A TikTok Shop geralmente é segura para fazer compras, mas é importante ter cuidado ao comprar nesse marketplace online. A TikTok Shop é um segmento da
Embora ter sua própria identidade roubada seja estressante e assustador, você provavelmente ficará ainda mais assustado se alguém roubar a identidade de seus filhos. O roubo de identidade infantil ocorre quando alguém rouba as informações privadas de um menor para abrir linhas de crédito, obter empréstimos ou solicitar benefícios em nome de uma criança. Com base nos dados da Safe Home, 73% das vítimas de roubo de identidade infantil conhecem a pessoa que roubou sua identidade. Por isso é importante ensinar as crianças a terem hábitos online fortes. Se você acredita que alguém roubou a identidade de seus filhos, verifique o relatório de crédito, denuncie o roubo de identidade confirmado à Comissão Federal de Comércio (FTC), entre em contato com as três principais agências de crédito e congele o relatório de crédito de seus filhos.
Continue lendo para saber como descobrir se a identidade de seus filhos foi roubada, quais as próximas medidas a tomar e como protegê-los contra roubos de identidade no futuro.
Como verificar se a identidade de seus filhos foi roubada
Você pode verificar se a identidade de seus filhos foi roubada conferindo se eles têm um relatório de crédito. A menos que seus filhos sejam usuários autorizados de seu cartão de crédito, não há motivo para terem um relatório de crédito associado ao número de CPF e ao nome. Você pode conferir se seu filho tem um relatório de crédito gratuitamente, solicitando-o em annualcreditreport.com.
Seis medidas a serem tomadas se a identidade de seus filhos for roubada
Se a identidade de seus filhos for roubada, há várias medidas que você deve tomar para proteger a privacidade deles, como denunciar o roubo de identidade, registrar um boletim de ocorrência na polícia e congelar o crédito deles.
1. Denuncie o roubo à Comissão Federal de Comércio (FTC)
A Comissão Federal de Comércio (FTC) cuidará do roubo de identidade de seus filhos fornecendo informações de sua denúncia às autoridades policiais. Quando denunciar o roubo da identidade de seus filhos, inclua o máximo possível de detalhes sobre quando isso aconteceu e qualquer atividade fraudulenta com o nome deles. A FTC usará as informações que você fornecer para criar um plano de recuperação personalizado e ajudar a recuperar a identidade de seus filhos.
2. Registre um boletim de ocorrência na polícia
Se você souber quem roubou a identidade de seus filhos, registre um boletim de ocorrência na polícia local imediatamente. Esteja preparado para compartilhar detalhes sobre o roubo, as informações de seus filhos e o nome do suspeito. Ao registrar um boletim de ocorrência na polícia, ela pode ajudar a corroborar sua afirmação de que existem atividades fraudulentas com o nome de seus filhos, o que pode fortalecer sua denúncia à FTC e às agências de crédito.
3. Entre em contato com as três agências de crédito
Você deve entrar em contato com cada uma das três principais agências de crédito (Experian, TransUnion e Equifax) para notificá-las sobre o roubo da identidade de seus filhos. Ao informar as agências de crédito sobre a situação de seus filhos, elas podem remover contas ou avisos fraudulentos do relatório de crédito deles. Isso garante que apenas atividades legítimas apareçam no relatório de crédito deles, além de proteger o perfil de crédito deles se forem usuários autorizados de seu cartão de crédito. Entre em contato com a Experian pelo telefone 1-888-397-3742, com a TransUnion pelo telefone 1-800-916-8800 e com a Equifax pelo telefone 1-800-525-6285.
4. Congele o relatório de crédito de seus filhos
Depois de denunciar o roubo da identidade de seus filhos, você deve congelar o relatório de crédito deles. Para fazer isso, você precisará entrar em contato com cada uma das três principais agências de crédito (Experian, TransUnion e Equifax) e preencher um formulário de solicitação de congelamento. Um congelamento de crédito impedirá que credores acessem o relatório de crédito de seus filhos e aprovem novos empréstimos ou linhas de crédito em nome deles. Se seus filhos forem vítimas de roubo de identidade, congelar o crédito impedirá que o ladrão cause danos adicionais no nome deles.
5. Notifique cobradores de dívidas sobre o roubo
É importante notificar cobradores de dívidas sobre o roubo da identidade de seus filhos, pois isso elimina a responsabilidade por dívidas criadas em nome deles por um indivíduo não autorizado. Se a identidade de seus filhos foi roubada e usada para abrir linhas de crédito, você pode começar a receber mais ligações de cobradores de dívidas procurando por eles. Comunicar aos cobradores de dívidas que a identidade de seus filhos foi roubada ajudará a esclarecer a situação e pode auxiliar na recuperação do crédito deles.
6. Entre em contato com os departamentos de fraudes das empresas onde foram abertas contas
Se a identidade de seus filhos for roubada, você deve entrar em contato com os departamentos de fraudes das empresas onde contas foram abertas em nome deles. Quando entrar em contato com essas empresas, peça o encerramento das contas de seus filhos e o envio de uma confirmação por escrito. Para comprovar a identidade de seus filhos e o roubo, você pode precisar fornecer uma cópia da certidão de nascimento deles ou de um boletim de ocorrência, se tiver registrado um. Com essas informações, as empresas podem confirmar a identidade de seus filhos e encerrar contas abertas de forma fraudulenta.
Como proteger seus filhos contra roubos de identidade no futuro
O roubo de identidade infantil pode ter efeitos prejudiciais sobre o crédito deles. Por isso é importante saber como protegê-los contra roubos de identidade no futuro.
Nomeie seus filhos como usuários autorizados de seu cartão de crédito e congele o crédito deles
Quando você torna seus filhos usuários autorizados de seu cartão de crédito, ajuda a desenvolver o crédito deles e começa a ensiná-los a gerenciar suas próprias finanças. A idade mínima para uma criança ser usuária autorizada de seu cartão de crédito varia de acordo com o emissor do cartão, mas geralmente ela precisa ter pelo menos 13 anos. Adicionar seus filhos como usuários autorizados também gera um relatório de crédito para eles. Por isso é importante congelar o crédito deles para evitar que um ladrão de identidades use o nome deles para abrir linhas de crédito. Em geral, o crédito de seus filhos deve permanecer congelado (exceto se você souber que eles vão utilizá-lo), pois isso ajuda a evitar roubos de identidade.
Proteja o número de CPF de seus filhos
Mantenha o CPF de seus filhos protegido física e digitalmente, para evitar que alguém roube a identidade deles. A maioria dos incidentes de roubos de identidade infantil é cometida por membros da família ou por outros mais próximos deles. Por isso é importante proteger o CPF deles e outras informações privadas. Para manter o CPF de seus filhos seguro, armazene o cartão físico em um cofre que exija um código ou uma chave para obter acesso. Digitalmente, você pode proteger a identidade de seus filhos armazenando uma fotocópia do cartão de CPF ou documentos digitais contendo informações confidenciais em um gerenciador de senhas como o Keeper®. O Keeper Password Manager armazena mais do que apenas senhas: fotos, vídeos, PDFs, documentos e outros arquivos relacionados à identidade de seus filhos também podem ser armazenados em um cofre criptografado.
Rasgue documentos que contenham as informações pessoais de seus filhos
Se você não precisar mais de documentos contendo o CPF de seus filhos ou outras informações pessoais, rasgue em pedaços qualquer coisa que possa ser roubada de seu lixo ou de sua casa. Mergulhar no lixo é um método popular entre ladrões de identidade para encontrar documentos com informações privadas, como informações de cartões de crédito, CPFs e números de contas bancárias. Lembre-se de triturar documentos com informações confidenciais antes de jogá-los fora. Assim, você protege a identidade de seus filhos contra roubos.
Ensine a seus filhos a importância da segurança online
É importante educar as crianças sobre segurança online desde cedo e com frequência, dada a onipresença da tecnologia em suas vidas. Quanto mais conscientes seus filhos forem sobre manter a segurança online, menor a probabilidade de caírem em golpes e terem sua identidade roubada. Veja algumas coisas que você pode fazer para proteger seus filhos online:
- Ensine seus filhos sobre golpes comuns para ajudá-los a reconhecer interações suspeitas.
- Lembre aos seus filhos que nunca devem compartilhar informações pessoais com desconhecidos online, como seu endereço residencial ou o número de telefone deles.
- Instale um software antivírus nos dispositivos de seus filhos para se proteger contra malwares e vírus.
- Mantenha os dispositivos de seus filhos atualizados com os softwares mais recentes para evitar que cibercriminosos explorem fraquezas de segurança.
- Habilite os controles dos pais quando possível para monitorar a atividade online de seus filhos e ajustar as configurações de privacidade deles.
- Use um gerenciador de senhas com sua família para garantir que seus filhos sempre usem uma senha forte e exclusiva em todas as contas.
Mantenha as identidades de seus filhos protegidas contra roubos
Sua família pode se manter protegida contra roubos de identidade investindo em um gerenciador de senhas como o Keeper Family Password Manager. Com o plano do Keeper para famílias, todos os membros de sua família terão seu próprio cofre digital para armazenar senhas, passkeys e muito mais em um local seguro e criptografado. Para acessar seu cofre, você só precisa lembrar sua senha principal, o que simplifica o processo de criação e armazenamento de senhas para todos. Quando seus filhos usam um gerenciador de senhas, as informações privadas deles são armazenadas com segurança e podem ser facilmente compartilhadas com você ou outros membros da família.
Comece uma avaliação gratuita de 30 dias do Keeper Password Manager para proteger melhor a identidade e as informações privadas de seus filhos contra mãos erradas.