Se você perder seu celular ou ele for roubado, seus dados podem estar em risco de serem comprometidos. Ter uma senha fraca, como 0000 ou 1234,
Você pode pensar que não existe perigo se um agente malicioso tem apenas seu número de telefone, mas pode existir. Por isso é importante saber o que os hackers podem fazer com ele. Com apenas seu número de telefone, hackers podem enviar mensagens de texto e fazer chamadas de phishing para ele, sobrecarregá-lo com chamadas de spam, falsificá-lo, trocar o cartão SIM e até mesmo roubar suas informações pessoais.
Continue lendo para saber mais sobre o que hackers podem fazer com seu número de telefone e conhecer dicas para se manter seguro.
O que hackers podem fazer com seu número de telefone
Veja o que um hacker pode fazer tendo apenas seu número de telefone.
Atacar você com tentativas de phishing
Os ataques de phishing ocorrem quando agentes maliciosos tentam persuadir as vítimas a revelar informações pessoais. Esse tipo de ataque pode acontecer por email, mensagens SMS e chamadas telefônicas. Se um agente malicioso souber seu número de telefone, ele pode começar a atacá-lo com tentativas de phishing através de mensagens de texto, chamadas telefônicas ou ambos. Se você cair em um golpe de phishing, pode acabar fornecendo informações pessoais que o agente malicioso pode usar para comprometer suas contas online ou roubar sua identidade.
Atacá-lo fazendo spam com chamadas telefônicas
Chamadas de spam podem ser irritantes, especialmente se você não bloqueá-las no seu celular. Se seu número de telefone fizer parte de uma violação de dados, o número de chamadas de spam direcionadas a você pode aumentar. Embora algumas dessas chamadas possam ser de operadores de telemarketing legítimos, elas também podem vir de agentes maliciosos com a intenção criminosa de roubar suas informações.
Falsificar seu número
Se um agente malicioso souber seu número de telefone, ele pode falsificá-lo e atacar pessoas que você conhece e desconhecidos com tentativas de phishing. Normalmente, o ID do autor é exibido numa chamada telefônica, informando quem está ligando para você. Se seu número de telefone for falsificado, um agente malicioso irá fingir ser você exibindo seu número de telefone. Isso pode ser perigoso para seus familiares e amigos, porque eles pensarão que é você quem está ligando. Se um agente malicioso estiver fazendo um spoofing com seu número de telefone para atacar desconhecidos, isso também pode acabar com você recebendo mensagens de texto e chamadas de pessoas irritadas que pensam que você está enviando spam para eles.
Trocar seu SIM para o celular deles
Um cartão SIM é um número de identificação exclusivo que você recebe da sua operadora de telefonia. Os cartões SIM contêm informações sobre seus dados disponíveis, plano de rede, mensagens SMS, número de telefone e contatos. Por meio de um ataque cibernético chamado fraude de troca de SIM, agentes maliciosos podem convencer sua operadora de telefonia a fazer a portabilidade de seu número para um novo cartão SIM. Normalmente, eles fingem ser você dizendo que perderam o celular ou ele foi roubado. Se uma operadora de telefonia trocar seu cartão SIM, o agente malicioso poderá receber todas as suas chamadas telefônicas e mensagens. Isso pode ser perigoso, pois cibercriminosos podem usar seu número de telefone para receber seus códigos de autenticação de dois fatores (2FA) por SMS, facilitando o acesso às suas contas.
Como se proteger contra hackers que têm seu número de telefone
Veja o que você pode fazer para se proteger caso um agente malicioso tenha seu número de telefone.
Proteja seu cartão SIM
Você pode proteger seu cartão SIM configurando um bloqueio do SIM, que exige um PIN. Veja como configurar um bloqueio do SIM no seu iPhone ou Android.
Aviso importante: ao configurar um bloqueio do SIM, tome cuidado para não inserir o PIN do SIM incorretamente três vezes, pois isso fará que seu serviço móvel pare de funcionar. Isso significa que você precisará entrar em contato com sua operadora de telefonia para consertá-lo.
Como configurar um bloqueio do SIM em um iPhone
- Vá até Configurações
- Toque em PIN do SIM do celular >
- Deslize o botão ao lado do PIN do SIM para habilitá-lo
- Insira o PIN padrão da sua operadora, que geralmente é “1111” (verifique com sua operadora antes de inserir esse PIN padrão)
- Após habilitá-lo, toque em Alterar PIN
- Insira o PIN padrão novamente e, em seguida, insira o novo PIN que deseja usar para desbloquear seu cartão SIM
Como configurar um bloqueio do SIM em um Android
- Vá até Configurações
- Toque em Segurança e privacidade > Mais configurações de segurança > Bloqueio do cartão SIM
- Ative o botão ao lado de Bloquear o cartão SIM para habilitá-lo
- Insira o PIN padrão da sua operadora, que geralmente é “1111” (verifique com sua operadora antes de inserir esse PIN padrão)
- Após habilitá-lo, toque em Alterar PIN do SIM
- Insira o PIN padrão novamente e, em seguida, insira o novo PIN que deseja usar para desbloquear seu cartão SIM
Bloqueie chamadas de spam
Bloquear chamadas de spam pode ajudar a protegê-lo contra ser vítima de golpistas. Embora não seja possível bloquear TODAS as chamadas de spam, é possível bloquear a maioria delas. Veja algumas dicas para você bloquear a maioria das chamadas de spam:
- Entre em contato com sua operadora de telefonia e confira se ela oferece serviços de bloqueio de chamadas
- Obtenha um aplicativo de filtragem de spam, como o Truecaller, o Roboshield ou o Hiya
- Inscreva-se no Registro Nacional Não Ligue acessando donotcall.gov
Não clique em links e anexos de mensagens não solicitadas
Se receber qualquer tipo de mensagem contendo um link ou anexo, não clique neles. Nunca clicar em links e anexos não solicitados é uma prática recomendada de segurança cibernética, porque eles podem conter malwares que facilitam o roubo de suas informações pessoais.
Evite usar SMS como um método de MFA
A maioria dos sites e aplicativos dá aos usuários a opção de escolher entre diferentes métodos de autenticação multifator (MFA). A tendência é que a maioria das pessoas não habilite a MFA ou habilite apenas a autenticação por SMS. Embora a autenticação por SMS seja melhor do que nenhuma autenticação adicional, pode ser perigoso se um agente malicioso trocar seu cartão SIM para o celular dele. Em vez disso, é melhor usar outros tipos de MFA, como:
Proteja seu número de telefone contra hackers
Seu número de telefone pode ser usado por hackers de várias maneiras para roubar suas informações pessoais e comprometer suas contas online. Tomar medidas preventivas, como bloquear seu cartão SIM, bloquear chamadas de spam, não clicar em links e anexos não solicitados e usar outros métodos de MFA além do SMS podem fazer toda a diferença para manter você e seus dados seguros.