O PayPal é mais seguro do que o Venmo por ter detecção avançada de fraudes, ser compatível com passkeys, oferecer programas de proteção fortes para compradores
Você pode detectar spyware em um telefone Android reconhecendo os seguintes sinais: seu telefone fica lento de repente, a bateria descarrega rapidamente, aplicativos desconhecidos aparecem, ele superaquece com frequência, você recebe mensagens estranhas ou ele faz ruídos estranhos durante chamadas telefônicas. O spyware é uma forma de malware instalado no seu dispositivo sem o seu conhecimento. Uma vez que o spyware é instalado, um cibercriminoso pode espionar você e coletar informações privadas, como senhas ou números de cartão de crédito.
Continue lendo para saber os seis sinais mais comuns de spyware e como removê-lo do seu telefone Android.
1. Seu telefone fica lento de repente
O spyware pode fazer com que seu telefone Android fique lento de forma inesperada porque ele é executado em segundo plano e consome muita energia. Um declínio repentino no desempenho do seu telefone pode ser atribuído a spyware, pois ele pode fazer com que seu telefone congele, demore mais para carregar sites e tenha problemas ao desligar. Se você não estiver usando aplicativos que consomem muita energia e ainda notar uma diminuição no desempenho, seu telefone Android pode estar infectado com spyware.
2. A bateria ou os dados do seu telefone estão acabando rápido
Como o spyware é executado em segundo plano no seu telefone e ocupa muito espaço, você pode notar que a bateria ou os dados móveis do seu telefone estão acabando rápido. Se você verifica regularmente sua conta telefônica e notou que gastou mais dinheiro do que o normal, isso pode ser um sinal de que o spyware está fazendo com que seu telefone utilize mais dados para funcionar discretamente em segundo plano. A bateria do seu telefone não durará tanto se o spyware infectar seu telefone Android, portanto, certifique-se de monitorar o uso da bateria, mesmo nos dias em que você quase não usa o telefone.
3. Você está vendo aplicativos desconhecidos ou alterações de configuração
Se você notar aplicativos que não reconhece ou alterações que não fez nas configurações, seu telefone Android pode estar infectado com spyware. Por exemplo, se você vir um aplicativo que nunca usou na biblioteca de aplicativos, ele pode ter sido instalado no seu telefone sem o seu conhecimento e pode conter spyware. Às vezes, aplicativos que contêm spyware são disfarçados para parecerem aplicativos legítimos que você baixou. Certifique-se de verificar seu telefone e excluir quaisquer aplicativos e arquivos desconhecidos ou suspeitos.
4. Seu celular está superaquecendo constantemente
Embora dispositivos mais antigos normalmente superaqueçam à medida que o hardware deteriora, o superaquecimento repentino e constante no seu telefone Android pode indicar que ele foi infectado com spyware. O spyware em execução em segundo plano usa os recursos e a memória do seu celular, então esse aumento no uso de dados pode fazer com que seu celular esquente, mesmo que você não esteja usando nenhum aplicativo que exija muita capacidade. Lembre-se de que o uso normal do celular pode causar superaquecimento, mas a intensidade e a rapidez do superaquecimento podem indicar se seu celular tem spyware.
5. Você está recebendo mensagens e e-mails estranhos
Anúncios pop-up frequentes, mensagens de erro e emails de phishing também podem ser sinais de que seu telefone Android foi infectado por spyware. Esses tipos incomuns de mensagens são provavelmente causados por adware, que é um tipo de spyware que mostra anúncios indesejados para coletar informações sobre sua atividade online. Esse tipo de malvertising tem como alvo seus interesses para determinar em quais tipos de anúncios personalizados você clicaria, potencialmente levando à instalação de spyware em seu dispositivo. Se você notar um aumento repentino de pop-ups aleatórios ou mensagens de phishing, seu telefone já pode estar infectado com spyware.
6. Seu telefone faz ruídos durante chamadas telefônicas
Se você notou sons incomuns ao fazer chamadas telefônicas, não os descarte como ruídos de fundo estranhos, pois isso pode ser um sinal de que seu telefone celular tem spyware. Os tipos de ruídos estranhos que você pode ouvir durante conversas telefônicas são bipes, estática ou até mesmo vozes distantes. Embora um sinal fraco possa ocasionalmente causar esses tipos de sons, ouvir ruídos estranhos de fundo durante chamadas telefônicas também pode indicar que seu telefone está grampeado, permitindo que cibercriminosos espionem e gravem suas conversas se houver spyware instalado.
Como remover spyware do seu telefone Android
Após notar que seu telefone Android está infectado com spyware, você vai querer removê-lo o mais rápido possível. Siga estas etapas para impedir que spyware invada sua privacidade e fique à espreita em seu telefone.
1. Reinicie seu telefone no modo de segurança
Desconecte seu telefone do Wi-Fi e reinicie-o no modo de segurança para impedir que o spyware funcione. O objetivo principal de entrar no modo de segurança é determinar o que está causando problemas técnicos em seu celular, pois o modo de segurança impede que aplicativos ou programas de terceiros sejam executados. Para entrar no modo de segurança no seu telefone Android, pressione e segure o botão liga/desliga e segure Desligar. Segure até ver Reiniciar no modo de segurança, em seguida, siga as instruções. Após confirmar que deseja entrar no modo de segurança, seu telefone será reiniciado e todos os aplicativos de terceiros ficarão acinzentados. Como o spyware provavelmente reside em um aplicativo de terceiros, reiniciar seu telefone no modo de segurança impedirá que o spyware seja executado e ajudará você a restringir onde ele está escondido.
2. Remova aplicativos ou arquivos suspeitos
Você deve examinar os aplicativos e arquivos do seu telefone Android para ver quais parecem suspeitos e potencialmente perigosos. Esses aplicativos e arquivos suspeitos podem residir na sua pasta de downloads, bem como na biblioteca de aplicativos, sendo importante remover imediatamente qualquer coisa que você não se lembre de ter baixado. Para fazer isso, abra Meus arquivos e clique em Downloads. Anote todos os aplicativos ou arquivos que você não se lembra de ter baixado e exclua-os tocando em Desinstalar. Remover aplicativos e arquivos suspeitos protegerá a privacidade do seu telefone, pois qualquer aplicativo ou arquivo que você não se lembra de ter baixado pode conter spyware usado para monitorar sua atividade.
3. Verifique as permissões do administrador do dispositivo
Ao remover aplicativos ou arquivos suspeitos, você pode se deparar com alguns aplicativos que exigem certas permissões administrativas para excluí-los. Para remover essas permissões de administrador do dispositivo, vá em Configurações, toque em Segurança, selecione Avançado e clique em Administradores do dispositivo. Deve haver uma caixa de seleção ao lado de cada aplicativo e, para excluir o aplicativo que pode conter spyware, é necessário desmarcar a caixa. Deve aparecer uma lista com outras permissões, e você deve selecionar Desativar este aplicativo de administrador do dispositivo. Ao fazer isso, agora você pode remover aplicativos que não conseguia antes devido a essas permissões. Após excluir os aplicativos suspeitos, reinicie o telefone e veja se ele começa a funcionar corretamente.
4. Execute um software antivírus
O software antivírus pode ser instalado para detectar, interromper e eliminar malware ou vírus conhecidos antes que eles infectem seu dispositivo. Certifique-se de instalar um software antivírus legítimo e seguro de uma empresa conhecida com fortes soluções de segurança cibernética. Após instalar o melhor software antivírus para você, ele verificará seu dispositivo constantemente, procurando por correspondências entre o código do seu dispositivo e um grande banco de dados de vírus conhecidos. Se o software antivírus encontrar uma correspondência, ele isolará o vírus do resto do seu dispositivo e excluirá o arquivo antes que ele infecte seu dispositivo. Você precisa instalar e executar um software antivírus se suspeitar ou souber que tem spyware no seu telefone, porque o spyware geralmente se disfarça como aplicativos ou arquivos legítimos, dificultando sua detecção à vista de todos.
5. Atualize o sistema operacional (SO) do seu Android
O sistema operacional (SO) do seu Android deve ser atualizado para a versão mais recente para obter as correções de segurança e de bugs mais recentes. Manter o sistema operacional do seu telefone atualizado garante que os cibercriminosos não possam explorar nenhuma vulnerabilidade de segurança, da qual eles possam tirar vantagem para instalar spyware no seu telefone. Para verificar se você deve instalar a atualização mais recente do sistema operacional, vá em Configurações, toque em Sistema e clique em Atualização de software. Seu telefone informará se está atualizado ou se você precisa instalar a versão mais recente, portanto, siga as instruções na tela com base na atualização atual do sistema operacional do seu telefone. Atualizar o sistema operacional do seu Android pode remover qualquer spyware ativo, pois novas atualizações de software contêm correções para muitas falhas de segurança.
6. Reinicie seu telefone normalmente
Após tentar as etapas acima, você deve tirar o telefone do modo de segurança e tentar reiniciá-lo normalmente. Para desativar o modo de segurança no seu telefone Android, pressione e segure o botão liga/desliga e selecione Reiniciar ou Reinicializar, dependendo do seu dispositivo. Após reiniciar seu telefone, ele será reinicializado automaticamente e o modo de segurança será desativado.
7. Se as etapas acima não funcionarem, execute uma restauração de fábrica
Se tudo mais falhar e o spyware permanecer em seu telefone, talvez seja necessário executar uma restauração de fábrica. Antes de fazer isso, certifique-se de fazer backup dos dados do seu telefone, pois a restauração de fábrica o reverterá para as configurações de fábrica sem nenhuma informação salva. Se você fez backup dos dados do seu telefone, pode restaurá-lo para um backup anterior à infecção por spyware; caso contrário, você corre o risco de reinfectar seu telefone com spyware ao restaurá-lo com um backup contendo spyware.
Para executar uma restauração de fábrica no seu telefone Android, vá em Configurações e toque em Gerenciamento geral. Selecione Restaurar e toque em Restaurar dados de fábrica ou Apagar todos os dados, dependendo de qual dispositivo você tem. Confirme a escolha de restaurar seu telefone para as configurações de fábrica inserindo sua senha ou PIN. Dê ao seu telefone algum tempo para excluir seus dados existentes e redefinir seu telefone para as configurações de fábrica. Depois disso, seu telefone será reiniciado e voltará ao estado original, como quando o tirou da caixa. A partir daqui, você pode restaurá-lo com um backup de antes da infecção por spyware ou começar de novo sem um backup. Se a restauração de fábrica não eliminar o spyware do seu telefone, talvez seja necessário comprar um novo dispositivo.
Mantenha seus dispositivos Android protegidos contra spyware
Proteja seu telefone Android de ser infectado por spyware seguindo estas etapas simples:
- Mantenha o sistema operacional do seu telefone atualizado
- Instale e execute um software antivírus
- Evite baixar aplicativos, arquivos ou programas suspeitos
- Nunca clique em anúncios pop-up não solicitados ou mensagens de phishing
O spyware não apenas invade sua privacidade ao permitir que um cibercriminoso monitore cada movimento seu online, mas também deteriora a funcionalidade do seu telefone. Mantenha seu telefone Android protegido contra o impacto do spyware mantendo-se alerta e verificando regularmente se há aplicativos ou arquivos suspeitos.