Uma senha é comprometida quando é vazada em uma violação de dados e disponibilizada na dark web, permitindo que outras pessoas obtenham acesso não autorizado às
É possível gerenciar suas passkeys armazenando-as em um gerenciador de senhas compatível. Ao armazenar suas passkeys em um gerenciador de senhas, você garante que poderá acessar e gerenciá-las em qualquer dispositivo.
Continue lendo para saber como um gerenciador de senhas torna o gerenciamento das suas passkeys uma experiência perfeita.
O que é uma passkey?
Uma passkey é uma chave criptográfica que pode ser utilizada para entrar em sua conta sem precisar inserir a senha ou uma segunda forma de autenticação. As passkeys funcionam apenas em sites e aplicativos compatíveis. As passkeys devem ser habilitadas nas configurações de segurança da conta para que o usuário possa entrar com elas.
As passkeys são compostas por uma chave pública e uma chave privada, as duas são necessárias para entrar em uma conta. A chave pública é armazenada na empresa com a qual você tem a conta, e a chave privada é armazenada localmente no seu dispositivo. Juntas, essas chaves autenticam a sua identidade. Ao fazer login em uma conta com passkeys habilitadas, o servidor da conta envia um “desafio” para o autenticador, que pode ser um celular, tablet, computador, navegador da web ou gerenciador de senhas. Em seguida, o autenticador utiliza a chave privada armazenada para solucionar o desafio e envia uma resposta de volta. Isso também é chamado de “assinar” os dados, o que confirma sua propriedade da chave privada, verifica sua identidade e permite entrar na sua conta sem precisar inserir uma senha. A chave privada nunca é revelada no processo de login.
O que é um gerenciador de senhas?
Um gerenciador de senhas é uma ferramenta utilizada para gerar, gerenciar e armazenar senhas com segurança. Recentemente, alguns gerenciadores de senhas também adicionaram a capacidade de armazenar passkeys para que os usuários possam entrar em suas contas de forma simples com senhas ou passkeys. Bons gerenciadores de senhas também permitem armazenar mais do que apenas senhas e passkeys, como arquivos, cartões de identificação, imagens e muito mais.
Indivíduos que utilizam gerenciadores de senhas para armazenar senhas não se preocupam em ter que memorizar várias senhas. A única senha que deve ser memorizada é a senha principal, que serve como chave para entrar no seu cofre digital seguro.
Como os gerenciadores de senhas ajudam a gerenciar passkeys
Um gerenciador de senhas ajuda a gerenciar suas passkeys armazenando-as em um cofre digital criptografado. Para entender totalmente como os gerenciadores de senhas ajudam a gerenciar passkeys, é necessário entender como elas funcionam.
Quando uma passkey é gerada em um site ou aplicativo, ela é composta por uma chave pública e uma chave privada. A chave pública é armazenada no lado da empresa, e a chave privada é armazenada localmente no dispositivo onde a passkey foi criada. Isso significa que você não poderá fazer login na conta para a qual criou sua passkey a partir de qualquer outro dispositivo utilizando métodos tradicionais. É com isso que um gerenciador de senhas pode ajudar.
Quando você utiliza um gerenciador de senhas ao criar uma passkey, ele gerencia a solicitação de criação da passkey para que ela possa ser salva no seu cofre. Quando uma passkey é armazenada no seu cofre de senhas, você pode acessar e utilizá-la em vários navegadores e sistemas operacionais (SO), o que significa que não ficará limitado a um único dispositivo para entrar em uma conta com passkey. Um benefício adicional de utilizar um gerenciador de senhas para armazenar suas passkeys é que você também pode compartilhá-las com outros usuários, assim como qualquer outro registro no seu cofre.
Posso gerenciar passkeys com o gerenciador de senhas de um navegador?
Tecnicamente, sim, é possível gerenciar passkeys com o gerenciador de senhas de um navegador, porém, além de não serem seguros, eles limitam os pontos de onde você pode fazer login. Por exemplo, se você utiliza o Chrome como navegador, mas precisa de um navegador diferente, como o Safari, para entrar em uma conta, isso não será possível porque não terá a passkey para fazer login, pois ela estará armazenada em outro navegador.
O mesmo problema ocorre ao armazenar suas passkeys no iCloud Keychain. Caso queira fazer login em uma conta com a passkey habilitada e ela estiver armazenada no ecossistema da Apple, isso não será possível utilizando um dispositivo que não faz parte desse ecossistema, como um computador Windows.
A melhor maneira de armazenar e gerenciar suas passkeys é com um gerenciador de senhas dedicado compatível, como o Keeper Password Manager. Desde que você tenha a extensão para navegador do gerenciador de senhas instalada, poderá acessar suas passkeys em qualquer lugar, independentemente do dispositivo ou navegador utilizado.
Utilize o Keeper para gerenciar suas passkeys
As senhas não irão sumir tão cedo. É por isso que, se você planeja utilizar passkeys agora ou no futuro próximo, um gerenciador de senhas como o Keeper Security é essencial para gerenciar suas senhas e passkeys, com a capacidade de fazer login em qualquer lugar e com qualquer dispositivo.
Comece hoje a gerenciar suas passkeys de forma simples com o Keeper para ver por si mesmo como é fácil e seguro fazer login nas suas contas.