Você pode compartilhar sua senha do Wi-Fi com segurança usando uma senha forte, criando uma rede de convidados, habilitando a criptografia de seu roteador e atualizando
De acordo com dados do Pew Research Center, mais de 33% dos pais com crianças menores de 12 anos dizem que elas começaram a utilizar dispositivos digitais antes de completar cinco anos. Com as crianças obtendo acesso à tecnologia mais cedo do que nunca, é importante educá-las sobre segurança online com senhas. Segurança com senhas refere-se às práticas recomendadas de criar senhas fortes e mantê-las armazenadas em um local seguro.
Eduque suas crianças sobre segurança online com senhas explicando como criar senhas exclusivas, habilitar a autenticação multifator (MFA) quando possível e armazenar senhas com segurança. É importante ensiná-las a nunca reutilizar senhas, incluir informações pessoais nelas ou compartilhá-las com desconhecidos.
Continue lendo para saber mais sobre a importância de educar suas crianças sobre segurança com senhas, algumas dicas de segurança com senhas e como o Keeper® pode ajudá-los a ter senhas mais seguras.
A importância de educar suas crianças sobre segurança com senhas
Ensinar as crianças sobre segurança com senhas irá prepará-las para ter uma vida online segura pelo resto de suas vidas. Segundo nosso Relatório sobre gerenciamento de senhas, apenas um quarto dos entrevistados utiliza uma senha forte e exclusiva em todas as contas. Acreditamos que se ensinarmos segurança online com senhas desde cedo, as gerações futuras estarão mais conscientes sobre como proteger suas informações online.
Seis dicas de segurança com senhas para ensinar a suas crianças
Ao educar suas crianças sobre segurança com senhas, as dicas abaixo podem ajudar.
1. Utilize senhas fortes em todas as contas
Suas crianças devem usar uma senha forte e exclusiva em todas as contas online, incluindo plataformas de jogos como o Roblox. Uma senha forte contém pelo menos 16 caracteres, com uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. Quando suas crianças usam uma senha forte e exclusiva em todas as contas, será muito mais difícil para cibercriminosos tentar adivinhá-las. Uma maneira fácil de educar suas criançass sobre a importância de criar senhas fortes é apresentando-as a um gerador de senhas. Os geradores de senhas criam senhas fortes e exclusivas com base nos critérios mencionados acima: número de caracteres, letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos.
2. Nunca reutilize senhas
Você deve desencorajar o hábito de reutilizar senhas, pois cibercriminosos podem quebrar uma senha e usá-la para tentar acessar outras contas. Se suas crianças utilizarem a mesma senha em todas as contas e um cibercriminoso adivinhá-la, ele pode acessar com facilidade informações privadas em todas as contas que compartilham a mesma senha. Suas crianças podem perguntar: “E se eu alterar partes da mesma senha para torná-la diferente?” Infelizmente, cibercriminosos estão familiarizados com essa tática e farão a mesma coisa para tentar quebrar suas senhas. Por exemplo, não permita que suas crianças utilizem o nome do animal de estimação seguido de um número como senha, ou variações disso (petname1, petname2, petname3, etc.), pois assim fica mais fácil para um cibercriminoso detectar um padrão.
3. Não utilize informações pessoais em senhas
Voltando ao nosso exemplo de usar o nome do animal de estimação em senhas: também ensine suas crianças a não utilizar informações pessoais ao criá-las. Isso reduz a força de uma senha e também facilita a quebra por cibercriminosos, pois eles fazem pesquisas baseadas na sua atividade online. Uma criança não deve usar em sua senha o próprio nome, de um irmão ou de um animal de estimação, datas de nascimento ou outras informações de identificação que alguém possa encontrar na internet por meio de sua pegada digital.
4. Não compartilhe senhas com desconhecidos
Se suas crianças estiverem familiarizadas com a ideia de “não falar com estranhos”, ensine que a mesma ideia se aplica ao compartilhamento de senhas. Suas criançass devem entender que nunca devem compartilhar senhas com um desconhecido, porque senhas são uma chave para acessar informações que apenas elas devem ter. Cibercriminosos atacam crianças com frequência pedindo senhas, porque pensam que elas são inocentes e darão o que querem. Ensine suas crianças a não falar com desconhecidos, especialmente online ou sobre senhas.
5. Habilite a autenticação multifator (MFA) sempre que possível
É importante que suas crianças saibam que devem habilitar a autenticação multifator (MFA) sempre que estiver disponível em uma conta. A MFA fornece à conta uma camada extra de segurança, exigindo que se conheça o nome de usuário, a senha e o(s) método(s) de autenticação adicional(is). Alguns exemplos de MFA são um PIN, uma resposta a uma pergunta de segurança, um código de um aplicativo autenticador, uma leitura de impressão digital, reconhecimento facial ou sua localização geográfica. A MFA garante que, mesmo que um cibercriminoso saiba o nome de usuário e a senha de uma conta de suas crianças, ele ainda precisará de outra forma de autenticação para acessar as informações privadas delas.
6. Armazene senhas com segurança
Se suas crianças utilizarem notas adesivas, planilhas ou até mesmo o aplicativo Notas para armazenar senhas, aconselhe a não fazer isso. Esses métodos podem comprometer senhas, porque notas adesivas podem ser roubadas ou perdidas, planilhas não são criptografadas e o aplicativo Notas pode ser hackeado. A melhor solução para armazenar senhas com segurança é utilizar o Keeper Password Manager. Continue lendo para conhecê-lo em detalhes.
Como o Keeper pode ajudar as crianças a ter segurança online com senhas
Suas crianças podem ter segurança online com senhas de maneira fácil ao utilizar o Keeper Password Manager. Ele ajudará a criar e armazenar senhas fortes e códigos de autenticação de dois fatores (2FA), identificar senhas fracas ou reutilizadas e compartilhar senhas com segurança.
Ajuda as crianças a criar senhas fortes e aleatórias
O Keeper Password Manager possui um gerador de senhas integrado. Será fácil para suas crianças criar ou atualizar senhas dentro de seu cofre digital. Após criar ou alterar a senha exclusiva utilizando o gerador de senhas, o registro será salvo e elas poderão visualizar ou editar sempre que precisarem.
Armazena senhas com segurança em um cofre criptografado
Usando o Keeper Password Manager, as senhas de suas crianças serão armazenadas em um cofre criptografado. O cofre de senhas do Keeper é criptografado, o que significa que ninguém mais além delas pode acessar as senhas e informações privadas de suas crianças. Você pode explicar às crianças o que é um cofre de senhas como uma versão digital de um armário. Assim como uma criança pode manter seus livros e a mochila no armário da escola, ela pode armazenar senhas em um cofre para mantê-las seguras. Assim como um armário precisa de um código para desbloqueá-lo, a única coisa que suas crianças precisam memorizar para acessar o cofre do Keeper é a senha principal.
Gera e armazena com segurança códigos de autenticação de dois fatores (2FA)
Os códigos de autenticação de dois fatores (2FA) são tipos de MFA que exigem que alguém digite um código gerado para verificar sua identidade, mesmo após inserir corretamente o nome de usuário e a senha de uma conta. Se suas crianças utilizarem um código 2FA em uma conta específica, podem gerar e armazenar o código dentro do Keeper Password Manager. Após fazer login no cofre e escolher em qual registro desejam ter um código 2FA, peça às crianças para clicarem no botão em forma de lápis no canto superior direito do registro. Lá, elas verão uma opção para Adicionar código de dois fatores. Se elas seguirem as instruções, poderão ter preenchimento automático de suas credenciais de login e códigos 2FA no site associado sempre que precisarem fazer login.
Identifica senhas fracas e reutilizadas
O Keeper Password Manager identificará senhas fracas ou reutilizadas no cofre de suas crianças e as notificará quando precisarem fazer atualização para uma senha mais forte. Após criar uma senha forte para substituir a senha fraca ou reutilizada, o Keeper salvará a nova versão em seu registro para uso futuro.
Permite o compartilhamento seguro de senhas
Você e suas crianças podem compartilhar senhas com segurança e facilidade usando o Keeper Password Manager entre vocês ou com outros membros da família. Uma criança pode ter uma variedade de senhas cujo compartilhamento com os pais é importante, como a do portal do estudante da escola. Se suas crianças compartilham com você senhas em contas online importantes e alguma vez precisarem que você faça login com as credenciais delas, o Keeper facilita tudo preenchendo automaticamente as credenciais de login no site correto. Além disso, suas crianças podem acabar impedidas de acessar seus próprios dispositivos, então é importante que elas se sintam confortáveis em compartilhar a senha com os pais de forma conveniente através do Keeper.
Proteja o futuro de suas crianças com o Gerenciador de senhas do Keeper Family
É importante ensinar suas crianças sobre segurança online com senhas e as práticas recomendadas para manter suas informações privadas protegidas. Uma ótima maneira de proteger as senhas de suas crianças é usando um gerenciador de senhas como o Keeper.
Para proteger toda sua família contra cibercriminosos e possíveis ameaças online, comece hoje a utilizar o Gerenciador de senhas do Keeper Family.