O modo de navegação anônima, também conhecido como modo de navegação privada, impede que o navegador salve seu histórico de navegação em seu dispositivo. Ao ativar
Seu email é uma mina de ouro para cibercriminosos por causa da grande quantidade de informações que um invasor pode obter com ele, o que torna importante protegê-lo contra acesso não autorizado. Para evitar que golpistas acessem seu email, você deve utilizar uma passkey para fazer login (se disponível), habilitar a MFA e ter uma opção de recuperação de email configurada.
Continue lendo para saber a importância de proteger seu email e as medidas que você deveria tomar para proteger sua conta de email.
A importância de proteger seu email
Proteger seu email contra acessos não autorizados é importante porque, se um golpista obtiver acesso a ele, também é possível que obtenha acesso às suas outras contas online. Quando você cria uma nova conta, geralmente é solicitado o seu endereço de email para utilizá-lo como nome de usuário, ou como uma maneira de receber emails da empresa na qual você acabou de se inscrever. Se você esquecer a senha da sua conta, a opção “Esqueceu a senha?” estará sempre disponível. Clicar nesse botão solicitará que você insira seu email para que possa receber um email de redefinição de senha.
Se um golpista obtiver acesso ao seu email, poderá utilizar com facilidade a opção “Esqueceu a senha?” para enviar um email de redefinição de senha, o que os permite alterar suas senhas e obter acesso às suas outras contas. Da mesma forma, eles poderão comprometer quase todas as suas contas online.
Seis maneiras de evitar que golpistas acessem seu email
Veja seis maneiras de evitar que golpistas acessem seu email.
1. Utilize uma passkey para fazer login no seu email
Uma passkey é um método de autenticação sem senha que permite fazer login na sua conta sem precisar inserir uma senha. As passkeys aproveitam informações biométricas, como impressão digital ou reconhecimento facial, para confirmar sua identidade. As passkeys são mais seguras do que as senhas porque são resistentes a phishing, à prova de erros e são compatíveis com a autenticação de dois fatores (2FA) desde seu design. Portanto, elas devem ser utilizadas como um método de login para todas as contas que são compatíveis. Alguns provedores de serviços de email que são compatíveis com o uso de passkeys como método de login incluem o Gmail e o Outlook.
Se o seu provedor de serviços de email não for compatível com passkeys, será necessário criar uma senha forte para sua conta de email. Recomendamos utilizar um gerador de senhas para criar uma senha exclusiva e forte que não possa ser facilmente adivinhada ou quebrada.
2. Habilite a MFA na sua conta de email
A autenticação multifator (MFA) adiciona várias camadas de segurança à sua conta exigindo que você forneça um ou mais métodos de autenticação. Se você estiver utilizando uma senha para sua conta de email, é importante também habilitar a MFA para evitar acessos não autorizados. Alguns dos melhores métodos de MFA incluem os seguintes:
- Códigos de senha de uso único baseada em tempo (TOTP) gerados em um aplicativo autenticador
- Chaves de segurança de hardware
- Passkeys (se estiverem disponíveis apenas como um método MFA)
3. Adicione ou atualize as opções de recuperação da sua conta de email
Se você for bloqueado na sua conta de email, será necessário ter uma opção de recuperação configurada para recuperar o acesso a ela. A maioria dos provedores de serviços de email permite definir uma opção de recuperação nas configurações da sua conta de email. Sua opção de recuperação pode ser um endereço de email secundário ou seu número de telefone. Quando suas opções de recuperação estiverem configuradas, você poderá atualizá-las sempre que for necessário.
4. Sempre faça logout da sua conta de email
Quer você esteja conectado ao seu email no seu dispositivo ou não, é uma prática recomendada de segurança sempre fazer logout das suas contas quando não estiver mais utilizando-as. Se seu dispositivo for roubado ou seu navegador for comprometido, isso manterá sua conta de email protegida de acesso por um golpista ou outra pessoa com intenções maliciosas. Se você estiver conectado ao seu email no aplicativo móvel do seu provedor de serviços de email, não é necessário fazer logout da sua conta. Apenas certifique-se de que seu celular esteja protegido com uma senha forte e não possa ser acessado por ninguém além de você.
5. Tenha cuidado com atividades incomuns nas contas
Além de tornar sua conta de email segura, também é importante desconfiar de atividades incomuns nas contas. Se você receber uma notificação dizendo que uma de suas opções de recuperação foi alterada ou alguém está tentando fazer login na sua conta de um local diferente, é importante agir imediatamente atualizando sua senha e adicionando um método de verificação extra. Além disso, certifique-se de verificar regularmente os dispositivos nos quais seu email está logado. Se vir algum que não reconhece, faça logout e redefina sua senha.
6. Se você for uma das vítimas de uma violação de dados, atualize sua senha
Se suas informações vazarem em uma violação de dados pública, a melhor precaução de segurança a ser tomada é atualizar todas as senhas que você acredita que podem estar em risco de comprometimento. Por exemplo, se seu provedor de serviços de email sofrer uma violação de dados, será necessário atualizar a senha da sua conta de email imediatamente.
O que fazer se um golpista já tiver acessado seu email
Se você acredita que um golpista já obteve acesso à sua conta de email, deve tomar as seguintes medidas.
Recuperar o acesso à sua conta utilizando sua opção de recuperação
Se o golpista tiver alterado sua senha, você pode conseguir utilizar a opção de recuperação da sua conta de email para recuperar o acesso. Isso funcionará apenas se o golpista não tiver alterado suas opções de recuperação.
Atualize sua senha imediatamente
Após recuperar o acesso à sua conta, atualize a senha para uma forte e exclusiva. Como precaução de segurança extra, você também deve atualizar as senhas de quaisquer contas associadas ao seu endereço de email. Se criar e memorizar suas senhas é um transtorno para você, pode valer a pena investir em um gerenciador de senhas. Um gerenciador de senhas pode ajudá-lo a criar senhas fortes e armazená-las com segurança. A única senha que você precisará lembrar é sua senha principal.
Habilite a MFA se você ainda não o fez
Se você não tiver habilitado a MFA na sua conta de email, será necessário habilitá-la. A MFA pode evitar 99,9% dos ataques de comprometimento de contas, de modo que é importante fazê-lo sempre que houver a opção de adicionar MFA à sua conta. A MFA garante que, mesmo que um cibercriminoso obtenha sua senha de alguma forma, ele ainda não conseguirá comprometer sua conta, porque não poderá verificar sua identidade sem o fator adicional.
Remova dispositivos desconhecidos da sua conta de email
Em seguida, remova quaisquer dispositivos desconhecidos conectados na sua conta de email. Você pode fazer isso acessando as configurações de segurança da sua conta de email em “Seus dispositivos” ou algo semelhante. Se notar quaisquer dispositivos que não pertençam a você, remova-os.
Envie um aviso para seus contatos de email
Não há como saber o que um golpista fez enquanto tinha acesso à sua conta de email. Por exemplo, eles podem ter enviado emails de phishing para seus contatos fingindo ser você, para fazê-los revelar informações confidenciais. Comunique aos seus contatos de email que sua conta de email foi comprometida. Se eles receberem emails seus solicitando informações pessoais, devem ignorá-los e não clicar em links ou anexos, porque podem conter malwares.
Proteja sua conta de email contra acessos não autorizados
Se não tomar as medidas necessárias para proteger sua conta de email, várias de suas contas podem estar correndo o risco de serem comprometidas. Embora utilizar uma passkey como método de login seja a opção mais segura, utilizar uma senha forte com MFA habilitada também ajuda a se proteger contra acessos não autorizados.
Gerenciar várias contas online pode ser desgastante, especialmente quando você está tentando manter o controle sobre todas elas sozinho. Um gerenciador de senhas como o Keeper® pode ajudar. Com o Keeper, você pode armazenar suas passkeys, senhas e outros dados importantes em um cofre criptografado que você pode acessar de qualquer lugar e em qualquer dispositivo. O Keeper Password Manager usa confiança zero e conhecimento zero, de modo que apenas você tem os meios para acessar seus dados armazenados, e mais ninguém.
Para ver como o Keeper Password Manager pode ajudá-lo a proteger e gerenciar suas contas online, responda nosso pequeno teste para ver qual plano de gerenciador de senhas é o certo para você.