Usar chaves de segurança FIDO2 em contas privilegiadas é a melhor maneira de protegê-las contra ameaças internas e externas, porque elas oferecem maior segurança e comodidade
Se você descobriu que suas informações pessoais foram parar na dark web, pode estar se perguntando como isso poderia ter acontecido. Suas informações pessoais podem ter acabado na dark web por causa de uma violação de dados, uma conta comprometida, um golpe de phishing ou uma infecção por malware. A dark web é uma parte da internet usada por cibercriminosos para comprar e vender informações roubadas.
Continue lendo para entender como saber se suas informações pessoais estão na dark web, como elas chegaram lá e como proteger sua identidade.
Como saber se suas informações pessoais estão na dark web
Uma das maneiras mais fáceis de descobrir se suas informações pessoais estão na dark web é usar uma ferramenta gratuita de verificação da dark web. Uma verificação da dark web é uma varredura em um banco de dados com bilhões de pedaços de informações pessoais comprometidas por violações de dados. Se a verificação encontrar uma correspondência no banco de dados com as informações que você inseriu, informará que suas informações foram encontradas na dark web.
Como minhas informações foram parar na dark web?
Suas informações podem ter surgido na dark web de várias maneiras, incluindo uma violação de dados, um golpe de phishing ou uma infecção por malware.
Você foi uma das vítimas de uma violação pública de dados
Uma violação de dados pública ocorre quando os dados de uma organização são roubados por cibercriminosos devido a erros humanos ou vulnerabilidades nos sistemas de segurança. Por exemplo: se você tiver uma conta numa grande empresa de compras online e essa empresa sofrer uma violação de dados, pode receber um email dessa empresa comunicando que suas informações pessoais foram comprometidas. Isso significa que o cibercriminoso pode ter suas informações de identificação pessoal (PII), que podem incluir o número de sua carteira de motorista, informações de seu cartão de crédito, seu CPF, seu endereço de email ou seu número de telefone. Se um cibercriminoso tiver suas informações pessoais, ele pode vendê-las na dark web para obter lucro.
Uma ou mais de suas contas foram comprometidas
Suas contas podem ter sido comprometidas após uma violação de dados, pelo uso de senhas fracas, por não habilitar a autenticação multifator (MFA), caindo em um golpe de phishing ou instalando malwares em seu dispositivo. Uma conta comprometida é aquela que foi acessada por alguém sem sua permissão. Se um cibercriminoso quebrou sua senha ou você acidentalmente enviou suas credenciais de login para ele em um golpe de phishing, sua conta pode estar comprometida. Quando um cibercriminoso obtém suas informações pessoais, ele pode usá-las para obter mais informações pessoais de suas outras contas, ou vendê-las na dark web para outros usarem.
Você caiu em um golpe de phishing
Os golpes de phishing são mais difíceis de detectar, especialmente quando os cibercriminosos utilizam IA para torná-los verossímeis. Um golpe de phishing ocorre quando um cibercriminoso envia um email ou uma mensagem SMS para persuadi-lo a compartilhar informações confidenciais, como senhas ou números de cartões de crédito. Você pode cair em um golpe de phishing quando, para parecer mais confiável, o cibercriminoso finge ser alguém em quem você confia ou uma empresa na qual você tem uma conta. Se compartilhar suas informações pessoais com alguém que afirma ser uma pessoa ou empresa em quem você confia, eles podem pegar suas informações pessoais e vendê-las na dark web.

Seu dispositivo foi infectado com malware
Em um golpe de phishing, um cibercriminoso pode incluir um link para você clicar ou um anexo para baixar disfarçados de algo legítimo. Por exemplo: se o golpe de phishing usar uma empresa com a qual você faz compras online regularmente, o email pode pedir que você clique no link para verificar se as informações da sua conta estão corretas antes que ela seja desativada. Isso pode levar você a clicar em um link não solicitado, que pode estar infectado com malware. O malware é um software malicioso que pode infectar seu dispositivo e enviar seus dados privados para um cibercriminoso. Assim que o malware estiver instalado em seu dispositivo, um cibercriminoso pode ter êxito em monitorar sua atividade online e até mesmo espioná-lo usando um spyware – um tipo de malware instalado em seu dispositivo para coletar informações confidenciais sem seu conhecimento. Um cibercriminoso pode usar qualquer tipo de malware ou spyware para coletar suas informações pessoais e vendê-las na dark web.
Você se conectou a uma rede Wi-Fi pública
Algo tão simples quanto usar uma rede Wi-Fi pública desprotegida pode colocá-lo em risco de ter sua identidade roubada. Por exemplo: se você estiver andando em um aeroporto e se conectou a uma rede Wi-Fi pública, alguém pode ter hackeado essa rede e infectado qualquer dispositivo conectado com malware. Se você usar uma rede Wi-Fi pública para verificar sua conta bancária ou fazer uma compra online, um cibercriminoso que hackeou a rede pode obter acesso às suas informações privadas e potencialmente vendê-las na dark web.
Como removo minhas informações da dark web?
Infelizmente, uma vez que suas informações pessoais estiverem na dark web, é impossível removê-las. Entretanto, existem várias medidas que você pode tomar para proteger sua identidade.
Altere suas senhas comprometidas
A primeira coisa que você deve fazer quando percebe que suas informações pessoais estão na dark web é alterar as senhas de sua(s) conta(s) comprometida(s). Uma maneira conveniente de verificar quais de suas contas foram comprometidas é usar um gerenciador de senhas que tenha uma ferramenta de monitoramento da dark web integrada. O Keeper Password Manager oferece o BreachWatch®, que constantemente escaneia a dark web para você e o notifica se suas informações pessoais forem encontradas. Isso permite que você tome medidas imediatas e altere rapidamente suas senhas comprometidas. Usando o Keeper Password Manager, você pode gerar senhas fortes e exclusivas, trocando suas senhas comprometidas por senhas novas e aleatórias para proteger suas contas.
Ative a autenticação multifator (MFA) em todas as suas contas
A autenticação multifator (MFA) é essencial para adicionar uma camada extra de segurança às suas contas. Ativá-la exigirá que você tenha seu nome de usuário, sua senha e outra forma de verificação para obter acesso. Alguns exemplos de MFA incluem um código de um aplicativo autenticador, um PIN, uma leitura de impressão digital ou reconhecimento facial. Ter a MFA ativada significa que, mesmo que um cibercriminoso tenha acessado seu nome de usuário e sua senha, sua conta ainda estará protegida porque ele não teria seu método de MFA. A MFA protege suas contas contra ataques cibernéticos exigindo a validação de sua identidade antes de permitir o acesso à sua conta.
Congele seu crédito
Um congelamento de crédito impede que alguém abra novas linhas de crédito ou empréstimos em seu nome. Congelar seu crédito impedirá que os credores acessem seu relatório de crédito, o que pode ajudar a protegê-lo de se tornar uma vítima de roubo de identidade. Por exemplo: se o número de sua conta bancária ou seu CPF for encontrado na dark web, você deve congelar seu crédito para evitar que alguém se passe por você e peça um novo cartão de crédito em seu nome. A menos que você planeje fazer um empréstimo ou abrir novas linhas de crédito, pode ser mais seguro congelar seu crédito como uma precaução de segurança, independentemente de você acreditar que sua identidade está sendo roubada. Para congelar seu crédito, você deve entrar em contato com cada uma das três principais agências de crédito: Experian, TransUnion e Equifax.
Analise seu dispositivo usando um software antivírus
Um software antivírus detecta, interrompe e elimina quaisquer vírus ou malwares conhecidos antes que possam infectar seu dispositivo. Isso ajuda você a se manter seguro online e protege suas informações pessoais de aparecerem na dark web por terem sido roubadas por cibercriminosos que usam malwares. Ao verificar seu dispositivo constantemente em busca de vírus ou malwares, o software antivírus excluirá quaisquer vírus que correspondam ao seu banco de dados de vírus conhecidos. Isso garante proteção em tempo real e permite que você fique tranquilo sabendo que suas informações pessoais estão protegidas contra vírus e malwares.
Mantenha-se protegido contra a dark web com o Keeper
O Keeper pode ajudar a evitar que suas informações cheguem à dark web com o Keeper Password Manager e sua funcionalidade especial, o BreachWatch. Como o BreachWatch verifica constantemente suas informações pessoais na dark web, o Keeper Password Manager pode melhorar sua segurança online e melhorar a segurança de suas contas.
Comece uma avaliação gratuita de 30 dias do Keeper Password Manager e saiba como o BreachWatch pode monitorar a dark web para estar sempre atento às suas informações pessoais.