Você pode proteger sua pegada digital excluindo quaisquer contas que não usa mais, ajustando suas configurações de privacidade, evitando o compartilhamento excessivo nas redes sociais e
Há vários tipos diferentes de spywares, como adwares, stalkerwares e keyloggers. Não importa que tipo de spyware esteja instalado no seu dispositivo, é assustador ter sua privacidade invadida e informações confidenciais roubadas por cibercriminosos.
Leia mais para saber o que são spywares, os diferentes tipos de spywares e como proteger seus dispositivos contra spywares.
O que é spyware?
O spyware é um tipo de malware que pode ser instalado secretamente no seu dispositivo para espioná-lo. O malware é um software que pode infectar seu dispositivo após você clicar acidentalmente em um link de um e-mail de phishing, baixar conteúdo gratuito de fontes de terceiros ou inserir credenciais de login em um site falsificado. Após a instalação de um spyware no seu dispositivo, o cibercriminoso que criou o spyware pode acessar suas informações pessoais e até mesmo espioná-lo por meio da sua câmera ou microfone. Eles podem usar seus dados privados para obter acesso às suas contas ou vendê-los na dark web para que outros cibercriminosos possam cometer fraudes ou roubo de identidade.
Os diferentes tipos de spywares
Agora que você sabe o que é spyware, vamos conhecer os sete tipos mais comuns de spywares que você pode encontrar na mídia ou na sua própria vida.
Adwares
Também conhecido como software suportado por publicidade, o adware é um tipo de spyware que aparece como pop-ups ou anúncios indesejados no seu dispositivo. O adware é diferente do malvertising, porque o adware é o programa que é instalado no seu dispositivo, enquanto o malvertising é o ato de cibercriminosos usarem anúncios para espalhar malwares. Dos pop-ups que parabenizam você por ganhar um prêmio bom demais para ser verdade até anúncios de aplicativos que você é incentivado a baixar, os adwares podem aparecer no seu dispositivo de várias maneiras inteligentes.
Às vezes, os adwares podem ser personalizados de acordo com suas preferências pessoais se rastrearem sua atividade on-line. Por exemplo, se você compra roupas da moda on-line com frequência os adwares no seu dispositivo podem aparecer como um pop-up dizendo que você ganhou US$ 500 em roupas novas. No entanto, clicar em qualquer adware provavelmente o levará a um site inseguro e ilegítimo, começará a infectar seu dispositivo com malwares ou instalará programas para roubar os dados do seu dispositivo.
Stalkerware
Como o nome sugere, o objetivo principal do stalkerware como tipo de spyware é monitorar o que você está fazendo no seu dispositivo. Normalmente, o stalkerware é instalado em um dispositivo para acessar não apenas o que você faz por meio das teclas digitadas, mas também a câmera e o microfone do seu dispositivo. Alguns stalkerwares são instalados e disfarçados como outro aplicativo, então você não suspeitará que o uso do seu dispositivo está sendo rastreado. O stalkerware pode fazer capturas de tela do que você faz no seu dispositivo, tornando-o uma forma muito invasiva de perseguição cibernética.
Spyware de nível governamental
Alguns spywares são criados para combater crimes, mas seus poderes acabam sendo usados com intenções maliciosas. O spyware de nível governamental, como o Pegasus, foi concebido para residir secretamente em dispositivos móveis para combater o terrorismo e o crime. No entanto, ele geralmente é usado indevidamente para espionar qualquer pessoa com informações confidenciais, incluindo jornalistas, políticos e advogados. Usando spywares de nível governamental, cibercriminosos podem espionar ligações telefônicas, ler mensagens de texto, rastrear locais e coletar dados privados. Após o spyware de nível governamental ser instalado em um dispositivo, há pouca ou nenhuma chance de você perceber que está sendo monitorado.
Trojans
Como a história clássica do cavalo de Troia, o spyware trojan o engana para que você instale malwares no seu dispositivo fingindo ser softwares ou arquivos legítimos. Após instalar um cavalo de Troia, eles podem acessar seus sistemas e dispositivos para espioná-lo ou roubar seus dados privados. Embora o objetivo principal dos trojans pareça semelhante ao de um vírus, os cavalos de Troia são, na verdade, malwares que vêm na forma de anexos de e-mail não solicitados, arquivos maliciosos ou sites falsificados.
Rootkit
Um rootkit é um tipo de spyware que dá a cibercriminosos a capacidade de roubar dados, instalar malwares e espioná-lo por meio do seu dispositivo. O que há especialmente em relação a esse tipo de spyware é que, se instalado, um cibercriminoso pode ter acesso consistente remotamente a um dispositivo. Um rootkit geralmente se disfarça como um arquivo normal e pode ser ignorado por um software antivírus. Um dos principais propósitos de um rootkit como spyware é que um cibercriminoso roube informações pessoalmente identificáveis (PII) de um dispositivo e obtenha o controle de áreas privilegiadas de um sistema. Se um rootkit for instalado no computador de um funcionário, um cibercriminoso pode obter acesso a informações confidenciais e potencialmente dados de clientes, o que pode comprometer a reputação e o sucesso de uma empresa.
Registradores de teclas
Para entender o que são registradores de teclas, primeiro você precisa entender os pontos de entrada. Os registradores de teclas são baixados em um dispositivo por meio de pontos de entrada, que incluem e-mails, arquivos e softwares. Quando os registradores de teclas são instalados no seu dispositivo por meio de um ponto de entrada, eles capturam todas as teclas digitadas para coletar suas credenciais de login e outras informações privadas. Os registradores de teclas monitoram padrões de pressionamento de tecla registrando com precisão e discretamente a atividade do teclado, tornando difícil para você perceber que está sendo espionado.
Sequestradores de navegador
Visando seu navegador de internet e sua experiência de navegação, um sequestrador de navegador é um tipo de spyware que o redireciona para sites ilegítimos para obter ganhos financeiros de um cibercriminoso. Esse malware também pode ser usado para acessar suas informações pessoais e espionar sua atividade de navegação. Para que um sequestrador de navegador seja baixado no seu dispositivo, você pode ter instalado um aplicativo de uma fonte de terceiros, clicado em um link não solicitado ou baixado um anexo de e-mail infectado. Os sequestradores de navegador podem alterar as configurações do seu navegador de internet, tornando seu mecanismo de pesquisa, a página inicial padrão e as configurações de segurança diferentes de como você as configurou originalmente.
Como seu navegador pode conter informações de cartões de crédito ou senhas salvas, os sequestradores de navegador podem dar a cibercriminosos acesso às suas contas on-line e informações financeiras. Essa é uma das principais razões pelas quais salvar suas senhas em um gerenciador de senhas integrado do navegador não é seguro; um cibercriminoso que acessa seu navegador também tem acesso às suas senhas.
Como proteger seus dispositivos contra spywares
Embora o spyware possa incitar pânico e medo quando você perceber que está no seu dispositivo, há várias coisas que você pode fazer para proteger a si mesmo e seus dispositivos antes que seja tarde demais.
Não clique em links ou anexos não solicitados
Se você receber uma mensagem não solicitada contendo links ou anexos, certifique-se de não clicar neles. Cibercriminosos enviarão e-mails ou mensagens de texto, fingindo ser uma empresa legítima ou uma pessoa em quem você confia para enganá-lo para que você clique em um link ou baixe um arquivo. A maioria dessas mensagens não solicitadas será na forma de e-mails como ataques de phishing, mas algumas também podem ser por mensagens de texto como ataques de smishing.
Você pode verificar com segurança se um link é seguro passando o mouse sobre o link para visualizar o URL. Se o e-mail disser que o link o levará para um lugar, mas a pré-visualização do URL mostrar que o site é um lugar completamente diferente, não clique no link. Você também pode copiar e colar o link em um verificador de URL, como o Google Transparency Report que informará se um link é legítimo.
Verifique se um anexo de e-mail é seguro observando o endereço de e-mail e o nome do remetente. Verifique se a pessoa que enviou um anexo suspeito é de uma empresa legítima entrando em contato com o remetente de outra maneira, como enviando um e-mail diretamente para a equipe de suporte da empresa.
Baixe apenas de fontes confiáveis
Proteja seus dispositivos contra spywares baixando arquivos, aplicativos ou softwares apenas de fontes confiáveis. Uma fonte confiável é qualquer site oficial ou loja de aplicativos. Para usuários de iPhone, a App Store é considerada confiável. Certifique-se de não baixar nada de um site de terceiros, porque aplicativos ou softwares não aprovados por fontes oficiais e confiáveis correm o risco de conter malwares, o que pode infectar seu dispositivo e roubar seus dados.
Utilize um gerenciador de senhas
Usar um gerenciador de senhas como o Keeper® é uma das melhores maneiras de proteger seus dispositivos contra spywares por causa de sua variedade de funcionalidades. Um gerenciador de senhas mantém suas credenciais de login seguras, protegendo assim seus dados on-line. Ele ajuda você a gerar senhas fortes, armazena suas informações e permite que você compartilhe seus registros com segurança.
Gerenciadores de senhas podem preencher automaticamente suas credenciais de login em seus sites associados para protegê-lo contra links e registradores de teclas maliciosos. Por exemplo, se você tiver uma conta on-line na Amazon e receber um link não solicitado da Amazon, mas suas credenciais de login não preencherem automaticamente, esse é um sinal de que o site em que você clicou não é realmente da empresa oficial.
Ter um gerenciador de senhas designado, em vez de confiar em um gerenciador de senhas integrado no seu navegador, garante que suas informações permaneçam seguras. Se seu navegador for hackeado, um cibercriminoso pode obter acesso a todas as suas credenciais de login e contas. Manter suas credenciais de login em um gerenciador de senhas manterá as informações da sua conta seguras, porque apenas você poderá acessar suas informações privadas.
Instale um software antivírus
Um software antivírus pode ser instalado no seu dispositivo para detectar, interromper e remover vírus e malwares antes que eles o infectem. O software verifica continuamente o seu dispositivo em busca de vírus e malwares comparando o código do seu dispositivo com um grande banco de dados de vírus conhecidos. Se o software antivírus encontrar uma correspondência, ele excluirá o vírus ou malwares antes que infecte seu dispositivo. Proteger-se contra spywares com um software antivírus é importante, porque alguns spywares podem ser detectados por um software antivírus. Se um software antivírus detectar spywares antes que infecte seu dispositivo, você estará seguro contra suas tentativas de roubar seus dados.
Baixe um bloqueador de pop-up
Para evitar que pop-ups cheios de adwares ou malwares danifiquem seu dispositivo, você deve baixar um bloqueador de pop-up. Os bloqueadores de pop-up permitem que você navegue na internet sem ser interrompido por pop-ups e minimiza o risco de vírus de pop-up aparecerem no seu dispositivo. Como os adwares aparecem como pop-ups indesejados durante sua experiência de navegação, baixar um bloqueador de pop-up impedirá que esses anúncios se infiltrem no seu dispositivo.
Mantenha-se protegido contra spywares
Embora o spyware possa parecer uma ocorrência rara e incomum, você nunca sabe se pode se tornar um alvo. É melhor se proteger contra malwares evitando links ou anexos não solicitados, baixando apenas de fontes confiáveis, instalando um software antivírus e usando um gerenciador de senhas
Comece uma avaliação gratuita de 30 dias do Keeper Password Manager para experimentar um local designado e seguro para suas credenciais de login e informações importantes.