Uma senha é comprometida quando é vazada em uma violação de dados e disponibilizada na dark web, permitindo que outras pessoas obtenham acesso não autorizado às
A melhor maneira de ajudar idosos a memorizar senhas é obter para eles um gerenciador de senhas fácil de usar. Os gerenciadores de senhas eliminam a necessidade de memorizar várias senhas, de modo que é necessário memorizar apenas uma senha principal.
Continue lendo para saber por que um gerenciador de senhas é a opção certa para ajudar os idosos a memorizar suas senhas.
O que é um gerenciador de senhas?
Um gerenciador de senhas é uma ferramenta que pode ajudar seus parentes idosos a memorizar suas senhas. Ele funciona armazenando com segurança todos os seus logins em um cofre baseado em nuvem e gerando novas senhas fortes sempre que necessário. Quando um login for necessário para uma nova conta, o gerenciador de senhas criará a senha e a armazenará no cofre. Isso significa que, quando seus parentes idosos acessarem essa conta para fazer login, o gerenciador de senhas fará o login automaticamente sem que precisem digitar um único caractere.
Algo ótimo sobre gerenciadores de senhas baseados em nuvem como o Keeper é que seus parentes idosos podem acessar seu cofre em qualquer lugar e com qualquer dispositivo. Eles nunca precisam se preocupar com como fazer login em suas contas porque sempre podem acessar seu cofre de senhas quando necessário.
Você provavelmente já precisou memorizar senhas para seus parentes idosos, uma vez que eles têm problemas para memorizar por conta própria ou anotam as senhas em um papel, o que é uma prática arriscada. Um gerenciador de senhas armazena todas as senhas para seus parentes idosos, para que eles não precisem se lembrar delas. Uma ótima maneira de saber se essa é a opção certa para seus entes queridos é convidá-los para fazer uma avaliação gratuita. Se você já decidiu que essa é a opção certa para seus parentes idosos porque utiliza o Keeper Password Manager, atualizar para um plano familiar pode ser melhor ainda. Com um plano familiar, são fornecidos cinco cofres privados para você e seus familiares utilizarem.
Criando uma senha principal fácil de memorizar
Quando finalmente tomar a decisão de obter um gerenciador de senhas, é importante tomar seu tempo para criar uma senha principal que seja forte, mas também fácil de memorizar para o idoso. Isso é especialmente importante, uma vez que ela é a chave para entrar no seu cofre.
Aqui estão algumas dicas para criar uma senha principal que um parente idoso poderá memorizar.
Utilize uma frase-senha
Uma frase-senha é quando você utiliza uma frase para criar sua senha. Nesse caso, ela será utilizada para criar uma senha principal fácil de memorizar. Peça que seu parente idoso pense em uma frase que ele possa memorizar. Pode ser uma frase como “Eu gosto da neve”, e utilize-a para criar uma senha principal para ele.
O truque para criar uma senha principal forte é garantir que ela inclua uma combinação de letras, números e símbolos. Por exemplo, utilizando o exemplo de frase acima, podemos trocar letras por números para criar algo mais complexo, como “3uG0$tOd4Nev3!”. Isso torna a frase-senha muito mais difícil para um cibercriminoso adivinhar.
Utilize um acrônimo
Acrônimos são outra ótima maneira de criar uma senha principal que seu parente idoso pode memorizar. A frase utilizada com essa técnica deve ser um pouco mais longa, uma vez que utilizamos apenas a primeira letra de cada palavra para criar a senha principal. A frase que utilizaremos como exemplo é: “Eu gosto da neve porque adoro andar de trenó”. Para criar a senha principal, utilizamos a primeira letra de cada palavra da frase e incorporamos números e símbolos sempre que possível. Utilizando esse exemplo, a senha principal poderia ser algo como “3gDnP4@d7!”.
Essas são apenas duas dicas de como seus parentes idosos podem criar uma senha principal forte.
Por que não é recomendável utilizar um livro de senhas para idosos
Um livro de senhas é uma opção que muitos idosos utilizam para memorizar suas senhas, mas isso pode fazer mais mal do que bem. Em suma, um livro de senhas é um caderno físico com páginas em ordem alfabética para anotar nomes de usuário, senhas e endereços de sites. O que muitas pessoas não percebem são os perigos de utilizar um livro de senhas. Aqui estão alguns dos perigos de utilizar um livro de senhas para anotá-las.
Pode ser facilmente acessado por outras pessoas
Utilizar um livro de senhas é arriscado porque ele pode ser perdido ou roubado, uma vez que deve ser levado para onde quer que você vá. Além do potencial de ser perdido e do idoso ser forçado a criar novas senhas para todas as suas contas, ele também pode cair em mãos erradas, colocando todos os seus dados e informações confidenciais em risco de serem roubados. Isso pode ser especialmente perigoso se houver logins de contas bancárias anotadas no livro de senhas, pois não apenas seus dados confidenciais estarão em risco, como também seu dinheiro.
Você ainda precisa criar suas próprias senhas, que normalmente são fáceis de adivinhar
Criar novas senhas que sejam fortes e exclusivas para diferentes contas é um grande desafio, especialmente sem a ajuda de um gerenciador de senhas. Geralmente, quando as pessoas criam suas próprias senhas, há maiores chances de reutilizá-las ou de utilizar variações das mesmas senhas, fazendo com que possam ser facilmente adivinhadas. O Relatório de práticas de senhas dos EUA de 2022 da Keeper revelou que 56% dos entrevistados utilizam a mesma senha para várias contas. Isso ocorre porque muitas pessoas contam apenas com elas mesmas para criar e memorizar suas senhas, deixando-as mais suscetíveis a ataques de senhas.
Quando senhas são comprometidas, todos os seus dados e informações pessoais identificáveis (PII) ficam em risco. Em especial, idosos devem tomar precauções adicionais de segurança cibernética porque têm maior probabilidade de serem alvos de um cibercriminoso. O Relatório de crimes na internet do FBI de 2021 demonstra que a faixa etária mais atingida é a dos idosos. Houve um total de 92.371 vítimas com mais de 60 anos em 2021 que perderam, juntas, uma soma de quase 1,68 bilhão de dólares.
Ajude seus entes queridos idosos a memorizar suas senhas com o Keeper Password Manager ou atualize para o plano familiar do Keeper se você for um cliente atual, para que sua família inteira fique protegida. Não deixe que seus parentes idosos sejam as próximas vítimas de um ataque cibernético, proteja-os hoje e nunca deixe que esqueçam suas senhas novamente.