Você pode descobrir se sua conta do Facebook foi hackeada se receber notificações de tentativas de login, notar que suas informações pessoais foram alteradas, perceber um
O golpe dos avós acontece quando um cibercriminoso se passa por um membro da família de uma vítima, como um neto, para convencê-la de que há uma emergência. Apesar do nome desse golpe, a vítima nem sempre precisa ser um(a) avô/avó ou neto/neta. O objetivo principal desses golpes é extorquir dinheiro de uma vítima com uma encenação, convencendo-a de que seu ente querido está em perigo. De acordo com o Relatório de Fraudes contra Idosos de 2023 do FBI, nesse ano a quantidade total de dinheiro perdido em crimes financeiros contra idosos foi de cerca de 3,4 bilhões de dólares.
É possível detectar um golpe dos avós sendo cauteloso e fazendo perguntas para o autor da chamada. Por exemplo: se o autor da chamada parece saber apenas seu nome, mas nada mais sobre você ou sua família, fica evidente que ele está se passando por um ente querido. Se o autor da chamada usar uma linguagem ameaçadora ou urgente e solicitar informações privadas ou dinheiro, há uma chance muito alta de que ele seja um golpista.
Continue lendo para saber por que o golpe dos avós pode ser tão convincente, como eles se parecem e como evitar cair neles.
Como funciona o golpe dos avós
As pessoas caem no golpe dos avós porque o cibercriminoso finge ser alguém em quem a vítima confia. Normalmente, o golpe dos avós ataca vítimas idosas, pois os cibercriminosos acreditam que podem ser convincentes o suficiente para convencê-las a enviar dinheiro.
Nos últimos anos, o golpe dos avós se tornou mais avançado tecnologicamente com o uso da IA pelos cibercriminosos. Como ouvir a voz de alguém pode ser muito influente, cibercriminosos estão usando a IA para clonar a voz de um ente querido da vítima, fazendo a vítima idosa achar que está falando com seus netos ou outro membro da família. Como muitas dessas vítimas idosas podem não entender como essa tecnologia moderna funciona, elas entenderiam que o autor da chamada, que tem a voz parecida com a de seu ente querido, deve ser realmente ele.
Exemplos de golpes dos avós
Veja a seguir alguns dos cenários em que pode ocorrer um golpe dos avós.
Acidente
Vovô, aconteceu uma coisa terrível. Eu estava dirigindo com uns amigos e sofremos um acidente grave com o carro. Disseram que o custo do conserto é US$ 5 mil. Não conte para a mamãe e o papai, por favor. Você pode me enviar o dinheiro para resolver isso?
Prisão
Oi, vó. Eu arrumei uma confusão ontem à noite, e estou ligando da prisão agora. Não estou ferido, mas não queria que meus pais soubessem o que aconteceu. Pode enviar o dinheiro da fiança para meu advogado assim que terminar a chamada, por favor?
Passagem de avião
Vovô, não queria ter que pedir, mas meu voo para Londres acabou de ser cancelado e não tenho dinheiro pra comprar outra passagem. Você poderia me enviar o dinheiro agora pra comprar uma passagem pro próximo voo? Estou cheio de vergonha e não queria mesmo incomodar a mamãe e o papai, então não conte pra eles, por favor.
Os sinais de um golpe dos avós
Se você leu os exemplos de golpe dos avós acima, provavelmente notou alguns padrões. Veja os sinais mais comuns que indicam que uma conversa realmente é um golpe dos avós:
- Estão pressionando você para agir rapidamente
- Estão pedindo dinheiro para você
- O autor da chamada sabe o nome dos seus entes queridos, mas nada mais sobre eles
- O autor da chamada diz para você não deixar ninguém saber que entrou em contato
Dicas para evitar o golpe dos avós
Depois de entender como identificar um golpe dos avós, agora você deve saber mais sobre as possíveis consequências financeiras de cair nesses golpes. Veja algumas dicas para que membros da família e avós evitem ser vítimas desses golpes.
Para os membros da família
Como uma família, vocês devem conversar sobre maneiras de se proteger contra o golpe dos avós, especialmente se sua família tiver idosos.
Tenha um código da família
Uma das melhores coisas que você pode fazer é criar uma palavra de segurança ou um código da família. Dessa forma, quando receber uma chamada de alguém fingindo ser da sua família, você pode perguntar qual é a palavra de segurança. Se o autor da chamada disser a palavra errada, você sabe que é um golpista. Escolha uma palavra ou frase exclusiva, que tenha um significado que todos da sua família reconheçam; mas não escolha algo óbvio que o golpista possa pesquisar, como o nome da sua rua ou do seu animal de estimação.
Explique o golpe a seus parentes idosos
Embora alguns avós ou parentes idosos possam se assustar com a ideia de serem enganados dessa maneira, seus parentes idosos deveriam conhecer os detalhes do golpe dos avós. Ao explicá-los os sinais comuns desse golpe, você está protegendo sua família e sua segurança financeira.
Não forneça informações pessoais
Como uma família, vocês devem conversar sobre o que fazer se receberem chamadas aleatórias ou mensagens não solicitadas pedindo informações confidenciais. Lembre-se de nunca fornecer suas informações pessoais a ninguém, porque os golpistas fazem uma pesquisa para saber mais sobre suas vítimas. Muitas vezes, os golpistas utilizam táticas de engenharia social para manipulá-lo psicologicamente e fazê-lo revelar informações confidenciais sobre você e sua família. No golpe dos avós, os golpistas pesquisam por detalhes sobre netos ou membros mais jovens da família para tornar mais convincente a chamada telefônica para o idoso que será a vítima.
Limite o que você compartilha nas redes sociais
Embora possa ser divertido compartilhar sua vida nas redes sociais, pode ocorrer um prejuízo sério à sua privacidade se você compartilhar demais nas redes sociais. Por exemplo, se cibercriminosos estiverem atacando um dos avós da sua família, eles farão uma pesquisa e olharão os perfis públicos no Instagram daqueles que irão personificar, para conhecer melhor suas vítimas. Não compartilhe detalhes íntimos sobre você e seus familiares, especialmente se seus perfis nas redes sociais forem públicos.
Lembre-se de limpar sua pegada digital
Reserve um tempo para limpar sua pegada digital e explicar o que isso significa para seus familiares idosos. Pegada digital são as informações sobre você que existem na internet, e são baseadas na sua atividade online. Você pode começar pesquisando os nomes de todos na sua casa, mas limpe sua pegada digital com facilidade excluindo quaisquer contas não utilizadas. Essa é uma maneira fácil de reduzir a quantidade de informações que cibercriminosos podem coletar sobre os idosos da sua família.
Para os avós
Se você estiver lendo isso e for um avô ou um membro idoso da família, veja algumas coisas que deve fazer se for vítima de um golpe dos avós.
Não entre em pânico
Isso pode ser a coisa mais difícil de fazer, mas é melhor não entrar em pânico nessas situações, porque assim você corre o risco de agir impulsivamente. Se receber uma chamada aleatória de alguém que afirma ser seu neto ou um parente mais novo, respire fundo e faça perguntas que apenas o autor da chamada saberia responder, para determinar se é realmente um membro da sua família.
Resista à vontade de enviar dinheiro
Mesmo que o autor da chamada tenha disfarçado a voz para fazê-la soar como um membro da sua família, evite enviar o dinheiro pedido. Como o objetivo principal desse golpe é iludir vítimas idosas para enviarem dinheiro, o autor da chamada estará mais concentrado em receber seu dinheiro, e não estará preocupado com a situação.
Verifique a identidade do autor da chamada
Uma das melhores maneiras de evitar cair no golpe dos avós é perguntar ao autor da chamada a palavra de segurança ou o código da sua família. Se o autor da chamada não conseguir dizer a palavra ou o código correto, ficará claro que é um golpista tentando roubar seu dinheiro.
Se você suspeitar que é um golpe, também pode desligar imediatamente e ligar diretamente para seu parente no número de telefone que salvou como contato dele. Ao entrar em contato com seu parente em uma outra chamada, você pode perguntar se ele acabou de ligar para você pedindo dinheiro, além de confirmar que você tem informações corretas sobre seus entes queridos.
O que fazer se você for vítima de um golpe dos avós
Considerando a intensidade de algumas chamadas telefônicas e o quão convincentes alguns golpistas podem ser, mesmo conhecendo esses sinais e dicas, você ainda pode ser enganado. Se você deu dinheiro a um golpista por acidente, não há garantia de que receberá seu dinheiro de volta; mas veja algumas coisas que você pode fazer imediatamente:
- Se você pagou o golpista com um vale ou por transferência bancária, entre em contato imediatamente com o serviço postal ou com o banco que utilizou para enviar o dinheiro
- Se você usou um aplicativo de pagamentos, como o Venmo ou o Zelle, denuncie o golpista
- Denuncie o golpe à Comissão Federal de Comércio (FTC) ligando para 1-877-FTC-HELP (1-877-382-4357)
Ao ligar e denunciar esses golpes, pergunte se a empresa ou o banco pode devolver seu dinheiro e cancelar a transferência. Se você deu as informações do seu cartão de crédito ao golpista, explique que a cobrança foi fraudulenta e que precisa reverter a transferência para receber seu dinheiro de volta. Você também pode registrar uma denúncia no seu departamento de polícia local para evitar que cibercriminosos enganem outras pessoas.
Mantenha seus avós seguros contra golpes
O golpe dos avós ataca vítimas idosas e faz uso de táticas de manipulação psicológica para roubar dinheiro. Portanto, é importante saber como você ou seus familiares mais velhos podem ser enganados. Ao conhecer os sinais comuns do golpe dos avós e o que é possível fazer para evitá-lo, você estará melhor preparado para manter seu dinheiro e informações privadas seguros contra golpistas.