Sua organização pode eliminar acessos permanentes implementando acessos Just-in-Time (JIT), utilizando isolamento remoto de navegadores (RBI), implementando acesso à rede de confiança zero (ZTNA) e seguindo
A rotação de senhas se tornou menos necessária para contas pessoais se forem protegidas com senhas fortes e exclusivas e MFA. As organizações precisam implementar a rotação de senhas para proteger contas privilegiadas; no entanto, a rotação manual de senhas pode levar a riscos de segurança, como senhas comprometidas. Organizações precisam da rotação de senhas automatizada para proteger contas privilegiadas contra comprometimento por senhas fracas ou comprometidas. A rotação de senhas automatizada melhora a segurança de uma organização, reduz o acesso não autorizado e melhora a eficiência.
Continue lendo para saber mais sobre a rotação de senhas, os desafios da rotação manual de senhas e os benefícios da rotação de senhas automatizada.
O que é rotação de senhas?
A rotação de senhas é a prática de segurança cibernética de alterar regularmente uma senha a cada 30, 60 ou 90 dias para evitar o acesso não autorizado a informações confidenciais. Ela é utilizada principalmente no gerenciamento de acesso privilegiado (PAM) para proteger contas privilegiadas contra comprometimento. O PAM refere-se à proteção e gerenciamento de contas com os privilégios de acessar os dados e sistemas altamente confidenciais de uma organização.
A rotação de senhas garante que contas privilegiadas tenham uma vida útil limitada e que usuários não autorizados não possam obter acesso aos dados confidenciais de uma organização. Ela protege todos os tipos de contas privilegiadas, como contas de administrador local, contas de usuário privilegiado e contas de serviço não humano. Com uma solução de PAM, as organizações podem fazer a rotação automática de senhas e determinar a frequência da rotação com base na idade da senha, no uso e na importância da segurança.
Desafios da rotação manual de senhas
Algumas organizações fazem a rotação manual de senhas para contas privilegiadas, o que representa um grande risco à segurança. Com tantas contas privilegiadas a serem gerenciadas por uma organização, a alteração manual de senhas pode resultar em credenciais fracas, armazenamento inadequado e tempo perdido. Aqui estão os desafios da rotação manual de senhas.
Senhas fracas
Se uma organização estiver fazendo uma rotação manual de senhas, geralmente recorrerá a utilizar senhas fracas que colocam a organização em risco. Como a organização precisa criar novas senhas manualmente, ela reutilizará variações de senhas anteriores ou criará senhas fáceis de lembrar, mas muito previsíveis para serem adivinhadas por cibercriminosos. Utilizar senhas fracas pode levar a uma violação de dados e acesso não autorizado à rede de uma organização.
Armazenamento de senhas inseguro
Quando uma organização faz a rotação manual de senhas, ela geralmente deixa suas senhas em locais de armazenamento inseguros, como em uma planilha do Excel ou em uma nota adesiva. Atualizar senhas manualmente e armazená-las utilizando esses métodos é desorganizado e leva os usuários a esquecerem suas senhas. Armazenar senhas em planilhas do Excel também é inseguro porque elas não são criptografadas e podem ser facilmente roubadas por cibercriminosos.
Perda de tempo
Organizações que fazem a rotação manual de senhas acabam perdendo tempo alterando senhas, informando os funcionários sobre a alteração de senhas ou esquecendo as senhas após a alteração. Administradores que alteram as senhas perdem tempo criando as próprias senhas. Pode ser difícil criar senhas fortes e exclusivas para cada uma das contas privilegiadas em cada rotação. Os administradores também precisam informar todos os usuários que utilizam a conta privilegiada sobre a alteração da senha. Se os usuários esquecerem a senha, eles precisam abrir um tíquete junto ao suporte técnico da organização para redefinir a senha.
Benefícios da rotação de senhas automatizada
Para evitar os desafios da rotação manual de senhas, as organizações devem utilizar a rotação de senhas automatizada. A rotação de senhas automatizada é uma funcionalidade das soluções de PAM que gerarão automaticamente senhas fortes para suas contas privilegiadas em um cronograma predeterminado, ou sob demanda, e substituirão as existentes. Aqui estão os benefícios da utilização da rotação de senhas automatizada.
Melhora a segurança
As organizações podem utilizar a rotação de senhas automatizada de uma solução de PAM para melhorar sua segurança. Uma solução de PAM permite que as organizações tenham visibilidade total de todo seu ambiente de dados. As organizações podem ver quem está acessando contas privilegiadas e a segurança das senhas dessas contas. Com o recurso de rotação de senhas automatizada, as organizações podem garantir que contas privilegiadas estejam seguras fazendo a rotação automática de senhas com senhas fortes e exclusivas para cada conta privilegiada. Ao proteger contas privilegiadas, as organizações protegem seus dados confidenciais contra violações e o acesso não autorizado.
Reduz o risco de acesso não autorizado
A rotação de senhas automatizada pode reduzir o risco de acesso não autorizado. Como a rotação de senhas automatizada gera rotineiramente senhas fortes e exclusivas para cada uma das contas privilegiadas, isso torna mais difícil para cibercriminosos adivinharem credenciais de login de contas privilegiadas e obterem acesso não autorizado. Ela também limita a vida útil dessas senhas, o que ajuda a evitar que ameaças internas utilizem indevidamente contas privilegiadas. Se as credenciais de login de uma conta privilegiada forem comprometidas, uma solução de PAM o notificará e permitirá que você faça a rotação automática da senha imediatamente.
Melhora a eficiência
Como a rotação de senhas é automatizada, ela permite que as organizações melhorem sua eficiência e evitem perder tempo redefinindo senhas. As organizações podem utilizar uma solução de PAM para facilmente fazer a rotação de senhas sempre que desejarem. Elas não precisam se preocupar em criar senhas fortes e exclusivas, porque uma solução de PAM fará isso por elas. Uma solução de PAM também facilita o compartilhamento de novas senhas com usuários por meio do compartilhamento de senhas seguro e criptografado. Os usuários não precisam se preocupar em esquecer senhas, pois podem acessar suas senhas no cofre de senhas.
Como o Keeper® simplifica a rotação de senhas
As organizações precisam implementar a rotação de senhas para proteger contas privilegiadas. No entanto, elas devem evitar a rotação manual de senhas, pois isso pode ser um risco de segurança. As organizações devem utilizar a rotação de senhas automatizada para melhorar sua segurança e evitar o acesso não autorizado. A melhor maneira de implementar a rotação de senhas automatizada e proteger contas privilegiadas é utilizando uma solução de PAM. Uma solução de PAM inclui um gerenciador de senhas que pode fazer a rotação automática de senhas, criando senhas fortes e exclusivas para contas privilegiadas e armazenando-as com segurança em um cofre digital.
O KeeperPAM™ é uma solução de gerenciamento de acesso privilegiado de confiança zero e conhecimento zero que combina o Keeper Enterprise Password Manager (EPM), o Keeper Secrets Manager® (KSM) e o Keeper Connection Manager® (KCM). Com o KeeperPAM, as organizações podem gerenciar as credenciais de login de contas privilegiadas, segredos e acesso remoto, tudo em um só lugar. Ele simplifica a rotação de senhas fazendo a rotação automática de senhas em um cronograma predeterminado ou sob demanda. Ele permite que as organizações compartilhem registros com segurança e notifiquem os usuários sobre alterações de senhas.
Solicite uma demonstração do KeeperPAM para fazer a rotação automática de senhas para contas privilegiadas.