Muitas organizações ainda não investiram em uma solução de PAM porque podem ser caras e complexas. Embora isso seja verdade para algumas soluções de PAM legadas,
As organizações precisam de uma solução de gerenciamento de acesso privilegiado (PAM) para proteger suas contas privilegiadas contra uso indevido e comprometimento. No entanto, nem todas as soluções de PAM são criadas da mesma forma. Plataformas de PAM tradicionais locais podem não ter os recursos necessários para fornecer uma solução dinâmica e segura. Os principais recursos a serem observados em uma solução de PAM moderna incluem segurança de confiança zero, infraestrutura baseada em nuvem, integração com ferramentas nativas e fácil implantação.
Continue lendo para saber mais sobre soluções de PAM, por que sua organização precisa de uma e quais são os principais recursos a serem buscados ao selecionar uma solução de PAM.
O que é gerenciamento de acesso privilegiado?
O gerenciamento de acesso privilegiado refere-se à proteção e gerenciamento de contas privilegiadas que têm acesso aos sistemas e dados confidenciais de uma organização. Essas contas privilegiadas podem variar de contas de administrador local a contas de serviço não humano a contas de usuário privilegiado. As organizações permitem que essas contas acessem recursos confidenciais para fazer seus trabalhos e realizar operações de negócios importantes. No entanto, se gerenciadas incorretamente, contas privilegiadas podem ser facilmente comprometidas por agentes maliciosos e comprometer a segurança de uma organização.
O PAM permite que as organizações pratiquem o princípio do menor privilégio, um conceito de segurança cibernética que concede aos usuários o acesso apenas aos recursos de uma organização que eles precisam para fazer seus trabalhos, e nada mais. Com uma solução de PAM, as organizações têm controle total sobre a quantidade de privilégios que cada usuário tem, sobre quem pode acessar determinadas contas e sobre a segurança das senhas de contas privilegiadas. As soluções de PAM devem incluir gerenciamento de contas privilegiadas, gerenciamento de senhas e gerenciamento de sessões, bem como ferramentas de emissão de relatórios e auditoria.
Por que sua organização precisa de uma solução de PAM
As organizações precisam de uma solução de PAM para ajudar a melhorar suas operações e proteger suas contas privilegiadas contra ataques cibernéticos. Veja alguns dos benefícios de uma solução de PAM.
Visibilidade total da infraestrutura de dados
Uma solução de PAM pode dar às organizações visibilidade total sobre todo seu ambiente de dados, incluindo sistemas e infraestrutura em nuvem e locais. Com uma solução de PAM, as organizações podem ver e controlar quem está acessando todos os seus sistemas, aplicativos, servidores e dispositivos que exigem acesso privilegiado.
Reduz a superfície de ataque
Uma superfície de ataque refere-se a todos os possíveis pontos onde cibercriminosos podem acessar um sistema e roubar dados. Uma solução de PAM ajuda a reduzir a superfície de ataque de uma organização limitando o acesso a contas privilegiadas e protegendo-as com senhas fortes, rotação de senhas automatizada e autenticação multifator (MFA). Isso ajuda a evitar o uso indevido de contas privilegiadas por ameaças internas e protege essas contas contra comprometimento por ameaças externas.
Melhora a produtividade
Uma solução de PAM ajuda a melhorar a produtividade de uma organização permitindo que administradores de TI gerenciem facilmente contas privilegiadas usando um painel centralizado, em vez de configurar sistemas e aplicativos individuais. Ela também auxilia com a rotação e geração de novas senhas fortes para contas privilegiadas quando necessário, e simplifica o login nessas contas com recursos de preenchimento automático.
Aderência à conformidade regulatória
A maioria das estruturas de conformidade regulatória e do setor exigem que as organizações monitorem e auditem a atividade de contas de usuários privilegiados. Estruturas de conformidade, como PCI DSS, HIPAA, SOX, FDDC e FISMA, exigem que as organizações sigam o princípio do menor privilégio. Uma solução de PAM possui ferramentas de auditoria que registram sessões de usuários, ajudando as organizações a estarem em conformidade com essas regulamentações.
Principais funcionalidades que você deve buscar em uma solução de PAM
Nem todas as soluções de PAM são criadas da mesma maneira. Soluções de PAM locais tradicionais foram construídas para utilizar infraestrutura estática e exigiam que tudo fosse feito local e manualmente. Ao buscar uma solução de PAM, organizações precisam buscar uma solução moderna que possa se integrar facilmente com seus fluxos de trabalho dinâmicos e fornecer segurança de alto nível. Veja alguns dos principais recursos que você deve buscar em uma solução de PAM moderna.
Segurança de confiança zero
A confiança zero é uma estrutura de segurança cibernética que elimina a confiança implícita. Ela exige que todos os usuários e dispositivos verifiquem continuamente sua identidade e limita o acesso deles a sistemas de rede e dados. Em vez de confiar no local onde os usuários estão fazendo login, ela se concentra em quem são os usuários. A confiança zero é construída sobre três princípios fundamentais:
- Presumir a violação: em vez de confiar implicitamente em cada usuário, a confiança zero trabalha com a premissa de que qualquer usuário que tente acessar a rede de uma organização pode estar comprometido, resultando em uma violação de dados.
- Verificação explícita: na confiança zero, todos os usuários humanos e máquinas precisam provar continuamente que são quem dizem ser antes de acessar a rede de uma organização e todos os sistemas necessários.
- Garantir o menor privilégio: quando um usuário verificou sua identidade e obteve acesso à rede da organização, ele recebe a quantidade mínima de acesso à rede necessária para realizar seus trabalhos.
As soluções de PAM devem ter segurança de confiança zero para evitar que agentes maliciosos comprometam contas privilegiadas e obtenham acesso não autorizado aos dados e sistemas confidenciais de uma organização.
Infraestrutura baseada em nuvem
Uma solução de PAM deve ser baseada em nuvem, pois melhora a produtividade de uma organização, fornece uma melhor automação e normalmente reduz os custos em geral. As soluções de PAM baseadas em nuvem podem ser acessadas e configuradas a qualquer momento e em qualquer lugar. As organizações não precisam se preocupar com a configuração manual ou atualização de sua solução de PAM, pois soluções baseadas em nuvem atualizam os softwares automaticamente para corrigir quaisquer vulnerabilidades de segurança e adicionar novos recursos de segurança. As soluções de PAM baseadas em nuvem também podem se adaptar com facilidade a novas ferramentas e práticas que melhoram a segurança cibernética de uma organização.
Integração com ferramentas nativas
Ao buscar uma solução de PAM, ela precisa ter integração fácil com as ferramentas administrativas e de TI nativas de uma organização. Os usuários têm problemas para mudar seus hábitos e aprender ferramentas novas e complicadas. Uma boa solução de PAM deve ser capaz de fornecer segurança para uma organização sem alterar seu fluxo de trabalho. Ela deve ser capaz de se integrar com a maioria das ferramentas nativas que a organização utiliza, sejam elas baseadas em nuvem ou locais.
Implantação fácil
Muitas soluções de PAM tradicionais são extremamente caras e levam muito tempo para serem implantadas. As organizações precisam encontrar uma solução de PAM que seja fácil de implantar. Uma solução de PAM moderna e baseada em nuvem pode ser mais econômica e fácil de implantar, pois não exige nenhum hardware adicional nem impõe taxas de implementação. As organizações podem implantar soluções de PAM baseadas em nuvem imediatamente.
Por que você deve utilizar o Keeper® como sua solução de PAM
Organizações precisam buscar uma solução de PAM baseada em nuvem moderna para proteger os dados confidenciais de suas organizações. Soluções locais tradicionais geralmente utilizam tecnologia e recursos que a maioria das organizações não pode ou se nega a implantar. Ao buscar uma solução de PAM, ela precisa incluir segurança de confiança zero, infraestrutura baseada em nuvem, integração com ferramentas nativas e fácil implantação.
O KeeperPAM™ é uma solução de gerenciamento de acesso privilegiado baseado em nuvem de conhecimento zero e confiança zero com mais de 75 integrações. Ele é sem agente e sem cliente, permitindo que seja implantado mais rápido e com mais facilidade do que soluções locais tradicionais. O KeeperPAM combina o Keeper Enterprise Password Manager (EPM), o Keeper Secrets Manager® (KSM) e o Keeper Connection Manager® (KCM) para permitir que organizações gerenciem e protejam facilmente senhas, segredos e acesso remoto, tudo em um só lugar.
Solicite uma demonstração do KeeperPAM para proteger as contas privilegiadas e dados confidenciais da sua organização.