Usar chaves de segurança FIDO2 em contas privilegiadas é a melhor maneira de protegê-las contra ameaças internas e externas, porque elas oferecem maior segurança e comodidade
Você caiu em um golpe e acidentalmente deu os detalhes do seu cartão para um golpista? Para proteger a si mesmo e suas finanças, você deve bloquear seu cartão, entrar em contato com a emissora do cartão e congelar seu relatório de crédito.
Continue lendo para saber o que você deve fazer se você caiu em um golpe e como você pode evitar golpes no futuro.
1. Bloqueie seu cartão de débito ou crédito
Se um golpista tiver seu número de cartão, você precisa bloquear seu cartão de débito ou crédito imediatamente. Você pode fazer isso on-line no site da emissora do seu cartão ou ligando diretamente para ela. O número geralmente é encontrado na parte de trás do seu cartão. Bloquear seu cartão temporariamente o congela e impede cobranças futuras, exceto para pagamentos automáticos como assinaturas mensais. Quando você bloqueia seu cartão, você protege seu cartão contra ser usado para atividades fraudulentas ou roubo de identidade.
2. Entre em contato com a emissora do seu cartão de débito ou crédito
Depois de bloquear seu cartão de débito ou crédito, você deve informar a emissora do cartão sobre a situação. Diga-lhes que você caiu em um golpe e, sem querer, deu ao golpista o número de seu cartão. Quanto mais informações você fornecer sobre o golpe, mais eles poderão ajudá-lo e proteger seu dinheiro. A emissora do seu cartão cancelará seu cartão e enviará um novo com um novo número.
3. Congele seu relatório de crédito
Depois de bloquear seu cartão e notificar a emissora do cartão sobre o golpe, você deve congelar seu relatório de crédito como uma medida de segurança adicional. Congelar seu relatório de crédito impede que credores o acessem e os impede de aprovar novos empréstimos ou linhas de crédito em seu nome. Isso é importante no caso de o golpista que tem as informações do seu cartão roubar sua identidade ou tentar cometer fraudes. Você pode congelar seu relatório de crédito entrando em contato com cada uma das três principais agências de crédito: Experian, TransUnion e Equifax. Para descongelar seu relatório de crédito, você precisará dar a cada uma das agências de crédito uma comprovação de sua identidade.
Como evitar cair em golpes no futuro
Você pode evitar cair em golpes e dar as informações de seu cartão a um golpista no futuro seguindo essas práticas recomendadas de segurança.
Evite responder a chamadas, e-mails ou mensagens de texto não solicitados
Não responda a chamadas, e-mails ou mensagens de texto que aparecem aleatoriamente. Responder a chamadas de spam pode levar os golpistas a descobrirem que seu número de telefone está ativo. Ao responder a chamadas de spam, você aumenta suas chances de se comunicar com um golpista e, potencialmente, dar a eles suas informações privadas. Evite responder ou interagir com e-mails ou mensagens de texto não solicitados, pois clicar em qualquer link pode resultar em um malware infectando seu dispositivo e roubando seus dados pessoais.
Não dê informações pessoais para ninghuém
Evite compartilhar suas informações pessoais, mesmo que o indivíduo pareça ser de uma empresa confiável, porque os golpistas geralmente fingem ser empresas legítimas para conquistar sua confiança. Certifique-se de confirmar a identificação de quem você está falando antes de compartilhar informações privadas, como números de cartão de crédito ou informações de contas bancárias. Em geral, empresas legítimas nunca entrarão em contato com você pedindo informações pessoais, a menos que você esteja esperando uma ligação ou comunicação de acompanhamento.
Seja cauteloso com ofertas boas demais para serem verdade
Ao se comunicar com um golpista, você pode considerar que o que estão oferecendo a você parece incrível e bom demais para ser verdade. Esses tipos de ofertas podem envolver um golpista reduzindo significativamente o preço de um produto ou serviço em que você está interessado, enganando-o a acreditar que você está recebendo um grande negócio. No entanto, ao dar a um golpista as informações do seu cartão, você provavelmente não receberá nenhum produto ou serviço e perderá uma quantidade significativa de dinheiro.
Use apenas cartões de crédito para compras on-line
Evite usar seu cartão de débito para compras on-line, porque usar cartões de crédito oferece uma melhor proteção contra fraudes. Por exemplo, se você cair acidentalmente em um golpe e der as informações do seu cartão de débito a um golpista, ele receberá dinheiro diretamente da sua conta para usar para fraude ou outros fins. No entanto, se você der a um golpista suas informações de cartão de crédito e entrar em contato com a emissora do cartão, o dinheiro que o golpista tentar usar virá da instituição financeira em vez da sua conta. Usar cartões de crédito para compras on-line reduz sua responsabilidade de pagar cobranças fraudulentas, o que você provavelmente teria que fazer se um golpista tivesse as informações do seu cartão de débito.
Use um gerenciador de senhas para fazer login em suas contas
Usar um gerenciador de senhas é uma das melhores maneiras de evitar cair em golpes no futuro. Um gerenciador de senhas permite que você armazene e compartilhe suas credenciais de login de maneira segura e criptografada. O Keeper Password Manager tem uma funcionalidade chamada KeeperFill®, que só preencherá suas credenciais de login e informações privadas se o URL em seu cofre corresponder ao site em que você está. Essa funcionalidade ajuda a reduzir suas chances de cair em um golpe, como um site falsificado projetado para parecer quase exatamente como um site legítimo para induzi-lo a inserir suas informações privadas. Com o KeeperFill, mesmo se você clicar no site de um golpista, você saberá que não é um site legítimo porque suas credenciais de login não serão preenchidas automaticamente.
Mantenha os detalhes do seu cartão seguros contra golpistas
Proteja suas finanças de golpistas ignorando chamadas ou mensagens não solicitadas, usando cartões de crédito em vez de cartões de débito para compras on-line e armazenando suas informações de cartão de débito e crédito em um gerenciador de senhas. Comece hoje mesmo sua avaliação gratuita de 30 dias do Keeper Password Manager para ver os benefícios de armazenar suas credenciais de login e informações de cartão em um cofre digital seguro.