Você pode se proteger contra o roubo de identidade protegendo seu número de CPF e outros documentos confidenciais, revisando regularmente seus relatórios de crédito, usando uma
Atualizado em 13 de outubro de 2023.
O software antivírus é um programa que você instala em um notebook ou computador que evita, detecta e remove vírus e malware conhecidos antes que eles possam infectar os dispositivos. O malware é um tipo de software malicioso que os cibercriminosos instalam sorrateiramente em dispositivos para espionar os usuários e roubar seus dados.
Continue lendo para saber mais sobre o software antivírus, como ele funciona e os benefícios e limitações de tê-lo instalado.
Como o software antivírus funciona
Quando um software antivírus é instalado, ele verifica constantemente o seu PC em busca de vírus e malware, comparando o código do seu dispositivo com as informações que o programa antivírus tem em seu banco de dados de vírus conhecidos. Após encontrar um padrão que corresponde a um padrão em seu banco de dados, o antivírus o considera um vírus e coloca em quarentena ou exclui o arquivo ou código malicioso antes que ele possa infectar seu computador.
É importante notar que algumas versões de software antivírus são melhores do que outras, por causa da frequência com que atualizam seus bancos de dados. Quanto mais um provedor de software atualizar seu banco de dados, melhor ele pode proteger contra os vírus e malware mais recentes. De acordo com o AtlasVPN, em 2022, os cibercriminosos criaram mais de 316.000 ameaças de malware diariamente. Com o ritmo no qual os cibercriminosos podem criar malware, os provedores de antivírus devem atualizar seus bancos de dados rapidamente para evitar que esses vírus infectem o computador de um usuário.
Benefícios de ter um software antivírus
Alguns dos benefícios de um software antivírus são: ele oferece proteção em tempo real, bloqueia sites e anunciantes de spam e é fácil e conveniente de instalar.
Proteção em tempo real
O software antivírus verifica constantemente o seu PC em busca de vírus e malware em tempo real. Se você for exposto a malware ou vírus enquanto navega na internet, o software antivírus oferece uma boa proteção contra eles, pois está constantemente verificando arquivos e códigos maliciosos antes que possam infectar seus dispositivos. No entanto, mesmo que você tenha um software antivírus instalado, ainda deve ser cauteloso com o que clicar.
Bloqueia sites e anúncios de spam
Os cibercriminosos costumam disfarçar vírus como anúncios on-line ou criando sites falsificados que podem infectar seu PC com malware. Alguns softwares antivírus agem contra esses vírus e malware maliciosos obstruindo o acesso direto à sua rede, de modo que sites e anúncios de spam contendo vírus e malware já conhecidos são bloqueados.
Conveniente
Ter um software antivírus também é conveniente, pois ele detectará e removerá o vírus automaticamente, o que economiza o tempo de ter que detectar o vírus ou malware por conta própria. Como o software antivírus evita que malwares e vírus infectem seu dispositivo, você economiza tempo tendo que restaurar seu dispositivo de uma infecção, o que, em casos graves, pode exigir que você busque ajuda profissional.
Limitações do software antivírus
Duas grandes limitações dos softwares antivírus são que alguns softwares antivírus podem não ser capazes de protegê-lo contra ameaças mais recentes, e há a possibilidade de falhas de segurança estarem presentes no software antivírus.
Não protegem você contra ameaças mais recentes
Como os bancos de dados dos softwares antivírus incluem apenas malware e vírus que já são conhecidos, ainda há o risco de novas versões de malware e vírus afetarem seus dispositivos. Suponha que seu software antivírus ainda não atualizou seu banco de dados para detectar a ameaça mais recente. Nesse caso, o malware pode infectar facilmente seu PC e passar despercebido pelo antivírus.
Falhas de segurança
É importante entender que apenas ter um software antivírus não protegerá seu PC contra TODOS os tipos de ameaças on-line. Os cibercriminosos tentarão encontrar maneiras de escapar de softwares que tentam bloqueá-los. Se você não mantiver seu software de proteção atualizado no seu computador, isso abrirá um buraco pelo qual malwares e vírus podem entrar e infectar seu computador. As atualizações de software não apenas adicionam novos recurnos, mas também corrigem falhas de segurança. Quando essas falhas de segurança não são corrigidas, malwares e vírus podem infectar seu PC passando despercebidos pelo software antivírus.
Se você decidir instalar um software antivírus, certifique-se de que permaneça sempre atualizado, ou não poderá protegê-lo da melhor forma possível.
Preciso realmente de um software antivírus?
Você deve obter um software antivírus para proteger seu PC contra vírus e malware. No entanto, se você quiser instalar um software antivírus porque acredita ser a única solução necessária para proteger seus dados confidenciais e sua identidade on-line, pense novamente. Você também deve investir em outras ferramentas de segurança cibernética, como um gerenciador de senhas. Um gerenciador de senhas é uma ferramenta que ajuda os usuários a criar, gerenciar e armazenar suas senhas para que suas contas on-line sejam protegidas e não possam ser facilmente comprometidas.
Além de investir em ferramentas de segurança cibernética, aprenda as práticas recomendadas de segurança cibernética e mantenha-se atualizado com as últimas notícias de segurança cibernética.
Algumas práticas recomendadas de segurança cibernética que você deve seguir incluem:
- Mantenha todos os seus softwares e dispositivos atualizados
- Certifique-se que links sejam seguros antes de clicar neles
- Torne cada uma de suas senhas forte e exclusiva
- Faça backup de seus dados regularmente
Seguir essas práticas recomendadas de segurança cibernética e investir em ferramentas como um software antivírus e um gerenciador de senhas ajudará a proteger você e seus dados on-line.