As principais ameaças cibernéticas enfrentadas pelo setor industrial são ransomwares, ataques à cadeia produtiva, ameaças internas, phishing e ataques de engenharia social. Em 2023, o setor
Para se qualificar para um seguro de segurança cibernética, as organizações devem implementar controles de acesso fortes, ter um plano de resposta a incidentes, utilizar autenticação multifator (MFA), fornecer treinamento de segurança aos funcionários, realizar testes de penetração regularmente e utilizar criptografia para proteger dados confidenciais.
Continue lendo para saber mais sobre os seis requisitos de seguros cibernéticos e como sua organização pode atendê-los.
A importância do seguro cibernético
Ter um seguro cibernético é importante para organizações porque fornece suporte no caso de elas sofrerem um ataque cibernético. Se uma organização sofrer um ataque cibernético e tiver seguro cibernético, ele cobriria os itens a seguir:
- Notificar clientes
- Recuperar as identidades de clientes
- Reparar sistemas
- Recuperação após o ataque cibernético
- Despesas associadas
A HIPAA exige seguro cibernético?
Não, a Lei de Portabilidade e Responsabilidade sobre Seguros de Saúde (HIPAA) não exige que organizações tenham um seguro de segurança cibernética. No entanto, isso não significa que organizações que devem seguir a regulamentação da HIPAA não devem ter um seguro de segurança cibernética; muitas tendem a utilizar o seguro de segurança cibernética como parte de sua estratégia de gerenciamento de riscos.
Quais são os requisitos para obter um seguro de segurança cibernética?
Veja alguns dos requisitos para se qualificar quando quiser obter um seguro cibernético.
Controles de acesso fortes
O seguro cibernético exige que as organizações tenham controles de acesso fortes implantados para evitar o acesso não autorizado a recursos organizacionais. Implementar controles de acesso fortes significa que os funcionários devem ter acesso apenas às contas, aos sistemas e aos dados necessários para fazerem seus trabalhos, nem mais nem menos. Ter controles de acesso fortes implementados ajuda a evitar o uso indevido de privilégios e impede que agentes maliciosos se movimentem lateralmente pela rede, caso eles a violem.
Plano de resposta a incidentes
Um plano de resposta a incidentes é um documento que atribui responsabilidades e descreve uma lista de procedimentos a serem seguidos quando ocorrer uma violação ou outro incidente de segurança cibernética. O objetivo desse plano é ajudar a reduzir o tempo necessário para responder ao incidente, minimizar os danos que ele causa e evitar que isso aconteça novamente no futuro.
Autenticação multifator (MFA)
A MFA é uma medida de segurança que exige que os usuários verifiquem sua identidade utilizando outros métodos de autenticação, além do nome de usuário e senha. Como a MFA exige vários fatores de autenticação, ela ajuda a reduzir significativamente a probabilidade de uma conta ser comprometida. Um relatório da Microsoft descobriu que habilitar a MFA bloqueou mais de 99,9% dos ataques de comprometimento de contas, tornando-a uma das medidas de segurança mais importantes.
Conscientização e treinamento dos funcionários sobre segurança
Outro requisito de seguros cibernéticos é fornecer regularmente conscientização e treinamento sobre segurança aos funcionários. Isso ajuda os funcionários a detectar melhor ameaças cibernéticas, como tentativas de phishing, para evitar cair nelas e colocar sua organização em risco de sofrer uma violação de dados.
Testes de penetração regulares
O teste de penetração, ou pen testing, é um exercício de segurança que avalia a força dos procedimentos de segurança de uma organização. Realizar pen tests regularmente ajuda as organizações a determinar vulnerabilidades para que possam tomar medidas e corrigir essas fraquezas, evitando que cibercriminosos as explorem.
Criptografia
A criptografia transforma dados de um formato legível para um formato ilegível, conhecido como texto cifrado. Como a criptografia ajuda a proteger dados confidenciais contra roubo, leitura ou alteração, as fornecedoras de seguro cibernético provavelmente farão perguntas sobre quais medidas sua organização está tomando para proteger informações de identificação pessoal (PII) de funcionários e clientes.
Como atender aos requisitos de seguros de segurança cibernética
Veja como sua organização pode atender a cada um dos requisitos de seguros de segurança cibernética descritos acima.
Implemente controles de acesso fortes
A melhor maneira de organizações implementarem controles de acesso fortes é investindo em uma solução de gerenciamento de acesso privilegiado (PAM). As soluções de PAM permitem que administradores de TI gerenciem e protejam o acesso a sistemas, contas e dados altamente confidenciais, fornecendo visibilidade completa de todo o ambiente de dados. Isso reduz a superfície de ataque da organização e ajuda a estar em conformidade com os requisitos de seguros de segurança cibernética.
Crie um plano de resposta a incidentes
Para desenvolver um plano de resposta a incidentes bem-sucedido, é necessário seguir quatro etapas principais: preparação, detecção e análise, contenção e erradicação, e recuperação pós-incidente.
Veja o que cada uma dessas etapas exige.
- Preparação: faça uma lista de todos os seus ativos e classifique-os por ordem de importância. Essa etapa também envolve a criação de um plano de comunicação que forneça orientação à sua organização sobre quem contatar, como e quando contatá-los, com base no tipo de incidente que ocorrer.
- Detecção e análise: essa segunda etapa exige que sua equipe de resposta a incidentes comece a analisar o incidente para determinar como ele aconteceu.
- Contenção e erradicação: a terceira etapa envolve corrigir o ponto de entrada do agente malicioso para evitar danos adicionais. Essa etapa também visa eliminar completamente a ameaça.
- Recuperação pós-incidente: a última etapa envolve o aprendizado da organização e de seus funcionários com a experiência do incidente. Isso ajudará sua organização a estar melhor preparada para responder a incidentes que possam ocorrer no futuro. Essa etapa exigirá que seu plano de resposta a incidentes seja atualizado.
Aplique o uso da MFA
Todas as contas da organização devem ter a MFA habilitada. A melhor maneira de aplicar o uso da MFA é investindo em um gerenciador de senhas empresarial. Ao utilizar uma plataforma centralizada de gerenciamento de senhas, os administradores de TI podem aplicar políticas de segurança de senhas em toda a organização, definindo requisitos mínimos de tamanho de senhas e exigindo o uso da MFA em todos os sites onde haja compatibilidade.
Forneça aos funcionários conscientização e treinamento sobre segurança
Além de investir em soluções de segurança cibernética, como um PAM e um gerenciador de senhas empresarial, as organizações também devem treinar os funcionários sobre práticas recomendadas de segurança cibernética, como as seguintes:
- Como detectar tentativas de phishing
- Evitar redes Wi-Fi públicas
- Compartilhar com segurança senhas e outras informações confidenciais
- Evitar clicar em links e anexos suspeitos
Forneça aos funcionários sessões de treinamento mensais sobre essas e outras práticas recomendadas de segurança cibernética. Treinar funcionários ajudará sua organização não apenas a atender aos requisitos de seguros de segurança cibernética, mas também pode ajudar a minimizar os riscos de funcionários se tornarem vítimas de um ataque cibernético.
Realize testes de penetração regularmente
Você deve considerar realizar alguns métodos de testes de penetração a cada trimestre: externos, internos, cegos e duplo-cegos.
- Testes externos: utilizados para encontrar vulnerabilidades através de recursos de ataque externos, como sites e aplicativos.
- Testes internos: utilizados para simular ataques internos, como ameaças internas e erro humano.
- Testes cegos: utilizados para simular um ataque cibernético real. Nesse tipo de pen test, a organização já sabe sobre o ataque simulado, mas o hacker de chapéu branco tem apenas informações públicas sobre seu “alvo”.
- Testes duplo-cegos: utilizados para simular um ataque cibernético real. Nesse tipo de pen test, a organização não sabe sobre o ataque simulado e o hacker de chapéu branco tem apenas informações públicas sobre eles.
Com base nos resultados dos testes de penetração que sua organização realizar, você deve corrigir vulnerabilidades e tomar as medidas apropriadas para proteger ainda mais a rede da sua organização.
Certifique-se de que dados confidenciais sejam criptografados
Todas as informações que sua organização armazena, como PII de clientes e funcionários, devem ser criptografadas para evitar que sejam acessadas por indivíduos não autorizados. Isso também significa que os dados confidenciais que seus funcionários acessam com frequência, como credenciais de login, também devem ser criptografados. Um gerenciador de senhas com armazenamento seguro de arquivos pode ajudar sua organização a garantir que todos os dados sejam criptografados, incluindo credenciais de login.
Atenda aos requisitos de seguros cibernéticos e evite violações de dados com o Keeper®
Atender aos requisitos de seguros cibernéticos não deve ser difícil para sua organização, porque esses requisitos são práticas recomendadas de segurança cibernética que sua organização já deve estar seguindo. Se não for o caso, é hora de fortalecer a segurança cibernética da sua organização investindo em uma solução de gerenciamento de acesso privilegiado como o KeeperPAM® com confiança zero.
O KeeperPAM com confiança zero trata dos controles de visibilidade e segurança de rede garantindo autenticação forte, fornecendo controles de acesso fortes, registrando atividades durante sessões privilegiadas e alertando administradores sobre atividades suspeitas com o gerenciamento de contas privilegiadas e sessões (PASM), além de apoiar auditorias e emissão de relatórios para fins regulatórios e de conformidade com o registro de sessões e eventos.
Pronto para atender aos requisitos de seguros de segurança cibernética usando o KeeperPAM com confiança zero? Solicite uma demonstração hoje.