Você pode se proteger contra o roubo de identidade protegendo seu número de CPF e outros documentos confidenciais, revisando regularmente seus relatórios de crédito, usando uma
Erros humanos na segurança cibernética podem resultar em ataques cibernéticos que levam a violações de dados, perdas financeiras e impactos irreparáveis para empresas. O Relatório de investigações de violação de dados da Verizon descobriu que mais de 68% das violações de dados foram causadas por erro humano. Fatores humanos que podem contribuir para uma violação incluem utilizar senhas fracas, reutilizar as mesmas senhas ou funcionários serem vítimas de golpes de phishing.
Para evitar erro humano na segurança cibernética, equipa seus funcionários com um gerenciador de senhas, exigindo que habilitem a autenticação multifator (MFA), implemente o princípio do menor privilégio (PoLP) e forneça treinamento de segurança cibernética para todos os funcionários da sua organização.
Continue lendo para saber mais sobre o erro humano na segurança cibernética e como evitar que ele aconteça.
O que é erro humano na segurança cibernética?
Erro humano na segurança cibernética refere-se a violações de segurança e vazamentos de dados que resultam de ações e decisões humanas. Os erros humanos são considerados uma das principais ameaças de segurança cibernética para organizações.
Como os erros humanos estão enraizados no comportamento humano, educar e treinar seus funcionários pode ajudar a evitar violações que prejudicam a reputação da sua organização. Em especial, melhorar a conscientização de segurança da sua organização e implementar as práticas recomendadas de segurança cibernética podem ajudar a reduzir erros humanos.
Práticas recomendadas para evitar o erro humano na segurança cibernética
Para minimizar o risco de violações causadas por erro humano, é importante que as organizações não apenas utilizem soluções de segurança cibernética, mas também forneçam treinamento regular para seus funcionários. Veja algumas maneiras específicas de fazer isso.
Gerencie senhas com um gerenciador de senhas
Uma maneira eficaz de gerenciar senhas e evitar erros humanos é utilizar um gerenciador de senhas. Os gerenciadores de senhas criam senhas fortes e as armazenam em um cofre digital seguro. Isso elimina o risco de os funcionários utilizarem a mesma senha várias vezes ou criarem senhas fáceis de adivinhar.
Com um gerenciador de senhas, as senhas podem ser compartilhadas com segurança entre os funcionários. Isso limita o acesso apenas para aqueles que precisam e facilita a transferência de credenciais ao integrar e desligar funcionários.
Use a MFA
A autenticação multifator é uma medida de segurança que exige que você forneça diferentes tipos de autenticação antes de conceder acesso a uma conta. Ao habilitar a MFA, você fornece suas credenciais de login e pelo menos um método de autenticação adicional, como um código TOTP, para acessar suas contas online.
Com a MFA habilitada, se um cibercriminoso roubar as credenciais de um funcionário em um ataque de phishing, ele não poderá acessar a conta porque não poderia fornecer a forma de autenticação adicional.
Implemente o acesso de menor privilégio
O princípio do menor privilégio garante que usuários e aplicativos recebam apenas os direitos de acesso necessários para realizar seus trabalhos. Manter um nível mínimo de privilégio reduz o erro humano minimizando a possibilidade de os funcionários acessarem ou alterarem informações confidenciais cujo acesso não é necessário. Implementar o acesso de menor privilégio exige que os privilégios dos funcionários sejam revisados e atualizados regularmente com base em alterações nas funções de trabalho.
Forneça treinamento de segurança cibernética para sua organização
A educação e o treinamento de segurança cibernética dos funcionários reduzem o erro humano e minimizam o impacto de ataques cibernéticos em uma organização. Os funcionários devem ser treinados sobre os seguintes:
- A importância de manter software e dispositivos atualizados
- Estar ciente das tentativas de engenharia social e como elas são utilizadas para atingir organizações
- Evitar clicar em links e anexos suspeitos
- Detectar sites ilegítimos
- Conectar-se a uma VPN ao utilizar redes Wi-Fi públicas
Utilize o Keeper® para reduzir o erro humano
O erro humano é uma das maiores ameaças de segurança cibernética. Ele pode comprometer a privacidade de organizações e indivíduos. No entanto, com a prevenção e o treinamento, os riscos de erro humano podem ser reduzidos.
Uma das maneiras mais eficazes de reduzir o erro humano é por meio de uma solução de gerenciamento de senhas. Utilize um gerenciador de senhas confiável, como o Keeper, para configurar, gerenciar e armazenar suas senhas, passkeys, códigos TOTP, informações confidenciais e muito mais. Os gerenciadores de senhas criam senhas complexas que são armazenadas com segurança, eliminando o risco de reutilização de senhas e uso de senhas fracas. Deseja experimentar como o Keeper pode ajudar a reduzir o erro humano na segurança cibernética? Inscreva-se para uma avaliação empresarial gratuita de 14 dias hoje.