Não, você não pode apagar sua pegada digital, mas pode reduzi-la excluindo contas inativas, saindo de sites de pesquisa de pessoas e ajustando suas configurações de
Sim, você pode ser enganado no Cash App de várias maneiras, incluindo trocas de dinheiro, pagamentos acidentais e mensagens de phishing. Os golpes do Cash App são prejudiciais porque podem extorquir seu dinheiro, roubar suas informações pessoais e até mesmo obter acesso à sua conta do Cash App.
Continue lendo para saber mais sobre o Cash App, os golpes mais comuns do Cash App e como você pode evitar se tornar uma vítima deles.
O que é o Cash App?
O Cash App é um serviço de pagamento financeiro e móvel que permite que você envie e receba dinheiro de amigos, familiares ou estranhos. O aplicativo foi criado em 2013 e tem mais de 50 milhões de usuários mensais fazendo transações em 2024. As pessoas usam o Cash App para transferir dinheiro convenientemente, como pagar por trabalhos informais, ou enviar dinheiro depois de dividir a conta em um restaurante. Você também pode usar o Cash App se tiver uma pequena empresa, usando seu modo de negócios para receber pagamentos, gerenciar sua renda e associar sua conta do Cash App à sua conta bancária. Apesar de o Cash App ser uma maneira segura de enviar dinheiro para pessoas que você conhece, o Cash App nem sempre é seguro de usar ao transferir dinheiro para estranhos.
5 golpes comuns do Cash App
Como o Cash App não é a maneira mais segura de enviar e receber dinheiro de estranhos, existem várias maneiras de ser enganado no aplicativo. Vamos mergulhar em cinco dos tipos mais comuns de golpes do Cash App.
1. Troca de dinheiro
Um dos golpes mais comuns no Cash App é a troca de dinheiro, onde um golpista promete aumentar seu dinheiro se você enviar fundos na forma de taxas ou para verificação da conta. Por exemplo: um golpista pode alegar ser um investidor financeiro especialista e pedir que você envie dinheiro para ele para investir em um projeto bem-sucedido. Se você enviar seu dinheiro pelo Cash App, o golpista o aceitará, mas nunca enviará nada em troca. Em geral, se alguém pedir que você envie dinheiro primeiro, é provável que seja um golpe. Nenhuma empresa legítima pede dinheiro, de modo que se alguém prometer enviar dinheiro grátis em troca de um pagamento ou investimento, saiba que isso é um golpe.
2. Pagamentos acidentais
Os golpistas podem enviar um pagamento acidental e pedir que você envie o dinheiro de volta. No entanto, o dinheiro que você enviar de volta para o golpista virá de seus próprios fundos, enquanto os golpistas contestarão o pagamento junto ao banco depois de você enviar o dinheiro. Isso não apenas devolverá o dinheiro que o golpista enviou originalmente, mas também permitirá que eles fiquem com o seu dinheiro. Quando uma pessoa afirma que enviou dinheiro por acidente ou solicita um reembolso de você no Cash App, é provável que seja um golpe.
3. Golpes de sexta-feira do Cash App
#CashAppFriday é uma promoção de sorteio em dinheiro legitimamente administrada pelo Cash App, mas os golpistas usam a hashtag para enganá-lo e levá-lo a acreditar que você ganhou. Por exemplo: um golpista criará uma conta do Cash App que se passa pelo aplicativo e entrará em contato com você, pedindo suas informações de pagamento para que você possa receber seu prêmio. No entanto, se você for um vencedor de um sorteio legítimo do Cash App, o Cash App não entrará em contato com você pedindo suas credenciais de login ou informações de pagamento. Se você não tiver certeza se ganhou um sorteio legítimo, consulte as contas de rede social oficiais do Cash App ou entre em contato com o Suporte do Cash App.
4. Mensagens de phishing
Assim como os golpistas fingem ser o Cash App para sorteios, eles também se passam pelo Cash App atuando como representantes reais de suporte ao cliente em golpes de phishing. Por exemplo: você pode receber um email de alguém que afirma ser do Cash App e pedindo suas informações de login, ameaçando que sua conta será desativada se você não fornecê-la. Ao fornecer seu nome de usuário e sua senha, você estaria dando essas informações confidenciais a um golpista que poderia usá-las para invadir sua conta e potencialmente cometer fraudes. Os emails verificados do Cash App só virão de endereços que terminam em @cash.app, @square.com e @squareup.com. Quando você receber um email que afirma ser do Cash App, verifique o endereço de email do remetente antes de fazer qualquer outra coisa.
5. Ofertas que parecem boas demais para ser verdade
Muitos golpistas do Cash App oferecem itens ou serviços caros a preços baixos. Por exemplo: um golpista pode prometer encontrar um apartamento ou casa com uma taxa de aluguel muito acessível. Se você expressar interesse nesse ótimo negócio, o golpista pedirá que você envie um depósito antes de continuar a ajudar você. Depois de enviar o dinheiro, o golpista o pegará e desaparecerá. Ofertas que parecem boas demais para ser verdade normalmente são, e você nunca deve se sentir confortável comprando algo caro em troca de um pagamento pelo Cash App a um estranho. Como o Cash App não é um mercado, não é bom usá-lo como um.
Como evitar golpes do Cash App
Mesmo que existam vários golpes comuns do Cash App, você pode se manter protegido fazendo transações apenas com pessoas em quem confia, não compartilhando suas informações confidenciais online e protegendo seu Cash App com uma senha forte.
Envie e aceite pagamentos apenas de pessoas em quem você confia
É importante usar o Cash App apenas para enviar e receber dinheiro de pessoas que você conhece e confia. Usar o Cash App para fazer ou aceitar pagamentos de estranhos pode levar você a ser vítima de um golpe, pois você nunca sabe as verdadeiras intenções de uma pessoa. Um estranho pode decidir não enviar o dinheiro a você por um item ou serviço ou pagar a mais e solicitar o dinheiro de volta, alegando que foi um pagamento acidental. Evite usar o Cash App como uma forma de pagamento móvel se precisar enviar ou receber dinheiro de alguém em quem você não confia.
Não compartilhe suas informações confidenciais online
Os golpistas podem saber mais sobre seus interesses se você compartilhar demais online, especialmente nas redes sociais. Você nunca deve compartilhar informações privadas online, porque os golpistas podem usá-las em seu benefício. Por exemplo: se você tiver seu número de telefone no seu perfil de rede social, um golpista pode encontrar seu número de telefone e direcioná-lo para tentativas de smishing ou vishing realistas. Você também deve certificar-se de não compartilhar seu PIN do Cash App ou quaisquer outros detalhes da conta com ninguém online. Se alguém obter acesso às suas informações privadas do Cash App, eles podem invadir sua conta e cometer fraudes.
Proteja seu Cash App com uma senha forte
Como sua conta do Cash App contém informações confidenciais, é importante mantê-la segura usando uma senha forte e exclusiva. Para qualquer conta, especialmente uma que envolva informações financeiras, você deve evitar usar senhas fracas ou reutilizadas, pois um golpista pode usá-las para invadir suas contas e roubar suas informações. Se você usar a mesma senha para sua conta do Cash App em muitas outras contas e um golpista adivinhar sua senha do Cash App, ele pode tentar fazer login em suas outras contas e invadir sua privacidade.
Para evitar que sua conta do Cash App seja hackeada, você deve usar um gerador de senhas ou um gerador de frases de passe. Os geradores de senhas e geradores de frases de passe criam senhas e frases de passe fortes e aleatórias que tornam mais difícil para os golpistas acessarem sua conta. Depois de ter uma senha forte e exclusiva para sua conta do Cash App, você deve protegê-la usando um gerenciador de senhas como o Keeper®. O Keeper Password Manager tem um gerador de senhas integrado, de modo que pode criar e armazenar suas senhas em um cofre seguro e criptografado.
Use a autenticação de dois fatores (A2F)
Além de usar uma senha forte para sua conta do Cash App, você também deve ativar a autenticação de dois fatores (A2F), que é uma medida de segurança adicional. A A2F é uma forma de autenticação multifator (MFA) que requer uma forma extra de validação da sua identidade antes de acessar uma conta. Por exemplo: se você tiver a A2F ativada no seu Cash App, alguém precisará do seu nome de usuário, senha e A2F para acessar sua conta. Algumas formas comuns de A2F incluem senhas de uso único com duração limitada (TOTP) e senhas de uso único (OTP).
Para ativar a A2F na sua conta do Cash App, visite seu perfil e role para baixo até Segurança e privacidade. Na parte inferior dessa tela, você terá a opção de Usar aplicativo autenticador, como o Google Authenticator ou o Keeper Password Manager. Você também pode usar seu número de telefone ou endereço de email como uma forma de A2F. Portanto, qualquer pessoa que tente fazer login na sua conta do Cash App terá que enviar um código para você por texto ou email. O Keeper Password Manager não apenas pode ser usado como um aplicativo autenticador, mas também pode armazenar códigos A2F com segurança no seu cofre digital.
Ative suas notificações do Cash App
Certifique-se de que suas notificações do Cash App estejam ativadas para receber alertas sobre atividades suspeitas. Você pode receber notificações push, mensagens de texto ou emails do Cash App indo até seu perfil na tela inicial do seu Cash App. Toque em Notificações e ative os métodos pelos quais você gostaria de receber notificações. Ter suas notificações do Cash App ativadas permitirá que você receba alertas para cada pagamento que receber, um novo dispositivo fazendo login na sua conta, alterações nas suas configurações de segurança e atividades suspeitas.
Ative o bloqueio de segurança no seu Cash App
A funcionalidade do Cash App chamada Bloqueio de Segurança requer um código de passe, Touch ID ou Face ID para fazer um pagamento. Você pode ativar essa funcionalidade visitando seu Perfil do Cash App, depois seguindo para Segurança e Privacidade e ativando Bloqueio de Segurança. Insira um PIN que você lembrará ou configure seu Touch / Face ID. Ao fazer isso, você manterá sua conta mais segura e impedirá que qualquer outra pessoa faça pagamentos na sua conta ou dispositivo. Isso é essencial para manter sua conta segura, porque mesmo que um golpista saiba suas credenciais de login, ele não seria capaz de fazer pagamentos com suas informações financeiras se precisasse de um PIN, sua impressão digital ou face.
Mantenha-se protegido contra golpes do Cash App
Mantenha sua conta do Cash App segura e proteja-se contra muitos golpes do Cash App. Certifique-se de enviar e receber pagamentos apenas de pessoas que você conhece, não compartilhe informações confidenciais online, use uma senha forte para sua conta e ative a A2F. Uma maneira conveniente de atualizar sua senha do Cash App para uma mais forte é usando um gerenciador de senhas, que pode criar e armazenar suas credenciais de login para todas as suas contas em um lugar seguro.
Comece hoje mesmo sua avaliação gratuita de 30 dias do Keeper Password Manager para se proteger contra golpes do Cash App e outras ameaças cibernéticas.