O modo de navegação anônima, também conhecido como modo de navegação privada, impede que o navegador salve seu histórico de navegação em seu dispositivo. Ao ativar
Cibercriminosos coletam informações pessoais sobre seus alvos utilizando técnicas de engenharia social, observando contas de redes sociais e coletando dados que vazam de violações de dados públicas. Quanto mais informações pessoais um cibercriminoso puder coletar sobre seu alvo, mais simples será para ele lançar ataques cibernéticos nos quais seus alvos cairão com facilidade.
Continue lendo para saber mais sobre como cibercriminosos coletam as informações pessoais de seu alvo e como você pode manter seus dados seguros.
Por que um cibercriminoso quer minhas informações pessoais?
Duas razões pelas quais um cibercriminoso gostaria de obter suas informações pessoais são para roubar sua identidade ou dinheiro.
Roubar sua identidade
Dependendo do tipo de informações que um cibercriminoso coleta sobre você, ele pode utilizar essas informações para roubar sua identidade. Com uma identidade roubada, cibercriminosos podem fazer empréstimos e crédito em seu nome, utilizar seus benefícios de seguro de saúde e roubar sua restituição de impostos.
Roubar seu dinheiro
Se as informações da sua conta bancária, cartão de débito ou crédito forem expostas em uma violação de dados ou por outros meios, cibercriminosos podem utilizá-las para roubar seu dinheiro. Cibercriminosos são motivados por lucros monetários, de modo que é uma das primeiras coisas que tentam fazer.
Como cibercriminosos coletam informações sobre seus alvos
Veja as três maneiras mais comuns pelas quais cibercriminosos coletam informações sobre seus alvos.
Engenharia social
A engenharia social é uma técnica de manipulação psicológica que cibercriminosos utilizam para fazer com que as vítimas façam algo ou revelem suas informações privadas. Muitas vezes, ao utilizar engenharia social, cibercriminosos fingem ser alguém que a vítima conhece, como um membro da família ou amigo, para aumentar a probabilidade de a vítima fornecer suas informações.
Redes sociais
Como muitas pessoas tendem a compartilhar demais nas redes sociais, é mais fácil para cibercriminosos encontrarem informações pessoais sobre seus alvos. Por exemplo, ao postar uma foto no seu aniversário com a legenda dizendo que é seu aniversário e você está fazendo 23 anos, um cibercriminoso pode descobrir sua data de nascimento exata. É por isso que é recomendável tornar privadas suas contas nas redes sociais e aceitar apenas amigos ou solicitações de pessoas que você conhece.
Violações de dados públicas
As violações de dados públicas ocorrem quando uma empresa com a qual você tem uma conta ou serviço sofre uma violação que expõe informações de identificação pessoal (PII) de clientes ou funcionários. Dependendo das informações que uma empresa estava armazenando sobre você, o tipo de informações expostas na violação pode variar. Quando essas violações de dados públicas ocorrem, cibercriminosos as utilizam em benefício próprio para coletar o máximo possível de dados e publicá-los na dark web, roubar identidades e lançar ataques cibernéticos direcionados.
Como manter suas informações pessoais seguras contra cibercriminosos
Agora que você sabe como cibercriminosos coletam as informações pessoais de seus alvos, veja como pode manter seus dados seguros.
Utilize passkeys e senhas fortes
O primeiro passo para manter seus dados seguros é proteger suas contas online. Há duas maneiras de fazer isso: utilizar passkeys e criar senhas fortes. As passkeys são uma tecnologia de autenticação que permite fazer login em uma conta ou aplicativo sem precisar inserir uma senha. Atualmente, apenas alguns sites e aplicativos são compatíveis com o uso de passkeys como método de login, mas é altamente recomendável utilizá-las no lugar de senhas quando houver a opção porque são mais seguras. Para descobrir quais sites e aplicativos são compatíveis com passkeys, acesse nosso Diretório de passkeys. Em quaisquer contas nas quais você precise criar senhas, certifique-se de que elas sejam fortes e não sejam reutilizadas em várias contas. A melhor maneira de garantir que cada uma de suas senhas seja forte é utilizando um gerador de senhas.
Habilite a MFA nas suas contas
A autenticação multifator (MFA) é uma medida de segurança importante que todos deveriam habilitar em suas contas. Quando a MFA está habilitada, ela exige que você forneça uma autenticação adicional além do seu nome de usuário e senha. Mesmo que um cibercriminoso pudesse obter suas credenciais de login, a MFA impediria o comprometimento da sua conta, pois ele não conseguiria verificar sua identidade.
Defina as suas contas de mídias sociais como privadas
Uma das melhores maneiras de manter as informações que você publica nas redes sociais seguras contra olhares indiscretos é limitando quem pode visualizar suas contas. Certifique-se de que todas as suas contas de redes sociais estejam definidas como privadas acessando as configurações de cada conta. Também é importante aceitar apenas amigos ou solicitações de pessoas que você conhece e confia.
Se você não puder definir sua conta de rede social como privada porque depende dela para trabalhar ou tem muitos seguidores, tenha cautela com o que compartilha. Por exemplo, não compartilhe demais informações que podem potencialmente ser utilizadas contra você, como sua localização atual.
Fique atento a tentativas de phishing
O phishing é um tipo de ataque de engenharia social que visa fazer com que as vítimas divulguem informações confidenciais fingindo ser alguém que a vítima conhece ou uma empresa na qual ela têm uma conta. É importante saber como detectar tentativas de phishing para que você não acabe caindo em uma e expondo suas informações pessoais. Veja alguns indicadores de que um email ou mensagem SMS pode ser uma tentativa de phishing.
- Seu provedor de serviços de email exibe uma mensagem de aviso
- O email ou mensagem SMS contém linguagem urgente
- Estão pedindo que você clique em um link ou anexo
- Estão pedindo que você forneça informações pessoais
- Ameaças de consequências graves se você não fizer o que lhe dizem
Invista no monitoramento da dark web
O monitoramento da dark web ocorre quando uma ferramenta é utilizada para monitorar a dark web em busca de suas informações pessoais. Essas ferramentas são projetadas para notificá-lo assim que informações como credenciais de login forem encontradas na dark web, para que você possa agir imediatamente atualizando suas senhas. Muitos gerenciadores de senhas, como o Keeper®, oferecem o monitoramento da dark web como um complemento para o plano de gerenciador de senhas.
Não deixe suas informações pessoais caírem nas mãos erradas
Para manter suas informações pessoais seguras, é necessário que você tome as medidas de segurança adequadas para proteger suas contas e dados online. Pode ser difícil manter o controle de seus dados, como suas credenciais de login, detalhes de cartões de crédito e documentos importantes, por conta própria.
Um gerenciador de senhas como o Keeper ajuda você a criar e gerenciar suas senhas, bem como seus documentos, imagens e arquivos importantes. Quando combinado com o BreachWatch®, a solução de monitoramento da dark web do Keeper, você tem a garantia de que será notificado imediatamente se suas informações pessoais acabarem na dark web, para que possa tomar as medidas adequadas e se proteger.
Veja como o Keeper Password Manager ajuda você a manter suas informações pessoais seguras iniciando hoje uma avaliação gratuita de 30 dias.