativo no seu iPhone ou Android, não há nenhum aplicativo para relógios da Apple ou Android.
Microsoft Authenticator
Também disponível para iPhones e Androids, o aplicativo autenticador da Microsoft também permite que escolas e organizações registrem seu dispositivo e fornece um modo de restauração de conta. Isso significa que você pode restaurar suas informações de login se adquirir um novo dispositivo e verificar facilmente sua identificação. O aplicativo autenticador da Microsoft tem muitas funcionalidades de segurança adicionais, incluindo um PIN adicional e opcional ou verificação biométrica para ver os códigos gerados aleatoriamente. Mesmo que esse seja um aplicativo da Microsoft, você pode adicionar contas que não são da Microsoft a ele.
2FAS
Com a capacidade de criar backups em nuvem de suas contas no iCloud ou no Google Drive, o 2FAS oferece backups criptografados e a conveniência de adicionar contas com um código QR. Você não precisa inserir seu número de telefone ou até mesmo criar uma conta para usar o 2FAS, então sua etapa de verificação extra tem um risco reduzido de ser hackeada. Para aumentar sua segurança, você pode ativar um PIN ou usar o Face / Touch ID no seu iPhone para acessar o 2FAS.
Duo Mobile
Projetado mais para escolas e empresas, o Duo Mobile é útil para fornecer autenticação rápida e simples. O aplicativo precisa reconhecer seu dispositivo autorizado como uma segunda forma de verificação para fornecer um código. Ele se conectará à rede da sua organização para garantir que seu dispositivo seja confiável. Sua interface é muito fácil e simples de usar, então, se você nunca usou um aplicativo autenticador antes, este não será assustador.
2. Digitalize o código QR ou insira a chave secreta
Depois de encontrar o melhor aplicativo autenticador para atender às suas necessidades, você pode conectá-lo às suas contas on-line para configurar a MFA. Por exemplo, se você quiser ativar a MFA em uma de suas contas de rede social, vá para as configurações da conta e encontre quaisquer configurações de segurança de MFA ou A2F. Suas configurações de rede social provavelmente pedirão que você abra seu aplicativo autenticador, que adicionará automaticamente sua conta de rede social. A partir daí, você verá um código QR para escanear ou uma chave secreta. Ao escanear o código QR ou inserir a chave secreta, o algoritmo para o código será armazenado em seu aplicativo autenticador para produzir o código numérico exclusivo necessário para acessar a conta ou o aplicativo que você deseja proteger. Como alternativa, você pode inserir manualmente a chave secreta, permitindo que o aplicativo autenticador produza o código.
3. Armazene com segurança os códigos de backup fornecidos
Depois de escanear o código QR ou inserir a chave secreta, você provavelmente receberá códigos de backup, que você deve armazenar com segurança. A maioria dos sites ou aplicativos exibirá uma lista de códigos de backup depois de configurar seu código QR ou chave secreta no caso de você ter problemas para entrar em sua conta ou perder seu dispositivo. Esses códigos de backup precisam ser armazenados em um local seguro; não basta tirar uma captura de tela desses códigos ou anotá-los em uma nota adesiva.
Um dos lugares mais seguros que você pode armazenar seus códigos de backup é o Keeper Password Manager. Por exemplo, se você quiser ativar a A2F em sua conta do Instagram, você pode inserir seu registro para o Instagram dentro de seu cofre digital. Após selecionar a ferramenta de edição, você verá a opção de adicionar uma nota dentro do registro. Aqui, você pode manter seus códigos de backup e saber que serão criptografados da mesma forma que suas credenciais de login.
4. Entre na sua conta
Depois de configurar seu aplicativo autenticador como um método MFA, entre na sua conta. Quando você fizer login com seu nome de usuário e senha, sua conta solicitará que você acesse seu aplicativo autenticador para obter um código. Lembre-se, os códigos são válidos apenas por aproximadamente um minuto antes de serem atualizados, de modo que você deve agir rapidamente quando sua conta solicitar um código. Depois de obter seu código, insira-o para fazer login em sua conta. Se você inserir o código incorretamente ou após o tempo expirar, você não receberá acesso à sua conta e precisará tentar novamente.
Proteja suas contas on-line usando o Keeper
Embora existam muitos ótimos aplicativos autenticadores para escolher, você pode usar o Keeper como um aplicativo autenticador para minimizar o malabarismo de vários aplicativos e dispositivos e para acompanhar todas as suas informações de login de forma simples e segura. O Keeper armazena seus códigos de autenticação em cada registro para suas contas que você deseja manter seguras. Em um lugar conveniente, o Keeper criptografa, faz backup e sincroniza seus códigos de autenticação.
Mantenha suas contas on-line seguras com códigos MFA e A2F iniciando uma avaliação gratuita de 30 dias do Keeper Password Manager hoje.