Não, você não pode apagar sua pegada digital, mas pode reduzi-la excluindo contas inativas, saindo de sites de pesquisa de pessoas e ajustando suas configurações de
Você pode evitar golpes no Facebook Marketplace utilizando apenas métodos de pagamento seguros, observando as avaliações de compradores e vendedores, inspecionando um item de perto antes de comprá-lo e se comunicando apenas pelo Messenger. Embora o Facebook Marketplace seja uma ótima maneira de encontrar roupas, móveis e outros itens a preços com desconto, há o risco de ser enganado na plataforma, tornando crucial ter cautela extra como comprador e vendedor.
Continue lendo para saber os golpes mais comuns no Facebook Marketplace e como evitar ser enganado seguindo algumas precauções
O que é o Facebook Marketplace?
O Facebook Marketplace é um mercado online que permite que usuários do Facebook vendam e comprem itens novos e usados por um preço com desconto. Ao comprar algo pelo Facebook Marketplace, toda a comunicação deve ocorrer no aplicativo Messenger, pois o Facebook incentiva fortemente os usuários a não trocar números de telefone como precaução de segurança.
Embora a maioria dos compradores e vendedores do Facebook Marketplace opte por se encontrar em um local público ao comprar ou vender um item, o Facebook permite a opção de enviar o item pelo correio se o comprador estiver disposto a fazê-lo. Embora o envio possa ser conveniente para compradores que não vivem na mesma área que o vendedor, ele abre a porta para serem enganados.
Golpes comuns no Facebook Marketplace visando compradores
Veja aqui alguns dos golpes mais comuns contra compradores no Facebook Marketplace.
Golpes de propaganda enganosa
A propaganda enganosa é um golpe comum que ocorre em marketplaces de itens usados como o Facebook. Quando um golpe de propaganda enganosa acontece, o vendedor oferece um ótimo produto por um ótimo preço. Normalmente, o produto é oferecido por um preço significativamente menor do que o originalmente vendido, tornando-se um anúncio bom demais para ser verdade que a maioria dos compradores não quer perder. No entanto, o produto que o comprador está vendendo não está realmente sendo vendido.
Quando um comprador atrai uma vítima para que ela queira comprar o produto, ele diz que não está mais disponível, mas oferece um produto semelhante por um preço maior ou de qualidade inferior.
Pedidos de depósito
Quando golpistas “vendem” itens caros no Facebook Marketplace, eles geralmente pedem que os compradores façam um depósito como uma maneira de mostrar que estão comprometidos em comprar o item. Nenhum anúncio do Facebook Marketplace deveria exigir que você faça um depósito antes de se encontrar com o vendedor para comprar o item. Se um vendedor estiver pedindo que você pague um depósito, é melhor não pagá-lo, pois o anúncio provavelmente é um golpe e você perderá dinheiro fazendo o depósito.
O vendedor pede para ser pago em vales-presente
Os golpes de vale-presente estão se tornando mais comuns entre os golpes online. Em vez de fazer com que um comprador pague pelo Facebook Marketplace ou por um aplicativo de pagamento como o PayPal, os vendedores pedem que eles comprem vales-presente como forma de pagamento. Por exemplo, se um item que um golpista está “vendendo” for US$ 100, ele dirá ao comprador para colocar esse dinheiro em um vale-presente da Visa. O golpista então solicita que o comprador envie o número do vale-presente e o PIN antes de remeter o item. O item em questão pode não ser o que o comprador pretendia adquirir ou ele pode não receber nenhum item, porque este nunca existiu.
Os vales-presente não são rastreáveis e não podem ser reembolsados, e é por isso que os golpistas preferem obter vales-presente como forma de pagamento.
Golpes comuns no Facebook Marketplace visando compradores
Veja aqui alguns dos golpes mais comuns contra compradores no Facebook Marketplace.
Golpes de pagamento excessivo
Os golpes de pagamento excessivo visam principalmente vendedores no Facebook Marketplace. Quando um golpe de pagamento excessivo ocorre, os compradores deliberadamente enviam mais dinheiro do que o preço do item para o vendedor. Como vendedor, você notará imediatamente que recebeu um pagamento excessivo e precisará enviar o dinheiro de volta. No entanto, isso é o que o “comprador” quer que você faça como parte do golpe.
O que torna os golpes de pagamento excessivo tão fáceis de cair é que o vendedor não quer sentir que está enganando o comprador por não enviar o dinheiro de volta. Muitas vezes, golpistas que pagam a mais utilizam cartões de crédito ou débito roubados para enviar o pagamento, de modo que o dinheiro enviado eventualmente é estornado da conta do vendedor. Isso significa que se o vendedor tivesse enviado o dinheiro de volta, ele acabaria perdendo seu próprio dinheiro.
Compradores que utilizam cartões de crédito roubados para pagar
Não há como garantir que o cartão de crédito ou débito que um comprador está utilizando para pagar não seja roubado. Quando os compradores utilizam cartões de crédito roubados para pagar, o dinheiro que eles enviam para o vendedor eventualmente é estornado, o que significa que o vendedor não recebe nada pelo item que vendeu.
Golpistas que utilizam cartões de crédito roubados querem que a transação aconteça imediatamente e geralmente utilizam métodos de pagamento como transferências eletrônicas, Venmo e CashApp.
Compradores que alegam que nunca receberam o item
Embora a maioria dos usuários do Facebook Marketplace opte por comprar itens locais para que possam conhecer o comprador ou vendedor pessoalmente, alguns vendedores e compradores enviam os itens pelo correio. Um golpe que vendedores podem enfrentar ao enviar um item pelo Facebook Marketplace é o comprador afirmar que nunca recebeu o item. Isso pode resultar em perda de dinheiro para o vendedor e possivelmente proibição de vender novamente, enquanto o comprador recebe seu dinheiro de volta e um item gratuito.
Como não ser enganado no Facebook Marketplace
Para evitar ser enganado no Facebook Marketplace, tome as seguintes precauções como comprador e vendedor.
Utilize apenas métodos de pagamento seguros
Como comprador, você deve pagar por itens utilizando apenas um método de pagamento seguro. A melhor maneira de garantir que você receba seu dinheiro de volta se cair em um golpe é fazer todas as transações pelo Facebook Marketplace com um cartão de crédito. Outro método de pagamento seguro seria utilizar o PayPal. Ao contrário de outros aplicativos de terceiros, como o Zelle e o Venmo, o PayPal Goods & Services investiga reivindicações de fraude no caso de você cair em um golpe. Para segurança extra, certifique-se de vincular um cartão de crédito ao seu PayPal em vez de um cartão de débito, pois os cartões de crédito oferecem uma melhor proteção contra fraude.
Veja as avaliações do comprador e do vendedor
Ao utilizar o Facebook Marketplace, cada vendedor e comprador tem um perfil que mostra as avaliações que a pessoa recebeu de outros vendedores e compradores. Ler essas avaliações de perfil é um bom indicador para saber se essa pessoa é confiável para comprar seu item ou vender um item para você.
Antes de comprar ou vender qualquer coisa no Facebook Marketplace, certifique-se de verificar as avaliações do perfil para evitar cair em um golpe.
Inspecione o item antes de comprar
Antes de comprar um item no Facebook Marketplace, você deve inspecioná-lo pessoalmente para buscar qualquer falha que não esteja aparente nas fotos do anúncio ou que não esteja na descrição dele. Isso o ajudará a evitar comprar um item diferente do que foi descrito pelo vendedor.
Evite enviar itens pelo correio
Embora enviar itens pelo correio como vendedor leve seus anúncios para mais pessoas, isso também traz o risco de um golpista alegar que você nunca enviou o item ou que ele nunca o recebeu. Como uma maneira de garantir que você receba o dinheiro devido pelo item que está vendendo, encontre o comprador pessoalmente em um local público. Se possível, traga um amigo ou familiar com você por segurança e para servir como testemunha da transação.
Comunique-se apenas pelo Facebook Messenger
Se um comprador ou vendedor solicitar seu número de telefone ou endereço de email para se comunicar com você fora do aplicativo Messenger, é um sinal vermelho imediato. Seu número de telefone e endereço de email são informações pessoais que podem ser utilizadas contra você para atingi-lo com ataques cibernéticos, como o phishing. Por isso é sempre melhor evitar fornecer essas informações a estranhos.
Se um comprador ou vendedor solicitar que você se comunique com ele fora do aplicativo Messenger, interrompa toda a comunicação imediatamente, porque ele provavelmente é um golpista.
Como denunciar um golpe no Facebook Marketplace
Se você for vítima de um golpe no Facebook Marketplace, veja como denunciar o comprador ou vendedor e o anúncio ao Facebook.
Como denunciar um golpe de vendedor ao Facebook
- Faça login na sua conta do Facebook
- Clique no símbolo do Marketplace
- Clique no anúncio do vendedor que você deseja denunciar
- Clique no perfil do vendedor
- Clique nos três pontos no alto do perfil dele
- Clique em Denunciar
- Siga as instruções na sua tela
Como denunciar um golpe de comprador ao Facebook
- Faça login na sua conta do Facebook
- Clique no símbolo do Marketplace
- Clique no ícone do perfil no canto superior direito
- Clique em Seus anúncios
- Clique no anúncio onde o comprador enviou uma mensagem para você
- Clique no nome do comprador em suas mensagens
- Clique nos três pontos no alto do perfil dele
- Clique em Denunciar
- Siga as instruções na sua tela
Como denunciar um anúncio com golpe ao Facebook
- Faça login na sua conta do Facebook
- Clique no símbolo do Marketplace
- Clique no anúncio que você deseja denunciar
- Clique nos três pontos no canto superior direito
- Clique em Denunciar anúncio
- Siga as instruções na sua tela
Evite ser enganado no Facebook Marketplace
Assim como qualquer outra plataforma online, o Facebook Marketplace é um lugar comum onde golpistas atacam vítimas desavisadas. Embora não haja como evitar que golpistas o façam de alvo, há medidas que você pode tomar para evitar ser enganado, como utilizar métodos de pagamento seguros e observar atentamente as avaliações de compradores e vendedores.
Não deixe que golpistas o impeçam de encontrar grandes ofertas no Facebook Marketplace; apenas tenha cautela com quem você escolhe vender e comprar. Como medida de precaução extra, certifique-se de proteger sua conta do Facebook com uma senha forte e exclusiva e autenticação multifator (MFA). Recomendamos utilizar um gerenciador de senhas para ajudá-lo a proteger suas contas online.
Não sabe o que é um gerenciador de senhas? Saiba mais sobre o que é um gerenciador de senhas e o que ele faz.