Alguns benefícios de usar chaves de segurança de hardware no iOS incluem proteção contra vários ataques cibernéticos, uma experiência de login mais tranquila e maior privacidade.
Se você perder seu celular ou ele for roubado, seus dados podem estar em risco de serem comprometidos. Ter uma senha fraca, como 0000 ou 1234, é uma das principais maneiras de colocar seus dados armazenados em perigo. Se a pessoa que encontrou ou roubou seu celular puder adivinhar sua senha, seus dados estarão comprometidos.
Leia abaixo para saber mais sobre como proteger seu celular quando o perder ou ele for roubado, e como manter seus dados seguros.
Como um celular perdido ou roubado coloca seus dados em risco
Após a perda ou roubo de seu celular, você provavelmente entrará em pânico com a chance de comprometimento de seus dados. Essa é uma preocupação válida, especialmente se seu celular tiver uma senha genérica ou nenhuma senha. Sem uma senha forte ou nenhuma senha protegendo seu celular, você pode sofrer o risco de perder seus dados e informações pessoais.
Medidas para proteger seus dados em caso de perda ou roubo de seu celular
Quando você perde seu celular ou ele é roubado, há várias medidas a tomar para proteger seus dados:
Rastreie seu celular
Se você tiver um recurso de rastreamento GPS no seu celular, uma das primeiras coisas a fazer é rastreá-lo e defini-lo como perdido.
Os usuários do iPhone podem fazer isso acessando o aplicativo Achar o meu em outro dispositivo da Apple. Após definir seu celular como perdido tocando em Ativar dentro de Definir como perdido, você receberá um email de confirmação e poderá enviar uma mensagem que será exibida na tela do celular perdido, dando orientações sobre como entrar em contato com você para devolver o dispositivo. Continue seguindo as instruções na tela do seu dispositivo Apple para concluir o processo e bloquear seu celular remotamente.
Os usuários do Android podem rastrear seu celular perdido ou roubado seguindo um processo semelhante. Acesse o aplicativo Onde está meu Android e selecione seu celular na lista de dispositivos. Forneça o PIN da tela de bloqueio do celular perdido ou roubado, e você deve ver um mapa na sua tela com a última localização conhecida. Nesse ponto, você pode bloquear seu celular com um PIN ou senha e adicionar uma mensagem à tela do seu celular perdido.
Não importa o tipo de celular que você tem: rastreá-lo e defini-lo como perdido permitirá realizar seu bloqueio. Isso impede que qualquer pessoa que tenha encontrado ou roubado seu celular acesse seu dispositivo e qualquer uma de suas informações ou dados pessoais.
Faça backup e exclua seus dados armazenados
Usuários de iPhone e Android não podem fazer backup de seus celulares remotamente após eles serem perdidos ou roubados. No entanto, se você fez backup do seu celular antes de perdê-lo ou ele ser roubado, pode haver maneiras de excluir seus dados armazenados.
Os usuários do iPhone podem fazer login no seu iCloud para garantir que o backup antigo de seu celular esteja lá. Após certificar-se de que o iCloud tem seus dados, acesse o aplicativo Achar o meu e localize seu celular perdido em Dispositivos. Selecione o celular perdido e toque em Apagar esse dispositivo. Ao apagar os dados que estão atualmente no seu celular perdido, você garante que quem o encontrou ou roubou não possa acessar seus dados armazenados.
Os usuários do Android podem restaurar dados em um novo dispositivo Android a partir de sua Conta do Google, se o celular original tiver um backup feito anteriormente. Vá até o aplicativo Onde está meu Android, selecione o celular perdido, acesse Configurações e toque em Redefinir dispositivo para as configurações de fábrica. Lembre-se: faça isso apenas se tiver um backup de seu celular. Caso contrário, você estará apagando tudo nele, e não haverá como recuperar isso.
Entre em contato com sua operadora móvel
Após perder seu celular, você deve entrar em contato com sua operadora móvel o mais rápido possível para proteger seus dados. Ao notificar sua operadora móvel sobre seu celular perdido ou roubado, você pode solicitar que ela desative seu cartão SIM. Desse modo, quem encontrar seu celular não poderá fingir que é você enviando mensagens de texto ou ligando, nem receber qualquer chamada ou mensagem de texto. Sua operadora móvel também pode transferir seus dados para um novo cartão SIM, mas você provavelmente precisará tomar essa medida pessoalmente, para que a operadora possa verificar sua identidade.
Altere as senhas das suas contas mais importantes
Se você perder seu celular ou ele for roubado, deve alterar imediatamente suas senhas, especialmente nas suas contas mais importantes. Pense nas consequências de alguém que encontrou ou roubou seu celular ter acesso às suas informações bancárias ou contas de email. Ao alterar suas senhas imediatamente, você poderá preservar seus dados e sua privacidade da melhor maneira possível.
Uma maneira fácil de alterar suas senhas é usar um gerenciador de senhas como o Keeper®. O Keeper Password Manager pode gerar e armazenar novas senhas automaticamente quando você redefinir suas contas. Isso garante que você não apenas tenha novas senhas fortes, mas também que elas sejam armazenadas em um local seguro.
Remova seu celular como MFA
Se você estiver usando seu celular perdido ou roubado como um método de autenticação multifator (MFA), é necessário removê-lo. Como o objetivo da MFA é fornecer uma camada extra de segurança às suas contas, fazer com que seu celular receba uma mensagem SMS ou chamada importante para verificar sua identidade é perigoso se ele for perdido ou roubado. Ao remover seu celular como MFA, você evita o risco de outra pessoa obter acesso às suas contas utilizando os códigos MFA do seu celular perdido ou roubado.
Medidas proativas que você deve tomar para proteger os dados do seu celular
Se estiver lendo isso porque quer estar preparado para o caso de perda ou roubo de seu celular, há algumas medidas fáceis que você pode tomar de forma proativa para proteger os dados dele.
Proteja seu celular com uma senha forte
Uma das coisas mais importantes que você pode fazer para proteger seu celular é usar uma senha forte. Ao tornar seu celular mais difícil de acessar, qualquer pessoa que encontrar ou roubar seu celular não poderá obter suas informações privadas, ou pelo menos será mais difícil. Se precisar de ajuda para saber como criar uma senha forte, siga essas dicas:
- Não utilize números sequenciais, como 1234
- Evite usar informações pessoais (data de nascimento, aniversário de casamento etc.)
Para obter ajuda adicional, recomendamos o uso de um gerador de senhas, que o ajudará a criar senhas exclusivas e fortes.
Habilite a identificação biométrica e atualize as configurações do celular
O uso de identificação biométrica significa que seu dispositivo irá reconhecê-lo baseado em uma característica física, incluindo sua impressão digital, leitura da retina ou padrão de voz. Como a biometria depende de informações físicas ou comportamentais que são exclusivas suas, é crucial habilitar a identificação biométrica no seu celular se for possível, para garantir que ninguém além de você possa entrar no seu celular. Após habilitar a identificação biométrica, alguém que roubou seu celular não poderá fazer login nele ou em qualquer um de seus aplicativos se você exigir uma leitura facial.
Além disso, você deve atualizar as configurações do seu celular para evitar que mensagens SMS e notificações apareçam na tela dele. A principal razão pela qual você deve esconder mensagens SMS e notificações na sua tela de bloqueio é que qualquer pessoa que roubar seu celular poderá receber um código MFA por SMS, sem precisar da senha do aparelho. Se alguém puder ler mensagens SMS ou notificações na sua tela de bloqueio, pode usar os códigos MFA ou outras informações pessoais para obter acesso às suas contas.
Faça backup dos dados no seu celular regularmente
Outra coisa que você deve fazer se perder seu celular ou ele for roubado, é fazer backup de seus dados armazenados na nuvem e excluir os dados armazenados localmente no seu dispositivo perdido. Se antes de perder seu celular você tiver um backup dele, pode excluir os dados armazenados sem medo de que sejam perdidos para sempre. Ao fazer backup de seu celular regularmente, você pode armazenar os dados dele em um lugar seguro e restaurá-los para outro celular, se não conseguir resgatar seu celular perdido ou roubado.
Mantenha os softwares do seu celular atualizados
Sempre baixe e instale as atualizações de software mais recentes no seu celular. Ao manter seu celular atualizado, você garante que ele tenha as mais recentes correções de segurança, correções de bugs, novas funcionalidades e muito mais. Se você perder seu celular e não tiver as funcionalidades de segurança mais recentes, os dados dele podem correr o risco de serem roubados.
Para usuários do iPhone, uma maneira fácil de manter o software do seu celular atualizado é ativando as Atualizações Automáticas. Isso o notificará quando a atualização mais recente for instalada, sem que você precise fazê-lo manualmente. Os usuários do Android também podem atualizar o software de seu celular automaticamente quando ele estiver conectado a uma rede Wi-Fi. Basta acessar a seção Atualização de Software.
Defina um PIN para o cartão SIM do seu celular
Embora você não possa definir um PIN para o cartão SIM do seu aparelho após a perda ou roubo, é possível fazê-lo de forma proativa acessando as configurações do seu celular. Se você nunca usou um PIN para o cartão SIM antes, insira o PIN padrão da sua operadora. Na maioria das operadoras, ele geralmente é 1111. Verifique qual é o PIN da sua operadora antes de inseri-lo, pois você terá apenas três tentativas. Se não souber esse PIN, entre em contato diretamente com sua operadora. Tentar adivinhar o PIN e errar pode bloquear permanentemente seu cartão SIM. Siga as etapas abaixo, dependendo do seu tipo de celular:
No iPhone
- Abra as Configurações
- Encontre Serviço Móvel e toque em PIN do SIM
- Ative o PIN do SIM
No Android
- Abra as Configurações
- Vá até Segurança, e depois para Mais configurações de segurança
- Em Segurança do cartão SIM, ative Bloquear Cartão SIM
Utilize um gerenciador de senhas
Antes que aconteça qualquer coisa com seu celular, você deve usar um gerenciador de senhas para proteger dados importantes. Um gerenciador de senhas pode não apenas armazenar credenciais de login, mas também proteger arquivos e documentos importantes, incluindo seu passaporte, informações bancárias e muito mais. Se você já estiver usando um gerenciador de senhas antes de perder seu celular ou ele ser roubado, pode se sentir mais seguro sabendo que quem encontrá-lo não poderá acessar seus dados privados.
Tome medidas hoje para proteger os dados do seu celular
Use o Keeper Password Manager como uma ferramenta confiável e conveniente para proteger os dados do seu celular, até mesmo em caso de perda ou roubo. Ao criar uma senha forte para seu celular e fazer o backup dele regularmente, em caso de perda ou roubo, você estará preparado e poderá manter os dados dele seguros.
Proteja os dados de seu celular iniciando hoje uma avaliação gratuita de 30 dias do Keeper Password Manager.